Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

+22
rafael.sul
José Ricardo
MateusCB
Marcos Goncalves
Zimar tavares
cairo
mmferri
COUTINHO
Matheuslcr
gogotico
Sandro Estanek
Mamation
ronaldo cledir da silva
LeandroPinheiro
sdamiao
Berlindo
MORAES(TL)
Rosalvo
Bulljr71
raptor
Biondi
Gil Costa RJ
26 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Gil Costa RJ Sáb 06 Fev 2010, 20:36

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal,
Estou precisando trocar o liquido de arrefecimento (agua do radiador) da minha bandit 650s se puderem dar alguma dica de como se faz isso da forma mas correta, eu fotografo e depois posto aqui o passo a passo.

Bom, depois de algumas dicas, seguem as fotos:
Esse passo a passo deve ser usudo por quem tem conhecimento ou se garante no que esta fazendo. Ninguem aqui do forum, muito menos eu será responsavel por qualquer cagada que voce venha a cometer.. (seja homem! kkk)

Retirando o tanque... (a valvula se fecha quando a moto esta desligada mas tem que ter cuidado para o restindo de gasolina que esta na mangueira. Por isso botei um pano para evitar derramamento na parte eletrica dos bicos e das velas)
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010411

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010412

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010413

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010414


Agora abrindo a tampa de pressão do radiador:
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010416

soltando a mangueira que sai do radiador e vai para a bomba d'agua, para drenar o liquido velho. Na autorizada eles desconectam a mangueira que sai da bomba d'agua. Um pouco mais dificil o acesso
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010417

abaixe bem a parte que esta indo para a bomba d'agua para drenar todo líquido
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010419
ainda com a mangueira desconetada, lavei todo o sistema com agua


Soltei a tampa do reservatorio de expansão, que fica embaixo do banco
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010426

soltei a mangueira dele para poder lavar e drenar o liquido velho de dentro dele também
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010420
existe um alicate especifico para esta presilha


Depois conectei todas as mangueiras no lugar, fiz a solução 50%/50% fluído de arrefecimento e agua destilada.
total 3litros... Só que é bem chato para se encher.

Inicialmente tem que ir bombeando nas mangueiras para tirar o ar... com cuidado. não pode ser forte para não danificar a bomba d'agua. Também balançando a moto

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 08022010422

Tente fazer isso até o sistema aceitar quase 2 litros. Quando perceber que não desce mais mesmo balançando a moto ou apertando as mangueira, então é hora de ligar o motor para a bomba d'agua funcionar, e puxar um pouco. Para isso temos que montar o tanque de volta(não em difinitivo pois vamos ficar com ele levantado. Peça ajuda de alguem para segura-lo). Reconecte a mangueira de gasolina e o mangote eletrico.
Com a tampa do radiador aberta, ligue a moto, vá completando lentamente até que não desça mais o nivel.
Note que enquanto o Motor estiver frio o nivel não vai subir, contudo não é possivel fazer isso por longo periodo.
Desligue a moto, aguarde um pouco, veja o se o nivel desceu. Religue. Quando notar que o nivel não desce mais, então é hora de fechar a tampa de pressão do radiador (tem posição correta), reconectar os 2 suspiros, e por o tanque no lugar.

ponha só um pouco de solução no reservatório de expansão... deixe o moto funcionar

Deixar funcionar até a ventoinha armar e o retorno de agua começar a aparecer no reservatório de expansão.


Desliga o motor deixa esfriar um pouco. Se o nivel baixar muito ou sair pelo suspiro, vai ter que repetir o procedimento de abrir a tampa do radiador para retirar o ar. Cuidado pois com a motor quente o liquido ferve e pode espirrar... é preciso aguardar alguns minutos e quando abrir, ir até a primeira faze da abertura e esperar um pouco. Se perceber pressão, vede novamente e aguarde mais. Quando conseguir abrir, complete, sem passar do nivel.. religa o motor espera a ventoinha armar, espera esfriar novamente e veja o nivel...
No total temos que usar 3litros de solução, sendo que uns 250ml fica no reservatório de expansão.
É isso!
abs Gil Costa
Colocar solução de forma errada ou insuficiente pode danificar seu motor.
P.S.: tudo que esta aqui foi feita na minha própria moto. Como tem esse lance de funcionar e esperar um pouco acaba de demora algumas horas para concluir a tarefa mas não é complicado.


Última edição por gilcosta_rj em Dom 21 Fev 2010, 21:19, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Melhorando a dica com relação a retirada do ar)
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

ralffarias12 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo


dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Zimar tavares Ter 08 Abr 2014, 01:25

O pessoal está de parabéns ,muito bem explicado ,o jeito é colocar o Motul Motocool Expert que já vem diluído , 3 litros pelo que li.É isso mesmo ? Abraços
Zimar tavares
Zimar tavares
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 16/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Marcos Goncalves Ter 26 maio 2015, 08:12

Bom Dia

eu fk com uma duvida, talvez ela ja tenha sido respondida, so q eu nao entendi, eu vo colocar 3l no sistema + a quantidade da do reservatório?
Marcos Goncalves
Marcos Goncalves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 20/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Marcos Goncalves Qua 27 maio 2015, 10:13

up
Marcos Goncalves
Marcos Goncalves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 20/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por MateusCB Qui 28 maio 2015, 11:30

Cara, pelo q li no post são 2.7l +/- e 0.3l no reservatório
MateusCB
MateusCB
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 24/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por José Ricardo Sáb 17 Out 2015, 08:35

É minha 2 bandit .e se a sua ferveu, cuspiu pelo respiro,não dá nível ,não pensem em mais nada, é a tampa com certeza... vai ter que comprar outra tampa...já quebrei a cabeça inúmeras vezes e posso garantir tudo que falo...um amigo da bandit cor cobre 650 explica em detalhes como tirar o ar do sistema , a minha é 1250 mas é a mesma coisa,ele só esqueceu que ela tem um parafuso na bomba de água que deve ser desrosqueado duas voltas sem tirá-lo, ai quando sair uns 5 ml de líquido apertá-lo novamente,essa operação se faz com o motor funcionando, com isso se tira o resto do ar do sistema.eu nunca consegui colocar 3L no reservatorio, sempre no máximo 2.5L e vejo que o motocool fica esverdeado, sinal que se misturou com o resto do fluido verde que vem de fábrica ... E outra coisa a temperatura normal de trabalho na cidade fica em torno de 85 a 95 graus, uso um termômetro de fritura de inox colado no radiador e monitoro a temperatura.e o nível se olha com motor frio pela manhã ,tem que estar no mínimo e quando quente com ventoinha ligada não passar do máximo,na estrada a temperatura é sempre abaixo de 80 graus,aquelas telas protetoras de radiador pelo menos na minha moto e andando na cidade ela ajuda a aquecer muito,e essa pressão a mais ajuda a estragar a tampa,hoje ando sem tela ... E essa tampa é só problema, se tudo estiver legal com o sistema e por curiosidade tirar a tampa e depois colocar ela de volta , ela não será a mesma...
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por José Ricardo Sáb 17 Out 2015, 08:58

Se precisarem que eu mando fotos do parafuso na ovina de água aonde se desrosqueia e tambem como instalei um termômetro no radiador , meu WhatsApp é (18)997 21 61 71. Espero ajudar...
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por José Ricardo Sáb 17 Out 2015, 10:59

Ovina de água não , bomba de agua, esse corretor 😆.
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por José Ricardo Sáb 17 Out 2015, 11:00

Ovina de água não , bomba de agua, esse corretor 😆.
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Seg 19 Out 2015, 09:21

Isso mesmo, é bem comum dar entrada de ar na tampa e começar a ferver. Só lembrando que a tampa custa 150 na Suzuki, mas é a mesma da Ranger, do Corolla antigo, de um monte de carro. Custa 30~40 conto. Abertura em 1.1 BAR.


Agora colega José Ricardo, que sensor de temperatura é esse? Me interessei, mas pra outro uso, num carro.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por José Ricardo Seg 19 Out 2015, 11:09

Tudo bem Berlindo, eu colei Um termômetro de inox com cola de silicone preta de junta de motor, no rabiador da bandit e medi a temperatura do motor com um termômetro daqueles digital infra vermelho que parece um revólver , e vi que o termômetro de inox batia igual a temperatura do termômetro de infra vermelho , ai deixei o de inox no radiador , e por ele sei a temperatura do motor, esse termômetro de inox é só vc digitar no Google imagem (termômetro de inox ) que vc vai ver vários , o meu vai de 0 a 110 graus , e é preciso,mas ele tem que ficar encostado naquela parte do radiador que esquenta ao lado daquela proteção.dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Htwilt
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

ralffarias12 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por José Ricardo Seg 19 Out 2015, 11:20

Aqui é o parafuso que tem que ser girado uma volta sem tirar ele , ai quando sair uns 5 ml de líquido significa que saiu o ar da bomba d'Água.e se faz isto com motor ligado. dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 S5hdf4
José Ricardo
José Ricardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 16/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Seg 19 Out 2015, 12:50

Boa cara, entendi! Eu pensei q fosse algum sensor que você tivesse colocado colado no radiador, estou com um problema com um sensor de temperatura de um carro e achei que pudesse usar isso.

Legal a dica do sangrador da bomba d'agua. Se não me engano tem essa info no manual do proprietário ou manual de serviços.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por rafael.sul Sex 27 Nov 2015, 15:49

Pessoal vou fazer o procedimento final de semana na minha B125 , gostaria de saber se para retirar o reservatório de expansão o que precisa desmontar , o aditivo vou usar o que eu uso em meu nissan o original Honda Carros.Pra mim o procedimento em si ficou muito claro porem só esse detalhe do reservatório de expansão .Abraço a todos.
rafael.sul
rafael.sul
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Seg 30 Nov 2015, 09:46

Não precisa mexer no reservatório não.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por rafael.sul Seg 30 Nov 2015, 14:48

Berlindo escreveu:Não precisa mexer no reservatório não.

Isto mesmo Berlindo , não mexi no reservatório tão pouco precisei trocar todo aditivo , havia uma vez colocado o da Motul Pronto e agora completei os níveis tanto de radiador como de reservatório de expansão com um Honda Original (carros) que tenho aqui li os 3 tanto o original da moto (Mobil GS333) , Motul e o da honda tem a mesma base Monoetilenoglicol , o procedimento foi o seguinte , retirei a tampa original , completei um pouquinho antes do gargalo, botei a moto a funcionar e apertei as mangueira (devagar para não transbordar) coloque um pano em volta do gargalo pois conforme o liquido expande tende a criar maior volume e deixa a moto trabalhar em lenta , logo em seguida nota-se que o liquido expande um pouco não se apavore se estiver quase transbordando pois ai é que esta o segredo as bolhas maiores saem justamente quando chegam na boca do gargalo caso elas não saem e você veja que ela vai transbordar desligue imediatamente a moto.Não é para ter mais ar no sistema , completei o reservatório de expansão com o liquido da Honda é um azulão e pela primeira vez consegui fazer a leitura naquele reservatório de plastico medíocre da suzuki. cheers . Logo depois coloquei a tampa Tanclick NOVA.Deixei a moto funcionar até entrar a ventoinha observando por Vazamentos tanto na tampa como no ladrão, deixei a ventoinha entrar duas vezes sem auxilio algum de ventilação no motor, e entra em funcionamento 34 segundos depois se desliga tempo medido em cronometro e se repetiu nos dois ciclos de liga e desliga da ventoinha. Sai.Sai para dar uma volta e dei pra derreter , transito pesado , motor pelando cheguei em casa e nada de vazamento pelo ladrão. Acredito ter resolvido de vez o problema cheers . Outro detalhe a mencionar , essa historia que o nível no reservatório de expansão tem que ficar sempre pelo minimo pois se não joga aditivo fora mesmo é pura balela ta , o meu ta quando frio pouquíssima coisa abaixo do F (Full) ele expandiu mais não jogou para fora , deve jogar em algumas motos como falam pois deve de haver ainda ar no sistema o que aumenta a temperatura e consequentemente a expansão do aditivo (fora dos padrões por isso transborda).Fica ai meu dilema , mais resolvido definitivamente e com 20 reais da tampa nova e de novo nada de nível no minimo pode colocar no Full que se o sistema estiver perfeito não joga para fora!.Abraço a todos que me ajudaram a resolver mais essa.
rafael.sul
rafael.sul
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por sergiotubo10 Sex 18 Dez 2015, 18:26

Amigo uma pergunta, a magueira da parte de baixo do motor na bandit 1250 vc sabe qual é a que desconecta?
sergiotubo10
sergiotubo10
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Paulo santos Qua 25 Jan 2017, 00:36

Boa noite galera!
Achei este tópico e achei bem interessante, pois queria saber mais sobre o assunto ja q tenho q fazer esta troca, to meio bolado porq aquele reservatório q fica ali embaixo do banco ta vazio desde qnd peguei a moto, tem algum problema ele ficar assim?
Paulo santos
Paulo santos
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 17/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Qua 25 Jan 2017, 08:31

Tem sim, ele é um reservatório de expansão e também de reposição. Não deve ficar vazio, embora não será por isso que a moto ferveria. Tem que verificar o nível do radiador e também do reservatório de expansão.

Só não deixe na marca máxima do reservatório de expansão, pois ela pode mijar fora o aditivo com frequência. Entre o mínimo e o máximo é o suficiente. Alí não chega a entrar 500 ml.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Arlan Qui 22 Jun 2017, 11:31

Peguei esta semana a minha (GSX 650F, ano 2010/11 com 12.000 km rodados) , e a primeira coisa que fiz foi levar para trocar o óleo e filtro. O mecânico verificou que o reservatório de arrefecimento estava vazio e colocou um liquido rosa ate dar no nível do reservatório. Isso ontem por volta das 18:30h.

Da oficina até minha casa da em media uns 3 KM, quando cheguei em casa, vi que estava jogando muita água rosa pelo ladrão (aquela mangueira em baixo da moto).  fiquei assustado, tirei o banco para verificar e o reservatório estava novamente vazio.  

Isso me deixou meio grilado, pois não manjo nada de motos, apenas sentar e pilotar.  Sera que entrei numa fria? como não confio 100% nos mecânicos, agradeço todo tipo de dica dos amigos mais experientes.  

Obrigado.


Arlan
Arlan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/06/2017

ralffarias12 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por andersonpg Qua 17 Out 2018, 16:17

Pessoal, vi no youtube um video que o camarada fala que não se deve retirar a mangueira inferior, e sim o parafuso da bomba dagua, e esvaziar todo o fluido por ali. E agora?

Aos 3 min. do video


andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Qua 17 Out 2018, 17:16

É o mais correto sim, porque sangra o líquido da bomba. Assim vc drena melhor todo o sistema.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Matheuslcr Ter 09 Jul 2019, 10:55

Galera, peguei uma Bandit 650N 2011, porém embaixo do banco não encontrei o reservatório de expansão como na minha Bandit 650N 2009, alguém sabe me dizer se neste modelo existe este reservatório? E onde fica?
Matheuslcr
Matheuslcr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 10/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Qua 10 Jul 2019, 11:12

Fica na rabeta, na lateral.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por andersonpg Qui 11 Jul 2019, 20:41

Tirando a carenagem lateral direita você vai ver uma tampinha de borracha, ali fica o reservatório.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Sex 12 Jul 2019, 10:01

Acho que nem precisa tirar a carenagem né, só levantar o banco.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 - Página 2 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos