Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

+9
Carvasi
ari
Juliano
Dogue
Roberto Srad
BlackBandit
Euro
edgar
Jefferson
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Jefferson Seg 01 Set 2008, 16:13

Relembrando a primeira mensagem :

Um homem morreu em um curso para pilotos de alta velocidade em
Piracicaba, na tarde deste domingo (31). Segundo a polícia, a vítima de
50 anos dirigia uma moto em uma pista própria para as aulas. De acordo
com testemunhas, o piloto estava acima da velocidade permitida e já
tinha sido alertado. Ele perdeu o controle da moto, bateu contra um
muro e caiu em uma ribanceira.

Foi feita perícia no local e a
polícia afirma que a pista não tinha os pneus de proteção obrigatórios.
Os peritos devem apresentar um laudo em 30 dias e, caso comprove que o
acidente poderia ter sido evitado com os pneus, o dono da pista pode
ser punido.

A reportagem da EPTV entrou em contato com o assessor do dono da pista, mas ele não quis se manifestar.

fonte: http://oglobo.globo.com/sp/transito/mat/2008/09/01/homem_morre_em_aula_de_pilotagem_de_moto_em_piracicaba-548031365.asp
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo


Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Roberto Srad Ter 02 Set 2008, 11:23

Pessoal nos cursos, os alunos não andam juntos, no mínimo o que acontece é um segundo largar com grande diferença do primeiro para não ter aproximação.

Imagine iniciantes fazendo curvas juntos?

Sistema de segurança de pistas em autódromos é feito por engenheiros especializados. Até mesmo um ex-piloto se for fazer isto deixará prováveis falhas.

Foi previsto o tombo do motociclista como deve ter acontecido várias vezes anteriormente assim como ter se enganado também. Dificilmente se imaginaria que poderia ser fatal.

Agora excluir um piloto que contratou, pagou e exige participar do curso, não deve ser fácil, a não ser que todo o curso seja paralisado.
Roberto Srad
Roberto Srad
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 02/01/2008

http://www.rrph.name

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por edgar Ter 02 Set 2008, 11:59

imagine vc ver um cara desses andando na mesma pista que voce...

vc anda dentro do seus limites esta fazendo uma tomada de curva na boa, vem um doido desses te ultrapassa no meio da curva por dentro e se perde...

isso é um risco aceitavel para voce que esta fazendo o curso ? no risco que vc assume vc pensou nisso ? claro que nao !!!

vc ve nos depoimentos que ele vinha ultrpassando a todos do jeito que ele achava melhor....

excluir sim !!! ele esta colocando a vida dele e de outros em risco !!!

faz parte do negocio, se eu fosse o organizador teria colocado ele para fora. devolvesse o dinheiro nao importa... a imagem que restou do curso ? e se ele tivesse levado alguem junto ? esse curso morreria ... nao pensaram nisso?

gostaria de um dia fazer um curso desses mas gostaria de fazer entre amigos !!!!

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Politicos Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Roberto Srad Ter 02 Set 2008, 12:09



Se o curso permitia duas ou mais motos juntas, já está errado dai, curso furado, e falta de auto análise de quem participou.

O Estranho aparentemente é que alem das reclamações do instrutor havia a dos participantes...ninguém tomou uma providência?

Ou o Cara era muito Macho, ou está tendo uma série de comentários extrovertidos!
Roberto Srad
Roberto Srad
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 02/01/2008

http://www.rrph.name

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Franco Ter 02 Set 2008, 12:59

num sei nao...li agora tudo ai e vejo que logicamente vao tirar o deles da reta, mas de fato o cara foi muito imprudente, mas independente disso como foi dito, eles deveriam sim ter tirado o cara da písta, embora isso iria acontecer mas nao deu tempo!

por isso que eu nao me meto a fazer um curso desses com pessoas desconhecidas, se entrar uma galera (daqui por exemplo) eu vo de boa, conheco muitos, sei quem anda forte e quem pega leve...normal, fica muito mais tranquilo!

mas paciencia, ja aconteceu, talvez sirva de lição pros proximos acelerados que pensam que podem mais do que os demais alunos!!

_________________
Franco
GS/B6/GS/B1250
Franco
Franco
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por BlackBandit Ter 02 Set 2008, 13:20

Um cuso desses sempre libera a pista pro pessoal dar umas voltinhas mais rápidas. E o pessoal se inscreve justamente por isso. Em vez de se arriscar na rua, se arrisca em um local seguro. Autódromo é seguro, mas não evita mortes. Pneus não salvam vidas (Imagine se pneus seguram uma pessoa a 200 por hora). Prudência salva.

É muito comum ter algum "valentino" nos cursos. Já fui ver 2 cursos do cerciari no rj e no sábado anda todo mundo de boa. Domingo a pista é liberada pro pessoal e de vez em quando entram pessoas que não fizeram o curso. Imprudência dos organizadores? Não acho. Quem não estiver satisfeito é só retirar sua moto da pista e pedir a grana de volta. Qualquer curso deixa claro suas intenções. Niguém continuaria a fazer um curso de segurança se nos primeiros 15min o instrutor estivesse falando em como empinar e dar zerinhos em pé na moto, certo? E vice-versa. Então tanto o póstumo quanto os alunos sabiam do que se tratava e de todos os riscos.

Pensando em culpar os organizadores ou a pista e fazendo uma analogia, o que seria se em um dos passeios do SOL, um de nós desse uma de valentino e caisse?

Culpa do site? Culpa da moto? Culpa da estrada?

Culpa de quem tava abusando, certo?

É minha opinião.... Não é meu julgamento. Estou somente discursando sobre o fato.

Bjs a todos Very Happy
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por J. Ter 02 Set 2008, 13:26

BlackBandit

Onde assino...?

É por ae, o cara tinha 50 anos, acho que estava ciente dos riscos.

O pessoal ia tirar ele da pista, mas infelizmente não deu tempo...mas realmente é difícil comentar algo, sem estar lá e ver o que realmente aconteceu!

_________________
Valeu!
J.
J.
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Dogue Qua 03 Set 2008, 00:42

J.
Não preciso estar lá para afirmar que os instrutores falharam. Basta ler o que um dos alunos do curso relatou no HOL (Hornet On Line). O nosso colega Jefferson já havia colocado o link para a página, mas parece que algumas pessoas aqui não leram. Vou colocar o 1º post dele aqui. Observem que de início ele exime o curso de responsabilidade, mas depois, em outro post no mesmo tópico, já admite que houve falha dos instrutores.

Galera,

Já faz algum tempo que não envio mensagens, mas jamais deixei de acessar o FORUM e me sinto na obrigação de relatar o a experiência que tive neste final de semana.
Sei da paixão de todos pelas duas rodas e sei que muitos aqui tem o sonho de colocar sua moto num autódromo e acelerar, pois bem, neste final de semana fui fazer o curso da MOTORSCO, que tem como dono o Leandro Mello (Auto Esporte da Globo) e como instrutor o Tite (Geraldo Tite Simões), uma equipe nota 10, uma equipe que a todo momento nos mostrava que a moto é pra ser respeitada, é pra ser tratada com carinho e isso se dividia entre a teoria e a prática que era executada na pista no autódromo ECPA em Piracicaba. Mais de 24 alunos com cede de aprendizado, mas tinha 1 desses alunos o denominado número 5 que insistia em fazer o contrário do que lhe era ensinado, andando forte com sua SRAD 1000, freando em cima de quem estava a sua frente e fazendo ultrapassagens perigosas colocando em risco até mesmo seus parceiros de curso. No sábado à noite, numa pizzaria, numa pequena confraternização o assunto principal era o número 5, até o Tite dizer: “O numero 5 vai cair”, todos olhamos assustados e percebemos que a coisa poderia ser séria. Chegando o domingo, 09:00 da manhã estava eu já preparado para o começo do curso e conversando com o número 5, foi quando tomei a liberdade e lhe falei: “Você está andando forte demais!” e o mesmo me respondeu! “Eu sei o que estou fazendo,já andei em Interlagos! Eu gosto de andar forte mesmo!”, bom eu fiz a minha parte.
Começa o curso, todos pra pista e tudo se repetiu, o número 5 sendo chamado a atenção por várias vezes até que o Leandro Melo decide tira-lo da pista e passa essa informação ao Tite que já estava pronto para executá-la, mas o pior acabou acontecendo 1 minuto depois, pois o número 5 ao perder o controle de sua SRAD numa velocidade considerada alta para o traçado e bateu de frente com o muro, a pancada foi tão forte que ele destruiu o muro completamente e só foi parar no final de uma ribanceira atrás do autódromo, resultado final, Morte instantânea.
Eu Nunca tinha presenciado algo tão previsível, algo que todos pareciam já saber. Sei que não é o primeiro a morrer fazendo curso de pilotagem, mas a motorsco não merecia isso, pois desde o inicio do curso eles já avisavam que o objetivo era passar algumas situações do dia a dia e não formação de pilotos de corrida.
Ficamos todos abalados e eu em especial fiquei muito triste, o avisei 1 hora antes de acontecer a tragédia que ele estava abusando.
Tiro como uma lição pra vida, e quis compartilhar com vocês do fórum e que isso sirva também de alerta a todos que tem uma moto esportiva e não faz idéia do que pode vir a acontecer.
O curso é maravilhoso e já percebi que ao sair de lá eu era outro motociclista, indico a todos que tem a consciência de que temos uma vida, que temos familiares e amigos e não podemos deixar que a vontade de acelerar uma moto seja maior que isso.


Um abraço a todos.

_________________
Ricardo (DredLNX) CBR 600RR 08 (ex-Hornet Laranja)


Agora, se me entenderam, leiam o resto do tópico e concluam...

http://www.hornetonline.net/forum/viewtopic.php?t=6924&postdays=0&postorder=asc&start=0
Dogue
Dogue
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Convidad Qua 03 Set 2008, 09:49

Matéria do jornal local e fotos:
http://www.bancadigital.com.br/jpiracicaba/reader2

Cliquem em edições e peguem a do dia 02/09.


---

Eu discordo do BalckBandit simplesmente pelo fato do cara ter falecido dentro de uma prestação de serviço da Motors&Co. Não é culpa deles o acidente, mas eles são e serão responsabilizados sim, independente dos envolvidos terem assinado termo e tal.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Jefferson Qua 03 Set 2008, 20:20

Acho que a polícia federal está perdendo o tempo em não contratar os "peritos da internet", em cada fórum que vejo os "peritos" já deram seu laudo e um tópico que era para ser um alerta virou uma perícia técnica.
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por BlackBandit Qua 03 Set 2008, 20:32

Ô veio, tb não é assim.... O pessoal colocou a opinião. Pode até ser ruim, mas cada um tem um pensamento sobre o ocorrido...

abs
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por edgar Qua 03 Set 2008, 20:34

nao se trata de pericia e sim de bom senso....

quem ja foi instrutor seja lah do que, sabe que se tem uma noção do perfil psicológico de cada aluno.

num curso onde envolve riscos, como é o caso, os instrutores tinham por obrigação remover o aluno das aulas... pois eles mesmos ja tinham definido o perfil perigoso do aluno no dia anterior !!!

sei que uma atitude dessas envolve muitas coisas, uma delas é bater de frente com o aluno, de certa forma vc está informando que ele não tem capacidade para continuar no curso.

como eu disse ele podia ter levado alguem com ele.

O Dogue que tem como profissão ser instrutor e eu que ja fiz muito isso na minha carreira profissional, visualisamos a coisa de outro modo. nao estamos avaliando o local nem mesmo se o muro estava proximo demais ou não. mas sim a total capacidade de qq instrutor profissional de avaliar os riscos e optar por não corre-los... simples assim.


abs

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Politicos Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Dogue Qui 04 Set 2008, 00:16

Edgar resumiu muito bem.
Dogue
Dogue
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por exec Qui 04 Set 2008, 09:09

Acabei de ler:

http://motite.blogs.sapo.pt/
exec
exec
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 06/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Jefferson Qui 04 Set 2008, 16:50

Tite escreveu:


Tite



Srs


Agradeço as manifestações de apoio que recebi os últimos dias, todas são e serão sempre muito bem vindas.

Mas peço que, por favor, não façam julgamentos. Ninguém tem direito de julgar o que não conhece profundamente.

Evidentemente
que tudo será devidamente apurado no tempo, local e com peritos
especalizados. Em nenhum momentos nos escondemos ou fugimos às nossas
responsabilidades. Segue a segunda nota oficial divulgada hoje por nós:

Aos nossos amigos, alunos, colegas e colaboradores

Como
já informamos brevemente por meio de assessoria de imprensa, vimos aos
senhores(as) para relatar o acidente ocorrido em nosso último curso de
pilotagem preventiva realizado dias 30/31 de agosto no autódromo do
ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Às 16h20min
do domingo o aluno Sergio E. V. Baraybar, 51 anos, de Campinas (SP)
perdeu o controle de forma inesperada de sua moto de 1.000 cc, e
colidiu com a barreira de proteção externa da pista. Devido à dinâmica
do acidente, no qual a moto se chocou contra o piloto, ele não resistiu
e faleceu no local.

De acordo com nosso código disciplinar, o
aluno já havia sido advertido verbalmente sobre a postura inadequada,
pilotando de forma arriscada. Quando decidimos por retirá-lo da pista o
piloto se acidentou antes de chegar ao nosso posto de controle.

Nós
do curso SpeedMaster/Motorsco estamos muito chocados com a ocorrência e
prestamos nossa solidariedade aos amigos e familiares e estamos à
disposição da imprensa e da Justiça para todos os esclarecimentos que
se fizerem necessários.

Geraldo Simões – SpeedMaster
Pedro Mello – Motorsco
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. - Página 2 Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos