Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

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Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por Gerson em Ter 06 Abr 2010, 01:40

E ai moçada, dá uma olhada nestes comentarios na comu da CB300 , onde tem um artigo sobre mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros K&N.
Tem um cara que "parece" que sabe o que está falando.

http://www.cb300online.com.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=623&start=0

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por Convidad em Seg 05 Abr 2010, 20:50

Excelente o texto hein? Também acho que esses aparatos não aumentam a potência do motor.

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por R-Carril em Seg 05 Abr 2010, 21:10

Bom, eu uso o filtro esportivo (K&N) somente porque ele é lavável e praticamente vai durar a vida...
mantenho ele sempre limpinho e a motoca fica redonda (senti uma diferença absurda na primeira vez que lavei ele...e sinto sempre que lavo)

em relaçao a ganhar potencia, eu ja tinha ouvido falar que a injeção regularia automaticamente a entrada do ar na mistura...ou seja, com o filtro teoricamente entraria mais ar, mas a injeção misturaria a dose certa....

sei la..


Última edição por R-Carril em Seg 05 Abr 2010, 22:56, editado 3 vez(es)

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por Gerson em Seg 05 Abr 2010, 21:19

Até posso acreditar que as velas Iridium , por terem uma queima constatnte possa ter um diferencial na marcha lenta e em respostas mais rápidas e no caso do Filtro ele deixa mais livre somnete as carburadas...

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por whitedeath em Seg 05 Abr 2010, 22:52

Uma coisa é um filtro de ar K&N em uma SRAD que usa a indução de ar em alta pra aumentar a potencia e outra colocar um K&N em um carro moto que não use esse sistema, nas motos esportivas que tem esses dutos o ganho é notavel agora no resto é jogar dinheiro fora se estiver pensando em potencia, e num adianta falar em teste de dino que nesse caso não tem efeito da indução do ar ok.
Se o filtro der um ganho de 5% em uma CB300 ninguem vai nem saber agora se der isso em uma SRAD 1000 o cara vai notar.
Só pra efeito de nota eu tinha uma MT-03 que tinha filtro de ar, vela iridium e escape original apenas com 1 modificação no miolo, e a minha moto dava 51,8Cv na roda depois dessas modificações sendo que antes era 45,3Cv na roda medido no mesmo dinamometro.

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por RODRIGO B650N em Ter 06 Abr 2010, 09:53

Gerson, este texto é muito interessante.
Estava em duvida se colocava na minha Bandit carburada e agora tenho certeza que posso colocar as velas iridium e o filtro que vai aumentar a potência.
Parabéns pela iniciativa.
Acredito que muitos como eu tinham essa duvida cruel e até hoje não tinham lido um artigo bom assim.

Abraços

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por Hans Blackbullet em Ter 06 Abr 2010, 10:42

Até onde eu sei, a injeção vai calibrar a quantidade de gasolina a ser injetada de acordo com a leitura da quiema dos gases expelidos. Significa que se tiver pouco ar, vai apresentar leitura de mistura rica (pouco ar, muita gasolina). Como consequência, a injeção irá calcular a quantidade correta para obter a proporção de mistura ideal (programada). Ninguém é responsável por mandar ar para o motor, é o pistão que faz pressão negativa e puxa, ou succiona o ar atmosférico. (nos sistemas de forced induction, têem-se o sistema de RAMAIR, como em algumas SS, ou até turbinas..., mas é outro caso). Um filtro esportivo tem os poros mais abertos, num tipo de construção de malha que retém o mesmo tamanho e quantidade de grãos de poeira, mas com uma passagem de fluxo maior. Consequência: com a mesma pressão negativa (vácuo) exercida pelos pistões, se fornece mais quantidade de ar (volume por cm. cúbico). Assim, a queima apresentará inicialmente excesso de ar, e consequentemente pouco combustível. Desta forma, a injeção complementará o faltante em combustível, tendo como resultado maior quantidade de mistura dentro da mesma câmara de combustão, ocasionando uma explosão mais forte, e maior força no motor. O resultado disso tudo se transcreve em: mais força - mais potência - maior consumo. Isto é melhora em todas as faixas de rotação aproveitáveis do motor.
As velas de IRIDIUM propiciam uma queima melhor, centelha mais forte. Isto garante sómente que toda a mistura injetada nos cilindros será queimada. Portanto, estas velas não dão mais potência, mas evitam que se hajam percas.
Abraços
Blackbullet.

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por edgar em Ter 06 Abr 2010, 12:30

o filtro ajuda sem duvida, pq permite mais passagem de ar, oq possibilita vc alimentar melhor.

as velas iridium o grande diferencial dela é o eletrodo ser bem fino, impossível no eletrodo comum que tem um desgaste muito grande.

a ajuda do filtro tanto faz nas carburadas e injetadas, a diferença é que as carburadas o acerto é feito na tentativa e erro, nas injetadas é automático pela sonda.

a minha eu utilizei um analisador de mistura caseiro, que nada mais é do que uma sonda lambda ligada a um hallmeter, mas que poderia ser ligada num multimetro qualquer.

fazendo essas analises posso garantir que as carburadas trabalham sempre ricas em aceleração... pena que não da para analisar com o motor em carga...

mistura ideal apenas em marcha lenta.

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por glauco em Ter 06 Abr 2010, 15:27

Senhores,

não li a matéria, mas tenho conhecimento do assunto. Já falei em outro tópico que tive um marea turbo por 3 anos. Desses 3, 2 ele teve 300cv. E ja fiz muito estudo sobre o assunto. O whitedeath, o hans Blackbullet e o Edgar estão corretos. Para se obter mais potência em um motor a combustão ciclo otto (quatro tempos que equipam os carros e motos), precisa ter mais ar e mais combustivel dentro do motor. Para se obter mais ar, existem algumas maneiras. Ou de forma aspirada, com a pressao negativa dos pistões, como o Hans explicou muito bem, ou de forma forçada, através de turbo compressores ou outros dispositivos semelhantes (ou o sistema SRAD, usado em nossas motos). Como estamos falando de motos que não possuem turbos, então a gente pode aprofundar um pouco mais nesse quesito. Para que se entre mais ar, temos que remover, ou diminuir ao maximo, qualquer obstáculo que exista desde a entrada de ar até a câmara de combustão. Isso quer dizer filtro de ar e "rugas" existentes no cabeçote (fora outros recursos que não vou entrar no mérito, como comando de válvulas e as próprias valvulas). Então, se a gente coloca um filtro de ar que seja menos resistivo à passagem de ar e faz um polimento no cabeçote, por exemplo, o ar irá entrar livremente, fazendo com que o pistão consiga puxar mais ar e, consequentemente, (em motores com injeção), mais combustível será injetado e a potência irá aumentar (já explicaram isso acima tambem). Mas, como falaram, o ganho não é significativo. De qualquer forma, acho que vale a utilização, pois vai sentir a moto um pouco mais elástica, mas, também como já foi dito, vai beber mais, além de ser lavável.

Bom, resumindo, eu disse um monte de coisas que já haviam sido explicados acima... Smile Ta valendo.

Quanto às velas de Iridium, já falaram tudo. Acho que não precisa ser acrescentado mais nada.

Abraço,
Glauco

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por Gil Costa RJ em Ter 06 Abr 2010, 15:42

Além do que já foi tecnicamente explicado acima:

Se chegou a hora de trocar a vela e o filtro, porque não?
A diferença da vela é pequena e, ela dura mais; A do filtro, que dura mais q o original porque é lavavel, não sai mais caro.

Considerando também que as motos de corrida que são cheias de modificações possuem semelhante modificação (pelos menos até final do ano passado era assim... conversando sempre com o pessoal aqui em jacarepagua)

Considerando também que para fazer uma cb300 andar mais... kkk he he he tem como?

Agora no meu caso não estou usando qualquer modificação na central eletrônica da b65ie 2009 apenas a que pode esta sendo feita pela sonda, mas eu não tive aumento de consumo. Esta igual e/ou um pouco melhor.
abs Gil Costa RJ

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por Hans Blackbullet em Ter 06 Abr 2010, 16:41

Bem, realmente, se o motor respira melhor, precisa de menor aceleração para trabalhar na mesma faixa de torque que aquele que não respira direito... o que, teoricamente, se traduz em menor consumo... mas também um motor que respira melhor convida a andar mais, e daí o consumo aumenta...
CAVALO ANDA-CAVALO COME.
hehehehe, não tem moleza não...

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por Pin em Ter 06 Abr 2010, 17:23

Edgar escreveu:o filtro ajuda sem duvida, pq permite mais passagem de ar, oq possibilita vc alimentar melhor.

as velas iridium o grande diferencial dela é o eletrodo ser bem fino, impossível no eletrodo comum que tem um desgaste muito grande.

a ajuda do filtro tanto faz nas carburadas e injetadas, a diferença é que as carburadas o acerto é feito na tentativa e erro, nas injetadas é automático pela sonda.

a minha eu utilizei um analisador de mistura caseiro, que nada mais é do que uma sonda lambda ligada a um hallmeter, mas que poderia ser ligada num multimetro qualquer.

fazendo essas analises posso garantir que as carburadas trabalham sempre ricas em aceleração... pena que não da para analisar com o motor em carga...

mistura ideal apenas em marcha lenta.

Edgar, vc enfiou a sonda dentro do escape? Essa sonda funciona a que temperatura? E em que modo tem que ligar o multimetro pra funcionar? Em Ohs? Se o numero for = 1 então está legal???
A sua voce usou assim pra regular a mistura???
Na sua opnião as velas Iridium podem economizar combustivel...
Parece complicado hein....
Conta mais pra gente!!!

Vamos todos levar nossas carburossauras na oficina do Edgar pra fazer o teste do Oxigenio...

Ps: ja encomendei todos esses itens acima citados...

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por GAS em Ter 06 Abr 2010, 18:10

Pin é pegadista hein, até parece q vc tá ligando pra esse assunto. ehhehe

Mas a sonda no multimetro tem q dar 0,74v como mistura perfeita, se não me engano, pra cima é mais gorda e pra baixo mais pobre, não lembro os numeros exatamente, mas tenho um hall-meter em casa se precisar.

Se vc usar uma sonda de um ou dois fios não vai servir pra nada, vc precisa de uma sonda com resistencia pq ela tem q operar bem quente, e a não ser que vc fure o seu coletor vai precisar de uma sonda de 3 fios (com resistência) pra que ela esquente sozinha e vc tome a medida na ponta do escape.

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por whitedeath em Ter 06 Abr 2010, 18:34

gilcosta_rj escreveu:Além do que já foi tecnicamente explicado acima:

Se chegou a hora de trocar a vela e o filtro, porque não?
A diferença da vela é pequena e, ela dura mais; A do filtro, que dura mais q o original porque é lavavel, não sai mais caro.

Considerando também que as motos de corrida que são cheias de modificações possuem semelhante modificação (pelos menos até final do ano passado era assim... conversando sempre com o pessoal aqui em jacarepagua)

Considerando também que para fazer uma cb300 andar mais... kkk he he he tem como?

Agora no meu caso não estou usando qualquer modificação na central eletrônica da b65ie 2009 apenas a que pode esta sendo feita pela sonda, mas eu não tive aumento de consumo. Esta igual e/ou um pouco melhor.
abs Gil Costa RJ
Sem duvida nenhuma a diferença de valor entre o filtro original e velas para o K&N e Iridium vale muito o investimento

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Re: Mitos ou verdades sobre Velas Iridium e Filtros esportivos

Mensagem por Hans Blackbullet em Ter 06 Abr 2010, 19:29

O pessoal, alguém aeh tem as cotações para:
Velas originais (jogo)= $
Velas Iridium (jogo) = $

Filtro de ar original = $
Filtro de ar K&N = $

Pra gente coferir onde comprar e quanto se economiza?

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