Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Down às vezes é um Up

+12
Bisteka
Swordfire
Garça
x_x SRAD
PERNINHA LE1667
Henricao
Veigah
Andrade
Biondi
casal 50
Wil
ThiGimenes
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Down às vezes é um Up

Mensagem por ThiGimenes Dom 30 Jan 2011, 17:08

Boa tarde galera,

estou escrevendo principalmente para agradecer a ajuda que tive de muitos de vocês e dizer que agora sim vou começar efetivamente a participar dos rolês (mesmo ficando na lanterninha).

Como alguns sabem, em maio tirei minha primeira moto da concessionária, uma Bandit 650S. Além de primeira moto, ela é também meu primeiro veículo motorizado e só uma semana depois que chegou minha primeira carteira de motorista (apenas categoria A).
No meu terceiro rolezinho, num domingão à tarde, eu tombei com a moto (fui fazer uma curva e reduzi demais a velocidade com ela inclinada, foi um tombo praticamente parado, mas ela caiu sobre o meu tornozelo e doeu um bocado) depois disso, peguei meio que trauma, ou medo, ou sei lá o que, o fato é que só fui pegar a moto pra andar novamente em Indaiatuba, depois de uma visita ao Charlão, mais de 1 mês depois, e lá fui eu pro chão novamente.
Dessa vez para não atropelar um tio louco que estava no meio da avenida. Como eu estava saindo do posto de gasolina, ainda não estava nem a 10km/h e dessa vez só a moto caiu, eu fiquei em pé, sem dores, mas com a tampa do motor ralada e um pisca quebrado. E mais medo ainda...

Quando financiei minha Bandida, tinha também uma carta de crédito do consórcio de uma Fazer 250, que tinha escolhido como primeira moto, mas acabei me convencendo que era pequena demais pra mim e por isso acabei de Bandit (e ia vender a carta contemplada da Fazer). Com essa viadagem Down às vezes é um Up 287360 de ficar com medinho da Bandida eu acabei tirando a Fazer 2011, pretinha, linda. Uma PUTA motinho (fotos anexas, mas quem foi ao Churrasteka III no Guarujá pode vê-la ao vivo) e rodei 1000km em pouco mais de 2 meses (sei que pra vocês isso não é nada, mas pra mim foi uma puta vitória). Enquanto eu estava com a Fazer, a Bandida passou uma temporada de bons tratos na mão do meu melhor amigo Rafa (na verdade é praticamente um irmão e foi quem me indicou para entrar aqui no SOL).
Resultado: perdi o medo com a Fazer e agora estou de volta de Bandida, já estou usando ela como meio de transporte diário e como válvula de escape aos fins de semana (esticadinhas até o Serra Azul, basicamente).
Preciso MUITO de um curso de pilotagem, preciso aprender a fazer curvas (mas tenho praticado as dicas de contra-esterço que o Hans me falou no Guarujá), preciso de um capacete menos barulhento (tenho um LS2), mas tenho o principal, uma bela moto e um grupo de amigos aqui que é uma família e me ajudou muito a realizar meu sonho de infância, que era ser um MOTOCICLISTA.

O meu mais sincero MUITO OBRIGADO a essa família... vou citar alguns nomes porque são pessoas sensacionais que não me deixaram desistir quando eu vacilei em correr atrás do que eu realmente queria, mas agradeço igualmente a todos do fórum e principalmente aos que leram esse post gigante até aqui:

Muito obrigado mesmo, Rafa, Swordfire, Luiz R1, HansBlackbullet, Gazella, Bisteka, Velcy, Guto, Henricão, Fabrízio, Gandarez, RTSantanna, Rafa Agostinho, Charlão e até o decapa sem noção, que disse que eu tinha que vender a Fazer e a Bandit e comprar uma Srad 1000 pra aprender... rsss

Galera, vocês REALMENTE mudaram a minha vida, e foi para MUITO melhor!

Espero encontrar cada um de vocês, com esse sorriso que agora fica estampado no meu rosto, por ter amigos tão queridos e por compartilhar dessa paixão pelas 2 rodas. Vocês são foda galera!

Down às vezes é um Up Bandida
Down às vezes é um Up Fazoca
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Wil Dom 30 Jan 2011, 17:27

nossa legal seu relato brother, que bom que vc não desistiu e superou tudo, muito bom mesmo...

PARABENS pela motokinha, FAZER 250 e por sua superação..

abraços

PAZ

PS: mantenha firma a idéia do curso, tem um curso inclusive com o TITE que é 1 dia só, preço bem razoavel mesmo e quem fez disse que é muito bom...... pense nisso...acho que por aqui dá contato http://motite.blogspot.com/
Wil
Wil
Participante
Participante

Data de inscrição : 10/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por ThiGimenes Dom 30 Jan 2011, 17:33

Grande Wil!

Obrigado pelas palavras! E a motoquinha Fazer agora será posta à venda. Agora que acostumei com a Bandit, não quero saber mais de monocilíndrica não... rs

No Churrasteka III eu conversei bastante com o Tite, contei a ele toda essa história e é com ele mesmo que eu quero fazer o curso, mas por enquanto a grana tá pegando feio... mas acho esse curso indispensável!


Aliás, como anda o pé? Já recuperado?

Grande abraço!
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por casal 50 Dom 30 Jan 2011, 18:03

Parabéns Thiago pela superação, coragem e persistência.

Lembre-se da velha frase: Só não caiu quem nunca pilotou. Você não foi o primeiro e nem será o último.

Esperamos que você tenha muitos e muitos km de pura felicidade com ela, que faça mais amigos e muitos passeios com a galera.

E parabéns pela motoka. Linda realmente.

Faça o curso sim. Enquanto isso vá curtindo na boa, sem pressa e você vai chegar lá! Rossi que se cuide.
cheers

Bjs

Carmen e Gandão
casal 50
casal 50
Participante
Participante

Feminino
Idade : 64
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Biondi Dom 30 Jan 2011, 19:12

É isso !!!!
A fazer eu vi no Churras, agora quero ver a Bandidona nos roles.
E não esquenta Thi que a experiência só se pega com o tempo (rodando é claro)

ABS e boa sorte
Biondi
Biondi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 02/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Wil Dom 30 Jan 2011, 19:22

[quote]
ThiGimenes escreveu:Grande Wil! Aliás, como anda o pé? Já recuperado?

opa, quase bom, já tomei uns tombos aqui em casa, na garagem, enfim, to legal, ainda não posso por carga na perna, somente ir encostando no chão para sentir e mandar estimulos para os ossos começarem a trabalhar, enquanto isso a haste faz a função...rsrsrs

to legal brother, dia 12 estaremos juntos na SUZUKA, festa imperdivel......rsrs

abraços

PAZ

Wil
Wil
Participante
Participante

Data de inscrição : 10/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Andrade Dom 30 Jan 2011, 19:23

superação é sinal de muita dedicação... parabéns e muitos km para vc!
Andrade
Andrade
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 06/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Veigah Dom 30 Jan 2011, 23:42

PARABENS PELA VITORIA!!!! E FICA A DICA FAZ UMA LEITURA OBRE DIREÇÃO DEFENSIVA JA AJUDA BASTANTE....ABARÇOS
Veigah
Veigah
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 23/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Henricao Dom 30 Jan 2011, 23:53

Grande Thiagão!

É muito bom ver que você está superando seus receios, não se deixando abater! Logo você estará mandando bem com a Bandit e acompanhando a galera! É isso que queremos ver!!!

Abraço!
Henricao
Henricao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por PERNINHA LE1667 Seg 31 Jan 2011, 01:18

PARABÉNS MEU AMIGO!!!

TALVEZ EU ESTEJA ERRADO, MAS COM VC, TBM NÃO TENHO
NENHUM CURSO DE PILOTAGEM E NÃO FAREI AGORA.
SOU NOVO NA ÁREA DE MOTOCICLETAS E APRENDO UM
POUCO A CADA DIA, TENHO EM MENTE FAZER O CURSO
NO FINALZINHO DE 2011 OU 2012 (SE O MUNDO NÃO ACABAR, É CLARO....KKKK),
POIS ACREDITO QUE PODEREI APROVEITAR MAIS O CURSO
SE EU SOUBER REALMENTE ANDAR DE MOTO Very Happy
LEIO BASTANTE, SIGO CONSELHOS E O MAIS IMPORTANTE
ANDO DE MOTO.


PARABÉNS PELA VITÓRIAS!

BOA SORTE!
PERNINHA LE1667
PERNINHA LE1667
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 08/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por x_x SRAD Seg 31 Jan 2011, 10:14

Meus parabéns amigo, muitos teriam vendido a moto ou encostado na garagem, vc deu o primeiro e mais importante passo venceu o medo, agora são horas de voo q te ensinarão dia a dia novas liçoes, tbm derrubei a moto logo q comprei a primeira, mas não baixei a bola levantei a maldita e segui em frente, para a primorar as curvas meu conselho é faça curvas, prefira as estradas sinuosoas, pq amigo fazer curva é uma delicia é o melhor momento dos roles.
ABS.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Garça Seg 31 Jan 2011, 10:57

Valeuuuu ThiGimenes, deixando tbm uma lição p/ os novatos, eu sempre digo p/ quem nunca teve moto e quer moto grande como sua 1ª, compre 1º uma moto menor para se acostumar, depois sim deve se pegar uma maior.

Grande lição, parabens.
Garça
Garça
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 30/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Swordfire Seg 31 Jan 2011, 11:32

E aee Thi!

Demais esse seu relato!
É sempre muito legal ler uma história de superação (seja ela qual for) e principalmente se for relacionado a 2 rodas hahaha

Isso com certeza serve de lição para os mais novatos

Em relação ao pessoal do SOL...são todos nota 10 mesmo! E a Churrasteka que o Bisteka organiza ajuda a gente a fazer muitas amizades

Ri pra caramba quando vc falou q o Decapa te sugeriu a Srad 1000 hahahaha imaginei ele falando

Em relação a Fazer, essa moto está espetacular mesmo! Completona e muito bonita!

Agora é andar com a gente de bandidona!

Abs

Swordfire
Swordfire
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Bisteka Seg 31 Jan 2011, 12:00

Parabéns pelo relato...

Ter a humildade de adimitir e buscar um aprimoramento é GRANDIOSO.... Digno de poucas pessoas!!!

A História da Srad 1000 é digna do DECAPA tmb kkkkkkkkkkkkkk... O cara é uma figura sem noção, mas com um coração GIGANTE!!! Parece que eu to vendo ele te falar!!!

Grande abraço e vamo que vamo!!!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Swordfire Seg 31 Jan 2011, 12:02

Bisteka escreveu:
A História da Srad 1000 é digna do DECAPA tmb kkkkkkkkkkkkkk... O cara é uma figura sem noção, mas com um coração GIGANTE!!! Parece que eu to vendo ele te falar!!!


hahahaha foi exatamente oq eu falei
Swordfire
Swordfire
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por matsuda Seg 31 Jan 2011, 13:16

Muito legal seu relato...é bom começar com menos cc ...as 4 four em geral precisam de experiência...
matsuda
matsuda
Participante
Participante

Masculino
Idade : 113
Data de inscrição : 14/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por ThiGimenes Seg 31 Jan 2011, 14:46

Fala galera, fico até emocionado com tanto apoio e carinho vindo de pessoas tão especiais.

Muito obrigado mesmo a todos que responderam...

Casal 50: Obrigado sempre pelo apoio... é praticamente inaceitável que ainda não tenhamos nos conhecido pessoalmente, mas dia 12 está aí e embora eu ainda não tenha confirmado lá no tópico, já confirmei via MP e COM CERTEZA eu vou prestigiar esse evento que vai ser sensacional.

Wil: EXELENTE notícia saber que está se recuperando bem! Com certeza nos vemos dia 12! Grande abraço.

Biondi: Obrigado man! E a Bandida tava paradinha ao lado da Fazer. Só que quem foi pilotando foi o Rafa (com a mãe dele na garupa). Mas ela fica melhor comigo em cima.. rss

Andrade: Obrigado brother, pelo apoio e pelas palavras.

Veigah: Valeu man, você teria algum curso de direção defensiva para motos? Eu acho que nunca vi nenhum e me interessou bastante.

Henricão: Cara, quando eu peguei a Fazer, pela primeira vez numa subida e senti MUITA falta do torcão da B65 lembrei na hora de você falando que não era necessário pegar a Fazer não, que eu já tinha uma puta moto na mão... e realmente, foram 2 meses de Fazer que me fizeram ficar desesperado pra dar um UP... rs. Ainda bem que o UP já estava feito. Obrigado man!

Perninha: Eu entendo perfeitamente sobre o lance do curso. Eu queria ter feito o curso pra ver se perdia o medo da Bandida, mas hoje eu tenho noção que aproveitaria muito pouco... mas quero fazer o curso do Tite agora (até o meio do ano) e o do Leandro Melo, mais pra frente, como aperfeiçoamento mesmo... acho que aí fica legal. Grande abraço brother!

x_x SRAD: Cara, tem curvas que eu faço direitinho, mas é pura sorte ainda... rs... mas eu vejo que quando acontece é MUITO gostoso mesmo... é uma emoção completamente diferente... mas preciso ainda perder o medo de deitar a Bandida. Obrigado amigão!

Garça: Pois é, vira e mexe pinta um novato pegando moto grande logo de cara... tem gente que acaba se dando muito bem, mas pra mim foi um passo maior que as pernas. Acho que não é legal mesmo pular etapas, quem consegue é excessão e não regra, e acho que essa foi uma das maiores lições que aprendi com tudo isso.

Sworfire: Faaaaala Thi! Mano, agora me segura que logo logo essa XJtinha aí tá comendo poeira... rss... brincadeira mano.. pra chegar em vocês ainda tenho que comer MUITO arroz com feijão... mas vamos botar as motocas na estrada velho. Só marca um dia e um PE e vambora!

Bisteka: Cara, você é foda! É um dos caras que eu mais admiro aqui e foi um privilégio ter participado do Churrasteka II e III... MUITO obrigado pela recepção calorosa nessa família SOL. E sim, o decapa falou da SRAD 1000 e falou SÉRIO... rss o cara é foda... heheheh Abração man!

Matsuda: Obrigado pelo apoio! E realmente, 4 cilíndros não são para fracos de coração... rs
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Jefferson Seg 31 Jan 2011, 20:28

Poxa, só lí agora seu relato, muito legal a sua atitude de ter humildade e voltar a uma moto menor para depois voltar a bandida, realmente é uma moto grande e pesada para primeira moto, parabéns pela perseverança e tenho certeza que valerá a pena ter insistido.
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Convidad Ter 01 Fev 2011, 00:08

Thiagão, eu sabia que você ia superar qualquer trauma e logo estaria passeando com a galera sem medo!! Moto ta no seu sangue, da pra ver a paixão pelas duas rodas nas suas palavras e no seu empenho.

Parabéns brother!!

Muito melhor superar nossos medos com prudência do que ser um destemido inconsequente e imprudente. Como você sabe, o oposto de corajoso não é medroso e sim covarde - coisa que você não foi nem um pouco, pois encarou as dificuldades e venceu.

Bora andar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por ThiGimenes Ter 01 Fev 2011, 00:38

Jefferson: Obrigado mesmo pela força. E realmente, às vezes a gente só consegue avançar recuando um passo...

fabrizio: Cara, sem viadagem, mas fiquei realmente emocionado com as suas palavras... principalmente porque tivemos a oportunidade de conversarmos quando você me deu carona pro Churrasteka II. Grande parte desse mérito de eu ter perdido o medo da Bandida é também seu, pelo apoio e a força que me deu. Lembro que uma semana depois do Churras você me convidou pra um rolê até Sorocaba, onde ia pegar seu capacete e eu tive que recusar pq não me sentia apto a andar com vocês... não que agora eu ache que estou completamente apto, mas contem comigo para o próximo... COM CERTEZA! De agora em diante, só vou recusar rolês quando não puder MESMO e nunca mais por falta de coragem. MUITO OBRIGADO mesmo!

Ah, e como foi a viagem? Grande abraço!
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por ThiGimenes Ter 01 Fev 2011, 00:44

ThiGimenes escreveu:
Ah, e como foi a viagem? Grande abraço!

Opa, agora que eu vi que tem um tópico sobre a viagem... vou ler os relatos!

Valeu!
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Rafa Ter 01 Fev 2011, 18:39

Na verdade Thy, nem há o que agradecer...
Sua atitude prova que humildade pode nos manter vivos.
Já ouvi inúmeros relatos de pessoas que arriscam com motos "grandes" de inicio e acabam se dando mal (já ouvi o contrário tbm), para que se arriscar?
O mais importante é que agora vc terá tempo para praticar as curvas e as retas com a bandit.

Um grande abraço a todos!
Rafa
Rafa
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 05/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por [YZF] Luis R-1 Ter 01 Fev 2011, 19:02

Thi, vc é uma pessoa espetacular que é a cara do Suzuki on Line.
Gente igual a vc eu encontrei alguns por aqui e em pouco tempo viraram amigos que eu amo mais do que muito parente.
Fico imensamente feliz que vc superou traumas e hoje esta curtindo um sonho de infância. Para nós o melhor presente é estar ao seu lado nesses momentos de alegria.
Vc é um grande cara e aqui não me refiro ao tamanho (GG..rs), mas ao tamanho da alma.
Estarei sempre a disposição para estar com vc em qq situação. Amigo ta junto em qq hora.
Boa sorte com as motonas. Vc merece!!!!
Abraço.
[YZF] Luis R-1
[YZF] Luis R-1
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 09/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por ThiGimenes Ter 01 Fev 2011, 20:34

Putz Rafa, você foi O CARA que acompanhou (e me aguentou te enchendo o saco) todo esse processo e tenho certeza absoluta que se não fosse por você, é bem provável que eu tivesse desistido, então há sim o que agradecer PRA CARALHO... a Bandida até hoje deve sentir saudade de como era bem tratada quando estava com você... rs. Todo dia de manhã ela olha pra mim e deve pensar: "ai caralho, o gordo de novo não, cadê o cabeludo magrinho??"... rs
E agora vamos fazer os rolos necessários pra você poder sair com a galera também nos rolês né fio?
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por ThiGimenes Ter 01 Fev 2011, 20:38

[YZF] Luis R-1 escreveu:Thi, vc é uma pessoa espetacular que é a cara do Suzuki on Line.
Gente igual a vc eu encontrei alguns por aqui e em pouco tempo viraram amigos que eu amo mais do que muito parente.
Fico imensamente feliz que vc superou traumas e hoje esta curtindo um sonho de infância. Para nós o melhor presente é estar ao seu lado nesses momentos de alegria.
Vc é um grande cara e aqui não me refiro ao tamanho (GG..rs), mas ao tamanho da alma.
Estarei sempre a disposição para estar com vc em qq situação. Amigo ta junto em qq hora.
Boa sorte com as motonas. Vc merece!!!!
Abraço.

Caraca Luiz, meu brother... fiquei COMPLETAMENTE sem palavras. Eu realmente fiquei muito emocionado não só com suas palavras, mas com a sua amizade e o carinho com que me recebeu no SOL desde o 2º Churrasteka...

Você é aquele tipo de amigo que, se não tomar cuidado vira irmão... rs.

Um PUTA abraço amigão! E obrigado mesmo!
ThiGimenes
ThiGimenes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/07/2010

https://thiagogimenes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Down às vezes é um Up Empty Re: Down às vezes é um Up

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos