Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esquentar motor na posição de descanso da moto

+13
Hawk
Hard Bandit
NERO
Mr.Camilotti
Saverio RMX
Anderson Campinas
Velcy Izolan
Elton
vidal
eduardo.longo
Padumi
Andrew.moj
YUJI
17 participantes

Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por YUJI Qui 07 Mar 2013, 22:38

Prejudica a lubrificação?
Ou não, essa inclinação já foi projetada para não ter problema?
Noto que nessa inclinação o óleo nem aparece no nível.
Às vezes, fico semanas e semanas sem sair e para circular um pouco de combustível, lubrificação e carregar a bateria ligo uns 2 a 5 minutos, depois desligo.
Alguém pode me tirar essa dúvida?
YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Andrew.moj Qui 07 Mar 2013, 22:46

Também tenho essa dúvida... Será que no cavalete o óleo fica dividido mais homogeneamente no motor?
Andrew.moj
Andrew.moj
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Convidad Qui 07 Mar 2013, 22:48

tranquilo! a lubrificação não depende de posição da moto. existe pressão e mecanismos como o pescador que atuam pra equilibrar o sistema. pode ficar sussa!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Padumi Sex 08 Mar 2013, 00:33

Também acho que não tem problema, nenhum. No momento em que o motor é ligado, o óleo sobe por igual, "ocupando" todo o espaço.

Uma coisa que sim faz diferença, é o de ligar a moto e já acelerar. O óleo leva algumas frações de segundo pra subir e lubrificar tudo, então o ideal é dar a partida sem acelerar.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Andrew.moj Sex 08 Mar 2013, 00:47

Isso sim! Eu sempre tento ligar a motoca e esperar ate o motor
Chegar nos 75 graus C pelo menos.

Foda é naquele role de manhãzinha na friaca...
Demora pacas, e a cachorrada do vizinho começa a latir, Puta saco. Com o full agora fica um Deus nos acuda hehe
Andrew.moj
Andrew.moj
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por eduardo.longo Sex 08 Mar 2013, 09:58

Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Andrew.moj Sex 08 Mar 2013, 10:54

eduardo.longo escreveu:Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.

Sério? Eu tinha um conceito diferente... Onde voce viu essa Info?
Andrew.moj
Andrew.moj
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por vidal Sex 08 Mar 2013, 12:11

Andrew.moj escreveu:
eduardo.longo escreveu:Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.

Sério? Eu tinha um conceito diferente... Onde voce viu essa Info?



2x Esquentar motor na posição de descanso da moto 814319
vidal
vidal
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 13/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Elton Sex 08 Mar 2013, 12:32

vidal escreveu:
Andrew.moj escreveu:
eduardo.longo escreveu:Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.

Sério? Eu tinha um conceito diferente... Onde voce viu essa Info

2x Esquentar motor na posição de descanso da moto 814319

Normalmente tem uma nota no "manuel" dizendo isso.

Abs
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Convidad Sex 08 Mar 2013, 13:25

uauhahuauha, essa dica é das antigas, usada nas harley do passado, onde a dica ficava pra ligar e sair andando logo, mesmo que devagar, pra não lavar a área de óleo! Vcs que não entenderam! hauhauhauhauhahuahuahu

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Velcy Izolan Sex 08 Mar 2013, 14:30

O problema pode ser a moto estar mais inclinada do que a capacidade do pescador trazer o óleo pra pressurizar o carter e a librificação ser homogênea.
Não lembro quantos % o motor funciona sem problemas, tem que ver no manual..
Aquecer andando é melhor do que parado.
Velcy Izolan
Velcy Izolan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Anderson Campinas Sex 08 Mar 2013, 14:42

Eu gosto de ligar a minha enquanto coloco o capacete e as luvas só para dar uma girada no óleo e depois sai bem de boa até chegar na rodovia que fica 1 km da minha casa, sempre faço assim e nunca tive problemas com as motos. O carro eu já ligo e saio em seguida...
Anderson Campinas
Anderson Campinas
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por eduardo.longo Sex 08 Mar 2013, 14:48

Elton escreveu:
vidal escreveu:
Andrew.moj escreveu:
eduardo.longo escreveu:Não tem problema porque, como disse o Pereba, o óleo é levado por bombeamento nos locais de lubrificação.
mas não se recomenda aquecer o motor em marcha lenta. O correto é sair andando devagar, acelerando muito suavemente em primeira e segunda, até atingir a temperatura correta.

Sério? Eu tinha um conceito diferente... Onde voce viu essa Info

2x Esquentar motor na posição de descanso da moto 814319

Normalmente tem uma nota no "manuel" dizendo isso.

Abs

Tá no manuel da minha moto.

Anderson Campinas escreveu:Eu gosto de ligar a minha enquanto coloco o capacete e as luvas só para dar uma girada no óleo e depois sai bem de boa até chegar na rodovia que fica 1 km da minha casa, sempre faço assim e nunca tive problemas com as motos. O carro eu já ligo e saio em seguida...

Eu faço a mesma coisa.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Saverio RMX Sex 08 Mar 2013, 16:53

Essa história de ter que "esquentar" o motor para poder andar é do tempo do carburador. Com a injeção eletrônica é só ligar e sair, de boa. Os sensores vão dar a mistura correta de ar/combustível e vão acertando até a temperatura chegar ao normal. Claro que não vai ficar dando faixa vermelha logo de cara na rpm, para que o óleo possa dar uma circulada pelos dutos.
Saverio RMX
Saverio RMX
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 06/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por eduardo.longo Sáb 09 Mar 2013, 17:51

Saverio RMX escreveu:Essa história de ter que "esquentar" o motor para poder andar é do tempo do carburador. Com a injeção eletrônica é só ligar e sair, de boa. Os sensores vão dar a mistura correta de ar/combustível e vão acertando até a temperatura chegar ao normal. Claro que não vai ficar dando faixa vermelha logo de cara na rpm, para que o óleo possa dar uma circulada pelos dutos.

Não é só isso. Com o motor funcionando em marcha-lenta, a queima da gasolina não é perfeita. pelo contrário, é a pior situação possível. Assim, a queima incompleta faz criar carvão na cãmara de combustão, nas velas e pior, no catalisador. Por isso melhor sair andando.
E andando na maciota, não só para que o óleo possa dar uma circulada pelos dutos, mas porque no projeto do motor, todas as folgas (Pistão/cilindro, bronzinas do bloco/virabrequim, bronzinas das bielas/virabrequim, bronzinas das bielas/pinos dos pistões, balancins/válvulas, balancins/eixo de comando etc.),todas essas folgas foram calculadas para quando as peças estão à temperatura de 90 a 100 graus. Se a temperatura sobe muito (por ex. passa de 120), as folgas vão diminuindo até travar tudo. E se a temperatura é muito baixa, as folgas são maiores, acarretando em menor pressão do óleo, portanto mais atrito entre as peças, vibrações e batidas de válvulas que provocam desgaste acentuado das peças todas.
Quando um zé ruela daqueles bem cururus mesmo der umas aceleradas de cortar giro com o motor frio perto de você, preste atenção que, principalmente se o motor já estiver meio cansadinho (mais de 50.000 km), dá pra perceber o barulho de válvula batendo, biela batendo e metal moendo. É bem interessante, principalmente quando o motor não é o seu.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Convidad Sáb 09 Mar 2013, 18:30

agora eu xoreiii largadu! PQP! o que o tempo não faz!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Mr.Camilotti Sáb 09 Mar 2013, 19:30

Poço estar errado, me corrijam se estiver, mas a bateria so em marcha lenta não carrega.
Para carregar legal tem que rodar de 3.000rpm para cima e 10 a 20min no minimo.

Acho que de dar a partida e deixar funcionar só por 2/5min acaba descarregando mais, pelo fato da bateria usar carga para girar o motor.

Mr.Camilotti
Mr.Camilotti
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 08/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por NERO Dom 10 Mar 2013, 10:13

Mr.Camilotti escreveu:Poço estar errado, me corrijam se estiver, mas a bateria so em marcha lenta não carrega.
Para carregar legal tem que rodar de 3.000rpm para cima e 10 a 20min no minimo.

Acho que de dar a partida e deixar funcionar só por 2/5min acaba descarregando mais, pelo fato da bateria usar carga para girar o motor.


Carrega sim.
Pra isso serve o retificador de voltagem.
Pode testar, com um voltímetro, medindo na marcha lenta mesmo: dá em torno de 13,5V-14V mesmo a 1500 rpm.
E ao acelerar, sobe um pouquinho mas estabiliza de volta na faixa de 13,5-14V
Com relação ao tempo, é isso mesmo...5 minutos de carga não resolvem nada...melhor rodar com a moto uns 20 minutos ou mais.
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Mr.Camilotti Dom 10 Mar 2013, 11:43

É sempre bom estar aprendendo cada x mais.
Abraço
Nero
Mr.Camilotti
Mr.Camilotti
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 08/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Hard Bandit Qui 14 Mar 2013, 16:07

Meu mecanico disse que nao tem problema algum em aquecer a moto inclinada
Hard Bandit
Hard Bandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 30/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Hawk Dom 24 Mar 2013, 00:32

Em algumas motos com motores mais largos ou que tem o pezinho numa posição que deixa a moto mais inclinada não é muito recomendado.

Em algumas dá até pra ouvir o efeito de inclinar o motor, o barulho nítido de que algo perdeu um pouco do banho de óleo. Exemplo, CB/CBR 450.

Motores com cárter úmido não podem ter inlcinação frontal (empinada) muito acentuada também, porque o óleo todo escorre e pode não ser pescado.

Algumas motos inclusive tiveram problemas no passado com falta temporária de óleo devido a acelerações bruscas, caso onde o óleo vai todo para a parte traseira do motor.

Nesse quesito as motos com cárter seco são as melhores.

Hawk
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 30/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Carrega em qualquer rotacao !

Mensagem por marcos z farah Dom 26 maio 2013, 00:52

Mr.Camilotti escreveu:Poço estar errado, me corrijam se estiver, mas a bateria so em marcha lenta não carrega.
Para carregar legal tem que rodar de 3.000rpm para cima e 10 a 20min no minimo.

Acho que de dar a partida e deixar funcionar só por 2/5min acaba descarregando mais, pelo fato da bateria usar carga para girar o motor.

Em qualquer rotacao a bat. carrega, o que precisa de rotacao pra carregar e o dinamo dos fuscas, estes em marcha lenta nao carregam a bat . .

marcos z farah
Participante
Participante

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 20/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por dirceurom Dom 26 maio 2013, 02:13

Essa questão de aquecer o motor é fundamental para a durabilidade do mesmo, jamais force demais quando o motor está frio, vi um motor de MV AGUSTA F4 fumar no encontro de São Lourenço, o tapado do dono colocou a moto com motor gelado no dina e ligou acelerando cortando giro em todas as marchas! Na segunda passada quando ele tirou a mão a moto já começou a fumar, depois ele desligou a motoca e quando ligou denovo parecia uma DT 2t.

dirceurom
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por otakumike Dom 26 maio 2013, 17:51

Essa questão de aquecer o motor é fundamental para a durabilidade do mesmo, jamais force demais quando o motor está frio, vi um motor de MV AGUSTA F4 fumar no encontro de São Lourenço, o tapado do dono colocou a moto com motor gelado no dina e ligou acelerando cortando giro em todas as marchas! Na segunda passada quando ele tirou a mão a moto já começou a fumar, depois ele desligou a motoca e quando ligou denovo parecia uma DT 2t.


vi isso acontecer com uma R1 amarela em Sao Lourenço tbm...Megacycle de 2010...

pior que a R1, alem de ficar fumando, deve ter estourado algum retentor, pois ficou uma possa de oleo no chao depois que o cara parou a moto...
otakumike
otakumike
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 11/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Leandro_SS Dom 26 maio 2013, 19:45

Prefiro ligar e deixa-la aquecendo ate começar a indicar a temperatura no painel para depois sair. Até este ponto, ja circulou oleo por todo o motor e a ECU sabe como esta o estado e a alimentação do motor.
Leandro_SS
Leandro_SS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 03/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Esquentar motor na posição de descanso da moto Empty Re: Esquentar motor na posição de descanso da moto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos