Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

+9
Carvasi
ari
Juliano
Dogue
Roberto Srad
BlackBandit
Euro
edgar
Jefferson
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Jefferson Seg 01 Set 2008, 16:13

Um homem morreu em um curso para pilotos de alta velocidade em
Piracicaba, na tarde deste domingo (31). Segundo a polícia, a vítima de
50 anos dirigia uma moto em uma pista própria para as aulas. De acordo
com testemunhas, o piloto estava acima da velocidade permitida e já
tinha sido alertado. Ele perdeu o controle da moto, bateu contra um
muro e caiu em uma ribanceira.

Foi feita perícia no local e a
polícia afirma que a pista não tinha os pneus de proteção obrigatórios.
Os peritos devem apresentar um laudo em 30 dias e, caso comprove que o
acidente poderia ter sido evitado com os pneus, o dono da pista pode
ser punido.

A reportagem da EPTV entrou em contato com o assessor do dono da pista, mas ele não quis se manifestar.

fonte: http://oglobo.globo.com/sp/transito/mat/2008/09/01/homem_morre_em_aula_de_pilotagem_de_moto_em_piracicaba-548031365.asp
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por edgar Seg 01 Set 2008, 16:21

ihhh...

pilotos que acham q podem mais q a maquina tem em todo lugar...

talvez seja esse um diferencial de um curso mais estruturado... se ele ja vinha apresentando conduta errada deveriam colocar ele para fora.... e se ele tivesse arrastado outro aluno com ele?

lamentavel....

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Politicos Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Jefferson Seg 01 Set 2008, 16:23

Tinha gente do HOL lá, olha o que o cara escreveu:
http://www.hornetonline.net/forum/viewtopic.php?t=6924&postdays=0&postorder=asc&start=0
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por edgar Seg 01 Set 2008, 16:34

reforça ainda mais minha opiniao....

tinham mesmo que ter retirado o cara da pista.....

erro dos responsaveis pelo curso.... e deveriam ser responsabilizados por isso...

dizer no dia anterior que o cara ia cair? e deixar ele andar na pista de novo ? no minimo o receio de o cara solicitar a grana de volta foi maior q o senso de responsabilidade...

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Politicos Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Jefferson Seg 01 Set 2008, 16:43

Aposto que ele imaginou que o cara ia cair mas nunca sonhou que ele iria se matar, como a escola era de 2 sócios eles foram primeiro decidir o que fazer, acho que não só pelo dinheiro mas pelo trastorno que o cara poderia causar, decidiram mas foi tarde.
Em tudo na vida uma decisão tardia pode custar muito caro e com certeza o Tite e o Mello vão se arrepender amargamente por essa demora.
Fico chateado pq o Tite é um cara bacana e competente, estava super satisfeito com esse curso que se continuar nunca mais sera o mesmo.
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Euro Seg 01 Set 2008, 16:52

pelo que conversei com quem esteve lá, os instrutores não tiveram responsabilidade.

desculpe, mas não dá para sair dando sentença para os instrutores sem estar lá.

pretendo fazer esse curso em breve, até mesmo por tudo que ouvi de bom sobre ele, como o foco na pilotagem responsável.

o mundo está lotado de sem-cabeça que se acham o tal.
lembra daquela aula de educaçaõ física que o professor quer treinar fundamentos de basquete e sem tem um que pega a boal e quer ficar enterrando até ser expulso? tem gente que não cresce e se comporta assim... sempre.



se
Euro
Euro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Jefferson Seg 01 Set 2008, 17:13

Depoimento do Tite:

Tite



Verdade clara


Sra(s) e srs

Infelizmente o acidente foi no nosso curso mesmo.

No
momento não posso dar mais detalhes, mas infelizmente o acidente foi no
nosso curso mesmo. Não vi a dinâmica do acidente, mas foi exatamente na
vollta que ele receberia a bandeirada para sair da pista.

Nós
estamos sim muito abalados e precisamos de toda ajuda, apoio, força,
oração que os amigos puderem nos enviar. Passamos horas de dolorida
angústia ao lado na esposa do aluno e certamente vcs entendem a
dimensão dessa tragédia.

Obrigado ao apoio de todos
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por BlackBandit Seg 01 Set 2008, 17:36

Se o cara foi avisado 1000vzs a culpa só pode ser dele.

Cara velho não precisa de babá... precisa é ter consciência que um grupo de 20 e poucas pessoas estavam avisando e ele ignorando.

Abs
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por edgar Seg 01 Set 2008, 17:39

desculpem...

é claro que o PILOTO é oq estava errado...

mas cabe aos intrutores avaliar psicolgicamente os alunos e retirar os que apresentam disturbios.... eles sao sim responsaveis por tudo oq ocorre.

obvio que acidentes acontecem, ninguem que esta num curso desses esta imune de um acidente... alias andar de moto é um desafio a gravidade...

se no dia anterior ja sabiam q o cara ia causar problemas.... claro que eles nunca iam imaginar uma trajedia desse tamanho !!! mas que tiveram uma participaçao nisso, assim como os donos do autodromo podem ter tb dependendo do laudo...
podemos chamar de omissão...

espero que tenham aprendido com uma trajedia dessas para que não se repita !!!!! ja pensou de um de nós estivessemos no curso e ele aparecesse do nada arrastando alguem junto? não é um curso de infomatica em que uma omissão pode apenas nao funcionar de acordo, lida-se com o corpo e vida de todos os participantes...

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Politicos Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Euro Seg 01 Set 2008, 17:45

Jefferson escreveu:Depoimento do Tite:

Tite



Verdade clara



Sra(s) e srs

Infelizmente o acidente foi no nosso curso mesmo.

No
momento não posso dar mais detalhes, mas infelizmente o acidente foi no
nosso curso mesmo. Não vi a dinâmica do acidente, mas foi exatamente na
vollta que ele receberia a bandeirada para sair da pista.

Nós
estamos sim muito abalados e precisamos de toda ajuda, apoio, força,
oração que os amigos puderem nos enviar. Passamos horas de dolorida
angústia ao lado na esposa do aluno e certamente vcs entendem a
dimensão dessa tragédia.

Obrigado ao apoio de todos


de onde veio isso?
Euro
Euro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Roberto Srad Seg 01 Set 2008, 17:47

Ué ?? Motociclistas morrem nas estradas, nas pistas de corridas e evidentemente podem morrer também em cursos, principalmente se houver imprudência, pois se trata de MOTOCICLETA, veiculo de auto risco.
Qual a diferença do cara que sai do curso abusa e morre? do cara que abusa no próprio curso?
Se o instrutor tem responsabilidade sobre o acontecido, então meu caro ele continuará tendo após o cara sair do curso.
Querem mais segurança que oferece o Moto Gp e o Super Bike, e assim mesmo acontecem óbitos como houve o mês passado no SBK

Moto é moto, com prudência ou sem, o risco existe e é inevitável, só que dependendo do acontecimento pode ser fatal.
Roberto Srad
Roberto Srad
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 02/01/2008

http://www.rrph.name

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Jefferson Seg 01 Set 2008, 17:52

Euro

Comunidade do Motonline
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Convidad Seg 01 Set 2008, 17:56

A culpa agora não interessa de quem é, quem pagou a conta foi o falecido e não cabe essa discussão.

Mas a responsabilidade é sim dos organizadores, junto com o responsável pela pista. Isso não há de se negar...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Jefferson Seg 01 Set 2008, 18:03

Isso tá parecendo o padre que vuou com os balões e tentaram colocar a culpa na polícia, aeronautica e etc.
Pra fazer um curso desses vc assina um termo se responsabilizando por possíveis acidentes, avisado ele foi, não é assim pra ir expulsando alguém de um curso não se expulsassem fácil assim curso de pilotagem terminaria com poucos alunos.

E segundo quem já fez o curso e sabe como funciona esse era um dos cursos do Brasil que mais exigia segurança.
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Convidad Seg 01 Set 2008, 18:03

nossa... eu sempre imaginei como q faziam aulas naquela pista, na reta, uma moto deve chegar perto da sua velocidade máxima e a curva no final dela não tem área para escapar... simplesmente não tem. tem uma mureta para.. até imagino em qual ele bateu...

Eu acho q somaram-se fatores, como na maioria dos acidentes. Um fator isolado nunca causa uma tragédia dessas.
Pista sem área para escapar, piloto abusando, demora na atitude dos que professores.... resultado tragédia... se é que podemos chamar de tragédia algo que já vinha sendo esperado.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Roberto Srad Seg 01 Set 2008, 19:04

quando Vc aluga um carro, a locadora é responsavel em caso de acidente?

Quando o aluno da auto escola bate o carro, é o instrutor que é responsavel?

Quando um piloto morre em corrida é o dono da equipe o responsavel

Algumas atividades de ALTO RISCO os participantes assinam um termo de responsabilidade em caso de acidente, claro que haverá pericia, mas do momento que fica comprovado abuso ou erro do integrante, a responsabilidade é dele.

A prefeitura de São Paulo liberava interlagos para racha, estipulava as regras e mantinha uma Ambulância com Para-Médicos.

Agora: se tem ambulância o que pode acontecer?
Roberto Srad
Roberto Srad
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 02/01/2008

http://www.rrph.name

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por BlackBandit Seg 01 Set 2008, 19:08

Com certeza o cara assinou um termo de responsabilidade e sabia de todos os riscos.....

Na verdade, quem anda de moto aprende todos os riscos no primeiro dia. Tanto faz ser na rua ou na pista.

abs
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Dogue Seg 01 Set 2008, 19:27

Pelo que eu li houve neglicência dos instrutores do curso. Como é isso? No primeiro dia o tal do nº 5 está barbarizando na pista. Segundo outro aluno que deu o seu depoimento no HOL, ele foi chamado atenção várias vezes no sábado. Os instrutores tentaram diversas vezes corrigir a postura dele e não foram atendidos. Na noite de sábado, em uma festa de confraternização, um dos instrutores disse que o nº 5 ía cair!!! E deixa o cara ir prá pista no domingo? Que controle os instrutores deste curso tem sobre seus alunos? Quer dizer que se eu for um aluno corro o risco de estar na pista ao lado de um kamikase maluco qq? Erraram sim, me desculpem aqui a turma do "deixa disso". E a segurança do curso? Quer dizer que assinando a tal folha do termo de responsabilidade vc pode fazer qq maluquice na pista e o curso não tem qq responsabilidade nisto? Me desculpem, mas falharam... Espero que saibam reconhecer isso e que nas próximas turmas sejam mais severos com aqueles que abusam. Não gostaria que este curso terminasse, mas tb este muro não pode ficar sem proteção né???
Dogue
Dogue
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Juliano Seg 01 Set 2008, 20:59

BlackBandit escreveu:Com certeza o cara assinou um termo de responsabilidade e sabia de todos os riscos.....

Na verdade, quem anda de moto aprende todos os riscos no primeiro dia. Tanto faz ser na rua ou na pista.

abs



CONCORDO!!!! ..

E digo mais...
Acho nada ve, falar que o organizador, bla bla bla!!!.. o fdp se arriscou d+ e morreu... Fico triste pela familia... qndo o fulano entrou la dando uma de Rossi sabia o risco que corria!.. cara de 50 anos precisando de BABA, ai é foda!!!!..
Juliano
Juliano
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por ari Seg 01 Set 2008, 22:11

Quem entra numa pista para um curso, treino ou corrida, sabe os riscos que esta correndo. Lamentavelmente o piloto sabia dos risco e ultrapassou os limites dele, da moto ou da pista.....

Um curso não é sinonimo de corrida em circuito. Existem regras a serem seguidas.

Será que os instrutores são tão "novatos" assim que não deram nenhum toque ao aluno??? Duvido muito.

Depois que acontece é facil falar que foi culpa de um ou de outro. Que a responsabilidade é do instrutor ou da pista. Não estavamos lá para saber o que exatemente aconteceu. Fica muito dificil de julgar.

Uma pista é lugar para acelerar, para correr. Em teoria é um local "seguro", mas será que os alunos estão preparados para isso???

Só posso dizer uma coisa....Lamento muito pela familia.....

_________________
Abs,


Ari


Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Carvasi Seg 01 Set 2008, 22:47

Se me permitem, acho que não nos cabe julgar, deixa para a polícia e para o Judiciário!
Pelo que li, o cara era maluco, nem mais nem menos que tantos outros que andam a mais de 200km/h pore estradas e cidades. Quem procura acha!
Quantos pilotos profissionais morreram em corridas?
Se ele quis pagar de bonzão, "o tal", achou o muro no final da reta!
Ainda bem que não levou ninguém com ele.
Quem sofre mesmo é a família...
Detalhe importante, morre mais um, e mais um sóbrio.
Segue a estatística, ainda não ouvi dizer que um motociclista morreu em decorrência de uma ou outra cervejinha!!!!
Valeu.
Carvasi
Carvasi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Francisco RJ Seg 01 Set 2008, 23:17

Carvasi escreveu:Se me permitem, acho que não nos cabe julgar, deixa para a polícia e para o Judiciário!
Pelo que li, o cara era maluco, nem mais nem menos que tantos outros que andam a mais de 200km/h pore estradas e cidades. Quem procura acha!
Quantos pilotos profissionais morreram em corridas?
Se ele quis pagar de bonzão, "o tal", achou o muro no final da reta!
Ainda bem que não levou ninguém com ele.
Quem sofre mesmo é a família...
Detalhe importante, morre mais um, e mais um sóbrio.
Segue a estatística, ainda não ouvi dizer que um motociclista morreu em decorrência de uma ou outra cervejinha!!!!
Valeu.
A situação é lamentável... complicado ficar responsabilizando A, B ou C, foi como disse o Tamura, uma junção de problemas.

Mas Carvasi, se vc ainda ñ soube de motociclistas que morreram em decorrência de uma ou outra cervejinha, dá uma chegada em 4 ou 5 dos Pronto Socorros mais movimentados daí de SP meu velho, que vc vai se espantar... pode até ser que não veja muitos mortos, mas vais ver um monte de gente arrebentada em decorrência de acidentes com motos, cujos condutores tomaram "umas e outras", te garanto...
Francisco RJ
Francisco RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Carvasi Seg 01 Set 2008, 23:26

Francisco RJ,

Então, o que eu quis dizer é que desde que comecei a participar lendo fóruns de motociclistas, ainda não me deparei com alguma informação de que alguém que bebeu, muito ou pouco não importa, tenho sofrido um acidente fatal.
Não que eu seja adepto do álcool e direção, muito pelo contrário, pois a Lei proíbe a condução de veículo após o consumo de álcool. O que quis dizer é que, até onde eu li, os acidentes fatais decorrem, em sua maioria, de alguma irresponsabilidade do condutor que não o ingestão de bebida alcoólica.
Valeu
Carvasi
Carvasi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Dogue Ter 02 Set 2008, 01:12

Carvasi... desculpe aí, mas eu já lí muitos relatos de acidentes fatais com motociclistas que haviam tomado umas e outras. Vi alguns que os próprios relataram, pois sobreviveram aos acidentes com muitas seqüelas, mas sobreviveram para admitir que ficaram até mais tarde tomando umas geladinhas e, subitamente apagaram na moto... Nunca mais! Se álcool não combina com direção, com moto, menos ainda.
Quanto ao que houve com o motociclista kamikaze, o tal nº 5, de fato não somos juízes para julgar ninguém, mas somos clientes em potencial de uma escola que objetiva preparar motociclistas e, desta forma, temos que admitir que os instrutores permitiram que aquela situação infelizmente acontecesse, colocando em risco inclusive a vida de terceiros. Portanto, falharam por não se imporem diante do aluno ainda mais por estar praticando uma atividade de risco. Falharam por não colocarem pneus no muro. Que falta de previsibilidade! Então um aluno meu chega na sala-de-aula e faz o que quer!!! Nem... Compromete a minha aula, põe em risco o aprendizado dos demais. NUNCA! Desculpem aí minha gente, mas nós brasileiros temos essa mania de botar panos quentes em tudo. Por isso as coisas chegaram aonde estão. E isto tem que parar... Erraram? Sim, erraram! Assumam então os seus erros e que não mais se repitam.
Dogue
Dogue
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Convidad Ter 02 Set 2008, 08:49

só resta lamentar e fica a lição
Se um dia vc fizer um curso de pilotagem e tiver alguém colocando outros em risco, peça para que os organizadores tirem a pessoa, ou peça seu dinheiro de volta e pare o curso ali mesmo. não vale a pena o risco. as pessoas de fato podem morrer.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba. Empty Re: Homem morre em curso de pilotagem em Piracicaba.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos