Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

+3
Sérgio Santiago
Carlão_
ata.jb
7 participantes

Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por ata.jb Qua 10 Out 2012, 16:32

Galera,

fui fazer uma revisãozinha agora (troca de óleo + filtro de óleo) e aproveitei pra dar uma olhada no líquido de arrefecimento da moto. Já estou com ela ha dois anos e vi no manual recentemente que o aditivo deve ser trocado a cada ano. Ou seja, ja tava passado.

Pra minha surpresa e sorte vi que o sistema de arrefecimento tava sequinho. Por isso que cheguei outro dia do trabalho e senti um cheiro leve de queimado. Se eu não tivesse visto poderia até fud* o motor.

Ja comprei os litros de aditivo pra colocar, mas queria perguntar se isso é normal. Ficar sequinho?? O transito aqui na minha cidade é amarrado e eu rodo constantemente em marcha baixa (3ª, 4ª). Isso pode afetar o nivel do líquido assim?

Ou pode estar havendo algum vazamento?

Me dêem dicas ae pq o mecanico vai sexta-feira la em casa colocar o aditivo e queria verificar possíveis causas disso.

Abs
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por Carlão_ Qua 10 Out 2012, 16:56

Nossa, deve estar com algum vazamento, não é normal ficar seco.

A minha estou 4 anos com ela e pra falar a verdade nunca troquei o aditivo...rs

E se eu coloquei água foi no máximo uns 200 ml...

Carlão_
Carlão_
Louco pra sair do armário...

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por Sérgio Santiago Qua 10 Out 2012, 17:10

O fato de o reservatório de expansão estar seco, não quer dizer necessariamente que todo o circuito de arrefecimento está seco. Se estivesse totalmente seco, provavelmente a junta do cabeçote já teria mandado algum 'recado'.
Para começar, reaperte as abraçadeiras das mangueiras de todo o sistema de arrefecimento, reponha o fluído e faça acompanhamento diário do nível.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por ata.jb Qua 10 Out 2012, 17:21

Sérgio Santiago escreveu:O fato de o reservatório de expansão estar seco, não quer dizer necessariamente que todo o circuito de arrefecimento está seco. Se estivesse totalmente seco, provavelmente a junta do cabeçote já teria mandado algum 'recado'.
Para começar, reaperte as abraçadeiras das mangueiras de todo o sistema de arrefecimento, reponha o fluído e faça acompanhamento diário do nível.

Sérgio, é isso mesmo que eu achava.

Não deve estar totalmente seco, mas o nível deve ter baixado bastante o suficiente pra não ver. Vou ver isso com o mecânico.

Agradeço o apoio.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por lucas.sorocaba Qua 10 Out 2012, 19:57

Nunca mexi na minha, já rodei 28.000km e não abaixa nada.
lucas.sorocaba
lucas.sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 31/01/2010

http://www.clubedafour.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por Sérgio Santiago Qua 10 Out 2012, 21:32

ata.jb escreveu:
Sérgio Santiago escreveu:O fato de o reservatório de expansão estar seco, não quer dizer necessariamente que todo o circuito de arrefecimento está seco. Se estivesse totalmente seco, provavelmente a junta do cabeçote já teria mandado algum 'recado'.
Para começar, reaperte as abraçadeiras das mangueiras de todo o sistema de arrefecimento, reponha o fluído e faça acompanhamento diário do nível.

Sérgio, é isso mesmo que eu achava.

Não deve estar totalmente seco, mas o nível deve ter baixado bastante o suficiente pra não ver. Vou ver isso com o mecânico.

Agradeço o apoio.

ata.jb - use somente aditivos com etilenoglicol para aumentar o ponto de ebulição. Existem muitos aditivos baratinhos que são somente anticorrosivos. Os mais conceituados são o Motocool da Motul e o Paraflu da Repsol. E verifique o nível sempre com o motor frio.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por NERO Qua 10 Out 2012, 21:59

Quanto ao aditivo, tem um que é próprio para bolcos de motor de ferro , e outro para blocos de alumínio.
Parece que tem um que não "casa" com o outro...não me lebro qual é.
Mas creio que a cor serve pra isso: verde pra alumínio e rosa/vermelho pra ferro. Confere?
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por Sérgio Santiago Qua 10 Out 2012, 22:15

Nero, existem os aditivos orgânicos e os inorgânicos. Os orgãnicos mantém suas propriedades físico-químicas por mais tempo, e são bem mais caros. Quanto a cor do corante versus metal usado no motor, eu ignoro.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por Last_Warrior Qua 10 Out 2012, 22:27

O que não "casa" que bem me lembro é o corante inorgânico com o orgânico. Ou vc faz uma "limpeza" completa no sistema, ou usa o mesmo do original pra não ter problema na mistura.

