bandit falhando as vezes
3 participantes
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bandit falhando as vezes
Fala, galera, tudo certo?
Tenho uma bandit 650n injetada ano 2009.
Pois bem, de uns tempos pra ca. As vezes, a hora que você acelera ela, ela engasga e não sobe nem por decreto o giro (mesmo em neutro) fica a uns 9 mil rpm e não sobe, as vezes é mais do que 9 mil e as vezes é na casa de 6 mil giros.
As vezes a moto morre, em marcha lenta e quando estou na pista o farol dela começa a piscar parecendo que dei luz alta.
E tem hora que ela demora pra dar check, tem que apertar o stop e desapertar, abaixar e subir o pezinho...
Diante desses problemas eu tenho 2 hipóteses.
O sensor do pezinho esta sujo, pode ser ele um dos responsáveis dela morrer em marcha lenta
A bateria é de gel e, incrivelmente, esses dias ela estava com aquele plastico de não remova com 2 buracos abertos (o que faz evaporar o liquido), aí ela não dava nem partida se deixasse ela 3 dias parada. Aí coloquei agua deionizada na bateria e voltou ao normal. Porém, começou a vazar agua da bateria (talvez por excesso ou pela má vedação daquele plastico).
Talvez seja um dos fatores da falhação que citei que da em algumas vezes e do farol piscar de tempos em tempos.
Alguma sugestão?
Agradeço!
Tenho uma bandit 650n injetada ano 2009.
Pois bem, de uns tempos pra ca. As vezes, a hora que você acelera ela, ela engasga e não sobe nem por decreto o giro (mesmo em neutro) fica a uns 9 mil rpm e não sobe, as vezes é mais do que 9 mil e as vezes é na casa de 6 mil giros.
As vezes a moto morre, em marcha lenta e quando estou na pista o farol dela começa a piscar parecendo que dei luz alta.
E tem hora que ela demora pra dar check, tem que apertar o stop e desapertar, abaixar e subir o pezinho...
Diante desses problemas eu tenho 2 hipóteses.
O sensor do pezinho esta sujo, pode ser ele um dos responsáveis dela morrer em marcha lenta
A bateria é de gel e, incrivelmente, esses dias ela estava com aquele plastico de não remova com 2 buracos abertos (o que faz evaporar o liquido), aí ela não dava nem partida se deixasse ela 3 dias parada. Aí coloquei agua deionizada na bateria e voltou ao normal. Porém, começou a vazar agua da bateria (talvez por excesso ou pela má vedação daquele plastico).
Talvez seja um dos fatores da falhação que citei que da em algumas vezes e do farol piscar de tempos em tempos.
Alguma sugestão?
Agradeço!
LG Lelis- Participante
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Idade : 34
Data de inscrição : 12/05/2014
Re: bandit falhando as vezes
Penso que possa ser o retificador que também é regulador! hora mandou carga demais e avariou a bateria e hora esta mandando carga de menos e descarregando a mesma,de qualquer forma,vale a pena testa-lo! fica ai a minha impressão. abraços e boa sorte.
Bellizzi- Participante
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Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
Re: bandit falhando as vezes
Bellizzi escreveu:Penso que possa ser o retificador que também é regulador! hora mandou carga demais e avariou a bateria e hora esta mandando carga de menos e descarregando a mesma,de qualquer forma,vale a pena testa-lo! fica ai a minha impressão. abraços e boa sorte.
Agradeço a resposta!
Pensei tambem que possa ser o retificador, vou testá-lo com multimetro. Se for ele, eu vi que tem um recall de retificador da Suzuki que eu não fiz
LG Lelis- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 12/05/2014
Re: bandit falhando as vezes
isso....boa sorte ai.abraços
Bellizzi- Participante
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Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
Re: bandit falhando as vezes
Bellizzi escreveu:isso....boa sorte ai.abraços
Acabei medindo aqui brevemente com multímetro e chegou a extremos 16V!
Seria então esse o problema? Pelo menos da pra ir no recall e trocar o retificador se nenhum custo
LG Lelis- Participante
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Idade : 34
Data de inscrição : 12/05/2014
Re: bandit falhando as vezes
Não é bem assim,tem que ver a leitura na marcha lenta e acelerando,não me lembra qual a voltagem que tem que dar......tenho certeza que quem pode te ajudar melhor é berlindo! o meu quando deu defeito e medi marcava 11v e mesmo acelerando! fiquei garrado a 110 km da minha casa.....não gosto nem de lembrar......mande uma MP para berlindo,abraços
Bellizzi- Participante
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Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
Re: bandit falhando as vezes
Tô por aqui! kkk
Acima de 14,5 é problema. Pode encostar a moto e ir atrás do retificador, pois é um risco andar com essa voltagem assim.
Testes q vc pode fazer:
1 - Com a moto desligada, medir resistência entre os enrolamentos do estator. São 3 polos, meça entre eles, deve apresentar algo em torno de 0,2 ohms;
2 - Com a moto desligada, medir condutância entre os polos e a carcaça do motor. Deve apresentar 1 ou infinito, o que quer dizer que não há condução, ou seja, não está em curto com a carcaça
3 - Com a moto ligada, medir tensão alternada nos polos do estator, deve apresentar em torno de 25V na lenta, até 75~80V por volta de 5000 rpm;
4 - Com a moto ligada, conector estator-retificador novamente plugado, medir tensão na bateria, como você fez, deve apresentar 12,5V na lenta e no máximo 14,5V @ 5000 rpm.
Acima de 14,5 é problema. Pode encostar a moto e ir atrás do retificador, pois é um risco andar com essa voltagem assim.
Testes q vc pode fazer:
1 - Com a moto desligada, medir resistência entre os enrolamentos do estator. São 3 polos, meça entre eles, deve apresentar algo em torno de 0,2 ohms;
2 - Com a moto desligada, medir condutância entre os polos e a carcaça do motor. Deve apresentar 1 ou infinito, o que quer dizer que não há condução, ou seja, não está em curto com a carcaça
3 - Com a moto ligada, medir tensão alternada nos polos do estator, deve apresentar em torno de 25V na lenta, até 75~80V por volta de 5000 rpm;
4 - Com a moto ligada, conector estator-retificador novamente plugado, medir tensão na bateria, como você fez, deve apresentar 12,5V na lenta e no máximo 14,5V @ 5000 rpm.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: bandit falhando as vezes
ta ai o,quem sabe sabe....kkkkkkkkkk
Bellizzi- Participante
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Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
Re: bandit falhando as vezes
Berlindo escreveu:Tô por aqui! kkk
Acima de 14,5 é problema. Pode encostar a moto e ir atrás do retificador, pois é um risco andar com essa voltagem assim.
Testes q vc pode fazer:
1 - Com a moto desligada, medir resistência entre os enrolamentos do estator. São 3 polos, meça entre eles, deve apresentar algo em torno de 0,2 ohms;
2 - Com a moto desligada, medir condutância entre os polos e a carcaça do motor. Deve apresentar 1 ou infinito, o que quer dizer que não há condução, ou seja, não está em curto com a carcaça
3 - Com a moto ligada, medir tensão alternada nos polos do estator, deve apresentar em torno de 25V na lenta, até 75~80V por volta de 5000 rpm;
4 - Com a moto ligada, conector estator-retificador novamente plugado, medir tensão na bateria, como você fez, deve apresentar 12,5V na lenta e no máximo 14,5V @ 5000 rpm.
Agradeço muito a resposta! Iria mandar a mp mas você foi mais rápido hahaha
Fiz agora os testes com um multimetro não lá dos bons mas acho que com certeza você vai ver o mesmo culpado que eu : retificafor
Teste 1: tetei e deu aproximadamente 0.12 ohms entre os polos. Dado que o multimetro não e la essas coisas creio estar normal
Teste 2: fiz um teste de resistencia ja que a condutância é o seu inverso e nela deu infinita. Ok também
Teste 3; em lenta deu aprox 23v e em mais ou menos 5 mil rpm deu em torno de 72v. Também ok
Teste 4: ao acelerar perto dos 5 mil rpm a tensão na bateria chegou a extremos 17v.
LG Lelis- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 12/05/2014
Re: bandit falhando as vezes
Cara ranca fora esse retificador urgente. Ele deve ter sido reformado, tá cheio de retificador reformado assim, ou passando alternada para bateria ou gerando sobrecarga de tensão. Isso danifica a bateria (por isso ela tá "fritando") e em caso extremo pode foder com sua ECU e aí meu amigo, senta e chora.
Confere se sua moto está na lista do recall aqui: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/ ou nos editais de recall dentro do site da Suzuki. Eles irão trocar mesmo que o retificador não seja mais original.
Não recomendo você andar com a moto, pelos riscos acima.
Confere se sua moto está na lista do recall aqui: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/ ou nos editais de recall dentro do site da Suzuki. Eles irão trocar mesmo que o retificador não seja mais original.
Não recomendo você andar com a moto, pelos riscos acima.
Berlindo- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: bandit falhando as vezes
Berlindo escreveu:Cara ranca fora esse retificador urgente. Ele deve ter sido reformado, tá cheio de retificador reformado assim, ou passando alternada para bateria ou gerando sobrecarga de tensão. Isso danifica a bateria (por isso ela tá "fritando") e em caso extremo pode foder com sua ECU e aí meu amigo, senta e chora.
Confere se sua moto está na lista do recall aqui: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/ ou nos editais de recall dentro do site da Suzuki. Eles irão trocar mesmo que o retificador não seja mais original.
Não recomendo você andar com a moto, pelos riscos acima.
Olhei nesse site aqui: https://suzukimotos.com.br/recall/
e o chassis ta dentro dos extremos dos chassis da bandit 650. Basta ligar la e agendar?
LG Lelis- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 12/05/2014
Re: bandit falhando as vezes
Isso, dá uma ligada na concessionária antes para ver se eles te passam alguma instrução diferente.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: bandit falhando as vezes
Berlindo escreveu:Isso, dá uma ligada na concessionária antes para ver se eles te passam alguma instrução diferente.
liguei la e os caras tem uma burocracia meio chata. Tenho que ir la assinar uns papeis pra aprovarem o recall pra depois eu levar a moto la, mas farei isso essa semana.
Agradeço a todos!
LG Lelis- Participante
-
Idade : 34
Data de inscrição : 12/05/2014
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