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Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

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Mensagem por Pin Ter 24 maio 2011, 01:27

Bom, estou "trabalhando" de madrugada, dai inspirado no tópico R6 X CBR 600 pensei em abrir mais esse inteligentíssimo tópico para discutirmos sobre TROPICALIZAÇÃO!

A galera andou especulando muito sobre o que é a tropicalização, já dou logo minha opinião que acho isso conversa quase pra boi dormir. Por exemplo, nas Bandits e 750Fs carburadas, as únicas peças que eram trocadas na tropicalização eram os Giclês de baixa, de 12,5 para 17,5. Sei disso pq esses tempos tive aquele episodio com minha moto "Tropicalizada" e vi que a única coisa que muda dentro da moto eram esses Giclês. Nada de diferente na ignição nem em outras coisas. Alem disso, eu duvido que a J. Tolete coloque as motos num Dino para fazer acertos, nem poderia, pois não iriam esticar os motores Zero.

Nas motos Injetadas, pensando que o modulo de injeção nada mais é um pequeno computador que deve fazer uns cálculos acertando gases no escapamento, rotações, volume de combustível, pressão de combustível, não da pra imaginar que a tropicalização nada mais seria que uma parametrização do programa para sempre obter um resultado X ou Y, ou alguém aqui já ouviu falar em comprar modulo de injeção para SRAD Brasileira 2009, bom acho que isso não existe, nem bico para Injeção de Bandit a Álcool.

Pois bem, se não existem diferenças mecânicas, o resto é parâmetro, contas e ajustes... Coisas que qq Nerd bom faria com seu Mac Book Air (muito gay) ou com seu Iphone conectado no modulo de Injeção... Se instalar um Power Commander então, o trabalho ja está feito...

Todo mundo concorda comigo????? Bisteka? Engenheiros?
1 ano pra acertar o Camaro, só se for o preço!!!

[]´s

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Última edição por Pin em Qui 26 maio 2011, 18:43, editado 2 vez(es)
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Mensagem por GHERI Ter 24 maio 2011, 03:04

Existe a tropicalização sim Pin, em td q é fabricado no mundo, vc pode ver q os carros da Europa são todos baixos comparados com os do Brasil, parece q todo mundo rebaixa carro la, mas não é verdade, aqui q a lei pede uma certa atitude.
Com relação a moto tb, nossa "gasosa" tem 1/4 de alcool, coisa q nao existe la fora, e isso quer dizer q precisa injetar mais combustível. A injeção consegue se acertar até um limite, depois disso a moto pode ficar com "falta" ou "pobre" e ai meu amigo, ja viu né? rsrs

abraço!

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Mensagem por vytor Ter 24 maio 2011, 06:59

Pin, tbm concordo que o pessoal nao altera mta coisa..

Mas algumas coisas sao alteradas sim...

O Bisteka falou q demorou 1 ano a tropicalizacao do Camaro... mas ele mais do q ninguem sabe o qnto o povo de montadora eh enrolado... e o qnto sao pouco eficientes...

Acho q a tropicalizacao depende mto do volume de vendas, tipo... um punto vai ter uma boa tropicalizacao, pq vende demais no brasil, entao sobra dinheiro pra investir em suspensao, o-rings, material de filtros, etc...

Um camaro, um 300C, uma mercedes e ate uns audis mais top's nao passam pela mesma "tropicalizacao"....
Pode ter certeza disso...

O mais engracado q acho, e q as vzs, pra nao gastar com um sistema de partida a frio e uma regulamentacoes... a empresa deixa de oferecer o carro flex...
Veja...
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Colunista2_conteudo.vxlpub?hnid=44901

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Mensagem por DomMarco Ter 24 maio 2011, 08:09

Então, Gheri ... aí vem o problema. Nossa gasolina tem 25% de álcool, é mais corrosiva.
Na tropicalização, as partes que entram em contato com o combustível deveriam sofrer mudanças no revestimento, para poderem resistir à corrosão.
Mas fazem isso? NÃO, não fazem. Não vão alterar todo um processo produtivo só para vender meia dúzia de carros para os chicanos. Eles que se ferrem quando o combustível começar a corroer tudo no motor.
Duvido que tenham feito isso no Camaro.
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Mensagem por J. Ter 24 maio 2011, 08:21

Velho,

A época que eu morei na Floresta, 90% das motos grandes eram importação independente, os caras tiravam da caixa, montavam, tacavam gasosa e aceleravam.... Shocked ou seja, não tropicalizavam nada!

Eu acho que precisa sim, nosso combustível é um lixo, uma vez eu perguntei sobre isso para um engenheiro de uma montadora grande, ele desconversou.... Cool

As motos são fabricadas por lote, de acordo com o local para onde exportadas, mas eu acho difícil que eles fabriquem/configurem de acordo com o combustível de cada país...hahaha!

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Mensagem por Diniz Ter 24 maio 2011, 08:46

A tropicalização EXISTE, mas é uma coisa simplória com essas motos e tecnologia de hoje em dia. Nada de grandes mudanças profundas nem nada.
Em 2005 eu mesmo importei um lote de CBR 1000. Tirei da caixa e levei numa concessionária honda de um amigo. Lá ele conectou o pc na moto e baixou um programa "brasil" pro módulo de injeção. A moto ficou perfeitinha. Sem engasgos, excesso, falta, nada. E andava muito...
Lógico que a Honda não permitiria isso com moto independente, consegui o esquema por que o cara era meu camarada. Na época nem comentei com ninguém pra não dar problema pro cara.
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Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 08:55

aqui eu fiz ajuste certinho na proporçao 13,2:1(recomendado pra nossa gasola com alcool) ajeitando a motoka exatamente pra gasolina, e se der alguma falta ou excesso, ela corrige automaticamente, variando entre 12,3 até 14,1.
a moto mesmo tropicalizada, nao vem ajustada certa pra gasolina daqui, afinal, tem muita adulteraçao.

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Mensagem por EDU HAYA Ter 24 maio 2011, 08:59

um amigo meu que trabalha na yamaha disse que la els trocão a bomba, R1 FAZER 600. nem toca na injeção. oq achei curioso é que tem certo fundamento, c colocar um regulador de pressão com um pouco mais de vazão o bico nao vai saber, pq a bomba é atuador e nao sensor. sendo assim o modulo nao sabe oq acontece com ela kkkk. simplesmente vai entrar mais gasolina e compensaria a falta.
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Mensagem por Bisteka Ter 24 maio 2011, 09:45

Está muito engraçado este tópico...

Pin escreveu:Nas motos Injetadas, pensando que o modulo de injeção nada mais é um pequeno computador que deve fazer uns cálculos acertando gases no escapamento, rotações, volume de combustível, pressão de combustível, não da pra imaginar que a tropicalização nada mais seria que uma parametrização do programa para sempre obter um resultado X ou Y, ou alguém aqui já ouviu falar em comprar modulo de injeção para SRAD Brasileira 2009, bom acho que isso não existe, nem bico para Injeção de Bandit a Álcool.
Sério, Pin, vc realmente acredita ser tão fácil??? Cara, tem mais de 100... Número real... Não to inventando número não... São mais de 100 engenheiro que trabalham apenas no time de calibração... Bem aqui do meu lado... Como você sabe aonde eu trabalho; veja o número carros que nós temos e o número de engenheiros que comentei... Você verá que existe mais de um engenheiro por carro...

Você sinceramente acha que uma empresa baseada em lucro e em subsistência teria estes engenheiros para não ter trabalho???

vytor escreveu:O Bisteka falou q demorou 1 ano a tropicalizacao do Camaro... mas ele mais do q ninguem sabe o qnto o povo de montadora eh enrolado... e o qnto sao pouco eficientes...
Cara, demorou e demora em média 1 ano ou mais... Falando sobre sua afirmação de ineficiência... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, isto serve só para o Godoy, Kbeça, Gheri, Garça, Gucenzi entre outros... Menos o Bisteka!!!... Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301 Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? 14301
vytor escreveu:http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Colunista2_conteudo.vxlpub?hnid=44901
Vítor, pare de acreditar em tudo o que você lê na internet... Este artigo é simplesmente mentiroso (já tinha pensado em falar algo quando vc colocou pela primeira vez, mas nem coloquei... Mas agora vou comentar)... Vou te mostrar uma coisa... Falando apenas do FUSION, dos outros eu não sei, mas creio que o cara esteja falando uma bela besteira também em relação aos outros carros...

Entre na página oficial da FORD americana (fonte confiável), entre carros, depois fusion, depois specifications e depois engine: http://www.ford.com/cars/fusion/specifications/engine/
Alí tem um ítem que diz: Recommended Fuel e o que está recomendado é: Unleaded Regular (só para você ter uma idéia do que significa isto:
Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? Figura05
Ou seja, gasolina comum... Lembrando que nunca deve ser utilizado gasolina de menor octanagem do que a recomendada. Vytor, este artigo é uma bela baboseira!!!
Você acha, sinceramente que alguma empresa que tenha condições de usar isto como marketing; mesmo que dependendo de homologação deixaria de utilizar??? Porque faria isto??? Pura vontade de perder dinheiro e vender menos??? Para deixar o Corolla e o Civic ganherem o mercado fazendo propaganda de FLEX??? É só pensar um pouco...

"Para não dizer que não falei das flores" (busquei esta no fundo do baú... kkkkkkkkkkk): Só existe uma versão do fusion que roda com E85 (V6-3.0; lá tmb tem o V6-3.5)... Mas você tem que chegar na concessionária e pedir claramente... EU QUERO UM QUE ANDE COM E85... No nosso país não Existe E85 e a transformação de E85 para E100 levaria em torno de 1 ano... Você não teria como controlar o consumidor e obrigar ele a colocar um tanto de gasolina no motor... Isto COM TODA A CERTEZA DO MUNDO iria causar problemas de motor e como consequência, processos, trocas em garantia e perdas em métricos de qualidade e em imagem do produto...

Agora sim vale aquela pergunta feita pelo DomMarco... Vale à pena investir 1 ano em um projeto que vai precisar de peças novas (tanque de partida a frio) que envolve segurança não prevista no projeto inicial e também um ano, pessoal e especialistas para fazer uma calibração que suporte o E100??? Cada projeto terá uma resposta e talvez para os 3 citados no artigo que você passou a resposta seja NÃO...

Imagina aumentar a complexidade na linha de produção... Com carros sem o tanque e com o tanque e 2 tipos de calibração para serem imputados no carro... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Cara, na velocidade de produção dos carros e a quantidade de erros que poderiam existir, o mínimo que você iria ouvir é: Você é louco!!!

O custo de um projeto é milionário em termos de pessoal, ferramentas e montagem... Digamos que o fusion venda 20mil carros por ano... Um projeto deste faria vender 50mil por ano? NÃO??? Então não vale à pena... Passa para o próximo item... Fazer uma modificação que vai ocupar no mínimo 10 engenheiros, ferramental, modificações no projeto e complexidade na linha de produção para vender 5mil carros a mais por ano é completamente abusurda...

DomMarco escreveu:Na tropicalização, as partes que entram em contato com o combustível deveriam sofrer mudanças no revestimento, para poderem resistir à corrosão.
Isto servia para os motores antigos; os de concepção nova já resistem aos 2 tipos de combustíveis (graças aos materiais e tipos de tratamento superficial usados hoje)!!!
DomMarco escreveu:Mas fazem isso? NÃO, não fazem. Não vão alterar todo um processo produtivo só para vender meia dúzia de carros para os chicanos. Eles que se ferrem quando o combustível começar a corroer tudo no motor.
Duvido que tenham feito isso no Camaro.
O motor do camaro já teria condições de suportar (falando de corrosão) os 2 combustíveis (disso eu tenho certeza)... A diferença é a calibração do motor aceitar ou não o combustível... Volto a repetir que o CAMARO levou em torno de 1 ano só para acertar o uso do nosso combustível... E não foi ineficiência não é isto mesmo que demora... Ou mais!!!

J. escreveu:Eu acho que precisa sim, nosso combustível é um lixo, uma vez eu perguntei sobre isso para um engenheiro de uma montadora grande, ele desconversou.... Cool
Não é pelo combustível ser um lixo não... Pequenas diferenças já mudam a calibração...

Por exemplo: O focus e o New fiesta usam o mesmo motor... 1.6 16V (família sigma)...

Vocês acham que a calibração é igual??? Por exemplo (hipotético): - A ECU do meu focus queimou, encontrei outra perfeita para vender em um ferro-velho de um New fiesta que deu PT por uma batida na traseira....

Vocês acham que a calibração é a mesma???? DOCE ILUSÃO... É MUITO DIFERENTE... Ou não teria justificativa para ter tante gente trabalhando nisto... Imaginem então um focus modelo antigo e uma Ecosport... Ambos com o mesmo motor DURATEC 2.0 16V...

Pode-se pegar a calibração da ECO e colocar no focus (ambos gasolina)???? As diferenças entre estas calibrações levam "pelo menos" 1 ano...

Tem um colega aqui do forum que vive disso: Bruno... Perguntem para ele o quão fácil está sendo a vida dele...

Pessoal, eu não sou o dono da razão, mas sei o que estou falando... As alterações são "apenas" de software... Mas este "apenas" é complicado, leva tempo e tem muito trabalho aplicado... Parece muito mais fácil do que realmente é...

Tem pelo menos 100 eng mecatronico aqui trabalhando com isto e não é porque a empresa é boazinha e quer sustentar 100 famílias não...

Quer mais um comparativo??? B65 e 650F... Tenho certeza que não é o mesmo mapa de injeção e engana-se quem acha que é tudo igual e engana-se mais ainda quem acha que foi simples... Trabalho de uma semana... SIMPLÓRIO como disseram...

Abraços,

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Mensagem por Bisteka Ter 24 maio 2011, 09:56

Diniz escreveu:A tropicalização EXISTE, mas é uma coisa simplória com essas motos e tecnologia de hoje em dia. Nada de grandes mudanças profundas nem nada.
Em 2005 eu mesmo importei um lote de CBR 1000. Tirei da caixa e levei numa concessionária honda de um amigo. Lá ele conectou o pc na moto e baixou um programa "brasil" pro módulo de injeção. A moto ficou perfeitinha. Sem engasgos, excesso, falta, nada. E andava muito...
Lógico que a Honda não permitiria isso com moto independente, consegui o esquema por que o cara era meu camarada. Na época nem comentei com ninguém pra não dar problema pro cara.
Cara, simplória é depois de pronta... apenas software... vc consultou a Honda para ter idéia de quanto tempo eles levaram para fazer esta "simplória" modificação???

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Tem vaga aqui e engenheiro ganha pelo menos uns 4k... Para levar a vida boa e fácil que vocês pensam acho que é um emprego que vale à pena... É só tentar, passar na entrevista e pronto... Salário em dia e muito tempo para coçar o saco...

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Pessoal, aqui, estamos entre pessoas esclarecidas (na maioria) e chego a ficar estarrecido com alguns comentários...

NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS NESTE MUNDO E ACHAR QUE UMA MULTINACIONAL DO TAMANHO DAS MONTADORAS QUE EXISTEM NO BR FAZ CARIDADE DANDO EMPREGO A ENGENHEIRO É NO MÍNIMO TAMPAR O SOL COM A PENEIRA!!!

Obs: Não estou dizendo que não é possível uma pessoa fazer em casa e ficar muito bom "até melhor" que o da montadora... Melhor entre aspas, pois, a pessoa em casa não tem compromisso com emissão de poluentes, consumo ou emissão de ruidos... Claro que isto facilita... Mesmo assim é fácil fazer uma besteira!!! Se for para cumprir estes compromissos (caso de camaro, fusion, captiva, edge, CRV e tantos outros), quero ver fazer e ficar pronto se dedicando 100% a isto em menos de 6 meses...

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Mensagem por vytor Ter 24 maio 2011, 10:06

Bisteka, nao estou com tempo pra entrar na discussao...

Faco engenharia mecanica automobilistica e sabemos do que estamos falando (eu e voce)

Porem, tbm trabalhei me banco por 3.5 anos e faco mestrado em engenharia de producao aqui na italia

Na verdade vim pra cah pra fazer mestrado em automobilista, mas pela ZONA que eh a fiat, mudei de curso...

A faculdade aqui eh patrocinada, subsidiada e tudo mais q vc pensa pela fiat... temos um contato mto intenso (em ambos os cursos)

Com minha PEQUENA experiencia de vida... te garanto que a MAIORIA das montadoras NAO SAO EFICIENTES !

A ford, a gm, a fiat... e vamos q vamos....

SE FOSSEM, NAO DEPENDERIAM DE INCENTIVOS E AUXILIOS GOVERNAMENTAIS PRA CONTINUAREM EXISTINDO !!!

Sou a favor de mercado livre, e se assim fosse, nenhuma dessas aih estariam vivas...

Nem a fiat, q hj esta numa onda boa no brasil....
Pais q com os trouxas q pagam o preco q pagam pelos carros (E ACREDITEM, NAO EH SOH IMPOSTO)... sustentam a fiat italia q esta quebrada a tempos... tentando se levantar nas costas do brasileiros...

Bom, conversa pra horas, durante um bom churras...
Chega de teclado ! CREDO....

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Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 10:07

aqui ''em casa''! sai muito bem os kakarekos. faço conhecendo o que to fazendo, e nao simplesmente ouvindo ou vendo artigos.
claro, no caso motos, e desafio se alguem ae disser que é facil fazer em casa, cogitar em experimentar o tal''faça vc mesmo!!' ate papagaio fala, quero ver fazer. eu faço, nao sou nenhum professor, mais me viro bem, e nao sou curioso,
tropicalizaçao nao é toda essa ladainha ae nao, é muito mais complexo que se imagina, pelo menos em moto, sem comparaçao com carros.
meu exemplo que dei ae, nao é propriamente dito como tropicalização. nao tem nada a ver. é só um pekeno ajuste para aceitar melhor a mistura de alcool que a gasolina nossa tem.
pra isso, tem os PC da vida. e fica bom.

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Mensagem por vytor Ter 24 maio 2011, 10:09

Ah, concordo plenamente com seu ultimo paragrafo (da observacao)

Aih esta a diferenca tlvz....

E, dependendo do ponto de vista, todos ficam com razao !

Quem fala q nao precisa do tempo, e quem fala que precisa...
Quem fala q nao muda nada, e quem fala que muda...

Depende das variaveis que estao ponderando !

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Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 10:11

desculpa as palavras ae, mais pessoal tem de saber o que diz, e pra quem diz, uma mera pergunta ja virou discusao banal, de um querer saber mais que o outro, e ficar se mostrando.
tem d evir um aqui, e explicar, em pekenos detalhes, como se faz uma tropicalizaçao de moto, para aceitar a gasolina do brasil.
simples e rapido, nao essas ladainhas que estamos dizendo.
è isos que o topico ta dizendo né??

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Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 10:14

Algum mecanico fuderozo por ae?? tem de ser mecanico que ja fez isso, que ae ajuda por demais a gente!!

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Mensagem por Pin Ter 24 maio 2011, 10:38

[quote="Bisteka"]
Diniz escreveu:

Tem vaga aqui e engenheiro ganha pelo menos uns 4k... Para levar a vida boa e fácil que vocês pensam acho que é um emprego que vale à pena... É só tentar, passar na entrevista e pronto... Salário em dia e muito tempo para coçar o saco...

Bisteka

Eu já sabia! huahuahuahua!!!!

Assim que eu gosto....

Discussão pegando fogo...
Fui mexer com quemmmmm????? Mr. Bisteka!!!!
Bisteka, já trabalhei de engenheiro de Banco de dados, mas 4K num ia dar pra andar nem de Twist. Isso minha mulher gasta por mês no cabeleireiro! Pelo dobro eu considero o trabalho, mas só pq eu ficaria do seu ladinho!!!

Então, resumindo, eu concordo que nos carros existam maiores modificações. Suspensão, ECU entre outras. Quando esto em Ubatuba eu vejo que as montadoras utilizam a Rio Santos como campo de testes.
Porem, vamos falar do nosso mundo... MOTO!

Alguma montadora de motos troca a suspensão de uma SS???? Não
Tirando o Firmware(programa que roda na ECU) existe alguma outra alteração????

Concordo que a engenharia pode ter levado tempos para ter achado o ponto certo, isso ja foi explicado e se deve ao fato que os engenheiros são ineficientes e não saem da Internet invés de trabalhar.... Porem uma vez que os parâmetros foram definidos é só aplicar nos demais. E se isso é a tropicalização, qq um de posse dessa calibração pode fazer o serviço.

Outra coisa, a tropicalização é feita na ECU, quando o cara tira a original e instala um Power, o que acontece?


Bom, estou saindo, vou buscar minha moto na Officiall que F... o carburador pq a tropicalização da J. Tolete era apenas a troca do Giclê de baixa.




Última edição por Pin em Ter 24 maio 2011, 10:42, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Berlindo Ter 24 maio 2011, 10:39

Bisteka, tem lugar pra um Eng. da Computação aí? kkk


Perguntinha básica: seguindo a linha das comparações do Bisteka, um PowerCommander não seria suficiente para "tropicalizar" uma moto, tendo em vista que não se trata apenas de ajuste de mistura, certo ou errado?
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Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 10:41

Berlindo escreveu:Bisteka, tem lugar pra um Eng. da Computação aí? kkk


Perguntinha básica: seguindo a linha das comparações do Bisteka, um PowerCommander não seria suficiente para "tropicalizar" uma moto, tendo em vista que não se trata apenas de ajuste de mistura, certo ou errado?

boa pergunta, quero ver a resposta!! pirat

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Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 11:01

ajuda dos universitarios:
troca de bomba de combustivel(ja que a gasolina daqui tem alcool, pode haver corrosao e falta de desempenho );
chipar a moto com a mesma memoria flash que uma produzida aqui(as concessionarias fazem isso apenas) ou colocar o PC.
troca de óleo e filtro compativel com as usadas aqui no brasil.

confere?? isso ae ta na net toda. nem sou eu quem disse.

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Mensagem por Bisteka Ter 24 maio 2011, 11:22

Berlindo escreveu:Bisteka, tem lugar pra um Eng. da Computação aí? kkk


Perguntinha básica: seguindo a linha das comparações do Bisteka, um PowerCommander não seria suficiente para "tropicalizar" uma moto, tendo em vista que não se trata apenas de ajuste de mistura, certo ou errado?
Errado (pode ser apenas apenas de mistura)... é como eu falei em outro post para o Diniz... É só software sim, em sua grande maioria... Engana-se quem acha que este software leva 15 minutos ou 15 dias para ser feito...

É fácil fazer "em casa"... Quero ver fazer cumprir as leis de emissões de poluentes, de ruido entre outras tantas...

Pessoal, as montadoras possuem compromissos que o usuário comum ou lojas como Official e Spiga não possuem... Então, não é tão fácil quanto parece!!!

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Mensagem por Berlindo Ter 24 maio 2011, 11:38

Claro, claro. Não estou entrando no mérito do tempo necessário para desenvolver um mapa adequado ao Brasil, sua realidade e sua legislação. Me interessa saber no que consiste essa adequação.

E se, realmente, se tratar apenas de ajuste de mistura, aí sinceramente fica questionável a tal tropicalização, pois acho que simplesmente botar mais gasolina no mapa não adequa a moto a nossa gasolina, temperatura, etc.
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Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito? Empty Re: Tropicalização de Motos esportivas, O que é feito?

Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 11:52

45 dias aqui, e nao consegui um acerto fino ainda. é só um software?? ta longe hem. o trem só assume a programação toda da moto, dando acesso inclusive em separado aos 4cc, 2cc, e por ae vai. sabe como funciona um autotune? a função dele? entao nao vem dizer que é facil. nada a ver com carros, acerto de moto é completamente diferente. agora pra vc bisteka, se tem noção do que é instalar um PC numa moto, ou ate mesmo trocar um filtro, vela, sozinho? porque desmerecer um spiga, ou a official, tem de mandar melhor que eles. norma de poluição pelo que consta nao é pra um mero mortal como vc, eu, ou qualquer um que se acha na esquina por ae. vamos ser diretos, que essa papagaiada aqui, nao resolve. tecnicamente carro nao tem nada a ver com moto. ainda mais em tropicalização. pode mandar exemplos do que quiser, vc ja fez algum? o fato é, e ninguem respondeu o PIN: como se faz uma tropicalização de MOTO!!

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Mensagem por Bisteka Ter 24 maio 2011, 11:55

vytor escreveu:Ah, concordo plenamente com seu ultimo paragrafo (da observacao)

Aih esta a diferenca tlvz....

E, dependendo do ponto de vista, todos ficam com razao !

Quem fala q nao precisa do tempo, e quem fala que precisa...
Quem fala q nao muda nada, e quem fala que muda...

Depende das variaveis que estao ponderando !
É isso ai meu garoto, agora concordei 100% com você... é disso que eu to falando...
O que eu considero errado é uma pessoa vir aqui e falar que é uma mudança simplória (como no caso do Diniz)...
Ou o DomMarco vir falar que a mudança é interna de materiais e que isto não seria feito (isto foi a uns 10 ou 20 anos)...

Tenho certeza mais que absoluta que não é tão simples quanto vocês pensam... Simples é alterar em casa... Sem nenhum compromisso com homologação ou cumprimento de legislação... Ai sim!!! Poxa, não é tão fácil assim... É só ler o que eu falei na observação do meu primeiro post (bem comentada pelo Vytor, por sinal)!!!

Quanto ao artigo, esta errado mesmo... É só ver a página da GM (USA)... Será que todos os modelos de Captiva, Camaro ou CRV são prontos para E85? Quem disse que sair de E85 para E100 é fácil e rápido? Se fosse eu veria muita gente coçando o saco por aqui e não é o que eu vejo!!!

Sei que você sabe o que está falando, mas afirmou uma coisa que não é verdade: Camaro, 300C, Mercedes e AUDI passam sim por "tropicalização" a não ser que tenham nascido para suportar alguma quantidade de álcool no tanque... Tenho certeza, mais que absoluta que não são todos mas podem sim ter alguns modelos (principalmente os que receberam alterações de motores recente)...

O que me parece que não está ficando claro é o seguinte:
- 85% de álcool é totalmente diferente de 100% de álcool assim como é totalmente diferente de 20% de álcool...
Acertar uma calibração com estas diferenças "PARECE FÁCIL" mas cumprir todas as legislações aceitando estas diferenças... definitivamente Não é Fácil...

Mudando de assunto; conheço bem as ineficiências da ind. automotiva... Principalmente as burocráticas (aff, como torra a paciência)... Mas elas se concentram no Godoy, Ghery, Garça, Gucenzi, Bruno e principalmente no Kbeça... Eu fico de fora desta ineficiência... TENHO CERTEZA que você percebeu que eu estava brincando...

Quer uma dica ae??? Compra um ford e aumenta minha PLR que eu já estarei feliz... Segue a vida!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Convidad Ter 24 maio 2011, 11:57

O pin, depois se ve ne net, o tanto de R1 que andou fundindo por ae. nao é serviço de curioso. aquele video da R6 que nao aguentou o bake, deve ter sido alguma falha no procedimento, pois a relatos que la peloas 5000rpm ,9000rpm, que as motos nao tropicalizadas corretamente dao problema. carburador, ja deve ser melhor pra ajustar. mais num sei dizer nao!!!
mandar negativa na opiniao dos outros é facil, mais ajudar, fica dificil. ta loko, vamo na PAZ ae, que ninguem sabe nada aqui ainda!!! é só uma troca de informação.

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Mensagem por BRUNOR1 Ter 24 maio 2011, 12:13

ai galera ...n sei se ajuda mas....
fui buscar uma r1 0 km em 2008 com um amigo!!!
junto com ela veio uma bomba de combustivel, perguntei aos mecanicos, eles disseram q dentro dos varios procedimentos, um deles é sim a troca da bomba, quem tem uma moto tropicalizada e quiser matar a coceira pode conferir...na bomba de combustivel tem a sigla BR.
dos demais procedimentos n posso comentar nada pois desconheço.
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