Se o manual manda trocar com 1 ano, provavelmente deve ser o inorgânico, que dura menos.

Só deixo um alerta pra quem for comprar moto usada, saber se o proprietário sempre trocava o líquido no prazo recomendado pelo manual.

Tem gente aí que fica até 3, 4 anos sem trocar, e depois a bomba estoura na mão do futuro comprador, os problemas começam a aparecer.

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por ata.jb Qui 11 Out 2012, 11:12

No manual diz pra usar aditivo para bloco de aluminio.

Eu comprei na própria cc da Suzuki aqui, da marca Wurth, à base de monoetilenoglicol.

Eu tava com certa dificuldade de achar um bom, além do receio de comprar coisa errada. Por se tratar de coisa séria no motor, fui na cc e comprei o que eles usam nas motos. Até q não foi tão caro (15 reais) perto de outros q eu achava.

Esse lance de ficar mais tempo do que o manual indica é perigoso, pois o aditivo perde as características, mesmo que esteja em bom nivel.

Sei não. Melhor trocar.

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por ghaddad Qui 11 Out 2012, 11:45

Caramba, valeu pelo alerta. A minha tem 1 ano e meio e nem me toquei que seria preciso trocar. Vou ver isso logo.
Valeu turma!
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por ata.jb Sáb 13 Out 2012, 11:42

Finalizando o tópico... fiz a manutenção na moto ontem. De fato, o sistema não estava completamente seco. Fizemos a sangria de todo o aditivo velho e colocamos o novo.

Não havia vazamento no sistema.

Foi só um susto, mas fica a dica pra que estejamos alerta qto a isso. Nada de passar 2, 3 anos sem trocar todo o aditivo.

Abs a todos.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por Last_Warrior Dom 14 Out 2012, 07:06

Que bom que deu certo, mas fica de olho porque pode ser um vazamento tão pequeno que as vezes nem dá tempo de ver a água escorrendo, ela já evapora.

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por ata.jb Seg 15 Out 2012, 13:45

Last_Warrior escreveu:Que bom que deu certo, mas fica de olho porque pode ser um vazamento tão pequeno que as vezes nem dá tempo de ver a água escorrendo, ela já evapora.

Valeu pela dica. Vou ficar de olho, sim.

Foda é que a moto não tem indicador de temperatura, então, qdo se percebe o bicho já pegou!!

Smile
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por Sérgio Santiago Seg 15 Out 2012, 14:05

ata.jb escreveu:
Last_Warrior escreveu:Que bom que deu certo, mas fica de olho porque pode ser um vazamento tão pequeno que as vezes nem dá tempo de ver a água escorrendo, ela já evapora.

Valeu pela dica. Vou ficar de olho, sim.

Foda é que a moto não tem indicador de temperatura, então, qdo se percebe o bicho já pegou!!

Smile

Não tem indicação de temperatura, mas tem 'luz indicadora de temperatura alta'... pelo menos na Bandit tem.
Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por ghaddad Seg 15 Out 2012, 14:31

ata.jb, qual o volume de fluido que coube no reservatório? Só para saber quanto preciso comprar.

valeu!
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por ata.jb Seg 15 Out 2012, 23:10

ghaddad escreveu:ata.jb, qual o volume de fluido que coube no reservatório? Só para saber quanto preciso comprar.

valeu!

Amigo ghaddad,

eu li no manual que são 3000 ml. Então comprei 3 litros do aditivo que ja vem pronto, ou seja, ele ja possui 50% aditivo e 50% água destilada. Não precisa fazer mais nada, só fazer a sangria do velho e pôr o novo. Findo o serviço, ainda sobrou um pouquinho no litro caso precise completar depois.

Caso vc compre um que seja somente aditivo, compre 2 litros de aditivo e 2 litros de água destilada. Na hora de colocar, é 1,5 litro de cada.

Sugiro comprar logo o pronto pra uso.

Abs.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco Empty Re: GSX 650 F - sistema de arrefecimento seco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos