Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polimento

+2
Francisco RJ
Carlão
6 participantes

Ir para baixo

Polimento Empty Polimento

Mensagem por Carlão Qua 17 Set 2008, 08:27

Como vc dá um trato nela?
Usei pela primeira vez um produto (cera à base de carnaúba) e gostei muito. Primeiro a moto ou carro tem que ser polido normalmente e depois é feita a aplicação desta cera porque ela não tira risquinhos nem marca de insetos e coisas do tipo.
Comecei nas partes pintadas mas experimentei também numa parte do para-lama traseiro e ............surpresa, ficou ótimo. Daí passei até no painel, carenagem, bolha, piscas, tampa de tanque, retrovisores, slider e lente do farol.
Segundo o fabricante ela é cristalizadora e oferece até até 6 meses de proteção. Acredito que dividindo isso pela metade possa ser verdade.
Usei uma cera marca pérola e apliquei com algodão. O rendimento e o resultado foram muito bons.
Carlão
Carlão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento Empty Re: Polimento

Mensagem por Francisco RJ Qua 17 Set 2008, 10:18

Carlão, na verdade para pinturas novas o aconselhável é apenas a aplicação da cera msm (após a lavagem e a secagem, é claro), o chamado enceramento... o polimento em si, já utiliza massas e/ou pastas de polir, que contém substâncias abrasivas, que a primeiro momento deixam a pintura maravilhosa, porém "atacam" o verniz, deixando a pintura original mais sensível as intempéries climáticas... o polimento é indicado para uma "revitalização da pintura meio surrada pelo tempo" de um veículo.
Ao contrário do que se pensa, o enceramento retira sim pequenos arranhões, e ajuda (e muito) na preservação da pintura. Aplicar de 3 em 3 meses tá de bom tamanho sim.

O trabalho que vc fez é o ideal; existe até msm nessas casas de pintura, algodão para polimento de pinturas automotivas, e é até barato, e vem numa quantidade legal.
Qto a cera, as fabricadas com carnaúba (pelo menos é o que diz na embalagem) são muito boas sim, e são concorrentes diretas das que são fabricadas com teflon (msm coisa em relação a embalagem)... e tem umas que dizem no rótulo que têm as duas substâncias !

Abçs.
Francisco RJ
Francisco RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento Empty Re: Polimento

Mensagem por JoHnny Qua 17 Set 2008, 10:27

Cara, então, carnaúba não é o melhor produto para ser aplicado na pintura, não é a melhor coisa para o polimento, tanto do carro quanto da moto pois é uma cera que é um pouco agressiva, mancha com facilidade e não oferece uma proteção bacana (você vai ter que passar direto para obter um resultado satisfatório)
No tanque, até vai pela proteção do verniz, mas nas partes plásticas pintura é feita de outra forma, sem o verniz de proteção.
Se sua moto for preta, você pode ter reparado que o algodão ficou da mesma cor que a moto...

Não sei na sua cidade, mas em SP pelo menos, a 3M lançou produtos para polimento, espelhamento de pintura, etc. que apesar de serem um pouco mais caros, oferecem um cuidado melhor.

Na mercado car (para quem for de SP) existe toda linha, que tem os nomes diferentes dos utilizados por profissionais, mas o produto é o mesmo.

Para você ter uma idéia, para fazer o serviço de espelhamento de pintura (polimento + revitalização + cristaização + proteção shield)
usávamos 4 ou 5 produtos... que eram:
-Composto Polidor (R$80,00 500ml)
-Finesse-it (R$120,00 300ml)
-Auto Brilho (R$80,00 300ml)
-Past-Wax (R$260,00 pote 500grs).

Hoje em dia os produtos são mais baratos, mas para ter os produtos de qualidade para polimento, gasta-se em média R$250, que vai durar para a moto 1 ano ou mais, dependendo do uso.
O Rafa aqui do fórum uma vez me perguntou qual o segredo para deixar a pintura sempre tinindo, taí.
Começei a um tempo atrás a fazer um tutorial, vou ver se termino e posto aqui pra galera.

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento Empty Re: Polimento

Mensagem por Rafa Qua 17 Set 2008, 11:11

Hummmm.....

Então, papi tem os produtos da 3M.... mas sempre achei que os "liquídos" tivessem substâncias abrasivas... normalmente eu usava somente a past-wax... vou ver os nomes lá na casa dele e confirmo.

Aê Johnny abriu mão do segredo, né? rs...
Rafa
Rafa
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 05/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento Empty Re: Polimento

Mensagem por Carlão Qua 17 Set 2008, 11:18

Bom, acho que me expressei mal. O que fiz preliminarmente foi um "enceramento" com grand prix (acho que é assim que se escreve) e depois apliquei a cera que contém carnaúba.
A composição é a seguinte:
Hidrocarboneto alifático, óleo de silicone, polímero acrílico, cera de carnaúba, cera de polietileno, cera de abelha, essências.
Na roda por exemplo, tentei passar direto sem encerar porque já tinha feito isso quando comprei a moto mas tinha algumas marcas de inseto que não saiam só com a aplicação da carnaúba.
Na moto pelo que reparei somente as bengalas não são envernizadas. Fiquei em dúvida se as tampas laterais são envernizadas. Os plásticos da carenagem e para-lama traseiro me parece que não são pintados.
Notei sim alguma marca mais escura no algodão mas achei que era sujeira.
O que mais gostei foi da facilidade da aplicação e do resultado.
Daqui a algum tempo vou saber se é mesmo eficiente.
Carlão
Carlão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento Empty Re: Polimento

Mensagem por JoHnny Qua 17 Set 2008, 12:00

Rafa escreveu:Hummmm.....

Então, papi tem os produtos da 3M.... mas sempre achei que os "liquídos" tivessem substâncias abrasivas... normalmente eu usava somente a past-wax... vou ver os nomes lá na casa dele e confirmo.

Aê Johnny abriu mão do segredo, né? rs...

Os líquidos têm sim propriedades abrasivas e polidoras...

É mais ou menos assim, uma fina camada do verniz de aprox. 0,001 microns de espessura fica arranhada (são os riscos superficiais) Quando fazem o polimento o que na verdade está sendo feito e retirar ou uniformizar esta camada fazendo com que os riscos desapareçam.

Para deixar um pouco mais simples:
A pintura é como uma pele. Possui microporos e por incrível que pareça, faz trocas com o ambiente externo (como se fosse à respiração dos poros da pele). Alguns produtos derivados do petróleo, carnaúba e outros, dependendo da quantidade fazem esse serviço de deixar a pintura uniforme, na verdade eles abrem os poros da pintura, retiram as imperfeições (como se lixassem) para que a pintura fique uniforme (mesmo tamanho), porém a maioria deles, devido sua propriedade não “fecham”, esses poros deixando à pintura ainda mais sensível as intempéries. O resultado é que depois de algum tempo sua pintura estará ainda mais riscada e dependendo dos produtos usados na lavagem a pintura poderá ficar com algumas manchas.

O brilho da pintura (depende de outras coisas – só para simplificar) nada mais é que a uniformidade da camada de verniz ou de tinta fazendo com que os raios de luz reflitam para o mesmo local, dando a impressão de um espelho. Quando a pintura começa a ficar sem brilho/ opaca/ fosca é porque os raios estão sendo refletidos para outros ângulos devido aos riscos e o desnível micrométrico da camada de tinta.

Os produtos de boa qualidade cumprem o papel de eliminar as imperfeições da pintura e ao mesmo tempo fecham os poros, dificultado a ação de veículos externos. Alguns produtos no processo de espelhamento de pintura, tem o papel único e exclusivo de criar camadas invisíveis para proteger a camada de tinta ou verniz.

No seu caso Rafa, de nada adianta passar o Past-wax, porque ele não conseguir proteger a pintura já que não consegue criar uma camada uniforme. Resumindo, você só está gastando produto porque o resultado não está sendo eficiente.

Por exemplo, só para confirmar algumas coisas que eu disse, quem já fez polimento no carro notou que depois de alguns produtos a pintura fica lisinha lisinha... isso ae é a camada de proteção que faz com que a sujeira e outras coisas não “grudem” na pintura... é a camada protetora.

Para quem deseja fazer um polimento legal na motoca e no carro, visitem esse site da 3M com a linha doméstica dos produtos que eu citei.
Vale a pena.
Depois explico a utilização de cada um deles.

www.3mauto.com.br

Abs.,
Past Wax não tira riscos, somente protege a pintura e segura a cristalizção por mais tempo pois tem um verniz UV sei lá e que faz uma camada na pintura, protegendo-a.

Pelo que eu me lembre a Grand-prix já tem carnaúba

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento Empty Re: Polimento

Mensagem por edgar Qua 17 Set 2008, 12:14

os produtos da 3m sao mesmo bons...

mas ... durar um ano é demais....

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Polimento Politicos Polimento Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento Empty Re: Polimento

Mensagem por Marcelo® [SPFC]™ Qua 17 Set 2008, 13:15

Lustra Móveis...

É nota 10 pra pintura da moto e limpesa e conservação dos Capacetes...!!!

Very Happy Very Happy Very Happy
Marcelo® [SPFC]™
Marcelo® [SPFC]™
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 28/07/2008

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=7297002258307333012

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento Empty Re: Polimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos