Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

+3
budha74
guigoerl
Eder Filipe
7 participantes

Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

Mensagem por Eder Filipe Qui 30 Ago 2012, 16:36

Olá Pessoal,

Recentemente comprei minha primeira moto 4 cilindros, BANDIT 650N 2009 (13.500KM). Estou muito satisfeito com a moto, no entanto me restam algumas dúvidas. Primeiramente é o consumo dela. Na primeira marcação só consegui 14,8 e hoje fiz uma nova marcação, o que me deixou espantado - 13,72. Ja li vários tópicos sobre consumo e vi que o pessoal diz que ela faz uma média de 15km/L a 18km/L andando de "boa" e sem dá tantas esticadas, no entanto não falam a respeito da relação RPM / Marcha. Gostaria de saber dos amigos mais experientes o que é uma TOCADA LEVE ( relacionando Marcha/RPM) e o que é uma TOCADA AGRESSIVA ( relacionando Marcha/RPM)? Eu acredito que ainda não peguei o tempo ideal da moto (relação marcha/ RPM) e por isso a moto esteja consumindo mais.

P.S. Na segunda marcação andei sempre na faixa de 3.000 RPM - 4.000 RPM, e tb andei usando mais marchas altas - 4a-5a-6a. velocidade de 50km/h a 75km/h. Todo percurso dentro da cidade.
Eder Filipe
Eder Filipe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 23/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty Re: RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

Mensagem por guigoerl Qui 30 Ago 2012, 17:27

Sua tocada ta legal cara, mas baixo vai judiar da moto....dentro da cidade não tem santo que ajude, média vai para auto-estrada.
guigoerl
guigoerl
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty Re: RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

Mensagem por budha74 Qui 30 Ago 2012, 19:58

A 650 e a 1250 pesam parecido, portanto, para vencer a inércia a força usada é parecida, por isso o consumo alto. Em marcha lenta, a 1250 gasta mais só para manter o motor funcionando. Então num transito travado, a 650 gasta menos. Em estrada, com mão leve, a 1250 pode até surpreender pelo pouco acelerado aberto para manter as velocidades. Acelerando forte, a 650 gasta menos, porém demora mais para chegar na máxima que é só um pouco menor que a 1250.
Você vai perceber na estrada uma faixa de rotação em que o consumo muda muito pouco, na minha 1200, tanto faz eu rodar a 110 ou 140 que quase não muda o consumo.
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty Re: RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

Mensagem por edgar Sex 31 Ago 2012, 08:37

a rotação de melhor rendimento/ economia é a onde está o torque máximo.

deve ter a informação no manual do proprietário. não me lembro.

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Politicos RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty Re: RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

Mensagem por Berlindo Sex 31 Ago 2012, 08:57

Já tem tópico disso aqui.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty rpm

Mensagem por Eder Filipe Sáb 01 Set 2012, 12:09

Berlindo escreveu:Já tem tópico disso aqui.

Berlindo, vc poderia postar o link sobre esse assunto aqui?
Pessoal ainda continuo com essas duvidas, preciso de mais informacao concreta.
Eder Filipe
Eder Filipe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 23/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty Re: RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

Mensagem por YUJI Sáb 01 Set 2012, 12:18

De boa, média de 120km/h, uma viagem que fiz no interior de SP na semana passada, 22km/l na GSX650F.
Pouquíssimas vezes com trocas de marchas, a não ser em ultrapassagens, pois peguei um trecho de 100km de pista simples.
Ah, sempre com gasolina aditivada.
Creio que 20km/l está de bom tamanho.
YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty RPM

Mensagem por Eder Filipe Sáb 01 Set 2012, 12:45

YUJI escreveu:De boa, média de 120km/h, uma viagem que fiz no interior de SP na semana passada, 22km/l na GSX650F.
Pouquíssimas vezes com trocas de marchas, a não ser em ultrapassagens, pois peguei um trecho de 100km de pista simples.
Ah, sempre com gasolina aditivada.
Creio que 20km/l está de bom tamanho.

Yuji, blza de consumo sua moto. No entanto esta bem diferente da minha. qual a relacao de rpm/marcha da sua tocada?
Eder Filipe
Eder Filipe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 23/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty Re: RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

Mensagem por YUJI Sáb 01 Set 2012, 15:16

Eder Filipe escreveu:

Yuji, blza de consumo sua moto. No entanto esta bem diferente da minha. qual a relacao de rpm/marcha da sua tocada?

6ª marcha, 6mil RPM. Algumas esticadas, mas não mais que 10mil RPM.
YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty Re: RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

Mensagem por MarceloZ Qui 13 Set 2012, 01:04

budha74 escreveu:A 650 e a 1250 pesam parecido, portanto, para vencer a inércia a força usada é parecida, por isso o consumo alto. Em marcha lenta, a 1250 gasta mais só para manter o motor funcionando. Então num transito travado, a 650 gasta menos. Em estrada, com mão leve, a 1250 pode até surpreender pelo pouco acelerado aberto para manter as velocidades. Acelerando forte, a 650 gasta menos, porém demora mais para chegar na máxima que é só um pouco menor que a 1250.
Você vai perceber na estrada uma faixa de rotação em que o consumo muda muito pouco, na minha 1200, tanto faz eu rodar a 110 ou 140 que quase não muda o consumo.
FATO!
andar a 110-140 nenhuma diferença na média!
e tem outra baixa rpm e marcha alta nem sempre significa economia, se quer economia tem que aproveitar o torque!
abraço
MarceloZ
MarceloZ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM? Empty Re: RPM/MARCHA/CONSUMO, Qual a faixa ideal de RPM?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos