Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alerta freios dianteiros

+6
Carlão_
RaFa AgOsT
Jesus
mano
Wil
Mario da Cruz
10 participantes

Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Alerta freios dianteiros

Mensagem por Mario da Cruz Sáb 13 Jun 2009, 21:52

Hoje saindo pela marginal (via expressa em SP), senti algo errado em minha GSX 750 F 95. Ela começou a perder velocidade de repente e de forma estranha e parei no primeiro posto que vi. Quase parando, senti que ela estava freiando e mesmo sem usar os freios, ela foi brecando sozinha. Olhei o freio traseiro e estava normal mas os discos dianteiros estavam literalmente fritando e levemente azulados. Liguei para o meu mecânico que sugeriu que deixasse os freios esfriarem e ir até a oficina se possível.
Como mesmo depois de frios continuavam travados, peguei um alicate (uma das únicas ferramentas disponíveis naquele posto) e soltei os parafusos furados ou sangradores dos freios dianteiros afastando as pinças com uma chave de fenda. Fiquei sem o freio dianteiro mas pelo menos pude levar a moto para a oficina.
Chegando lá desmontamos as pinças dianteiras que não apresentavam qualquer anomalia descartando a possibilidade de defeitos nessas peças. Descobrimos então que os freios foram acionados porque o cilindro mestre ficava travado por sujidade atrás do manete. Foi só limpar e aplicar WD que tudo voltou ao normal.
Ocorre que atrás do manete onde é acionado o cilindro mestre, a sujeira pode se acumular causando esse tipo de problema.
Analisando o caso como um todo fica a lição: se a luz do seu freio dianteiro não se apaga de vez em quando, como ocorria na minha moto, fique esperto e verifique o retorno do cilindro de metal de aproximadamente 1 cm de diâmetro que é pressionado em direção ao centro da moto quando você aciona o freio dianteiro.
Essa peça é o cilindro mestre que trasmite a pressão hidráulica do fluido de freio para as pinças que são as peças que empurram as pastilhas contra o disco para a frenagem.
Essa região apresenta uma cavidade de aproximadamente 1 cm de diâmetro e igual profindidade e é ali que a sujeira pode se acumular.
Se a sujeira se acumular, sua moto pode fritar os discos dianteiros e se estiver numa estrada, sua chance de cair ou capotar para a frente é de quase 100% porque a moto vai freiar cada vez mais até travar por aquecimento. Aliás isso também pode ocorrer se o seu carro tiver problemas no servo freio, for substituído e o seu mecânico não regular adequadamente a haste de acionamento. Já aconteceu comigo em um Opala. O carro empacou e não saia mais do lugar.

Receita do bolo: se a luz do seu freio dianteiro por vezes não apaga após você soltar o manete, antes de verificar o interruptor da luz de freio examine o estado externo da parte de dentro do manete do freio dianteiro próxima do parafuso de fixação dessa peça e limpe e aplique WD se for o caso.
Outro sintoma para o mesmo efeito: se o manete não retorna totalmente para a posição normal depois de soltar o freio é hora de limpar.
Fica o alerta para os colegas.

Mario da Cruz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 05/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por Wil Sáb 13 Jun 2009, 22:27

Kra, que coisa maluca, particularmente nunca ví isso, na minha Kawa eu tive esse problema com o freio traseiro mas foi defeito mesmo no cilindro, feita a troca, tudo em ordem, de qualquer forma obrigado pela dica e tudo de bom.....

abraços
Wil
Wil
Participante
Participante

Data de inscrição : 10/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por mano Dom 14 Jun 2009, 09:31

é ... d tudo pode acontecer, realmente nunca havia ouvido relato sobre tal fato...
sendo assim , as orelhas estão d pé !
mano
mano
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por Jesus Dom 14 Jun 2009, 11:15

Mais uma dica boa pra turma das F's.
O pior é quando vc ainda não sabe o que é, e algum mecânico mercenário te cobra valor absurdo por um serviço besta desse, que até o dono pode fazer.
A dica é então: LIMPEZA!
Será que um jato de ar resolve também,e só depois WD?
Jesus
Jesus
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por RaFa AgOsT Dom 14 Jun 2009, 11:40

valeu pela dica....
é sempre bom saber...
RaFa AgOsT
RaFa AgOsT
Admin
Admin

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por Mario da Cruz Dom 14 Jun 2009, 12:47

Pessoal

É extremamente simples de ver se há sujeira. Olhe atrás do manete e visualmente avalie. Um pincel com gasolina e um WD resolvem na primeira.
Deveria haver um guarda pó ali e vou ver se acho algum que sirva. Pelo que me lembro há uma sanfona de borracha no cabo da embreagem da CB 400 que deve servir como uma luva. Vou ver na minha CB, medir e se for o caso testar.
Posto o resultado aqui.

Mario da Cruz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 05/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por mano Dom 14 Jun 2009, 18:27

blz Mário , no aguardo !
mano
mano
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por Carlão_ Dom 14 Jun 2009, 18:58

Boa dica, vou até ver na minha moto se tem sujeira e passar um pincel e um WD depois. Valeu !!
Carlão_
Carlão_
Louco pra sair do armário...

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por Rick_ Dom 14 Jun 2009, 19:20

otima dica...como esse fds e feriado nao pude andar com a motoca eu dei um talento nela...este limpinha...

abçs
Rick_
Rick_
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 14/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por Deanzaumm Dom 14 Jun 2009, 20:10

Mermão, essa é nova pra mim... que coisa!

Ótima iniciativa aí a do tópico!
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por ViNii Dom 14 Jun 2009, 20:37

Muito boa a dicaa!!! Não sabia e provavelmente nao iria adivinhar..

abraços!
ViNii
ViNii
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por Convidad Dom 14 Jun 2009, 20:46

se é um cara que pega a moto e não a ''conhece'' ia se ferrar..
imagino o cheiro tbm que devia ta dando..

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por Flávio Dom 14 Jun 2009, 22:35

Mário,
Bacana essa troca de experiência. Fica como dia e alerta pra todo mundo! Essa eu também não conhecia!
Flávio
Flávio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 03/11/2008

https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/historia-

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta freios dianteiros Empty Re: Alerta freios dianteiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos