Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

+13
mirculio
ari
J.
Sérgio Santiago
Padumi
Juan
solrac
JoHnny
Folco
gandarez
edgar
cecedilha
Marcio-Bsb
17 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Mensagem FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Marcio-Bsb Qui 25 Mar 2010, 09:41

Relembrando a primeira mensagem :

Colegas,
Estive pesquisando sobre as vantagens de se usar aeroquip, acabei me deparando com o site de um fabricante de aeroquip em UK. Segundo este fabricante hel ( http://www.usahel.com/ ) existem ALGUMAS configurações para motos que usam 2 discos nos freios dianteiros, duas me chamaram a atenção:
1. O que eu normalmente vejo nas motos principalmente nas motos da suzuki como a bandit.
FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES? - Página 2 Tripstdbrakeline

2. E esta outra configuração proposta pelo fabricante que ele denomina de configuração para corridas (full lenght race)

FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES? - Página 2 Racinglinebrakelines

Segundo eles quando se usa esta configuração em que os flexíveis são separados a partir do cilindro mestre se obtem uma maior facilidade para se sangrar o sistema, alem disto as equipes de corridas utilizam esta configuração porque ela proporciona uma pressão mais consistente em cada disco tornando a frenagem mais eficiente.

Engraçado é o fabricante, comercializa as duas configurações sendo a primeira custa quase o dobro do preço da segunda, então não acho que eles estejam “puxando a sardinha” para a segunda configuração simplesmente com fins comerciais, teoricamente eles deveriam falar melhor da configuração mais cara.
Alguém aqui conhece esta configuração, já usou? Realmente é mais eficiente? fiquei bastante curioso!

Um forte abraço!
Marcio-Bsb
Marcio-Bsb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 111
Data de inscrição : 18/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo


Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Last_Warrior Qua 11 Abr 2012, 00:23

Exatamente. Com o aeroquip, não se pode errar. Exagerou, tá frito! Tem que ser muito experiente pra usar. Eu mesmo admito que não tenho experiência pra usar um trem desses, ainda mais na traseira, acho um suicídio... Já na dianteira acredito que seja bom, mas pra quem tem mais experiência com frenagens.

Experiência que digo é em situações de emergência, não frear bruscamente ao tomar um susto. Aí sim, pode ir tranquilo.

Por enquanto o original já me atende bem, mesmo quando dou minhas esticadas...

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Maker Qua 11 Abr 2012, 11:27

Pelo que pude compreender, esse sistema da RCA tem a mesma eficiência de um "aeroquip" ué...

Ou eu entendi errado?
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por J. Qua 11 Abr 2012, 11:42

Acho que é válido a instalação no caso das mangueiras originais já estarem velhas/ressecadas ou se vc anda muito em Pista/Serra.

Vale lembrar que às vezes a troca do fluído, já dá uma diferença.

Na Yes que eu tinha, troquei a mangueira e fluidos....a frenagem melhorou MUITO, sem comparação...mas acho que o fluído já original estava bem contaminado. Já na Intruder, não surtiu o mesmo efeito a troca de fluido e mangueira.

Maker, esses da RCA são o próprio Aeroquip (mangueiras com malha de aço)...já comprei 3x com eles, super tranquilo.

_________________
Valeu!
J.
J.
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Padumi Qua 11 Abr 2012, 11:49

Maker, se eu entendi tudo que já explicaram, "Aeroquip" é marca mas acabou virando referência, tal qual ocorre com "Gilette".

Sobre a necessidade de ter ou não, acho que é bem o que o J. falou, viu. Hoje acho que vale a pena instalar na minha Fazer 250 pois o manete do freio dianteiro quase encosta na manopla.

Na Bandit eu não sinto necessidade e acho que só a troca de fluído por um que aguente maiores temperatudas já ajuda em caso de descidas de serra e tal.

Eu ainda questiono a questão do "borrachudo". Em frenagens de emergência isso pode fazer a diferença entre travar ou não a roda, principalmente a traseira.


Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por ari Qua 11 Abr 2012, 11:51

Maker escreveu:Pelo que pude compreender, esse sistema da RCA tem a mesma eficiência de um "aeroquip" ué...

Ou eu entendi errado?

Maker, Aeroquip é marca/fabricante de mangueiras. Hoje é uma divisão da Eaton. A RCA é uma montadora, pois acredito que não fabrique as mangueiras.
O que nos chamamos de Aeroquip é uma mangueira fabricada em PTFE (PoliTetraFluorEtileno. Se for da Dupont, chama-se Teflon), com um revestimento trançado de fios de aço inoxidável (malha). O PTFE tem como característica uma grande inércia química, baixo coeficiente de atrito e uma temperatura bem maior que a borracha. A malha tem a função de resistência mecânica da mangueira. A Eaton/Aeroquip é fabricante, bem como a Titeflex entre outros.

_________________
Abs,


Ari


FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES? - Página 2 Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Everaldo_GSX650F Qua 11 Abr 2012, 13:26

Galera,

Eu tenho o aeroquip, ja veio na minha moto, realmente o freio traseiro fica bem sensível, se descuidar ele trava....

Já me acostumei... vale a pena ter..... meu cunhado tem uma b1250s com o freio original, quando ele andou na minha, disse que sentiu diferença no freio.... ele também gostou...

Abraço
Everaldo_GSX650F
Everaldo_GSX650F
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 17/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Maker Qua 11 Abr 2012, 20:54

Mais um exemplo de que se não tem tempo para falar do jeito certo, melhor ficar calado.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu não me expressei da forma correta no outro post.

Qdo o Aeroquip surgiu, era uma mangueira normal, com a malha de aço em volta que impedia a expansão natural da borracha.

O Teflon veio muito tempo depois.

Por isso a minha pergunta simplória se o produto da RCA, hoje, não teria a mesma função do Aeroquip de ontem.

Se o Aeroquip de hoje já é em "Teflon", não entendo o motivo de ainda persistir a malha de aço, tendo em vista que o "Teflon" não se expande como a borracha.

De qq forma, agradeço ao Padumi e ao Ari pela paciência em responder.

Então o produto da RCA rola comprar?

Eu mandei um email pra lá, perguntando sobre o uso do sistema em paralelo como demonstrado no início do tópico.

A resposta:

"Na maiora das motos o sistema é idêntico ao original. Há alguns modelos com o sistema duplo como citou, mas o que fazemos para a B1250 é por cima do paralama.

Para fazer um como pediu teríamos de medir uma B1250, pois o comprimento e Ângulos da nova mangueira esquerda é diferente dos da direita.

Porém, em termos de desempenho, usando as mangueiras de teflon/aço, que não expandem, não há perda usando o sistema original.
Com as mangueiras de borracha há, pois sua expansão interna causa um pequeno atraso no acionamento/desacionamento da pinça esquerda. É algo sutil, mas que ocorre.
"

Achei factível a explicação.

E aí?

Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por ari Qua 11 Abr 2012, 21:42

Maker escreveu:M
Se o Aeroquip de hoje já é em "Teflon", não entendo o motivo de ainda persistir a malha de aço, tendo em vista que o "Teflon" não se expande como a borracha.

Então o produto da RCA rola comprar?

E aí?


Maker, o Teflon expande sim e bem. Digamos que a resistência mecânica dele é baixa, daí o reforço com malha de aço inoxidável.

Qto a sua pergunta: Compra!!!!!!!!!!!


_________________
Abs,


Ari


FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES? - Página 2 Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Maker Qua 11 Abr 2012, 22:15

ari escreveu:
Maker escreveu:M
Se o Aeroquip de hoje já é em "Teflon", não entendo o motivo de ainda persistir a malha de aço, tendo em vista que o "Teflon" não se expande como a borracha.

Então o produto da RCA rola comprar?

E aí?


Maker, o Teflon expande sim e bem. Digamos que a resistência mecânica dele é baixa, daí o reforço com malha de aço inoxidável.

Qto a sua pergunta: Compra!!!!!!!!!!!



Uai Ari... no próprio site da RCA diz que o teflon expande tão pouco que é desprezivel ué...

Eu estou em dúvida quanto a compra em função da necessidade...

Aqui em Goiás só tem reta-curva... vou a Brasília e só uso os freios nos quebra-molas... qq curva, aqui, basta levantar o peito e tirar mão antes... já reduz o suficiente pra entrar...

Então eu não estou vendo é o benefício na troca saca? Trocar pra falar que tem 'o melhor' é meio sem sentido pra mim...
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por ari Qua 11 Abr 2012, 22:27

Maker escreveu:
Uai Ari... no próprio site da RCA diz que o teflon expande tão pouco que é desprezivel ué...

Eu estou em dúvida quanto a compra em função da necessidade...

Aqui em Goiás só tem reta-curva... vou a Brasília e só uso os freios nos quebra-molas... qq curva, aqui, basta levantar o peito e tirar mão antes... já reduz o suficiente pra entrar...

Então eu não estou vendo é o benefício na troca saca? Trocar pra falar que tem 'o melhor' é meio sem sentido pra mim...

Risos.... no site da RCA diz: "os flexíveis fabricados com teflon e malha de aço (sem borracha, como os da RCA) tem expansão desprezível". Vc não leu o "E".....kakakakak

Teflon sem suporte mecanico não tem muita resistencia.......

Maker, esse tipo de produto não melhora a capacidade de frenagem, apenas diminui as "folgas" no sistema de freio. O quanto vc apertar o manete é o quanto de óleo será enviado às pinças. Vc não tem surpresas e com o tempo (muito curto), vc se habitua a usar. O valor não é tão alto para não testar.....

_________________
Abs,


Ari


FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES? - Página 2 Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Padumi Qua 11 Abr 2012, 23:43

Maker escreveu:
Eu estou em dúvida quanto a compra em função da necessidade...

Então eu não estou vendo é o benefício na troca saca? Trocar pra falar que tem 'o melhor' é meio sem sentido pra mim...

É exatamente este o ponto! Eu penso o mesmo.

Estava pra comprar mas era pura empolgação pra dar um "up" na moto recém adquirida. Respirei, raciocinei e depois de pesquisar bastante, concluí que não preciso e explico os porquês.

1) Não sinto o freio borrachudo como muitos falam. Acho que a moto freia bem, pelo menos por enquanto.

2) Acionando o manete de freio com força, ele não chega perto da manopla, o que me dá a entender que meu sistema (mangueira, fluído e tudo mais) está muito bom. A moto só tem 9.000 km.

3) O "delay" (essa coisa que chama de "borrachudo") eu acho até importante pra uma frenagem de emergência, principalmente no freio traseiro. Ele original já trava fácil, imagine com aeroquip.

4) A simples troca de fluído por um que aguente maiores temperaturas é que é algo funcional e que vale a pena. Com a moto anterior (B1200S) "perdi" o freio descendo a Serra do Rio do Rastro. Se fosse um fluído melhor, provavelmente não teria acontecido.


Estou pensando em colocar o aeroquip sim, mas na Fazer 250 que já está com mais de 50.000 km e o manete do freio praticamente encosta na manopla ao frear com força.

Quanto à marca "RCA", pode confiar que é top.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Maker Qui 12 Abr 2012, 20:04

Certo, certo... vou prestar mais atenção na leitura... hehehe...

E as pastilhas que a RCA vende? Alguém já usou? Alguma opinião?
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por ari Qui 12 Abr 2012, 22:02

Maker escreveu:Certo, certo... vou prestar mais atenção na leitura... hehehe...

E as pastilhas que a RCA vende? Alguém já usou? Alguma opinião?

Pessoalmente prefiro usar Carbone Lorraine, mas pode ser ruim de encontrar. Como o valor de um disco de freio é significativo (principalmente os dianteiros), não corro riscos.......

_________________
Abs,


Ari


FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES? - Página 2 Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Maker Sex 13 Abr 2012, 00:37

ari escreveu:
Maker escreveu:Certo, certo... vou prestar mais atenção na leitura... hehehe...

E as pastilhas que a RCA vende? Alguém já usou? Alguma opinião?

Pessoalmente prefiro usar Carbone Lorraine, mas pode ser ruim de encontrar. Como o valor de um disco de freio é significativo (principalmente os dianteiros), não corro riscos.......

Detalhes...?

No ebay não tem muitas opções... pra bandit mais nova... nada.
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Saverio RMX Sex 13 Abr 2012, 08:18

Na minha RMX 250 de trilha fechei com o duo comprado na RCA: pastilhas S-Sinter (específica para trilhas) e Aeroquip. De quebra coloquei fluido Motul DOT 5.1. Como já postei em outro tópico, minha moto tinha os freios bem borrachudos, tanto o dianteiro como o traseiro. Depois da troca, se sentar o dedo (isso mesmo, o dedo) com força, é IRL garantido. Emprestei a moto para um camarada e ele não sabia que tinha arrumado os freios, resultado: quase um capote. Tenho certeza que o pessoal da RCA deve ter um tipo de pastilha mais indicado para cada tipo de moto e compatível com o uso. Passa um email para eles que te garanto que esclarecem todas as dúvidas. Quanto a durabilidade do disco, até a gora não percebi nada de diferente na superfície, que continua lisa e sem nenhuma ranhura ou desgaste excessivo. E olha que nas trilhas o negócio é meio nervoso.
Saverio RMX
Saverio RMX
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 06/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por J. Sex 13 Abr 2012, 08:57

Maker,

Pastilha procura pelas EBC HH ou a própria Carbone como já citaram.

A RCA não fabrica pastilhas, eles vendem algumas já conhecidas no mercado.

_________________
Valeu!
J.
J.
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Maker Sex 13 Abr 2012, 11:20

As EBC HH são fáceis de achar... pq as Carbone são difíceis?

Vou até verificar o estado das minhas... minha manete abaixou muito já...
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por J. Sex 13 Abr 2012, 12:58

Maker, olha as patilhas, se estiverem boas ainda, troca o fluido do freio e sangra novamente.

_________________
Valeu!
J.
J.
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: FLEXÍVEL DE FREIO ou aeroquip! CONFIGURAÇÕES?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos