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Mensagem por Alexandre Ter 02 Set 2008, 11:14

Minha moto tá com 5 mil km (em pouco mais de 2 meses que tenho ela), e estou percebendo que o pneu traseiro está começando a ficar quadrado, isso é, mais gasto na parte do meio. Tenho feito muitas viagens em pistas que só tem retas, principalmete Castello Branco, Bandeirantes, Anhanguera... Só peguei serra uma vez descendo e subindo a Mogi-Bertioga, e pelas viagens que tenho programadas, tô vendo que só terei retas pela frente ainda.

Minha dúvida é: isso é prejudicial em questão de segurança? Quando eu for pegar uma serra, os pneus gastos mais no meio podem ser ruins?

Só lembrando que os pneus estão longe de estarem carecas, tem mais de meia vida pela frente ainda.

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Mensagem por exec Ter 02 Set 2008, 11:46

Bom no meu ponto de vista se o meio do pneu ficar careca e/ou as laterias ficarem carecas é o fim do pneu....... errrrrrrrrr... eu sei q todo mundo sabe disso.....

Agora eu já tive um pneu bem quadrado e não sei se era psicologico mas eu sentia um "degrauzinho" ao inclinar a moto!

Só sei que da uma dó danada ver o pneu assim!
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Mensagem por edgar Ter 02 Set 2008, 11:51

alexandre.

os pneus traseiros quadrados aqui no forum deve ser a gde maioria...

afinal nao pegamos tantas estradas com curvas para "acertar" isso.

oq pode acontecer é que ao ficar mais contundente a forma quadrada a moto tende a "cair" de uma vez nas curvas, ela vai ficar mais rápida para deitar. tem que prestar mais atençao na reaçao da moto.

em determinado angulo a moto tende a ficar instavel, no caso de rolar exatamente no canto do o quadrado.

o pneus dianteiros tendem a gastar entre o meio e a lateral, que causa uma certa rapidez em deitar...

troquei o meu dianteiro e senti a moto mais lenta para deitar, ja tinha me acostumado com o "tombo" dela mais rapido.

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Mensagem por exec Ter 02 Set 2008, 12:01


Re: Pneu ficando "quadrado"


Pneu ficando "quadrado" Icon_post_target_unread por Edgar Hoje à 11:51alexandre.

os pneus traseiros quadrados aqui no forum deve ser a gde maioria...

afinal nao pegamos tantas estradas com curvas para "acertar" isso.

oq
pode acontecer é que ao ficar mais contundente a forma quadrada a moto
tende a "cair" de uma vez nas curvas, ela vai ficar mais rápida para
deitar. tem que prestar mais atençao na reaçao da moto.

em determinado angulo a moto tende a ficar instavel, no caso de rolar exatamente no canto do o quadrado.

o pneus dianteiros tendem a gastar entre o meio e a lateral, que causa uma certa rapidez em deitar...

troquei o meu dianteiro e senti a moto mais lenta para deitar, ja tinha me acostumado com o "tombo" dela mais rapido.

abs


Legal saber que não era coisa da minha cabeça o degrau que sentia ao deitar a moto!

abrasssssssss
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Mensagem por JoHnny Ter 02 Set 2008, 12:02

Me empresta a moto 1 semana que eu ajeito isso! Twisted Evil

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Mensagem por Alexandre Ter 02 Set 2008, 12:08

Valeu Edgar, eu suspeitava que seria isso mesmo, mas você confirmou pela prática.

Exec, acho que pra sentir esse "degrau" ele precisa estar BEM quadrado né? O meu ainda não tá nessa situação, mas tá caminhando pra isso (literlamente, hehehehe)

Johnny, porque será que eu já esperava que algum engraçadinho iria dizer isso? hehehehehehe Valeu Wink
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Mensagem por edgar Ter 02 Set 2008, 12:17

JoHnny escreveu:Me empresta a moto 1 semana que eu ajeito isso! Twisted Evil

ele tira o conjunto roda / pneu da moto e acerta no esmeril o degrau no pneu..... um trabalho artesanal !!!!

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Mensagem por BlackBandit Ter 02 Set 2008, 13:27

Edgar escreveu:
JoHnny escreveu:Me empresta a moto 1 semana que eu ajeito isso! Twisted Evil

ele tira o conjunto roda / pneu da moto e acerta no esmeril o degrau no pneu..... um trabalho artesanal !!!!

Trabalho porco... eu usaria um torno Very Happy

Alexandre, acho isso meio que normal... eu passeia a andar mais na cidade com minha b65 e o pneu começou a ficar quadrado tb. Eu não sentí tanta diferença porque devo ter me acostumado.

A minha tá com 6k km.

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Mensagem por JoHnny Ter 02 Set 2008, 14:19

Edgar escreveu:
JoHnny escreveu:Me empresta a moto 1 semana que eu ajeito isso! Twisted Evil

ele tira o conjunto roda / pneu da moto e acerta no esmeril o degrau no pneu..... um trabalho artesanal !!!!

Com certeza e se o cliente preferir posso fazer pequenos riscos na parte de baixo da pedaleira!
rsrsrsrsrs

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Mensagem por Convidad Ter 02 Set 2008, 15:11

Edgar escreveu:
oq pode acontecer é que ao ficar mais contundente a forma quadrada a moto tende a "cair" de uma vez nas curvas, ela vai ficar mais rápida para deitar. tem que prestar mais atençao na reaçao da moto.

exatamente isso que eu sinto na motoca do meu pai... marauder.. pneu quadrado..
quem tá acostumado não vai cair. e quem nao está pode até levar um susto..
isso se tiver andando de boa.. numa tocada terrrorista. nao sei se pode dar problema

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Mensagem por Tohru Ter 02 Set 2008, 15:20

A minha está com 4.500k e também já comecei a sentir esse degrau e a súbita deitada.
Quem pega menos curva talvez esteja mais sujeito a sentir esse efeito mais cedo, como no meu caso.
Realmente é uma pena ver as laterais novinhas e o pneu ficando sem condiçoes de uso.
Este é nosso Dunlop original.
Resta saber isso também ocorre com quem usa pneu de dois compostos.
Alguém aí tem Pilot ou BT para nos passar as impressões?
Valeu!
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Mensagem por JoHnny Ter 02 Set 2008, 15:38

O Meu é BT45.
Já rodei aproximadamente uns 10mkm. Ainda vai durar mais uns 4 ou 5mkm.

Abs.,

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Mensagem por Fuchs Ter 02 Set 2008, 16:14

da esse problema na curva, d deitar td d 1x, e se tiver saliencias na pista acontece ate em reta, vc sente a traseira balancando e a moto querendo deitar sozinha. ou qdo ta em br e vai descer pro acostamento, aquele maldito degrau balança a moto toda. ja levei mto cagaço com pneu quadrado
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Mensagem por Tohru Ter 02 Set 2008, 16:27

JoHnny escreveu:O Meu é BT45.
Já rodei aproximadamente uns 10mkm. Ainda vai durar mais uns 4 ou 5mkm.

Abs.,

Desculpe-me pela ignorância: esse é o de dois compostos da Bridgestone? Também faz o tal degrau?
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Mensagem por JoHnny Ter 02 Set 2008, 17:03

Tohru escreveu:
JoHnny escreveu:O Meu é BT45.
Já rodei aproximadamente uns 10mkm. Ainda vai durar mais uns 4 ou 5mkm.

Abs.,

Desculpe-me pela ignorância: esse é o de dois compostos da Bridgestone? Também faz o tal degrau?

Depende da utilização.
Não sou parametro porque vira e meche estou fazendo curvas um pouco mais fortes.

Aparecer acho aparece mesmo sendo de dois compostos, digo isso porque o meu já rodou quase 10mkm e começou a dar uma ligeira forma de mais quadrado, mas nada em excesso, ainda continua redondo. Falei que ele durava mais uns 4 ou 5mkm pelo meio, mas nas lateras dura muito ainda.
Posto fotos quando chegar em casa, dá até pra notar a diferença entre os compostos.

Abs.,

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Mensagem por Convidad Ter 02 Set 2008, 18:11

Pneu quadrado faz a moto balançar a frente em alta, principalmente em mudanças de faixas e pequenas inclinação.

É simples detectar isso, passando a mão na lateral do pneu. O SD e o MT qdo quadrados, ficam todo desigual na lateral, aí a frente começa a passarinhar em alta velocidade.

O segredo pra usar o pneu ao máximo sem se tornar perigoso é manter sempre calibrado, a roda traseira e os esticadores de corrente devem estar alinhados e principalmente, usar o tamanho compatível com a tala da roda.

Na GS por exemplo, usar 140 e 150 é ter o pneu quadrado cedo, prejudicando o uso no final da vida do pneu (antes da marca TWI).

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Mensagem por Alexandre Ter 02 Set 2008, 20:26

Tohru, o meu original veio com BT 020. Nesses 5k até agora tô achando ele muito bom. Pelo tanto de retas que andei até que não gastou muito viu.

Berlindo, bem lembrado.... Dá uma preguicinha de calibrar o pneu toda semana, mas isso é essencial pra vida útil do pneu e do piloto tbm.... hehehehe
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Mensagem por ari Ter 02 Set 2008, 21:22

Alexandre escreveu:Tohru, o meu original veio com BT 020. Nesses 5k até agora tô achando ele muito bom. Pelo tanto de retas que andei até que não gastou muito viu.

Berlindo, bem lembrado.... Dá uma preguicinha de calibrar o pneu toda semana, mas isso é essencial pra vida útil do pneu e do piloto tbm.... hehehehe

Calibragem é essencial. Eu noto uma grande dferença na moto quando o pneu da frente esta com a calibragem baixa.

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Mensagem por Tohru Qua 03 Set 2008, 00:30

Sei que pode parecer uma dica para iniciantes, mas vale a pena lembrar: é preferível calibrar o pneu quando frio, isto é, quando for sair de casa, pare no primeiro posto confiável e calibre, pois ao calibrar com o pneu quente, é bem possível que apresente diferenças de precisão.
Meu Dunlop original acho que não passa de 6.000km, mesmo mantendo-o calibrado e sem arrancadas bruscas.
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Mensagem por Predator Qua 03 Set 2008, 07:52

A GSR veio com o BT-014, ótimo pneu; grip muito bom, na primeira GSR durou 10.000km...
Tohru escreveu:Meu Dunlop original acho que não passa de 6.000km, mesmo mantendo-o calibrado e sem arrancadas bruscas.
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Mensagem por edgar Qua 03 Set 2008, 10:30

o original traseiro dunlop durou 13000 km !!!! mas gastou inteiro nao ficou quadradão.... troquei por um pr2. duplo composto.. nao esta nem um pouco quadadrado ainda...

o dianteiro original dunlop durou 20.000 km estava ja com o desgaste nas laterais bem acentuado... troquei por um pirelli rosso!!! tres compostos.

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Mensagem por Francisco RJ Qua 03 Set 2008, 11:39

Parece até maluquice, mas se a gente faz curvas com uma certa confiança, não acontece esse problema de pneu quadrado... só que adiquirir essa confiança é que é o complicado.

A minha tá com +/- 6.400 e o pneuzão traseiro tá gastando que é uma beleza porém, de maneira uniforme.

O detalhe para o pneu gastar por igual é que, nem precisa fazer as curvas "voado" não; qq curvinha do trânsito urbano, andando a uma velocidade compatível com o fluxo, na passagem de um rua para outra por exemplo, numa virada de esquina, são oportunidades para o condutor "se doutrinar" e perceber que fazer curvas bem feitas não é um bicho de 7 cabeças, que a moto não só quase faz a curva pra vc como tb ao inclinar, tem-se total controle da situação (excetuando uma borra de óleo ou areia repentina - aí fica difícil) ... na verdade, é mais um medo a ser vencido... só que cada um sabe o seu limite e isso é bom, pois com o tempo, esses limites podem ir se ampliando, de acordo com a experiência do motociclista.

Diga-se de passagem, experiência é bem diferente de tempo de pista, pq nem sempre quem tem moto a muito tempo teve condições de ter experiências que lhe proporcionasse exigir mais da sua própria destreza e da moto.
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Mensagem por Convidad Qua 03 Set 2008, 18:10

Foda Francisco, depende muito do uso cara. Imagina quem é do DF? Lá é só curva quina, na verdade nem é curva, é canto...rs

Num lugar desses, fica quadrado mesmo.

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Mensagem por Alexandre Qui 04 Set 2008, 00:13

Concordo contigo Francisco, mas no meu caso dos 5 mil km que tá a moto, uns 4000 foi em estradas retas. O restante na cidade e uma vez só na serra. Isso foi uma necessidade dos meus trajetos, das viagens que surgiram. Até curto pegar umas curvas, não sou de ralar as pedaleiras, mas faço curvas direitinho, tenho treinamento (curso) pra isso e tudo... Foi uma questão do tipo de uso mesmo. Mas como não tive experiencia anterior com pneu ficando meio quadrado, pedi esclarecimetos aos amigos. E tô gostanto de ver a ajuda do pessoal Very Happy
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Mensagem por MetalHead Sex 05 Set 2008, 12:28

Alexandre, porque vc não começa a programar suas viagens por estradas com curvas?? Andar em curvas é muito mais legal do que em linhas retas... e dai vc pode gastar o seu pneu de forma decente (homogênea).
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