CALIBRADOR DE PNEU DE POSTO DE GASOLINA
+13
ari
vytor
Wellington
Jesus
GHERI
André Quadros
DomMarco
Juan
exec
ata.jb
Fuchs
gregory.rp8
YUJI
17 participantes
Página 1 de 1
CALIBRADOR DE PNEU DE POSTO DE GASOLINA
Como vou saber se a calibragem dos pneus está correta?
Fiquei nessa dúvida depois que fui calibrar os pneus do meu carro no Extra de S. André.
Lá tem 2 calibradores e só de curiosidade fui conferir se acusavam mesma pressão.
Surpresa: houve diferença de 5lb entre os 2 calibradores.
Reclamei p/ a gerência, mas fez cara de pouco caso e falou que ia mandar verificar...
Mas toda vez que eu ia lá o problema persistia... agora vou ao Posto Carrefour, mas a dúvida continua...
Tem algum calibrador que seja confiável ???
Fiquei nessa dúvida depois que fui calibrar os pneus do meu carro no Extra de S. André.
Lá tem 2 calibradores e só de curiosidade fui conferir se acusavam mesma pressão.
Reclamei p/ a gerência, mas fez cara de pouco caso e falou que ia mandar verificar...
Mas toda vez que eu ia lá o problema persistia... agora vou ao Posto Carrefour, mas a dúvida continua...
YUJI- Participante
-
Re: CALIBRADOR DE PNEU DE POSTO DE GASOLINA
YUJI escreveu:Como vou saber se a calibragem dos pneus está correta?
YUJI,
Toda CC tem um desses, eu tb tinha um mais perdi na mudança.. Acho que ele é bem proximo da realidade!
http://www.cobequi.com.br/loja/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_861_461.jpg
Espero ter ajudado,
Abraços
gregory.rp8- Participante
-
Esse Calibrador de Pneus MS-13 60PSI custa R$ 94,49.
Vou garimpar outras alternativas.
D qquer forma tá valendo.
Abs.
YUJI- Participante
-
nao tenho como aferir, mas eu presto mta atencao ao comportamento da minha moto. 2 libras a menos sao suficientes pra mudar completamente o comportamento da moto, mesmo em curvas leves e baixa velocidade. Isso eu percebia na GS500 e agora na 750F é ainda mais acentuado.
calibro sempre no mesmo posto, que percebo q fica estavel, e sempre com pneus frios
calibro sempre no mesmo posto, que percebo q fica estavel, e sempre com pneus frios
Fuchs- Participante
-
Eu senti essa dificuldade na pele tbm. Calibrava em um posto BR perto da minha casa. Como ando sem garupa, é sempre 36lb nos dois (diant e tras), semanalmente.
Daí, certa vez fui calibrar em um outro posto e qdo coloquei a mangueira, registrou 43lb nos dois. Pensem no susto que tomei.
Pra tirar a dúvida, depois fui em outro posto por indicação do meu pai. A calibragem estava nas 34lb, dentro do esperado, já que tinha rodado 1 semana.
Nem passo mais no outro. Indicar 36lb e calibrar 43lb é foda!!
Daí, certa vez fui calibrar em um outro posto e qdo coloquei a mangueira, registrou 43lb nos dois. Pensem no susto que tomei.
Pra tirar a dúvida, depois fui em outro posto por indicação do meu pai. A calibragem estava nas 34lb, dentro do esperado, já que tinha rodado 1 semana.
Nem passo mais no outro. Indicar 36lb e calibrar 43lb é foda!!
ata.jb- Participante
-
aqueles compressores de tomada 12v pra carro.... q tem pra vender na americanas por menos de 100reais.... será que conseguem calibrar as 42libras da moto com garupa?
http://www.americanas.com.br/AcomProd/17278/1828928
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4663/35/310/mini-compressor-de-ar-110v-160psi-14hp (este parece melhor)
http://www.dutramaquinas.com.br/produto/default.asp?secaoID=0&produtoID=12018
http://www.americanas.com.br/AcomProd/17278/1828928
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4663/35/310/mini-compressor-de-ar-110v-160psi-14hp (este parece melhor)
http://www.dutramaquinas.com.br/produto/default.asp?secaoID=0&produtoID=12018
exec- Participante
-
se vc andou com a moto mais de 3 km o próprio calor do asfalto mais o atrito do pneu já alteram a calibragem isso é normal... agora como no caso do colega a cima ele calibrou em um e no mesmo posto calibrou em outro e deu diferença aí complica mesmo
Juan- Participante
-
Já me falaram que o mais certo é aquele cilindro de metal que muitos borracheiros ainda usam.
DomMarco- Participante
-
Não confio nos calibradores de pressão de postos de gasolina. A maioria encontra-se descalibrado. Já cheguei a encontrar erros de até 10 psi. Ando sempre com meu cálibre em baixo do banco e confiro a pressão por ele. Vc tb precisa ter certeza que seu cálibre está calibrado.
Tenho um modelo desse tipo: http://user.img.todaoferta.uol.com.br/V/X/K2/6EHABJ/1227288913355_bigPhoto_1.jpg
Acho que é bem compacto e depois de calibrado apresenta melhor conservação da calibração.
Uma maneira simples de vc "calibrar" um cálibre é compará-lo contra outro que esteja calibrado.
Tenho um modelo desse tipo: http://user.img.todaoferta.uol.com.br/V/X/K2/6EHABJ/1227288913355_bigPhoto_1.jpg
Acho que é bem compacto e depois de calibrado apresenta melhor conservação da calibração.
Uma maneira simples de vc "calibrar" um cálibre é compará-lo contra outro que esteja calibrado.
André Quadros- Participante
-
aproveitando o topico, como sei pressão correta? compre a moto faz menos de 1 mês e não sei qual é a calibragem. ta escrito no pneu? no manual?
Convidad- Convidado
nice feelingFuchs escreveu:nao tenho como aferir, mas eu presto mta atencao ao comportamento da minha moto. 2 libras a menos sao suficientes pra mudar completamente o comportamento da moto, mesmo em curvas leves e baixa velocidade. Isso eu percebia na GS500 e agora na 750F é ainda mais acentuado.
virei seu fã cara, 2 libras?????
GHERI- Participante
-
capello escreveu:aproveitando o topico, como sei pressão correta? compre a moto faz menos de 1 mês e não sei qual é a calibragem. ta escrito no pneu? no manual?
Na minha moto, as calibragens estão na capa da corrente e no carro, só no manuel.
Abs.
YUJI- Participante
-
DomMarco escreveu:Já me falaram que o mais certo é aquele cilindro de metal que muitos borracheiros ainda usam.
Está certíssimo, custo menos que R$30,00 e muito mais prático.
Jesus- Participante
-
Compra uma bombinha dessas do paraguay que são ligadas na tomada do carro, e um medidor de pressão em uma loja de ferragens.
Então sempre terá com aferir a pressão por no mínimo três maneira!!
Valew
Então sempre terá com aferir a pressão por no mínimo três maneira!!
Valew
Wellington- Participante
-
GHERI escreveu:nice feelingFuchs escreveu:nao tenho como aferir, mas eu presto mta atencao ao comportamento da minha moto. 2 libras a menos sao suficientes pra mudar completamente o comportamento da moto, mesmo em curvas leves e baixa velocidade. Isso eu percebia na GS500 e agora na 750F é ainda mais acentuado.
hahaha
nao é tao dificil. uso a moto todo dia e presto mta atencao no comportamento dela
com o tempo fica facil identificar qquer diferença nela, por menor q seja
Fuchs- Participante
-
YUJI escreveu:capello escreveu:aproveitando o topico, como sei pressão correta? compre a moto faz menos de 1 mês e não sei qual é a calibragem. ta escrito no pneu? no manual?
Na minha moto, as calibragens estão na capa da corrente e no carro, só no manuel.
Abs.
valeu YUJI, eu não tinha notado heheh....abraço!
Convidad- Convidado
Fuchs escreveu:GHERI escreveu:nice feelingFuchs escreveu:nao tenho como aferir, mas eu presto mta atencao ao comportamento da minha moto. 2 libras a menos sao suficientes pra mudar completamente o comportamento da moto, mesmo em curvas leves e baixa velocidade. Isso eu percebia na GS500 e agora na 750F é ainda mais acentuado.
hahaha
nao é tao dificil. uso a moto todo dia e presto mta atencao no comportamento dela
eu tbm sinto....
e nem ando tanto com a moto...
mas se prestarmos atencao soh nisso... dah pra ver a diferenca...
muda mto a tocada...
dependendo da calibragem fica facil de curvar, ou... vc tem q brigar com a moto...
vytor- Moderador
-
vytor escreveu:eu tbm sinto....Fuchs escreveu:hahahaGHERI escreveu:nice feelingFuchs escreveu:nao tenho como aferir, mas eu presto mta atencao ao comportamento da minha moto. 2 libras a menos sao suficientes pra mudar completamente o comportamento da moto, mesmo em curvas leves e baixa velocidade. Isso eu percebia na GS500 e agora na 750F é ainda mais acentuado.
e nem ando tanto com a moto...
mas se prestarmos atencao soh nisso... dah pra ver a diferenca...
muda mto a tocada...
dependendo da calibragem fica facil de curvar, ou... vc tem q brigar com a moto...
Dá pra sentir a diferença na moto quando a calibragem varia mais de 2 ou 3 libras. A primeira curva que se faz fica "quadrada" se estiver baixa e se estiver alta, parece que a frente quer escorregar...... Isso depende um pouco da moto e da regulagem das suspensões.......
Na B6, uso 33 na frente e 36 atras. Se houver variação de 3 libras, vai dar quase 10% de variação na calibraçã, o que é muita coisa.......
-
Segundo o manual a calibragem correta da gsx r 1000 é 42 atras e 36 na frente.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/845/wqx1.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/845/wqx1.jpg/
Convidado- Convidado
Eu sofro demais com isso também, aqui na minha cidade só tem 2 lugares com calibrador, 2 postos... e quando não estão calibrando errado, tão quebrados.
Ai tem que apelar pra aquele velho borracheiro.
Um amigo meu tem um feeling da moto fenomenal. Uma vez eu, ele e outro amigo estávamos calibrando as motos e na zueira, colocamos 2psi a mais na dele sem ele ver, com menos de 50 metros rodados ele começou a olhar pra moto, balançar a cabeça e a reclamar que o pneu tava cheio demais !!
Ai tem que apelar pra aquele velho borracheiro.
Um amigo meu tem um feeling da moto fenomenal. Uma vez eu, ele e outro amigo estávamos calibrando as motos e na zueira, colocamos 2psi a mais na dele sem ele ver, com menos de 50 metros rodados ele começou a olhar pra moto, balançar a cabeça e a reclamar que o pneu tava cheio demais !!
Cocomoto- Participante
-
Façam um teste simples. Calibrem o pneu nestes aparelhos de posto de gasolina. Assim que apitar, tire o bico e coloque de novo. Em 99% dos calibradores, ele vai encher mais um pouco e vai apitar, não importando quantas vezes você repita isso.
Não faz sentido...
Não faz sentido...
Padumi- Participante
-
Quando você acopla a mangueira do calibrador na válvula do pneu, a mangueira e o fole do manômetro são pressurizados pelo ar do pneu - daí a pequena queda da pressão do pneu. E quanto menor for o pneu e maior for a mangueira, maior a queda de pressão.Padumi escreveu:Façam um teste simples. Calibrem o pneu nestes aparelhos de posto de gasolina. Assim que apitar, tire o bico e coloque de novo. Em 99% dos calibradores, ele vai encher mais um pouco e vai apitar, não importando quantas vezes você repita isso.
Não faz sentido...
Última edição por Sérgio Santiago em Qui 26 Set 2013, 15:17, editado 1 vez(es)
Sérgio Santiago- Participante
-
Rapaz,
Já ouvi bons relatos desse daqui, e tá com o preço ótimo tb!
http://www.extra.com.br/automotivo/Motos/AcessoriosparaMotos/Medidor-de-Pressao-Digital-p-Pneus-Schulz-Air-Plus-Vermelho-320383.html
Já ouvi bons relatos desse daqui, e tá com o preço ótimo tb!
http://www.extra.com.br/automotivo/Motos/AcessoriosparaMotos/Medidor-de-Pressao-Digital-p-Pneus-Schulz-Air-Plus-Vermelho-320383.html
Andrew.moj- Participante
-