Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

+31
FernandoCarvalho
Cid.Alexandre
aborgescoutinho
Diego de Oliveira
JCesar GS500
VENOM
lucas.sorocaba
vagner gonçalves
Denis Bertachini Fuzaro
rmunno
garcia 500
igorpbs
jobbyspada
Marcelo Silva
eduardo.longo
angelo mistrello
nil_bad
montaneto
MadMax600
tiago_pimenta
antunes
Daniel H13
IgorMioralli
Maker
Chester Esquadrão
gmhage
HermesTri
barra
budha74
Sérgio Santiago
Juliano Gomes
35 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Juliano Gomes Sáb 23 Nov 2013, 09:52

Relembrando a primeira mensagem :

BOM DIA SOU NOVO EM MOTOS ACIMA DE 600cc COMPREI FAZ UMA SEMANA UMA SRAD 1000 2001 O ANTIGO DONO ESTAVA USANDO MOTUL 5100 15W 50 NELA É UM ÓTIMO ÓLEO PELO Q LI NOS TÓPICOS SÓ Q É CARO AQUI EM GRAVATAI RS CUSTA 54,00 O LITRO. GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM USA O ÓLEO DE OUTRA QUALIDADE TIPO IPIRANGA,BR, SHELL ETC... ESTOU PENSANDO EM TROCAR O ÓLEO E COLOCAR UM MINERAL 20W50 QUE VCS ACHAM?
Juliano Gomes
Juliano Gomes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 17/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo


ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por eduardo.longo Ter 26 Nov 2013, 15:57

IgorMioralli escreveu: ...se vc usa o oleo recomendado, vc ta fazendo o basico necessario ... se vc usa um motul vc esta fazendo acima do necessario, ou seja algo 'melhor' pro seu motor.
Falou tudo agora.
"acima do necessário"
O 'melhor' aí é discutível.
Eu fico só no necessário, um óleo acima do necessário não aumentará a vida do motor. Só vai ser mais caro.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Juliano Gomes Ter 26 Nov 2013, 21:39

Pessoal não quero que os colegas fiquem discutindo e debochando da cara do outro. Nos estamos aqui para ajudar o próximo.
Que nem tinha falado sou novo em motos grandes e minha moto não é mais nova esta com 68.000k esta com 12 anos de uso apesar de estar bem inteira. Só quero saber um óleo adequado para ela nesta idade e km.
Juliano Gomes
Juliano Gomes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 17/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por tiago_pimenta Ter 26 Nov 2013, 23:30

Juliano Gomes escreveu:  Pessoal não quero que os colegas fiquem discutindo e debochando da cara do outro. Nos estamos aqui para ajudar o próximo.
 Que nem tinha falado sou novo em motos grandes e minha moto não é mais nova esta com 68.000k esta com 12 anos de uso apesar de estar bem inteira. Só quero saber um óleo adequado para ela nesta idade e km.
A troca de óleo que você fez é a mais indicada, continue assim !!!
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Marcelo Silva Ter 26 Nov 2013, 23:32

Bom, tenho uma SRAD 750 98, uso lubrax 15w 50 com trocas a cada 3.000. Barato e eficiente, o motor esta com 46.000 e funcionando suave. Uso filtro original, e eu mesmo faço as trocas em casa (terapia anti stress). espero ter ajudado.
Marcelo Silva
Marcelo Silva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 25/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Juliano Gomes Qua 27 Nov 2013, 08:26

Pelo que eu entendi os óleos mais recomendados para motos são:Motul ,lubrax e mobil e filtro original . Estranho q o manual da minha não diz o óleo (marca)q vem de fábrica.
E o militec se coloca a cada 3 trocas gostaria de saber se é recomendado?
Juliano Gomes
Juliano Gomes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 17/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por tiago_pimenta Qua 27 Nov 2013, 08:36

Juliano Gomes escreveu:Pelo que eu entendi os óleos mais recomendados para motos são: Motul ,lubrax e mobil e filtro original . Estranho q o manual da minha não diz o óleo (marca)q vem de fábrica.
E o militec se coloca a cada 3 trocas gostaria de saber se é recomendado?
Militec é recomendado sim e o período de troca dele é a cada 20.000 km para uso normal e 10.000 km para uso severo (Se não me engano).
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Juliano Gomes Qua 27 Nov 2013, 08:47

TIAGO eu li seu tópico sobre ÓLEOS E MITOS acho que vou continuar usando o motul 5100 15w50.Eu achei um exagero por parte do meu mecânico ele falow mesmo com motul é bom trocar o óleo com 1500k se o recomendado é 3000k.
Juliano Gomes
Juliano Gomes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 17/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Daniel H13 Qua 27 Nov 2013, 08:49

Não Adianta: Política, futebol, religião e moto kkkk quando se descute sempre acaba em confusão.
Sempre usei motul 5100 na Srad mas rodava muito achei que seria melhor . hoje mal ando 500 km por mês na bandit resolvi colocar o do manual - BR. Se é bom , não sei. Se vai f... meu motor , também não sei .
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por tiago_pimenta Qua 27 Nov 2013, 11:19

Juliano Gomes escreveu:TIAGO eu li seu tópico sobre ÓLEOS E MITOS acho que vou continuar usando o motul 5100 15w50.Eu achei um exagero por parte do meu mecânico ele falow mesmo com motul é bom trocar o óleo com 1500k se o recomendado é 3000k.


Na verdade o recomendado segundo o que o pessoal do fórum disse que está no manual é 6000 km, 1500 km acho muito pouco realmente, 3000 km acho o ideal.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Juliano Gomes Qua 27 Nov 2013, 12:09

Com 1500k acho que é rasgar dinheiro vou trocar quando fechar 3000k.
valew
Juliano Gomes
Juliano Gomes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 17/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por jobbyspada Sáb 07 Dez 2013, 00:22

Isso e muito relativo, se vc for rodar em velocidades acima de 100 e abaixo de 150. Ex. Uma viagem em pista boa nafa te impede de usar o mineral 20w50. Agora se vc usa a moto so pra curtir com a galera e gosta de enrolar o cabo. Te aconselho a usar o sintetico ou no minimo o semi sintetico.agora se vc vai trocar de sintetico P/ mineral, e melhor fazer descarbonizaçao e limpeza e trocar o filtro tambm. Isso vale pro inverso viu. Espero ter ajudado.
jobbyspada
jobbyspada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por jobbyspada Sáb 07 Dez 2013, 00:26

So mais uma coisa eu uso shell mineral 20w50. Troco o oleo a cada 3000km e filtro 1x sim e 1x nao.
jobbyspada
jobbyspada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por igorpbs Sáb 14 Dez 2013, 17:02

Juliano Gomes escreveu:Pelo que eu li no manual suzuki j.toledo da minha srad 2001 fala em usar somente óleos classificados com SF ou SG segundo o sistema de classificação API. não diz nada sobre sintético ou mineral.
Eu tbm acho q é lenda.
A pessoa tem q considera a tabela de temperatura ambiente de cada região com a visgosidade do óleo.
ex. No manual diz se usar o óleo 20w50 tem que estar em temperaturas ambiente de -10º C acima de 40ºC Temperatura consideravel aqui no Sul do Pais.

Minha Srad 750 01 é usado somente o óleo Lubrax essecial 20w50 API SL Jaso MA, faz 2 anos e meio e não tenho o menor problema, faço  troca dele a cada 2k e troco o filtro uma vez sim e outra não
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Juliano Gomes Dom 15 Dez 2013, 07:15

Tava pensando seriamente em colocar o lubrax 20w 50.Acho q Na próxima troca vou colocar o Mobil mx 15w 50 semi-sintético. O que pessoal acha?
Juliano Gomes
Juliano Gomes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 17/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por garcia 500 Sex 03 Jan 2014, 21:02

tcheee eu só uso motul 3000. a ja ouvi dizer o seguinte. 1litro de oleo p cada mil km. tipo. se o motor vai 2,5l o ideal da troca é a cada 2500km.
alguem ta sabendo disso ai???
garcia 500
garcia 500
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 10/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por rmunno Sáb 04 Jan 2014, 14:17

Também uso o Lubrax Tecno Moto 10W40.... O manual da minha moto recomenda óleo 10W40... Pessoal o Lubrax é muito bom, inclusive é (ou já foi) utilizado no moto 1000 GP do Brasil:

O Lubrax Tecno Moto, nosso novo lubrificante especialmente desenvolvido para motocicletas de alta cilindrada, passa por seu batismo de fogo nas pistas do circuito do Moto 1000 GP. Com etapas de julho a novembro, as motos participantes correm com o mais recente integrante da família Lubrax.

Motocicletas das demais cilindradas também são beneficiadas pelo Lubrax Tecno Moto. Ele é um lubrificante semissintético, desenvolvido para motores 4 tempos que atende ao nível de desempenho API SL, garantindo uma maior vida útil para o motor. O Lubrax Tecno Moto ganhou a classificação JASO MA2, a que garante maior vida útil ao conjunto motor/transmissão por permitir que o sistema trabalhe em uma zona mais segura (região ótima de atrito).

Abraços...
rmunno
rmunno
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Denis Bertachini Fuzaro Seg 06 Jan 2014, 17:20

Boa tarde pessoal
Tenho uma bandit 650/11 e desde a primeira revisao q faco em cc me recomendaram usar o motul 5100 20w50.
Acontece q esse oleo alem de estar dificil de encontrar pois so vejo o 5100 15w50 esta quase 50 reais o lt e como as trocas q a cc j toledo recomenda trocar a cada 3000km, estou achando muito pesado pra rodar 3km, gasto entre oleo e filtro 220 reais
Sera q com esse lubrax tecno moto terei o mesmo rendimento gastando menos ou o barato saira caro. Digo isto pq no manual recomenda o lubrax essencial mineral 20w50 q me parece ser um oleo bom. Nao sei se estou jogando dinheiro fora por usar o motul, mas vai sabe........
Denis Bertachini Fuzaro
Denis Bertachini Fuzaro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 13/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por MadMax600 Sáb 11 Jan 2014, 16:11

Estava usando o lubrax essencial 20w50 sl ma e vou colocar hj o motul 3000 tbm só que ele é ma2. Vou ver no que dá!

Lubrax aqui está 12,
Motul 3000 26,00
MadMax600
MadMax600
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Denis Bertachini Fuzaro Qua 15 Jan 2014, 15:11

Amigo
Pq vc optou em trocar de marca?
Algum barulho, engate de marchas duras ou coisa similar?
Essa duvida acredito e pq a gente cresce com um conceito deque tudo no brasil e uma bosta ai fica pagando 3 x mais pq e importado e segundo oque li nos topicos a especificacao do lubrax q e sl e melhor doque o motul q e sg
Sempre coloquei o motul pq a cc recomenda mas percebi q cc so quer te foder, te enfia tudo mais caro e como um amigo citou a suzuki nao indicaria o lubrax ainda mais dentro da garantia de suas motos se nao fosse confiavel. Pronto resolvi, vou de lubrax kkkkk
Denis Bertachini Fuzaro
Denis Bertachini Fuzaro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 13/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Daniel H13 Qui 16 Jan 2014, 08:41

Parece que as CCs querem ver os bolsos de seus clientes vazios
Se no manual da moto é recomendado Lubrax pq a CC opta pelo Motul, quer dizer: se alterar as condições da revisão pode perder a garantia. Vai entender

Sempre usei Motul hoje só Lubrax e não senti diferença tá indo muito bem
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Denis Bertachini Fuzaro Qui 16 Jan 2014, 11:56

Daniel H13 escreveu:Parece que as CCs querem ver os bolsos de seus clientes vazios
Se no manual da moto é recomendado Lubrax pq a CC opta pelo Motul, quer dizer: se alterar as condições da revisão pode perder a garantia. Vai entender

Sempre usei Motul hoje só Lubrax e não senti diferença tá indo muito bem


Nossa amigo era tudo q queria ler kkkkk
Obrigado pois acabou com a minha duvida.
Tinha certeza q tinha sacanagem de cc no meio.
Abraço
Denis Bertachini Fuzaro
Denis Bertachini Fuzaro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 13/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por vagner gonçalves Seg 17 Mar 2014, 00:22

bota o 20w50 mineral da melhor qualidade com filtro novo e já era! tem que trocar mais cedo claro! mas fora isso não tem problema!
o resto é frescura.

vagner gonçalves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 04/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por lucas.sorocaba Qua 19 Mar 2014, 11:30

não sendo óleo de cozinha e reciclado, estando dentro das especificações tá valendo! MINHA OPINIÃO- eu coloco o que tá mais em conta das marcas conhecidas, já usei IPIRANGA/BR/MOTUL (foi só pra ver se dava diferença- nenhuma) tudo 20w50. Se a moto sai ORIGINAL com BR 20w50 e no manual consta como 20w50 quem sou eu pra duvidar? minha motoca tem 40.000km, uso todo santo dia, não baixa óleo e não fuma. Fiz uma viagem com uma turma para a Serra do Rio do Rastro e meu primo na época tinha uma BMW k1200- ele colocou esses óleos super-mega-master de 60 pau o litro, e a moto na viagem começou a dar umas fumada e fazer uns barulho estranho. Antes de ele mexer no óleo tava tudo bem. Qdo voltamos, colocou um motul 3000 e acabaram os problemas. Bom, é isso.
lucas.sorocaba
lucas.sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 31/01/2010

http://www.clubedafour.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por eduardo.longo Qua 19 Mar 2014, 15:59

lucas.sorocaba escreveu:não sendo óleo de cozinha e reciclado, estando dentro das especificações tá valendo! MINHA OPINIÃO- eu coloco o que tá mais em conta das marcas conhecidas, já usei IPIRANGA/BR/MOTUL (foi só pra ver se dava diferença- nenhuma) tudo 20w50. Se a moto sai ORIGINAL com BR 20w50 e no manual consta como 20w50 quem sou eu pra duvidar? minha motoca tem 40.000km, uso todo santo dia, não baixa óleo e não fuma. Fiz uma viagem com uma turma para a Serra do Rio do Rastro e meu primo na época tinha uma BMW k1200-  ele colocou esses óleos super-mega-master de 60 pau o litro, e a moto na viagem começou a dar umas fumada e fazer uns barulho estranho. Antes de ele mexer no óleo tava tudo bem. Qdo voltamos, colocou um motul 3000 e acabaram os problemas. Bom, é isso.

Falou certo. Se no manual diz para usar o mineral 20W50, pra que inventar? Você acha que o cara que escreveu o manual quer que você estrague seu motor para depois sair por aí falando que a moto não presta, que o motor não dura nada? Eu sempre segui o que diz o manual, nem mais nem menos, e nunca detonei um motor. E olha que eu tenho quilometragem para mostrar. Já vou para 40 anos andando de moto.


Última edição por eduardo.longo em Qui 20 Mar 2014, 08:25, editado 2 vez(es)
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por VENOM Qui 20 Mar 2014, 01:57

A galera encuca demais com lance de óleo. Kkk

A única coisa que vc não pode fazer é usar óleo com especificação inferior ao estabelecido no manual. De resto pode testar quantas marcas, composições e viscosidades quiser que não da problema.

Pra ajudar na escolha:

Conforme já foi dito, tem até tabela mostrando as viscosidades recomendadas de acordo com a temperatura ambiente.

Os índices de viscosidade do óleo indicam a temperatura em que ele trabalha melhor. Exemplo: 20w 50.

O 20w indica a viscosidade do óleo frio e o 50 do óleo quente.

Tendo em mente que a temperatura ambiente influencia diretamente na temperatura do motor, vc deve analisar qual a viscosidade adequada. Pode até mudar de viscosidade dependendo da estação do ano ou do uso que vai fazer da moto.

Quem só usa a moto pra acelerar forte em track days e afins pode, no inverno, optar por um óleo até 5w30 (nem sei se tem pra moto, mas é só um exemplo). Assim ele tem uma partida mais lisa e o óleo sobe mais rápido por ter baixa viscosidade enquanto frio e de quebra aproveita a menor resistência nas peças internas do motor gerada pela pela também baixa viscosidade quente. O que vai deixar o motor mais solto. Conseguindo mais desempenho em menos tempo. Assumindo que a moto estará rodando sempre em ótimas condições de refrigeração.

Agora se o cara ta no verão aqui do Rio, indo e voltando do trabalho no engarrafamento. É quase que obrigatório o uso de um óleo 50. Visto que o motor vai trabalhar sempre acima da temperatura ideal.

Para o nosso clima, o óleo dos sonhos seria algo como um 5w 50. Dessa forma ele renderia tão bem no inverno mais frio, nas partidas pela manhã, quanto no calor. Mas essa "janela" é difícil de ser alcançada devido as próprias características químicas do lubrificante. Tanto é que somente a poucos anos conseguimos tecnologia para levar um óleo 15w50 (acho que já temos até 10w50) ás prateleiras do supermercado.

Tendo em vista o exposto acima. Preocupe-se apenas com as especificações do óleo. Marca x ou y (sendo de qualidade reconhecida pelo mercado) não faz aenor diferença.

O único fato inquestionável é que k óleo sintético resiste melhor a altas temperaturas do que o mineral. Por isso, se sua moto gira muito e você gosta de enrolar o cabo, está aí algo que vale a pena pagar mais caro.

Ps:

Pode trocar de sintético pra mineral e você e versa quantas vezes quiser. Basta apenas trocar o filtro, para evitar a contaminação do óleo novo. Já que eles não podem trabalhar juntos. O resido de óleo que fica no cárter é insignificante e já não sobra nada depois da segunda troca.
VENOM
VENOM
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 21/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC... - Página 2 Empty Re: ALGUEM JA USOU ÓLEO 20W50 MARCAS IPIRANGA, BR, SHELL, ETC...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos