Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

+13
aborgescoutinho
ALEXCARIOCA
José Ricardo
Augusto Cezar
exec
Paulão
AleDiener
CHARLÃO SUZUKA INDAIATUBA
Berlindo
lucas.sorocaba
Kokimoto
Wil
Rosalvo
17 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por Rosalvo Dom 11 Jul 2010, 19:36

Relembrando a primeira mensagem :

Como vão Todos?

Tô encafifado c/ uma coisa ... a XT em 4 anos e 42 mil km, nunca precisou completar o líquido de refrigeração.
Troquei o líquido da XT c/ 33mil km e tudo ok até hoje.

Já minha Bandit nunca fica no nível marcado no reservatório ...
tá sempre abaixo ...
se eu completo ela bota prá fora pelo dreno ...

Dei uma estudada hoje no manual, inspecionei superficialmente todo o sistema, painel, relés, ventoinha, tubos etc.
Parece tudo ok!

Completo o nível, ligo a moto, ela esquenta, liga a ventoinha ...
o nível vai subindo no reservatório e pronto ...
joga fora parte do líquido pelo dreno ...
desliga a ventoinha ...
continua trabalhando ..
pára de vazar ...
liga novamente a ventoinha ...
joga fora parte do líquido pelo dreno ...
e o nível "some" literalmente ...
(isso parada no cavalete central)
(nunca ascendeu a luz da temperatura)

Isto será normal? Receio que não ...

Pode ser ar no sistema?
Pode ser algum problema mais grave?
O que vcs acham?

Alguém já passou por isso?
Com a de vcs é parecido ou diferente?
Já olharam o nível da de vcs?
(arrumei problema prá alguém? he, he, he)
Rosalvo
Rosalvo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo


Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por José Ricardo Ter 20 Out 2015, 13:56

Sim Alex , esse procedimento se faz em todas as suzuki...agora esse procedimento que descrevi se faz quando a moto ferve e vaza o líquido de arrefecimento ou quando ele fica jogando para fora sempre quando o motor esquenta... Li seu tópico ,no seu caso vc disse ela não vaza? , mas ela da nível no reservatório ? . Todo motor fica bem quente e se jogar água vai evaporar mesmo, e vc já tentou medir a temperatura do motor? Tenta medir a temperatura com algum termômetro, existe uns que são infra vermelho e parece um revólver , o motor quente da sua moto não pode passar dos 100 graus , se passar já seria um problema de temperatura , mas se ela não ferve e quando está fria liga normal seu motor não estragou nem fundiu...vc já conferiu se a bomba de combustível está boa?retificador de corrente?
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por ALEXCARIOCA Ter 20 Out 2015, 14:22

José,
Primeiramente obrigado pelo apoio, quanto a temperatura do motor eu não medi e nem sei como fazer, aqui na minha cidade não tem mecânica especializada nestas motos grandes e nem sei se eles teriam o aparelho para medir isto, quanto a bomba de combustível e o retificador de corrente iriam influenciar no superaquecimento de minha Srad 750cc ano 2000?

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por ALEXCARIOCA Ter 20 Out 2015, 14:25

A propósito ela não vaza e nem fica abaixo do nível no reservatório quando superaquece e descarregada momentaneamente a bateria.


ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por José Ricardo Ter 20 Out 2015, 15:53

Primeiro vc tem que ver se sua moto está aquecendo,na bandit por não ter marcador no painel, colei um termômetro de aço inox com cola de silicone preta de junta de motor com braçadeiras de plástico ,tem que ficar encostado no radiador na parte que não tem as alhetas,ele é super preciso e mede tanto para mais quanto para menos temperatura muito rápido.Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 348omsy
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por José Ricardo Ter 20 Out 2015, 15:57

Só digitar no (Google imagem)termômetro de aço inox,que tem. Vários modelos ,o meu vai de -10 a 110 graus Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 21jy59t
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por Rosalvo Ter 20 Out 2015, 16:02

Quando tive problemas no líquido de refrigeração foi exclusivamente ar no sistema.
A tampa estava boa, revisei, verifiquei, limpei mas não troquei e não tive mais problemas.

Caso tenha que trocar ou fique na dúvida (melhor trocar, kkkkk) existem tampas alternativas que são a mesma usada em carros com o preço bem mais em conta.
Rosalvo
Rosalvo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por ALEXCARIOCA Ter 20 Out 2015, 16:08

OK, a partir de qual temperatura que é ANORMAL? e se tiver, possivelmente tem que trocar que peça?

quanto a bomba de combustível e o retificador de corrente iriam influenciar no superaquecimento de minha Srad 750cc ano 2000?

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por José Ricardo Ter 20 Out 2015, 16:35

Agora tirando a dúvida do aquecimento , porque acho difícil ser aquecimento pois sua moto tem fluido no radiador e no reservatório de espancao e ela não ferve e nem joga pelo ladrao , pode ser o retificador, porque a função dele é receber a energia alternada do alternador e transformá-lá em contínua que é a energia que a parte elétrica inteira da moto usa , inclusive a bomba elétrica , e a bomba elétrica com defeito tem estes sintomas que vc disse , e fica assim até estragar de vez... Agora se sua moto realmente tivesse um problema grave ela nem ligaria quando esfriava...
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por José Ricardo Ter 20 Out 2015, 16:37

Não , a bomba de combustível e o retificador não tem relação com superaquecimento.
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por ALEXCARIOCA Ter 20 Out 2015, 16:47

Ricardo, desculpe mas não entendi, vc diz na penúltima mensagem que pode ser o retificador e nesta ultima mensagem vc informa que a bomba de combustível e o retificador não tem relação com o superaquecimento...

De qualquer forma acho que vou comprar um novo retificador e trocar a bomba de combustível também, o que acha? a propósito não quero gastar muito com um novo retificador original da cc e sim colocar um da Regulatron, Falcon ou CB 500 que parece que servem, tendo que apenas verificar a fiação, correto?

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por José Ricardo Ter 20 Out 2015, 18:35

Alex , é que respondi uma pergunta feita por vc se tinha relação superaquecimento com o retificador e a bomba ,foi uma pergunta anterior. Mas não tem relação.... Eu se fosse vc não compraria sem ter certeza, eu procuraria algum amigo que tem um retificador igual em outra moto ou mesmo em uma oficina ou concessionária e pegava emprestado e faria o teste, se for isso mesmo ai sim compraria um... Agora a bomba de combustível qualquer oficina de moto ou de carro pode tirar do tanque ela para vc e fazer o teste se está boa, é simples. Se vc for meio fussado vc mesmo faz... É só tirar ela debaixo do tanque ,por uma mangueira nela , por um fio positivo e outro negativo , por em uma bateria e pegar um balde por gasolina e ver se ela puxa gasolina do balde e joga no próprio balde por uns minutos.a bomba não pode ser ligada à seco, não ligue ela sem estar no combustível...
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por ALEXCARIOCA Ter 20 Out 2015, 18:39

Obrigado amigo, o que é bom no SOL é que tem pessoas como vc para ajudar os outros apaixonados por motos. Forte abraço!

ALEXCARIOCA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por José Ricardo Ter 20 Out 2015, 19:06

Estou a disposição , abraço .
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por José Ricardo Qua 21 Out 2015, 10:18

Alex um teste simples que vc pode fazer para ter certeza se é bomba de combustível ou parte elétrica , é na hora que sua moto esquentar e apagar , Vc pega uma bateria e faz uma chupeta em sua moto e tira uma vela e poe ela próxima de uma parte metálica da moto e aperta o botão de acionamento , se ela soltar sentelha significa que na parte elétrica está bem e ai mais provável que seja na injeção mesmo.👍🏻
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por aborgescoutinho Ter 05 Jan 2016, 16:11

exec escreveu:Alguem sabe que mangueira é essa?

abrasss

exec

Galera, o problema de vazamento do liquido de arrefecimento da minha moto foi sanado.. Abaixo as ações que sanaram o problema:
1)Retirada do liquido de arrefecimento velho, limpeza do radiador e colocamos o motul motocool + mocool;
2)Limpeza da tampa original e remoção de pequenas sujeiras e detritos com estilete, jato de ar e óleo WD40;
3)Remoção de uma das mangueiras de retorno do tanque de expansão - O procedimento foi realizado em concessionária autorizada Suzuki(imagem da mangueira anexada a msg);
4) Remoção do ar do sistema, ligando a moto com a tampa do radiador aberta, depois sangrando perto do pinhão.. etc;
Agora a motinha ta que é uma beleza!

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 34yp442
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por rafael.sul Ter 05 Jan 2016, 16:57

Posso afirmar que somente a remoção do ar ou inspeção da tampa ja resolveria, com a alteração dos tubos o liquido não vai sair pelo ladrão mesmo e se não for feita a retirada do ar do sistema corretamente poderia a moto trabalhar com uma temperatura maior e sem apresentar "vazamento pelo ladrao"
rafael.sul
rafael.sul
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por aborgescoutinho Ter 05 Jan 2016, 17:16

rafael.sul escreveu:Posso afirmar que somente a remoção do ar ou inspeção da tampa ja resolveria, com a alteração dos tubos o liquido não vai sair pelo ladrão mesmo e se não for feita a retirada do ar do sistema corretamente poderia a moto trabalhar com uma temperatura maior e sem apresentar "vazamento pelo ladrao"

Pra ser honesto eu torci o nariz qdo o chefe dos mecânicos disse q ia retirar a mangueira... Mas como era a maior concessionária Suzuki da cidade, deixei pra ver o que acontecia... Retiramos todo o ar(dessa vez eu até participei), sangramos na bomba, ligamos com a tampa aberta... etc... depois testamos algumas vezes.. A ventoinha demora uns 10 min pra ligar e qdo liga demora uns 40 segundos pra desligar... A moto parada o nível do reservatório esta na metade, ela quente vai um pouco acima do F.... Mas estou atento, qualquer problema de super aquecimento já vou na concessionária, afinal, se eles não souberem o q estão fazendo, quem saberá? Mas quinta feira vai rolar um encontro lá ai vou comentar sobre essa possibilidade de super aquecer... Ah um ponto interessante é que foram de fato colocados 3.300 ml de liquido no radiador.. .ao menos fico tranquilo e sei q não esta operando com falta d liquido(espero kkkk)
Valeu brotha
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por aborgescoutinho Ter 05 Jan 2016, 18:09

O pessoal que retirou a mangueira próx ao tanque de expansão pode confirmar pra gente se enfrentou algum problema de super aquecimento?
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por rafael.sul Qua 06 Jan 2016, 14:15

Isso ai aborges, eu acredito sim que seu problema tenha sido resolvido porem o que eu estava falando é que talvez não precisa-se da metade do que fizeram, mais vamos pensar pelo lado o bom o do problema resolvido.Acredito eu que o que faltou para você deve ter faltado pra mim fazer antes de eu resolver o da minha que é tirar TODO ar do sistema, o sistema com ar ele aumenta a pressão e o liquido expande mais do que deve e por SEGURANÇA a o ladrão , agora eu te pergunto se entrar ar no sistema da tua moto denovo para onde ele vai jogar essa pressão?!?! em algum lugar ela vai ter que aliviar...abraço.
rafael.sul
rafael.sul
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por aborgescoutinho Qua 06 Jan 2016, 14:44

rafael.sul escreveu:Isso ai aborges, eu acredito sim que seu problema tenha sido resolvido porem o que eu estava falando é que talvez não precisa-se da metade do que fizeram, mais vamos pensar pelo lado o bom o do problema resolvido.Acredito eu que o que faltou para você deve ter faltado pra mim fazer antes de eu resolver o da minha que é tirar TODO ar do sistema, o sistema com ar ele aumenta a pressão e o liquido expande mais do que deve e por SEGURANÇA a o ladrão , agora eu te pergunto se entrar ar no sistema da tua moto denovo para onde ele vai jogar essa pressão?!?! em algum lugar ela vai ter que aliviar...abraço.

Vai pelo ladrão que fica no topo do tanque de expansão Smile... Ainda existe uma mangueira na parte superior do tanquinho de expansão que joga no "chão", no mesmo lugar de antes, pra eliminar excesso de liquido e possiveis entradas de ar...
Vou tentar explicar com um desenho...
A foto a esquerda foi o que foi removido da minha moto...
A direita é o manual de serviços que peguei na net... Ali podemos ver o tanque de expansão e as mangueiras;
A mangueira que pintei de vermelho foi removida;
Agora a mangueira que chega do radiador se liga diretamente ao tanque de expansão na esquerda(Fig. X) enviando o liquido quente e vapores;
Da mesma forma na figura Y a mangueira que sai pro ladrão foi ligada diretamente na saída do tanque de expansão, conforme a seta;

O que posso concluir é que:
Se o liquido dilatar ou enviar gases ele vai pro expansão e vai ser jogado fora caso encha o expansão;
Da forma original, se o sistema/tanque de expansão) estivesse sobre pressão(que é a regra) o liquido de arrefecimento em vez de ir pro tanque de expansão, iria direto ser jogado fora;
Pelo que vejo a modificação melhorou o sistema e não, eu não manjo mais que o engenheiro da suzuki, apesar de também ser engenheiro kkkkkkkkk....

Aos entendedores sobre sistemas de arrefecimento, fiquem a vontade pra opinar e desculpem pela imagem "infeliz" kkkk...
Abraços

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 10n56at
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por delphiman Seg 16 Jul 2018, 21:52

aborgescoutinho escreveu:
rafael.sul escreveu:Isso ai aborges, eu acredito sim que seu problema tenha sido resolvido porem o que eu estava falando é que talvez não precisa-se da metade do que fizeram, mais vamos pensar pelo lado o bom o do problema resolvido.Acredito eu que o que faltou para você deve ter faltado pra mim fazer antes de eu resolver o da minha que é tirar TODO ar do sistema, o sistema com ar ele aumenta a pressão e o liquido expande mais do que deve e por SEGURANÇA a o ladrão , agora eu te pergunto se entrar ar no sistema da tua moto denovo para onde ele vai jogar essa pressão?!?! em algum lugar ela vai ter que aliviar...abraço.

Vai pelo ladrão que fica no topo do tanque de expansão Smile... Ainda existe uma mangueira na parte superior do tanquinho de expansão que joga no "chão", no mesmo lugar de antes, pra eliminar excesso de liquido e possiveis entradas de ar...
Vou tentar explicar com um desenho...
A foto a esquerda foi o que foi removido da minha moto...
A direita é o manual de serviços que peguei na net... Ali podemos ver o tanque de expansão e as mangueiras;
A mangueira que pintei de vermelho foi removida;
Agora a mangueira que chega do radiador se liga diretamente ao tanque de expansão na esquerda(Fig. X) enviando o liquido quente e vapores;
Da mesma forma na figura Y a mangueira que sai pro ladrão foi ligada diretamente na saída do tanque de expansão, conforme a seta;

O que posso concluir é que:
Se o liquido dilatar ou enviar gases ele vai pro expansão e vai ser jogado fora caso encha o expansão;
Da forma original, se o sistema/tanque de expansão) estivesse sobre pressão(que é a regra) o liquido de arrefecimento em vez de ir pro tanque de expansão, iria direto ser jogado fora;
Pelo que vejo a modificação melhorou o sistema e não, eu não manjo mais que o engenheiro da suzuki, apesar de também ser engenheiro kkkkkkkkk....

Aos entendedores sobre sistemas de arrefecimento, fiquem a vontade pra opinar e desculpem pela imagem "infeliz" kkkk...
Abraços

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 10n56at


Boa noite pessoal, apenas relembrando e reabrindo o tópico.
Bem interessante o "ajuste" por assim dizer Aborges. Queria aproveitar e perguntar, esse procedimento ainda está ativo em sua Bandit?

Eu tenho uma Bandit 1250 S 2009 e tem apresentado esse detalhe de sempre que saio, ao chegar e estacionar a moto, logo caem algumas gotas e um pouco de líquido de arrefecimento.

Já estão descartados ar no sistema e tampa de pressão (tampa do radiador). São itens já testados e está tudo certo.

Li em outros tópicos que esse procedimento de eliminar algumas mangueiras é oficial da Suzuki, isso está correto mesmo?
Talvez seja algo corretivo assim como o V-mang para a Suzuki V-Strom 1000.

Seria isso nobres, apenas gostaria de confirmar se o procedimento é seguro e ainda estão utilizando. Pois pretendo fazê-lo em minha moto.

Grato desde já.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por Berlindo Ter 17 Jul 2018, 10:00

Cara não tem nada a ver a V-Mang da VStrom, que é na mangueira de vácuo do segundo cilindro.

Esse procedimento que foi feito é uma gambiarra da porra. Se eu bem entendi, não deixa ladrão para escapar o excesso de aditivo, o que é uma besteira, para ñ dizer outra coisa.

Se cai algumas gotas, tem algo de errado sim! O certo é não vazar nada e da forma que é montado o circuito, ele é fechado, o líquido se mantém lá dentro salvo se houver excesso ou ferver (pra isso serve o expansão).
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por delphiman Ter 17 Jul 2018, 10:29

Berlindo escreveu:Cara não tem nada a ver a V-Mang da VStrom, que é na mangueira de vácuo do segundo cilindro.

Esse procedimento que foi feito é uma gambiarra da porra. Se eu bem entendi, não deixa ladrão para escapar o excesso de aditivo, o que é uma besteira, para ñ dizer outra coisa.

Se cai algumas gotas, tem algo de errado sim! O certo é não vazar nada e da forma que é montado o circuito, ele é fechado, o líquido se mantém lá dentro salvo se houver excesso ou ferver (pra isso serve o expansão).

Olá Berlindo, tranquilo?
Eu sei que o V-Mang não tem nada a ver com o sistema de arrefecimento. Foi apenas uma menção a outro procedimento corretivo para uma moto da Suzuki.
Se o amigo ler o que escrevi verá que não disse que um procedimento é igual ao outro. Foram exemplos.

Quanto ao sistema de arrefecimento, não posso dizer que a solução é uma gambiarra, pois outros motos o esquema é exatamente assim. O respiro ladrão é somente no reservatório de expansão, não há canais alternativos para a água sair. Se houver excesso de pressão, o reservatório de expansão enche e sai pela mangueira de respiro (ladrão).



delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por Berlindo Ter 17 Jul 2018, 13:05

Ah boa, mal aí.

Mas não entendi...tem ou não o ladrão? São dois os ladrões? Um direto vindo da boca do radiador e outro exclusivo para o reservatório?

Pq no seu caso, pode ser até um mal posicionamento de um dos ladrões, onde ele deveria devolver o vapor para o reservatório, mas por alguma curvatura, faz pingar.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por delphiman Ter 17 Jul 2018, 14:17

Buenas Berlindo, tranquilo amigo velho.

Formato padrão:

Por padrão, na Bandit, tem um ladrão apenas, porém ele é alimentado por dois canais. Sai uma mangueira direto do bocal de alimentação do fluído de arrefecimento (onde temos a válvula termostática). Essa mangueira recebe um Y. Deste Y saem duas mangueiras. Uma vai para o reservatório de expansão e outra para outro conector em Y novamente.

Deste segundo Y é ligada a mangueira do ladrão do reservatório de expansão e da que sai diretamente do bocal de alimentação do fluído.

Desta forma teremos um "ladrão" que é alimentado por dois caminhos.

Novo modelo:

Com a sugestão proposta, que alguns dizem que é uma determinação oficial da Suzuki (eu não posso confirmar isso), a mangueira que sai do bocal de alimentação vai direto para o reservatório de expansão. No topo do reservatório de expansão é ligado a mangueira do ladrão. Se o reservatório de expansão encher demais devido a algum aumento de pressão, sairá pelo ladrão.

Por isso levantei a dúvida se talvez era uma solução oficial e segura de fazer.

No meu caso, eu revisei todas as mangueiras no final de semana. Inclusive fiz a troca do fluído de arrefecimento. Olhei tudo, revisei com manual de serviço. Tudo exatamente como manda o manual. O único teste que notei que funciona é o seguinte:

Se no reservatório de expansão, eu deixar o nível no mínimo, ele não vaza mais e fica ali. No mínimo e/ou um pouco abaixo. Se eu completar até entre o mínimo/máximo pinga novamente. Por isso acredito que tem alguma coisa a ver com essas mangueiras.


Observações:

Apenas a nível de curiosidade, antes da Bandit, eu tinha uma Yamaha FZ6-S, o esquema do arrefecimento era o seguinte. Do radiador, bocal de alimentação, saía uma mangueira e ia direto para o reservatório de expansão. A tampa do reservatório tinha o ladrão (pequena mangueira). Era só isso. Não sei como é esse esquema nas motos da Honda, nas em uma Kawasaki ZX-11 que eu tive era assim também. O ladrão era somente no reservatório de expansão. Não tinha outro local.

Mas grato desde já pelas contribuições.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09 - Página 2 Empty Re: Líquido de refrigeração abaixando - Bandit 650S/09

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos