Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Óleos] Mitos e Verdades !!!

+24
Maker
dany.capone
ari
Padumi
eduardo.longo
Parada
gmhage
JCesar GS500
Sérgio Santiago
jadson.sp
danielguiel
Pikes Peak
Daniel H13
Alex@ndre
Cocomoto
Marcelobf
Gordo13
carlosri
IgorMioralli
jhonnyz750
budha74
mirculio
MATHIAS
tiago_pimenta
28 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por tiago_pimenta Qua 27 Nov 2013, 00:24

Bom pessoal, a fim de acabar com a discussão sobre os mitos e verdades sobre os tipos de óleos, km de troca e outros assuntos que envolvam óleos, pedi para um conhecido meu que realmente entende do assunto e que tenha propriedade para falar algo sem achismo, sem teorias de frentista ou qualquer outra coisa só porque ouviu alguém dizendo. Segue abaixo na integra o comentário do rapaz.

Harada escreveu:
Saudações caros colegas!!!

Em relação ao óleo, isso é uma briga que não acaba mais, motivos de brigas entre famílias, divórcios, guerras e por aí vai....

Mas minha opinião em relação à isso é muito simples, eu diria racional, pois muitas vezes os “apaixonados” acabam pecando pelo excesso, o que não deixa de ser um “pecado”, e que por mais que tenha sido cometido com a melhor das intenções (Dessas o inferno está cheio), o preço será cobrado com o tempo, acredite em mim.

Primeiramente, vamos entender para que serve o óleo (essa todo mundo ACHA que sabe), primeira resposta que vem em mente é que o óleo serve para lubrificar o motor, mas essa é apenas uma das três funções do óleo:
1 – Lubrificar (Óbvio)
2 – Refrigerar (Retirar calor da parte superior do motor)
3 – Limpar (Pegar todas as impurezas, como limalhas, que encontrar no caminho e “carregar” para que fique no sistema de filtragem)

Tendo isso em mente, pelo menos ao meu ver, já conseguimos desmistificar a questão da “vantagem” do uso de óleos sintéticos para se aumentar os intervalos de troca, pois sim, os óleos sintéticos custam mais a perder a viscosidade do que os minerais, mas se sujam da mesma forma com as impurezas carregadas (uma parte considerável não fica no filtro), isso além da própria carbonização. Ou seja, aumentando-se o intervalo de troca, mesmo com um óleo que não perca a viscosidade, você terá em seu motor um óleo EXTREMAMENTE SUJO, carregando impurezas de volta a parte superior do motor, onde o dano maior será feito (impurezas ridiculamente pequenas já podem riscar uma camisa, por exemplo)...

Depois disso entendido, penso da seguinte forma, quanto MAIOR a frequência das trocas de óleo, melhor, pois você estará com óleo sempre limpo no motor! Ainda mais se pensarmos em motos, nas quais o óleo além do motor, lubrificam o câmbio e a embreagem, e esses sujam óleo de uma maneira demasiadamente abusiva (inclusive já mencionei anteriormente que esse é justamente o motivo dos períodos de troca de óleo em motos serem inferiores aos de carro, esse excesso de sujeira faz com que tenhamos trocas muito mais frequentes a fim de manter um nível de pureza “saudável”).

Ok, com isso em mente, vamos às especificações (na verdade a mais importante de todas, a viscosidade), existem óleos “Single Grade”, esses são usados principalmente em câmbios e diferenciais (não são recomendados para uso em motores devido à grande variação de temperatura, que faria com que a viscosidade se perdesse), existem óleos “Fuel Efficient”, utilizados apenas para CARROS PREMIUM e em países de clima extremo (muito calor e muito frio ao longo das estações), não vamos nos atentar à eles nesse momento, e por fim os “Multi Grade”, que são os que usamos nos motores de nossos carros e motos, o que poucas pessoas imaginam quando veem o tal “20w40” na embalagem, é que isso não é nada além da designação de temperatura ambiente para o qual o óleo foi projetado.

Abaixo, uma tabela que mostra esses tipo de óleo e suas respectivas temperaturas de funcionamento:

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Oilchartspec

Agora que sabemos disso, fica mais fácil eu explicar por que só uso óleo 20w50 tanto nos carros quanto nas motos, o mesmo é desenvolvido para uso entre temperaturas ambientes de -10°C até 40°C e acima.

Os intervalos de troca devem SEMPRE ser respeitados, não importando qual a viscosidade do óleo ou tipo (mineral, SS, S), pois cada sistema tem uma necessidade e o fabricante do óleo não tem como imaginar todas as situações possíveis e se adequar às mesmas.

As pessoas sempre se perguntam por que as motos da classe 150cc (na sua maioria) pedem troca a cada 1.000Km e e as grandes a cada 3.000km, simples, por que o sistema de filtragem das grande é muito mais eficiente do que os das populares, quem já teve titan sabe que nem filtro de óleo a moto tem, só bomba centrífuga.... E trocar o tipo de óleo NÃO vai fazer com que sua moto “aguente” mais tempo entre as trocas, pois como dito acima, mesmo que se mantenha a viscosidade, o óleo estará “imundo”...

Outro fator que tem que ser levado em consideração, é o tipo de uso da moto, quanto tempo a mesma funcionará na sua rotina e qual será o regime de rpm da mesma, por exemplo, uma motor de autódromo (sempre com o giro lá em cima), vai exigir muito mais do óleo para manter sua viscosidade, do que uma moto de passeio, por outro lado, uma moto de aventura, que funciona por 10hs seguidas, em terreno suspeito, com velocidade baixa e refrigeração prejudicada, também exigirá (até mais na verdade)...

Em relação à isso, com a viscosidade certa, nos resta apenas escolher a melhor marca de óleo para proteger nossos preciosos motores, óleo Lubrax para moto por exemplo, eu não uso nem que me paguem, uma vez, viajando pelo norte Fluminense com um amigo meu (também de VS), e aquela temperatura “amena”, depois de umas 4hs rodando, a moto dele começou a fazer barulho de “válvulas batendo”, paramos para dar uma olhada, o óleo dele parecia água, de tão fino, enquanto isso o Motul 3000 da minha VS parecia que tinha acabado de sair do tubo...

É nítida a diferença quando se troca um óleo medíocre por um de primeira linha, você nota claramente a moto rodando mais “macia e livre”....

Para carros eu sou bem flexível quanto à marca de óleo, para motos, como minha mulher costuma dizer, sou “Xiita”, tem que ser MOTUL!!! Já usei todos que vocês imaginarem, cheguei no MOTUL e parei, isso já faz uns 10 anos, e nunca me arrependi dessa decisão...

Agora, qual MOTUL usar?!?

Para motos “comuns” ou motos de aventura, eu uso e recomendo o MOTUL 3000, inclusive nos casos das de Aventura, que são consideradas de uso Severo, pois o 3000 é mais resistente à longos períodos ininterruptos de utilização que o 5100 ou 7100, mas não aguenta 125.000.000rpm como esses fazem....

Para motos de alto giro (SS’s ou Nakeds Esportivas) eu uso e recomendo o MOTUL 5100, que aguenta muito bem altos giros e é bem resistente à longos períodos de utilização, dos três modelos, ele é o que deixa a moto mais “suave”, com menos vibração e engates de marcha mais macios. Aguenta mais RPM que o 3000 e mais tempo de funcionamento que o 7100...

O MOTUL 7100 é para USO EM COMPETIÇÃO apenas, aguenta RPMs acima do imaginável, contudo, não é indicado para uso por longos períodos, se você for trabalhar com o motor muito quente (como em baixas velocidades por período considerável), suponha-se, cruzar a cidade de SP de ponta a ponta no meio da tarde, o óleo VAI AFINAR! Se você for encarar uma viagem, e mantiver a moto, mesmo que bem refrigerada, funcionando por 4 ou 5 hs direto, também! Ele é o melhor em termos de redução de atrito em alto giro, conseguindo inclusive extrair um pouco mais de potência do motor, mas não foi desenvolvido inicialmente para uso cotidiano, apenas provas de corrida...

Espero ter ajudado!!!!

Obs: Galera, esqueci de mencionar que um dos assuntos que mais me assustam é a “briga” entre MOTUL 5100 e 7100, para mim esse será o estopim que iniciará a 3ª Guerra Mundial, absolutamente NINGUÉM no planeta concorda em nada nesse aspecto....

Por isso digo que tudo o que escrevi foi baseado em tudo o que estudei e todas as (sem exageros) dezenas de testes que já fiz... Se alguém discordar, que apresente argumentos técnicos e não papinho leite-com-pera de “fulano falou”....

Abraxx!
Depois dessa aula, acho que todos poderão decidir qual tipo e marca de óleo colocar e com quantos km irá fazer as trocas.

Pneus e óleos são as coisas mais importantes numa moto, então se quer economizar, esteja cientes dos perigos.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por MATHIAS Qua 27 Nov 2013, 01:05

negativado superficial... tem vários tópicos aqui mais completos... mas blz!

as polêmicas de óleo, marca, contra-esterço sempre vão exister, não tem solução! rs
MATHIAS
MATHIAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 27/07/2009

http://minhocafluorescente.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por mirculio Qua 27 Nov 2013, 07:56

Agregou valor para mim!!!!

So veio pra confirmar ainda mais a minha tese!!! Estou usando o oleo correto!!!!
mirculio
mirculio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 25/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por tiago_pimenta Qua 27 Nov 2013, 08:38

MATHIAS escreveu:negativado superficial... tem vários tópicos aqui mais completos... mas blz!

as polêmicas de óleo, marca, contra-esterço sempre vão exister, não tem solução! rs
Faço das palavras abaixo as minhas...

Harada escreveu:Se alguém discordar, que apresente argumentos técnicos e não papinho leite-com-pera de “fulano falou”....
Cade seus argumentos para dizer que é superficial ? Cadê os tópicos mais completos ? Dizer por dizer ajuda menos ainda !!!
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por budha74 Qua 27 Nov 2013, 09:50

Com relação às impurezas no óleo e os absurdos de algumas marcas de manterem os manuais iguais aos europeus e japoneses quanto aos intervalos de trocas, concordo plenamente, haja vista que já havíamos discutido isso antes em outros tópicos.
Uma coisa que não foi dito aqui no tópico é a chamada "Condição severa de uso", ou seja, como nos carros existe tal diferenciação, nas motos também deveria existir. Quem roda muito parado em congestionamento, quem roda pequenos percursos e já desliga o motor, quem roda por estradas empoeiradas, isso é considerado uso severo. Aqui no Brasil, alguns fabricantes de moto estão acordando para isso, a J. Toledo, por incrível que pareça, é um desses. Reduziu o intervalo de troca de óleo pela metade se comparado ao original dos países desenvolvidos, provavelmente pelas condições climáticas de nosso país e principalmente pela má qualidade do combustível batizado que acaba contaminando o lubrificante. Então, troca aos 3000 já é considerada adequada para uso severo nas Bandit, pois é a metade do intervalo de troca do que o projeto original estipulava Idea 
Harada escreveu:
Em relação à isso, com a viscosidade certa, nos resta apenas escolher a melhor marca de óleo para proteger nossos preciosos motores, óleo Lubrax para moto por exemplo, eu não uso nem que me paguem, uma vez, viajando pelo norte Fluminense com um amigo meu (também de VS), e aquela temperatura “amena”, depois de umas 4hs rodando, a moto dele começou a fazer barulho de “válvulas batendo”, paramos para dar uma olhada, o óleo dele parecia água, de tão fino, enquanto isso o Motul 3000 da minha VS parecia que tinha acabado de sair do tubo...
Quanto a isso, também já rodei por mais de 04 horas seguida com Lubrax Tecno Moto na B12 e não tive qualquer problema com relação a válvulas batendo e já usei Motul 3000 e 5100 na Bandit. O 3000 não gostei, achei as trocas de marchas nitidamente mais duras, já o 5100 e Lubrax Tecno Moto são absolutamente idênticos quanto à impressões.

É nítida a diferença quando se troca um óleo medíocre por um de primeira linha, você nota claramente a moto rodando mais “macia e livre”....
Engraçado que para mim é nítida a impressão que a moto fica mais amarrada e com trocas de marchas piores com o Motul 3000 do que com o Lubrax Tecno Moto ou Motul 5100.

Para carros eu sou bem flexível quanto à marca de óleo, para motos, como minha mulher costuma dizer, sou “Xiita”, tem que ser MOTUL!!! Já usei todos que vocês imaginarem, cheguei no MOTUL e parei, isso já faz uns 10 anos, e nunca me arrependi dessa decisão...
Eu já tive experiência ruim com Castrol em carros e não uso mais. Mudei para Lubrax há anos e nunca mais tive problemas. Nas motos, também utilizo Lubrax, o Essencial (frasco verde) na Intruder 125 e o Tecno Moto (frasco amarelo) na B12. Por tanto ouvi falar no Motul, fui conferir as vantagens dessa linha e utilizei o 3000 (não gostei por ter a impressão de moto amarrada e, nos meus testes em um trecho plano que utilizo nos dois sentidos para diminuir a influência do vento, minha moto perdeu de 10 a 15 km/h naquele local) em relação tanto ao Tecno Moto quanto ao 5100. Como absolutamente não vi diferença entre os Lubrax Tecno Moto e Motul 5100, não vou pagar quase 3x mais caro por um óleo que considero equivalente e ambos sendo de boa qualidade. Eu até poderia pagar isso, como já paguei, porém para que eu me dispusesse a isso teria que ser feito um teste de alta quilometragem, como uma viagem São Paulo-Daytona com um mesmo modelo de moto juntas e cada uma usando uma marca de óleo, daí feita a desmontagem e verificado o impacto nos motores, visto que a única coisa que iria alterar nas condições, seria a marca do óleo, pois gasolina, temperatura, tipo de estrada, etc. seriam as mesmas Wink 
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por jhonnyz750 Qua 27 Nov 2013, 09:55

Ótimas informações.
jhonnyz750
jhonnyz750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por IgorMioralli Qua 27 Nov 2013, 10:10

Ou seja, eu estava certo, Motul 5100 troca entre 3 a 5mil km...

E se vc tem uma SS e acha disperdicio pagar 40~50 reais em um litro de oleo BOM ... eu tenho DÓ da sua moto e acho que voce deveria andar de mobilete #prontofalei =}
IgorMioralli
IgorMioralli
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 16/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por tiago_pimenta Qua 27 Nov 2013, 10:45

budha74, concordo contigo sobre clima e a gasoalcool do nosso Lizarb e por isso que eu acho que 3000 km de intervalo para troca de óleo o ideal.

Quanto a marca de óleos, já usei Mobil, Yamalube e Motul, desses, o Motul para mim foi a que me deu melhor feedback, o Mobil era notório o câmbio ficar ruim depois de uma determinada KM. O Yamalube acontecia menos, mas acontecia também esse problema de engates ruins e dava para ver que o óleo parecia café na hora que tirava, ficava bem fino. Com o Motul já não acontece nada disso, pelo menos não acontece a ponto de ser perceptível.

Particularmente, eu não uso as marcas como Lubrax, Castrol, Havoline (Reza a lenda que o Yamalube era igual a ele só que com roupa de festa) e Mobil, pelo seguinte motivo, do mesmo jeito que tem pneus, macacões de primeira e segunda linha, tem os óleos também.

Não tem como a gente querer comprar a tecnologia embarcada que as empresas maiores empregam nos seus óleos com as empresas de médio/pequeno porte. Lubrax é da Petrobras, empresa nacional que tem 60 anos de existência, Motul é uma empresa Francesa que tem 160 anos de existência. Só 100 anos a mais.

Quando eu tinha a Hornet, usava os Maxxis Presa nela e para mim estava de bom tamanho, para o que eu usava (Nada Racing) ele me servia, só que eu sabia também que eu não podia abusar. Hoje tenho uma moto esportiva que está usando os Pirelli Rosso Corsa, não é um SuperCorsa mas também não é um Maxxis.

Macacões nós temos marcas de primeira linha como Dainese e Alpinestars e macacões de segunda linha como Berik, Texx, todos são feitos de couro, correto ? Para uns Berik e Texx servem, mas não podemos dizer que são iguais, que irão dar a mesma proteção e que comprar um melhor é desperdiço de dinheiro.

Abs.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por tiago_pimenta Qua 27 Nov 2013, 11:10

IgorMioralli escreveu:Ou seja, eu estava certo, Motul 5100 troca entre 3 a 5mil km...

E se vc tem uma SS e acha disperdicio pagar 40~50 reais em um litro de oleo BOM ... eu tenho DÓ da sua moto e acho que voce deveria andar de mobilete #prontofalei =}
De 3 a 5 não, 3 Wink.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por budha74 Qua 27 Nov 2013, 13:46

Tiago, respeito sua opinião, porém discordo de seus argumentos, que são equivalente aos meus, ou seja, impressões pessoais. Então cada um fica com o seu, para que eu mudasse meus conceitos, repito o que disse acima:

Como absolutamente não vi diferença entre os Lubrax Tecno Moto e Motul 5100, não vou pagar quase 3x mais caro por um óleo que considero equivalente e ambos sendo de boa qualidade. Eu até poderia pagar isso, como já paguei, porém para que eu me dispusesse a isso teria que ser feito um teste de alta quilometragem, como uma viagem São Paulo-Daytona com um mesmo modelo de moto juntas e cada uma usando uma marca de óleo, daí feita a desmontagem e verificado o impacto nos motores, visto que a única coisa que iria alterar nas condições, seria a marca do óleo, pois gasolina, temperatura, tipo de estrada, etc. seriam as mesmas Wink 
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por carlosri Qua 27 Nov 2013, 13:53

budha74 escreveu:Tiago, respeito sua opinião, porém discordo de seus argumentos, que são equivalente aos meus, ou seja, impressões pessoais. Então cada um fica com o seu, para que eu mudasse meus conceitos, repito o que disse acima:

Como absolutamente não vi diferença entre os Lubrax Tecno Moto e Motul 5100, não vou pagar quase 3x mais caro por um óleo que considero equivalente e ambos sendo de boa qualidade. Eu até poderia pagar isso, como já paguei, porém para que eu me dispusesse a isso teria que ser feito um teste de alta quilometragem, como uma viagem São Paulo-Daytona com um mesmo modelo de moto juntas e cada uma usando uma marca de óleo, daí feita a desmontagem e verificado o impacto nos motores, visto que a única coisa que iria alterar nas condições, seria a marca do óleo, pois gasolina, temperatura, tipo de estrada, etc. seriam as mesmas Wink 
Salve galera, boa tarde!

Budha, faço minhas suas palavras! Na minha BMW G650GS eu tenho usado só o Lubrax Tecno Moto de 5MKm em 5Mkm e estou achando excelente! Nas minhas ex-Comet e GSX650F eu usava o Motul 3000, mas a BM não gostou muito (cambio duro e motor ruidoso) e eu troquei com menos de 1Mkm e depois só Tecno Moto. A única observação é que troco o filtro em cada troca, pois é de papel e não confio em rodar 10Mkm com ele.

Saudações!
carlosri
carlosri
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por budha74 Qua 27 Nov 2013, 14:09

O filtro sem troco junto, não vou deixar óleo velho e sujo dentro do filtro misturando com óleo novo.
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Gordo13 Qua 27 Nov 2013, 14:44

Ouvi dizer que Motul vem com particulas de adamantium do volverine desenvolvido nos toneis de vinho da cidade de bordeaux na França e que estas particulas regenera o motor seria verdade ou mito?
Gordo13
Gordo13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 11/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Marcelobf Qua 27 Nov 2013, 14:51

tiago_pimenta escreveu:budha74, concordo contigo sobre clima e a gasoalcool do nosso Lizarb e por isso que eu acho que 3000 km de intervalo para troca de óleo o ideal.

Quanto a marca de óleos, já usei Mobil, Yamalube e Motul, desses, o Motul para mim foi a que me deu melhor feedback, o Mobil era notório o câmbio ficar ruim depois de uma determinada KM. O Yamalube acontecia menos, mas acontecia também esse problema de engates ruins e dava para ver que o óleo parecia café na hora que tirava, ficava bem fino. Com o Motul já não acontece nada disso, pelo menos não acontece a ponto de ser perceptível.

Particularmente, eu não uso as marcas como Lubrax, Castrol, Havoline (Reza a lenda que o Yamalube era igual a ele só que com roupa de festa) e Mobil, pelo seguinte motivo, do mesmo jeito que tem pneus, macacões de primeira e segunda linha, tem os óleos também.

Não tem como a gente querer comprar a tecnologia embarcada que as empresas maiores empregam nos seus óleos com as empresas de médio/pequeno porte. Lubrax é da Petrobras, empresa nacional que tem 60 anos de existência, Motul é uma empresa Francesa que tem 160 anos de existência. Só 100 anos a mais.

Quando eu tinha a Hornet, usava os Maxxis Presa nela e para mim estava de bom tamanho, para o que eu usava (Nada Racing) ele me servia, só que eu sabia também que eu não podia abusar. Hoje tenho uma moto esportiva que está usando os Pirelli Rosso Corsa, não é um SuperCorsa mas também não é um Maxxis.

Macacões nós temos marcas de primeira linha como Dainese e Alpinestars e macacões de segunda linha como Berik, Texx, todos são feitos de couro, correto ? Para uns Berik e Texx servem, mas não podemos dizer que são iguais, que irão dar a mesma proteção e que comprar um melhor é desperdiço de dinheiro.

Abs.
Sem embasamento técnico algum.
Dividir 1ª e 2ª linha de lubrificantes e equipamentos apenas na percepção pessoal e preço vai de encontro à proposta do tópico.
Pelo que entendi, há uma clara "forçação" de barra pró Motul em detrimento dos demais comentários positivos relativos a outras marcas.
Desculpe-me pela sinceridade, mas as experiências dos outros participantes do Forum, obviamente relacionadas ao tema, devem ser consideradas e não suprimidas de forma a impor um ponto de vista.

Marcelo.
Marcelobf
Marcelobf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Cocomoto Qua 27 Nov 2013, 14:58

Cara, o manolo lá de cima não apresentou nenhuma "prova concreta" do que ele disse, só a tabela quanto a viscosidade dos óleos em temperatura ambiente.
Só foi achismo mesmo e experiências próprias, sera que a VS do amigo dele aconteceu isso somente por causa do óleo Lubrax ou tinha algo que causou isso ? Modo de uso, algum defeito etc...

O cara mesmo falou que em relação à óleo para motos é "Xiita", sera que da pra confiar em um cara que é radical em relação a um assunto onde ele quer dar sua opinião e sua pretensão é acabar com discussões ?

Enfim, existe algumas informações aproveitáveis no texto, mas no geral, ele é pretensioso e cheio dos "achismos" e papo leite-com-num-sei-o-que, papo esse que ele mesmo queria evitar.

Cocomoto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 29/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Alex@ndre Qua 27 Nov 2013, 15:08

Deixa o povo continuar usando Motul ... assim o Lubrax (tao bom quanto) vai continuar tendo preço mais em conta.
Alex@ndre
Alex@ndre
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por MATHIAS Qua 27 Nov 2013, 15:12

Gordo13 escreveu:Ouvi dizer que Motul vem com particulas de adamantium do volverine desenvolvido nos toneis de vinho da cidade de bordeaux na França e que estas particulas regenera o motor seria verdade ou mito?
Pois é... [Óleos] Mitos e Verdades !!! 818472 

Sabemos que futebol, mulher, religião, marca não se discute... agora o óleo está entrando na seleção!
Thiago, só achei um pouco pretensioso imaginar que o tópico acabe com a discussão.
Vc demonstra muita parcialidade para a Motul nas diversas mensagens isso acaba contaminando a discussão, pois não há alternativa a não ser usar MOTUL 3000 ou 5100 ou 7100.

Mas vamos seguindo construtivamente.


Última edição por MATHIAS em Qua 27 Nov 2013, 16:23, editado 2 vez(es)
MATHIAS
MATHIAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 27/07/2009

http://minhocafluorescente.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Cocomoto Qua 27 Nov 2013, 15:32

Não concordo que exista algo que possa ser rotulado como "isso não se discute".

Acho que tudo da pra ser discutido e posto em análise, inclusive religião, costumes e culturas... o que dirá óleo.

Cocomoto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 29/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por MATHIAS Qua 27 Nov 2013, 15:37

Cocomoto escreveu:Não concordo que exista algo que possa ser rotulado como "isso não se discute".

Acho que tudo da pra ser discutido e posto em análise, inclusive religião, costumes e culturas... o que dirá óleo.
Tb acho válida a discussão sempre... só fui irônico com os temas porque nós (Brasileiros) temos a tendência de discutir de forma emocional e acabamos nos afastando do foco da discussão... esses temas são os principais onde eu observo essa "paixão" na discussão.
MATHIAS
MATHIAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 27/07/2009

http://minhocafluorescente.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por tiago_pimenta Qua 27 Nov 2013, 16:25

budha74 escreveu:Tiago, respeito sua opinião, porém discordo de seus argumentos, que são equivalente aos meus, ou seja, impressões pessoais. Então cada um fica com o seu, para que eu mudasse meus conceitos, repito o que disse acima:
Tranquilo budha, nem por isso vamos discutir, mas em relação a embaçamento técnico, tem sim.

Motul ( http://en.wikipedia.org/wiki/Motul_(company) )
Petrobras ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras )

Não vou reproduzir o que está nos links ai, para que membros do fórum falem que está havendo uma forçação de barra ou algo parecido, mas resumindo, uma empresa é especializada em lubrificantes e outra em petróleo.

carlosri escreveu:Salve galera, boa tarde!

Budha, faço minhas suas palavras! Na minha BMW G650GS eu tenho usado só o Lubrax Tecno Moto de 5MKm em 5Mkm e estou achando excelente! Nas minhas ex-Comet e GSX650F eu usava o Motul 3000, mas a BM não gostou muito (cambio duro e motor ruidoso) e eu troquei  com menos de 1Mkm e depois só Tecno Moto. A única observação é que troco o filtro em cada troca, pois é de papel e não confio em rodar 10Mkm com ele.

Saudações!
Ricardo, primeiro parabéns pela BM, não sabia que tinha pego uma... Quanto aos óleos, você usou um mineral contra um semi-sintético, então não há como comparar né ? Quanto ao intervalo de troca, a BM merece pelo menos troca de 3 em 3 mil cara.

Gordo13 escreveu:Ouvi dizer que Motul vem com particulas de adamantium do volverine desenvolvido nos toneis de vinho da cidade de bordeaux na França e que estas particulas regenera o motor seria verdade ou mito?
O que vem com as partículas são o Militec-1 Razz*rs*

Marcelobf escreveu:Sem embasamento técnico algum.
Dividir 1ª e 2ª linha de lubrificantes e equipamentos apenas na percepção pessoal e preço vai de encontro à proposta do tópico.
Pelo que entendi, há uma clara "forçação" de barra pró Motul em detrimento dos demais comentários positivos relativos a outras marcas.
Desculpe-me pela sinceridade, mas as experiências dos outros participantes do Forum, obviamente relacionadas ao tema, devem ser consideradas e não suprimidas de forma a impor um ponto de vista.

Marcelo.
Marcelo, a parte do embasamento técnico está respondido acima e vou reforçar posteriormente, quanto a forçação de barra pro Motul, eu não forço nada, simplesmente expus aqui palavras de uma pessoa racional e que tem conhecimento técnico realmente, não um pseudo-técnico que fala que óleo mineral é pra X Km, óleo semi sintético para Y Km e óleo sintético para Z Km. Nessa afirmação já se pode jogar o diploma do "técnico" no balde de óleo.

Reforçando tecnicamente o que foi dito no primeiro post desse tópico.

- Intervalo de troca e quem define o intervalo de troca ? -
[1]
7. Quando o óleo lubrificante do motor fica escuro, está na hora de trocar?
Para realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter em suspensão as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo, para que elas não se depositem no motor. Desta forma, o óleo fica escuro e o motor fica limpo
[1]
8. Quando devo trocar o óleo do carro?
Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do “Manual do Proprietário”. Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.
[1]
11. Posso aumentar o período de troca quando uso óleos sintéticos?
Embora os lubrificantes sintéticos possuam características de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca, caso sejam utilizados óleos sintéticos ou minerais. Recomendamos seguir a indicação do “Manual do Proprietário” para intervalo de troca.
[2]
Por não ser puro (pois a gasolina leva na mistura álcool), o combustível provoca o aparecimento de substâncias que fazem com que a estabilidade obtida pelo óleo sintético não seja tão efetiva, diminuindo a capacidade de lubrificação, o que é grave em motores de alto desempenho.
[2]
Se a sua opção de troca for por intervalos curtos (antes do previsto pela fabricante), o ideal é fazer a mudança do filtro de óleo a cada duas trocas. Mas lembre-se: isso é por sua conta e risco. O ideal é casar sempre óleo e filtro. Precaução e caldo de galinha não fazem mal nem a diabético.
[2]
O óleo de motor fica escuro com o uso para realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter em suspensão as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo, para que elas não se depositem no motor. Desta forma, o óleo fica escuro (e sujo) e o motor fica limpo.
- Reforçando o que o budha disse sobre uso severo -
[1]
13. Qual a diferença entre “serviço severo” e “serviço leve”, que são termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em intervalos de troca de óleo?
Serviço severo é típico para os carros que andam nos centros urbanos, com o anda e para do tráfego e por pequenas distâncias, de até 6 km, ou em estradas poeirentas. Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias pavimentadas, como no caso de viagens
- Misturar tipos de óleos -
[1]
Não é recomendado misturar óleos minerais com sintéticos, principalmente de empresas diferentes. Seus óleos básicos apresentam naturezas químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho de sua aditivação, podendo gerar depósitos (Borras). Uma dica interessante se refere à troca de óleo mineral por sintético.
[2]
Procure optar por um tipo de óleo (mineral ou sintético) e nunca mude. Caso seja uma moto usada, tente manter a característica adotada pelo antigo dono. Uma pesquisa na internet ajuda a descobrir qual o recomendado.
[2]
Aos caçadores de mitos e defensores de lendas vai uma informação importante: NUNCA misture óleo sintético com mineral. Há algumas marcas de óleo sintético que não se misturam ao mineral. Use sempre um óleo de boa qualidade, já que as temperaturas no Brasil oscilam bastante. Portanto, o óleo precisa ser bastante forte e resistente para as nossas condições climáticas.
- Tipos de Óleos -
[2]
O que você não sabe é que os fluidos sintéticos têm determinadas características lubrificantes que podem ser prejudiciais a determinados motores de motos, reduzindo a vida útil do sistema de embreagem.
Fontes:
[1] - http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/lubrificantes/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAyNTD5egIEcnQ3cTE_2CbEdFAIGVHGc!/?PC_7_9O1ONKG10G02F02LFJ8ODA0082000000_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/hot+site/lubrax/automotivos/mitos+sobre+lubrificacao/mitos+sobre+lubrificacao
[2] - http://www.motonline.com.br/minha-vida-numa-moto-%E2%80%93-o-que-voce-precisa-saber-sobre-oleos-lubrificantes/

Cocomoto escreveu:Cara, o manolo lá de cima não apresentou nenhuma "prova concreta" do que ele disse, só a tabela quanto a viscosidade dos óleos em temperatura ambiente.
Só foi achismo mesmo e experiências próprias, sera que a VS do amigo dele aconteceu isso somente por causa do óleo Lubrax ou tinha algo que causou isso ? Modo de uso, algum defeito etc...

O cara mesmo falou que em relação à óleo para motos é "Xiita", sera que da pra confiar em um cara que é radical em relação a um assunto onde ele quer dar sua opinião e sua pretensão é acabar com discussões ?

Enfim, existe algumas informações aproveitáveis no texto, mas no geral, ele é pretensioso e cheio dos "achismos" e papo leite-com-num-sei-o-que, papo esse que ele mesmo queria evitar.
Parte respondido no quote do budha74 e depois no do Marcelo.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por tiago_pimenta Qua 27 Nov 2013, 17:03

Alex@ndre escreveu:Deixa o povo continuar usando Motul ... assim o Lubrax (tao bom quanto) vai continuar tendo preço mais em conta.
Tão bom quanto ? E as informações, cadê ?

MATHIAS escreveu:]Pois é... [Óleos] Mitos e Verdades !!! 818472 

Sabemos que futebol, mulher, religião, marca não se discute... agora o óleo está entrando na seleção!
Thiago, só achei um pouco pretensioso imaginar que o tópico acabe com a discussão.
Vc demonstra muita parcialidade para a Motul nas diversas mensagens isso acaba contaminando a discussão, pois não há alternativa a não ser usar MOTUL 3000 ou 5100 ou 7100.

Mas vamos seguindo construtivamente.
Mathias, se pelo menos 50% do pessoal entender que o tipo do óleo (M, SS e S) não influência no intervalo da troca e que fazer essa troca antes do tempo não é desperdiço de dinheiro, acho que já é de grande valia, pois todos irão se beneficiar, nós atuais proprietários e os futuros, pois irão comprar motos bem cuidadas.

Quanto a marca, realmente eu cheguei num ponto que parei e pensei, "E ai, qual outra marca que se pode usar além do Motul", ai lembrei da Shell (http://pt.wikipedia.org/wiki/Royal_Dutch_Shell), da Mobil (http://pt.wikipedia.org/wiki/ExxonMobil) e Chevron (http://pt.wikipedia.org/wiki/Texaco). Todas são industrias multi-nacionais (Igual a Motul) mas as duas primeiras são industrias petrolífera (Igual a Petrobras), não são especializadas só em lubrificantes, sobrou então a Chevron (Texaco), que é uma industria petroquímica e que fabrica o Yamalube, mas por *MOTIVOS PESSOAIS* já descritos aqui eu não uso.

Cocomoto escreveu:Não concordo que exista algo que possa ser rotulado como "isso não se discute".
Acho que tudo da pra ser discutido e posto em análise, inclusive religião, costumes e culturas... o que dirá óleo.
Eu já não concordo que tudo tem que ser discutido, principalmente o que foi dito como religião, politica e futebol.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Daniel H13 Qua 27 Nov 2013, 17:21

Vixe, agora só falta uma faísca pra trancar o tópico (risos)
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Gordo13 Qua 27 Nov 2013, 17:32

Alex@ndre escreveu:Deixa o povo continuar usando Motul ... assim o Lubrax (tao bom quanto) vai continuar tendo preço mais em conta.
Se é loko Lubrax é péssimo a Petrobras so faz petroleo nao sabe fazer oleo, quem tem a formula magica dos lubrificantes com aditivos de adamantium do volverine que faz o motor se regenerar é so a Motul
Gordo13
Gordo13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 11/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Pikes Peak Qua 27 Nov 2013, 17:34

Vou vender minha Suzuki pois eles não fabricam exclusivamente motocicletas... grande teoria esta.

Pikes Peak
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Daniel H13 Qua 27 Nov 2013, 17:40

Me tirem essa dúvida:quem colocou mineral pode tirar e colocar sintético ou vice versa?

Thiago , entendo sua posição. Esse site já me ajudou muitas vezes
Em relação a usar motul , como disse a diferença $$ é pouca
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Óleos] Mitos e Verdades !!! Empty Re: [Óleos] Mitos e Verdades !!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos