Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revisões Suzuki SRAD

4 participantes

Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Ramires FZ6 Seg 17 Set 2012, 21:26

Estou com algumas duvidas em relação a Suzuki, dei uma olhada em algums topicos aqui do forum
e uma lida no manual de serviço e manual do proprietarios, mas ainda estou com algumas duvidas.

Mas enfim, minha moto atual é uma SRAD 1000 2011, original, peguei com 15mil km e agora esta com 18mil km.
Vi no manual de serviço que é solicitado a revisão de 3 em 3mil km mas estou com estas duvidas:

01)Vamos lá por que a revisao deve ser em 3mi em 3mil km, por causa do oleo mineral que é utilizado ou é pra CC pegar grana mesmo (Na Yamaha era de 5mil em 5mil)???
02)Oleo dela original é qual, Motul Serve? Qual comprar?
03)Troca do Oleo Mineral pro Semi-sintetico pode trocar ou não é uma boa, por causa da folga ja existente do motor devido ao oleo que ja era usado nela?
04)Qual o valor das revisões /mão de obra nas CC da Suzuki?
05)Fluido de arrefecimento? Posso colocar o Motul Motocool? (Eu usei na Yamaha e gostei)?
06)Fluido de freio, sobrou da Yamaha o DOT 5.1, o fato da moto não ter Aeroquip interfere deu colocar ou tenho que colocar o DOT4 mesmo?
07)Filtro de Ar, troca-se com 18mil km, seguindo a tabela do manual do serviço ou é feito antes esta troca??? qual o valor do original?
08)Filtro de Ar K&N ou BMC, caso for trocar, qual o melhor pra se usar? E a versão Racing dos mesmos é recomendado??? Precisa fazer algum ajuste na moto colocando eles?
09)Velas, são trocados apenas com 24mil km ou antes na revisão dos 18mil ou 21mil???
10)Velas, se for trocar, qual delas colocar??? visando um conjunto com o filtro de ar K&N ou BMC? Iridium ou Brisk?

Por enquanto, estou com estas duvidas. Sei que o antigo proprietario fez a revisao dos 15mil, mas nao sei o que usava na moto de oleo e o que foi trocado nela destes itens.
Demais peças de desgastes como discos de freios, relação, pastilhas de freios, pneus, estão ok...
Ramires FZ6
Ramires FZ6
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Ramires FZ6 Qua 19 Set 2012, 14:48

Ninguem pra ajudar em qualquer uma das duvidas ???
Ramires FZ6
Ramires FZ6
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por FABIANO BI OFFICIAL SUZUK Qua 19 Set 2012, 15:14

PRIMEIRAMENTE,VEJA O QUE REALMENTE FOI FEITO NA REVISAO DE 15.000KM
OLEO,AQUI USAMOS MOTUL 3.000 OU MOTUL 5.100
FABIANO BI OFFICIAL SUZUK
FABIANO BI OFFICIAL SUZUK
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 25/03/2010

http://www.winnerhonda.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Neto TeamCamel Qua 19 Set 2012, 15:29

Cara,

São muitas perguntas e se usando a busca você consegue a maioria das respostas:

Ajuda rápida:
1) Revisão é para garantia da moto, vencida esta, você decide o melhor à fazer. Troca de óleo é de acordo com a especificação do mesmo. (Ex. Motul 3000, original das Srad troca-se a cada 3.000km)
2)Resp na 1
3) Troca de óleo mineral para semi ou sintético deve respeitar apenas 1 regra, não utilizar óleo mineral NUNCA mais.
4) Revisões básicas depende se você leva óleo e peças ou não, varia muito de CC para CC
5)Pode
6) Este assunto é meio polêmico, tem tópicos sobre isto, mas EU aprendi que DOT 5 não se usa SEM aeroquip.
7)Filtro de Ar Normal troca-se a cada 18.000km no máximo, dependendo da sujeira em que se encontra.
8)Filtro KN ou BMC é praticamente a mesma coisa, a BMC possui uma linha Carbon, bem mais cara com fibra de carbono que a KN não possui, fica ao seu gosto. o Racing normalmente é um pouco mais aberto e a diferença é mínima, em competições por exemplo se faz jus à esta. Remapear I.E. ou Ajuste em Dina não necessita caso a moto ainda tenha catalisador, caso elimine o mesmo ou instale um sistema FULL no escape, aí sim se faz necessário estes ajustes, o ganho do filtro de ar só vem em conjunto à alteração no sistema original de escampamentos, do contrário o investimento vale a pena pois o Filtro KN tem garantida de 1.600.000,00km rodados e sua lubrificação é recomendada à cada 80.000km (Máx) dependendo do estado do mesmo.
Também já há tópico sobre isto....
9) Siga o Manual, pois a Srad já vem com velas de Iridium. A Brisk é de dificil acerto e só vale pro conjunto Escape FULL , Filtro KN e RapidBike..
10)Resp 9


Abraço
Neto TeamCamel
Neto TeamCamel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por x_x SRAD Qui 20 Set 2012, 10:36

Mais algumas respostas:
9)As velas são trocadas na revisão dos 15.000 km.
5)Motocool pode usar, a minha eu coloquei, mas tem que esgotar todo o outro para substituição.
4) O preço da M.O. das revisões esta em torno de R$ 250, mas faça cotação se tiver varias opções.

abs.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Ramires FZ6 Sex 21 Set 2012, 13:19

FABIANO BI OFFICIAL SUZUK escreveu:PRIMEIRAMENTE,VEJA O QUE REALMENTE FOI FEITO NA REVISAO DE 15.000KM
OLEO,AQUI USAMOS MOTUL 3.000 OU MOTUL 5.100

Fala Fabiano, tudo bem?

Não tenho o histórico do que foi feito na revisão dos 15mil KM e não conheço o antigo dono.
Sei que ele levava a moto quando estava na garantia na Feltrin, depois que passou o periodo da garantia, acredito eu que levava em alguma oficina de confiança.
O antigo proprietário chama-se Luciano, de Campinas, perguntei pra algumas pessoas do forum se conheciam o mesmo... mas até agora nada.

Fazer a troca pelo Motul 5100 (semi-sintetico) não iria trazer nenhum problema sendo que (acredito eu) que o oleo que está sendo uitlizado é o 3000 devido a folga que o motor já tem?
Ramires FZ6
Ramires FZ6
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Ramires FZ6 Sex 21 Set 2012, 13:39

Neto TeamCamel escreveu:Cara,

São muitas perguntas e se usando a busca você consegue a maioria das respostas:

Ajuda rápida:
1) Revisão é para garantia da moto, vencida esta, você decide o melhor à fazer. Troca de óleo é de acordo com a especificação do mesmo. (Ex. Motul 3000, original das Srad troca-se a cada 3.000km)
2)Resp na 1
3) Troca de óleo mineral para semi ou sintético deve respeitar apenas 1 regra, não utilizar óleo mineral NUNCA mais.
4) Revisões básicas depende se você leva óleo e peças ou não, varia muito de CC para CC
5)Pode
6) Este assunto é meio polêmico, tem tópicos sobre isto, mas EU aprendi que DOT 5 não se usa SEM aeroquip.
7)Filtro de Ar Normal troca-se a cada 18.000km no máximo, dependendo da sujeira em que se encontra.
8)Filtro KN ou BMC é praticamente a mesma coisa, a BMC possui uma linha Carbon, bem mais cara com fibra de carbono que a KN não possui, fica ao seu gosto. o Racing normalmente é um pouco mais aberto e a diferença é mínima, em competições por exemplo se faz jus à esta. Remapear I.E. ou Ajuste em Dina não necessita caso a moto ainda tenha catalisador, caso elimine o mesmo ou instale um sistema FULL no escape, aí sim se faz necessário estes ajustes, o ganho do filtro de ar só vem em conjunto à alteração no sistema original de escampamentos, do contrário o investimento vale a pena pois o Filtro KN tem garantida de 1.600.000,00km rodados e sua lubrificação é recomendada à cada 80.000km (Máx) dependendo do estado do mesmo.
Também já há tópico sobre isto....
9) Siga o Manual, pois a Srad já vem com velas de Iridium. A Brisk é de dificil acerto e só vale pro conjunto Escape FULL , Filtro KN e RapidBike..
10)Resp 9


Abraço

Fala Neto, tudo bem?

Sim, são bastantes perguntas, é a minha primeira Suzuki.
Não conheco nada do fabricante, tanto que logo de cara, achei,
estranho o barulho do motor, pesquisando vi que era normal.

Minha experiencia em mecanica em si é nas Yamahas, conheco muito bem dela, inclusive eu mesmo fazia muitas coisas da revisão.
Deixava apenas com o meu mecanico, que agora foi pra BMW, fazer algumas coisas que eram mais chatas...
Isso por que eu conhecia ele.

*Não gosto de deixar a moto ou não acompanhar o serviço.... ultimas revisões que fiz, tirei o dia pra acompanhar.
É Questão pessoal, nao confio, a não ser que conheça a pessoa e o serviço dela... E no momento, estou sem mecanico.
Tenho boas recomendações do Madeira e assim como oturas oficinas, so que o problema é o tempo e a distancia.

Muitas duvidas sim e algumas já foram respondidas, pra nao ficar resucitando topico resolvi subir todas elas aqui.
Mas enfim, obrigado pelas respostas.

Fiquei em duvidas algums itens respondidos:

-Se vieram de fabrica com velas Iridium então é estimado a durar em torno de 25mil km (tinha na minha ex-moto).
Sobre as velas Brisk, não conhecia, mas já que é de dificil acerto pretendo nao colocar, visando que no momento,
tambem não estou procurando dar um upgrade na performance....

-Sobre o K&N, tambem tinha na minha ex-moto, inicialmente eu coloquei por que já era o terceiro filtro que estava comprando,
o original não durava nada. Eu acabei gostando, mesmo por que, sempre que possivel eu abria e limpava. Então ao meu ver vou de K&N,
se precisar o trocar o mesmo, de preferencia o normal mesmo. Este Racing pode ser que entre alguma coisa a mais já que é mais aberto,
pro meu uso não seria bom.

-DOT5 eu aprendi que não se deve usar em moto, apenas o DOT5.1 que é o que eu usava, mas li em algum lugar que não era recomendado,
qndo não se usa aeroquip, por que a borracha do cabo resseca... minha ideia é mais pra frente colocar o aeroquip.

-Peças, normalmente eu compro por fora, importo e trago, pelo menos era assim na Yamaha. Minha duvida em questão era sobe o valor da
mão de obra que cobram... eu pagava um valor muito bom por ser amigo do mecanico e do gerente ou seja pra mim era vantagem alem de
poder acompanhar a revisão...

-Referente ao oleo, não se deve voltar pro olho mais grosso por que o motor vai estar com uma folga maior, seria isso?
Eu gostei bastante do 5100 semi-sintetico ainda mais pelo fato de fazer as trocas em 5k em 5k, economicamanete sai igual,
mas fico com um espaço maior de agenda/tempo pra comprar e efetuar a troca.

-Minha moto passou da garantia. Tanto que o ex-dono não levava mais em Suzuki (não tem os carimbos no manual).
Minha duvida seria, esta solicitação/recomendação que fazem no manual de fazer a revisao a cada 3mil km é apenas pra fazer a troca de oleo?
Ou é verificado todo o conjunto, limpeza de corpo injetor, lubrifação de balança e rolamentos, etc...

Muito obrigado pela resposta,
Abracos
Ramires FZ6
Ramires FZ6
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Ramires FZ6 Sex 21 Set 2012, 13:44

x_x SRAD escreveu:Mais algumas respostas:
9)As velas são trocadas na revisão dos 15.000 km.
5)Motocool pode usar, a minha eu coloquei, mas tem que esgotar todo o outro para substituição.
4) O preço da M.O. das revisões esta em torno de R$ 250, mas faça cotação se tiver varias opções.

abs.

Fala cara, tudo bem?

Primeiramente, obrigado pelas respostas.

Se as velas foram trocadas na de 15mil seria uma boa, um valor a mais no bolso.
Opa, vou tentar fazer a troca do Motocool então, apenas por desencargo da consciência.

Putz mas pagar R$ 250,00 pra mim não rolapor revisão. 3mil km eu rodo a cada 2meses...
e ainda mais pra apenas o mecanico trocar o oleo, isso, quando dizem que trocam...

Abraços.
Ramires FZ6
Ramires FZ6
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Neto TeamCamel Sex 21 Set 2012, 14:48

Ramires FZ6 escreveu:
-Se vieram de fabrica com velas Iridium então é estimado a durar em torno de 25mil km (tinha na minha ex-moto).
Sobre as velas Brisk, não conhecia, mas já que é de dificil acerto pretendo nao colocar, visando que no momento,
tambem não estou procurando dar um upgrade na performance....
Cara,
Qualquer desgaste da moto é relativo, ao combustível que se usa, ao jeito de pilotar e etc...
Estas velas podem durar até 25.000 km, mas nas minhas motos eu faço uma verificação à cada 10.000km, e sempre mantenho um jogo reserva em casa....


Ramires FZ6 escreveu:
-DOT5 eu aprendi que não se deve usar em moto, apenas o DOT5.1 que é o que eu usava, mas li em algum lugar que não era recomendado,
qndo não se usa aeroquip, por que a borracha do cabo resseca... minha ideia é mais pra frente colocar o aeroquip.

É isso mesmo, só o 5.1 e COM aeroquip......


Ramires FZ6 escreveu:
-Referente ao oleo, não se deve voltar pro olho mais grosso por que o motor vai estar com uma folga maior, seria isso?
Eu gostei bastante do 5100 semi-sintetico ainda mais pelo fato de fazer as trocas em 5k em 5k, economicamanete sai igual,
mas fico com um espaço maior de agenda/tempo pra comprar e efetuar a troca.
É bem por aí, como você não sabe o que ex-dono utilizou, aconselho à continuar usando semi-sintético, o 5100 por ex.


Ramires FZ6 escreveu:
-Minha moto passou da garantia. Tanto que o ex-dono não levava mais em Suzuki (não tem os carimbos no manual).
Minha duvida seria, esta solicitação/recomendação que fazem no manual de fazer a revisao a cada 3mil km é apenas pra fazer a troca de oleo?
Ou é verificado todo o conjunto, limpeza de corpo injetor, lubrifação de balança e rolamentos, etc...
Este espaçamento de revisões se deve à troca de óleo, mas tirando algumas poucas concessionárias honestas nesse país, você realmente acha que eles verificam conjunto em revisão???? Sonho nosso! Por isso que eu levo na cc pra carimbar manual, e no meu mec pra revisão....


Você não, perguntou, mas seria bom dar uma olhada nos fluídos de freio e suspensão à cada 15.000km.

Abraço e boa sorte!
Neto TeamCamel
Neto TeamCamel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Ramires FZ6 Sex 21 Set 2012, 15:25

Fala Neto,

Obigado pelas respostas. Então, sempre verifico em x em x tempos e a cada y km alguns itens.
Como sempre faço a prevenção, verificando antes, acabo não mantendo em estoque,
quando vejo que vai ter que trocar ai importo. Mas é uma boa começa a manter algums jogos a mais.

-Vou de DOT4 então, enquanto, não compro os aeroquip.
-Sobre o oleo, está o original (mineral). Não vou ter problemas na altura do campeonato (acima de 15mil km), trocar o mineral pelo semi-sintetico?

-Sobre a revisao de 3mil em 3mil km, pra mim não vai rola, pagar R$ 250 apenas pra fazerem a troca de oleo, sendo que em casa eu posso fazer isso sem problema,
visando que rodo em media 1500km por mes com a moto em estradas.

-Sobre as revisoes de CC e algumas oficinas mecanicas é isso mesmo. No fundo não fazem nada que está no manual de servico, este papo de deixar a moto e pegar no dia seguinte ou de não poder acompanhar/ficar na oficina, é uma safadeza, pra justamente não fazerem tudo que tem que fazer. E infelizmente é isso. E como eu te falei so levava no meu mecanico por que conhecia o cara, podia acompanhar o serviço na oficina, aprendendia muitas coisas com ele e na oficina em si, mas fiquei sem mecanico agora.
Vou manter o que fazia na minha ex-moto, todo ano fazia uma revisao geral na moto num mecanico de confianca, podendo acompanhar o serviço, de preferencia fazia nas minhas ferias, demais peças de desgaste eu mesmo verificava, trocava, limpava, lubrificava sempre seguindo o manual de serviço da moto. Foram quase 3 anos rodando com a moto todo dia e sem qualquer problema na mecanica e na parte eletrica.

-Fluido de freio eu perguntei, do DOT4/DOT5.1... uma coisa que eu reparei é que esvazio muito rapido o fluido do reservatorio dianteiro, é normal isso???

-Sobre a suspensão, ela não me parece ruim/dura ou dando final de curso/batendo, o antigo dono usava a moto muito na estrada pelo o que me foi passado,
tanto que não tem os desgastes de uso de cidade mesmo. Mas se trocar, qual o recomendado Oleo 10W mesmo???

Opa, obrigado novamente pelas respostas,
Abraços.
Ramires FZ6
Ramires FZ6
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Neto TeamCamel Sex 21 Set 2012, 15:57

Ramires FZ6 escreveu:
-Sobre o oleo, está o original (mineral). Não vou ter problemas na altura do campeonato (acima de 15mil km), trocar o mineral pelo semi-sintetico?
Não vai ter problemas, desde que o motor não tenha usado óleo semi, depois mineral, depois semi, e etc...
Se tem certeza que está o original (mineral) pode mantê-lo se quiser, lembrando que seu espaço de troca é menor....

Ramires FZ6 escreveu:
-Fluido de freio eu perguntei, do DOT4/DOT5.1... uma coisa que eu reparei é que esvazio muito rapido o fluido do reservatorio dianteiro, é normal isso???
Abaixo rápido quanto? A cada 3.000km ? Se for pouco é normal..... Se passa o nível mínimo não é normal!
Todo rolé? Não é normal!


Ramires FZ6 escreveu:
-Sobre a suspensão, ela não me parece ruim/dura ou dando final de curso/batendo, o antigo dono usava a moto muito na estrada pelo o que me foi passado, tanto que não tem os desgastes de uso de cidade mesmo. Mas se trocar, qual o recomendado Oleo 10W mesmo???
Utilizo o Fork Oil da Motul 15w, este tb tem 20w, mas acho que fica dura demais com 20w.....

Abraço
Neto TeamCamel
Neto TeamCamel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Ramires FZ6 Sáb 22 Set 2012, 14:42

Fala Neto,

-Sobre o oleo:
Vou de semi-sintetico 5100, achei melhor quando usei na FZ6. Verifiquei o nivel de oleo da moto, por sinal esta baixo e ralo ou seja já esta na hora de trocar.
Esta semana, eu compro o oleo, filtro, parafuso de dreno e faço a troca assim que tiver um tempinho livre em casa ou no fds.

-Sobre o fluido de freio dianteiro, descobri o que era:
Primeiramente, abri o reservatorio e a borracha que veda pro oleo nao subir e vazar por algum motivo estava baixada, foi so puxar pra aonde deveria estar e o fluido subiu num passe de magica.

-Sobre a suspensão:
15W foi o que eu usei na ultima vez na FZ6, gostei, por que o original na FZ6 era 10W e achava a moto muito mole.
So que a suspensão é/era diferente da SRAD, o original nela é qual? (No manual de serviço diz isso "Front fork oil type SUZUKI FORK OIL SS-05 or an equivalent fork oil")

Resumindo o que fiz hoje:

Tive um tempo a tarde agora pra dar uma olhada na moto, primeiramente li um pouco do manual de serviço, por sua vez, achei que esta deparabens o trabalho da Suzuki, muito bem detallhado o manual.

Depois de ter lido, desci pra garagem e começei a desmontar a carenagem, pra conhecer um pouco mais, e tambem olhar se o fluido de arefecimento estava baixo, como a garagem é escura, nao conseguia ver,
o nivel pela frente da moto. O fluido esta ok, esta dentro no nivel, mas vou efetuar a troca pelo Motocool, tive boas experiencias com o mesmo, recomendo, ainda mais pelo fato que na FZ6 a temperatura ficava muito alta, depois que troquei pelo motocool, ficou baixa, raramente esquentava.

Olhei o filtro de AR, putz, que porqueira que está, acredito eu que o antigo dono tinha algum filtro esportivo, ao vender a moto, retirou o filtro esportivo e colocou o original... por que é impossivel ter rodado tanto tempo com aquele filtro, pra ele estar daquele jeito.... Ou seja vou ter que comprar o filtro, pelo ebay mesmo, daqui 20-30 dias chega...

As velas eu não retirei, pra verificar, mas por desencargo vou trocar assim que possivel, depois que pagar o filtro...
Oleo, filtro de oleo, fluido de arefecimento, fluido de freio vou comprar esta semana e eu mesmo vou trocar.
Ja o oleo de suspensão, ideal é levar num mecanico pra fazer, é um serviço trabalhoso/repetitivo de se fazer, melhor esperar um pouco e fazer na revisão de 24/25 mil.

Um abraço.
Ramires FZ6
Ramires FZ6
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Revisões Suzuki SRAD Empty Re: Revisões Suzuki SRAD

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos