Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

+22
rafael.sul
José Ricardo
MateusCB
Marcos Goncalves
Zimar tavares
cairo
mmferri
COUTINHO
Matheuslcr
gogotico
Sandro Estanek
Mamation
ronaldo cledir da silva
LeandroPinheiro
sdamiao
Berlindo
MORAES(TL)
Rosalvo
Bulljr71
raptor
Biondi
Gil Costa RJ
26 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Gil Costa RJ Sáb 06 Fev 2010, 20:36

Pessoal,
Estou precisando trocar o liquido de arrefecimento (agua do radiador) da minha bandit 650s se puderem dar alguma dica de como se faz isso da forma mas correta, eu fotografo e depois posto aqui o passo a passo.

Bom, depois de algumas dicas, seguem as fotos:
Esse passo a passo deve ser usudo por quem tem conhecimento ou se garante no que esta fazendo. Ninguem aqui do forum, muito menos eu será responsavel por qualquer cagada que voce venha a cometer.. (seja homem! kkk)

Retirando o tanque... (a valvula se fecha quando a moto esta desligada mas tem que ter cuidado para o restindo de gasolina que esta na mangueira. Por isso botei um pano para evitar derramamento na parte eletrica dos bicos e das velas)
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010411

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010412

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010413

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010414


Agora abrindo a tampa de pressão do radiador:
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010416

soltando a mangueira que sai do radiador e vai para a bomba d'agua, para drenar o liquido velho. Na autorizada eles desconectam a mangueira que sai da bomba d'agua. Um pouco mais dificil o acesso
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010417

abaixe bem a parte que esta indo para a bomba d'agua para drenar todo líquido
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010419
ainda com a mangueira desconetada, lavei todo o sistema com agua


Soltei a tampa do reservatorio de expansão, que fica embaixo do banco
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010426

soltei a mangueira dele para poder lavar e drenar o liquido velho de dentro dele também
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010420
existe um alicate especifico para esta presilha


Depois conectei todas as mangueiras no lugar, fiz a solução 50%/50% fluído de arrefecimento e agua destilada.
total 3litros... Só que é bem chato para se encher.

Inicialmente tem que ir bombeando nas mangueiras para tirar o ar... com cuidado. não pode ser forte para não danificar a bomba d'agua. Também balançando a moto

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 08022010422

Tente fazer isso até o sistema aceitar quase 2 litros. Quando perceber que não desce mais mesmo balançando a moto ou apertando as mangueira, então é hora de ligar o motor para a bomba d'agua funcionar, e puxar um pouco. Para isso temos que montar o tanque de volta(não em difinitivo pois vamos ficar com ele levantado. Peça ajuda de alguem para segura-lo). Reconecte a mangueira de gasolina e o mangote eletrico.
Com a tampa do radiador aberta, ligue a moto, vá completando lentamente até que não desça mais o nivel.
Note que enquanto o Motor estiver frio o nivel não vai subir, contudo não é possivel fazer isso por longo periodo.
Desligue a moto, aguarde um pouco, veja o se o nivel desceu. Religue. Quando notar que o nivel não desce mais, então é hora de fechar a tampa de pressão do radiador (tem posição correta), reconectar os 2 suspiros, e por o tanque no lugar.

ponha só um pouco de solução no reservatório de expansão... deixe o moto funcionar

Deixar funcionar até a ventoinha armar e o retorno de agua começar a aparecer no reservatório de expansão.


Desliga o motor deixa esfriar um pouco. Se o nivel baixar muito ou sair pelo suspiro, vai ter que repetir o procedimento de abrir a tampa do radiador para retirar o ar. Cuidado pois com a motor quente o liquido ferve e pode espirrar... é preciso aguardar alguns minutos e quando abrir, ir até a primeira faze da abertura e esperar um pouco. Se perceber pressão, vede novamente e aguarde mais. Quando conseguir abrir, complete, sem passar do nivel.. religa o motor espera a ventoinha armar, espera esfriar novamente e veja o nivel...
No total temos que usar 3litros de solução, sendo que uns 250ml fica no reservatório de expansão.
É isso!
abs Gil Costa
Colocar solução de forma errada ou insuficiente pode danificar seu motor.
P.S.: tudo que esta aqui foi feita na minha própria moto. Como tem esse lance de funcionar e esperar um pouco acaba de demora algumas horas para concluir a tarefa mas não é complicado.


Última edição por gilcosta_rj em Dom 21 Fev 2010, 21:19, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Melhorando a dica com relação a retirada do ar)
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

ralffarias12 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Biondi Sáb 06 Fev 2010, 20:59

E ai Gil blz?
Eu não dei quanto a Bandit, mas na cb 500 que eu tinha usava fluido da Valvoline e sempre funcionou bem, o importante é vc ficar de olho pois alguns precisam ser diluidos em certa proporção de água e outros já vem prontos. Quanto a troca provavelmente deve ter um lugar certo para "sangrar" o sistema e não se esqueça de retirar o ar do sistema também.
Biondi
Biondi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 02/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por raptor Dom 07 Fev 2010, 10:02

Gil - olhei no manual de servico da bandit, e,use agua destilada (tem para vender nas auto pecas como agua para bateria em garrafa de 1 litro), e, misture na proporção de 50 a 60% de aditivo para radiador (na minha usei o motul - liquido amarelo). Para trocar não tem no manual, mas, voce vai ter que tirar o tanque, abrir a mangueira mais baixa do sistema do motor para drenar, aproveite e lave varias vezes com agua corrente, e, depois preencha com a mistura, via a tampa de pressão, para ir mais rapido, e, depois não esqueça de preencher o reservatorio de expansão em baixo do banco. Na minha que é a injetada vai 3 litros no total. Usando agua destilada evita a formação de depositos de minerais no radiador.
Sds. Raptor.
raptor
raptor
Participante
Participante

Data de inscrição : 30/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Gil Costa RJ Dom 07 Fev 2010, 12:04

Vlw gente!
Então melhor mesmo é soltar a da saida do radiador que é grande e vai drenar melhor e ainda podendo lavar...
Segunda ou terça eu vou fazer e ai posto aqui as fotos para ficar como tuto para quem precisar...
abs Gil Costa
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Gil Costa RJ Seg 08 Fev 2010, 13:21

ok. vlw!


Última edição por gilcosta_rj em Seg 08 Fev 2010, 15:04, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : publicando fotos)
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Bulljr71 Seg 08 Fev 2010, 14:07

Puxa, achei que no manual de serviço tivesse o procedimento. abs
Bulljr71
Bulljr71
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 02/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Rosalvo Dom 11 Abr 2010, 13:04

Tô de olho nesse tópico.

Muito bom já que o manual da minha não fala
do sistema de arrefecimento.

Vcs sabem qual o aditivo que a Suzuki, e suas respectivas concessionárias recomendam e usam? É o da Motul?

O que vcs sugerem p/ essa manutenção?
Trocar quando? Ou verificar e completar o líquido?

Vlw
Rosalvo
Rosalvo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por MORAES(TL) Dom 11 Abr 2010, 14:38

dizem que se deve trocar com 1 ano..o liquido..mas cada motor exige uma proporção diferente de liquido e agua.

a TL1000s tem um parafuso perto da bomba dágua pra sangrar o ar.
a bandit só vendo mesmo ok abraço e parabéns...
bom trabalho.

_________________
dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Ratomalhando dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Gil Costa RJ Seg 12 Abr 2010, 11:14

Eu usei Motul não lembro o nome agora mas o de cor amarelo...
Usei 50% de agua e 50% de liquido tem que ter um total de 3 litros e mais 250ml para o reservatório de expansão... Ou seja 1 1/2 do produto e 1 1/2 de agua destilada. Existe uma regra para essa mistura de acordo com seu clima... (muito frio ou lugar muito quente) mas não tenho o manual agora para verificar...
Note: tem que ser o manual de serviço que esta na área de download do suzukionline.org... não serve o manual de usuário.
abs Gil Costa
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Seg 12 Abr 2010, 20:42

Motul Motocool. É o único que deve ser misturado a água.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por sdamiao Sex 04 Fev 2011, 18:36

Pessoal alguém poderia me ajudar? Estou com o seguinte problema hoje chegando agora há pouco em casa notei que o líquido de arrefecimento estava vazando por um ladrãozinho em baixo da moto, um líquido azul, peguei transito e a moto estava quente, será que tem alguma coisa a ver? Um detalhe, a uns 2 meses completei esse líquido com agua de torneira (não sabia que tinha que ser agua destilada), bom espero que não tenha nada a ver, se alguém puder me dar uma luz agradeço, abraço a todos!
sdamiao
sdamiao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 21/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por LeandroPinheiro Sex 04 Fev 2011, 18:44

SDAMIAO,

É normal as vezes vazar um pouco pelo ladrão quando você acelara muito ou pega transito, que ela aquece muito, ainda mais com o calor que esta fazendo. Normalmente vaza um pouco por estar acima do nível. O ideal é olhar o nível na câmara de expansão e no radiador, embaixo do tanque.

Com relação a água de torneira, o problema é que cria depósitos e a água vai ficando barrenta com o tempo.

Abraços!
LeandroPinheiro
LeandroPinheiro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Rosalvo Sex 04 Fev 2011, 20:10

sdamiao escreveu:Pessoal alguém poderia me ajudar? Estou com o seguinte problema hoje chegando agora há pouco em casa notei que o líquido de arrefecimento estava vazando por um ladrãozinho em baixo da moto, um líquido azul, peguei transito e a moto estava quente, será que tem alguma coisa a ver? Um detalhe, a uns 2 meses completei esse líquido com agua de torneira (não sabia que tinha que ser agua destilada), bom espero que não tenha nada a ver, se alguém puder me dar uma luz agradeço, abraço a todos!

Apesar de não ser o ideal não tem muito problema ter completado c/ água comum ...
Melhor do que nada ... e deixar esquentar ...

Procure saber qual o produto que está no seu sistema e faça a manutenção c/ ele das próximas vezes.

Importante é verificar o nível no reservatório de compensação e garantir que não entrou ar no sistema (se começar a vazar c/ mais frequencia ou muita quantidade é sinal de que há ar no sistema (ou outro problema p. é ex a vedação da tampa))

Boa Sorte!
Rosalvo
Rosalvo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Rosalvo Sex 04 Fev 2011, 20:13

Esse é um problema que ocorre em outras Suzis, vejam também

https://www.suzukionline.org/t6862p30-srad-750-vazando-agua-pelo-respiro

vlw
Rosalvo
Rosalvo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por ronaldo cledir da silva Qui 03 maio 2012, 23:09

esse aditivo motul axa en qualquer moto peça ?

ronaldo cledir da silva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 20/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Mamation Seg 08 Abr 2013, 09:52

Alguem sabe se da pra regular a altura da tampa onde é inserido o liquido de arrefecimento?
No meu caso, ja é a terceira vez que a mangueira (que sai do tanque de expansão até a tampa onde inserimos o liquido) se rompe por atrito com o tanque... o tanque está perfeitamente encaixado, porem mesmo assim a mangueira fica pegando nele, e acaba rompendo com o tempo...

Alguem ja passou por isso?
Mamation
Mamation
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Gil Costa RJ Seg 08 Abr 2013, 11:43

e ai kra, blz?
Ja não estou mais com a Bandit... Fiquei um tempão com ela e nunca passei por isso.
Pelo que me lembro, isso não devia ocorrer pois existe um local seguro para a mangueira passar... Tenta olhar na bandit de alguem e confere.
abs Gil Costa
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Sandro Estanek Seg 08 Abr 2013, 20:05

Vlw GIo , ótimo exemplo...
Sandro Estanek
Sandro Estanek
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 10/09/2012

http://www.sportbikebrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por gogotico Qua 22 Jan 2014, 12:18

Foi mal ressuscitar o tópico, mas tava precisando trocar o liquido de arrefecimento da minha bandit e não estão aparecendo as fotos do tópico. Será que alguém teria essas fotos para repostar??

Muito Obrigado
AbraçoS!!!

gogotico
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 09/08/2012

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Gil Costa RJ Qua 22 Jan 2014, 12:45

Kra as fotos estao aparecendo aqui normalmente... Elas são minhas... eu postei a algum tempo...mas não lembro onde estao... tente atualizar o seu navegador. Abs Gil
Gil Costa RJ
Gil Costa RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Matheuslcr Dom 16 Fev 2014, 08:29

Bom dia pessoal sou meio leigo neste assunto, tenho uma bandit 2008/2009 e desde que comprei só completo o reservatório que fica embaixo do banco! O correto eh completar diretamente embaixo do tanque?
Matheuslcr
Matheuslcr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 10/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Seg 17 Fev 2014, 11:24

Alí é o reservatório de expansão, alí vc deixa entre o máximo e o mínimo que ele ajusta o nível lá do radiador.

Agora se for trocar todo o aditivo, aí vc repõem lá direto no radiador debaixo do tanque.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Matheuslcr Seg 17 Fev 2014, 14:36

Entendi! Completar eu encho por ali mesmo!
Matheuslcr
Matheuslcr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 10/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Berlindo Seg 17 Fev 2014, 16:31

Sim, só fica esperto para detectar se está precisando completar muito, sinal que talvez ela esteja "mijando" o aditivo quando quente, aí pode ser ar no sistema (tampa com má vedação, etc).
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Matheuslcr Seg 17 Fev 2014, 22:17

Acho que nem deve ter aditivo no sistema, eu tenho a moto a um ano e nunca coloquei aditivo! E não baixa rápido não!
Matheuslcr
Matheuslcr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 10/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650 Empty Re: dicas de como trocar o liquido de arrefecimento bandit 650

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos