Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

+4
BRUNOR1
NERO
Kako_UV777
VANDERLEI PRESTES
8 participantes

Ir para baixo

Mensagem Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por VANDERLEI PRESTES Qui 19 Jul 2012, 16:01

tudo tranqulo galera? sou novo aqui e vejo o quanto a galera desse forum é prestativa.
Fiz uns up na minha motoca e tomei o cuidado de toda troca de item passar a moto no dinamometro e verificar os resultados, acho que será bacana para o pessoal sanar algumas duvidas, tirar parametros e tudo mais, segue:

Comprei uma Yamaha Yzf-R1 2008 limited edition White pearl/red com 10.000 Km, importação oficial yamaha. (acho a mais linda das motocas, mas apenas questão de gosto mesmo galera); Até então a motoca mais violenta que havia pilotado era a xj6 de um brotherzão meu; Busquei a R1 em uma cidade proxima aqui, e logo sem noção nenhuma de pilotagem coloquei 295km no ponteiro dela, nossaaaa naquele momento eu quase me gozei todo, adrenalina violenta mesmo, uma mistura de medo e euforia; |Vamos ao que interessa, Up's

Uma semana após a compra fiz um teste simples no dinamometro e a motoca deu pico de 157cv aos 10 segundos de teste e velocidade final de 290,5 Km/h;
Levei a moto para revisar na concessionária, as velas eram originais, ou seja 4 anos de uso, troquei por Velas Iridum da Ngk; O filtro ainda era original (muito sujo) e troquei por filtro K&N; Fiz uma limpeza dos bicos de injeção eletronica; Troquei o oléo da moto, colocando Motul 300V 15W40;
Depois dessa revisão, para meu espanto a moto perdeu rendimento; Pico de 147,6 cv aos 8 segundos de teste e velocidade final de 296,4 Km/h, contudo essa velocidade final (aumento de 6Km) demorou 12,8 segundos, ou seja demorou 2,8 segundos para atingir praticametne a mesma velocidade;
Fiz o teste com sonda e constatou que a mistura estava com excesso de ar e pouco combustivel; o padrão segundo o rapaz do dinamometro a mistura devia girar em torno de 13,5 e em alguns pontos e motoca estava com 10; De acordo ainda com o rapaz do Dinamometro a injeção eletronica da moto não conseguiu se adptar ao novo filtro, visto que sugundo o mesmo a injeção eletronica faz uma correção de no maximo 5%;
Notei mesmo que a moto entre 5 e 7 mil giros estava manca mesmo, ficou nitido ela parecendo que falhava e derrepente explodia, lembrando que não estava assim antes desse up com vela e filtro.

Agora o Up que eu considerei fantástico, AKRAPOVIC EVOLUTION FULL TITANIO...... Troquei o sistema de escapamento original por um akrapovic full, senti outra moto, as acelerações ficaram mais fortes.... então hora de testar no dyno.
Houve um ganho de 5,2Cv em relação ao teste anterior, contudo esse pico chegou muito antes, veio aos 6,6 segundos de teste 152,8cv; Velocidade final de 296Km aos 9 segundos de teste, um ganho de 3,8 segundos em relação ao teste passado e bem como um melhora de 10% em relação a moto original que tinha alcançado 290 em 10 segundos de teste (10% de 10 segundos é igual 1 segundo);
Mas a melhor de tudo foi que a moto ganhou INCRIVEIS 23,5 cv, isso mesmo 23,5 cv na faixa de 7000 giros, justamente onde a moto ficava ruim, ficou muito nervosa mesmo. Se a galera duvidar posso arrumar um scaner e demostrar os dois testes feito no mesmo dinamometro Servitec; (teste em 4º marcha)
A mistura ainda continua péssima, sendo que fui aconselhado a remapear novamente a injeção, pois posso ter problemas com essa mistura e vir a danificar a moto; Segundo o rapaz do Dyno com esses up's minha moto deveria ter mais cv na roda, contudo isso não veio porque as alterações feitas na moto não foram comportadas pela injeção eletronica, por isso fica ai galera um relatório que comprova que se alterar filtro de ar e escapamento é obrigatório um novo remapeamento, pelo menos com a R1 é assim, pois mesmo com essas alterações a moto não atingiu os 157 cv de quando era original, só ficou bem mais ignorante nas médias rotações devido ao akrapovic que deixou outra motoca.
Analizando os testes de velocidade, 1º com ela original, 2º filtro e vela e 3º akrapovic, ficou evidente que a moto ficou com uma aceleração muito superior; esse teste levou em consideração quanto tempo a moto levou para atingir de 100 a 150 - 150 a 200 e 200 a 250 e 250 até final. Os dados desse teste está em outro pc, mas assim que der eu posto os resultados, mas depois do akrapovic ela conseguiu uma melhora enorme nesse ponto, acho que foi devido a entrega mais rápida de potência.

Não estou aqui para dizer que minha moto é melhor que uma marca ou não, mas domingo agora puxei com uma bmw s1000rr original, foi um pequeno trecho, deu para esticar somente uma parte da 3º marcha e, não deu boca para a bmw não, a bmw saiu com a enorme vantagem de puxar o acelerador primeiro, nisso a bm já abriu quase duas motos e, na metade da 2º marcha da r1 eu já estava emparelhado com a bm e quando toquei 3º marcha pulei um puco a frente, dai já tivemos que parar; Acho estranho isso, tendo em vista que a bmw original em média são 170cv na roda e minha moto mesmo com as alterações ficou com apenas 152,8 cv, alguém pode explicar isso? o cara da bmw não acreditou, conversamos depois e ele elogiou muito a minha motoca, principalmente pelo fato de ser apenas 152,8 cv na roda

Na proxima semana vou instalar um Rapida Bike Evo para corrigir essa falha na mistura, pois segundo o mecanico a melhora será virtiginosa tendo em vista que minha moto está com a mistura ruim e com grandes buracos.

Pessoal fiz um relato na intenção de ajudar quem quer fazer um up na moto, bem como ouvir sugestões da galera mais experiente, já ouvi alguns conselhos dos seguintes equpamentos:
rolamentos de ceramica, alguem tem na moto? pode fazer um relato?
trocar relaçao 530 por uma 520, aumentando 2 dentes na coroa, alguem já fez?
Com relação a puxada com a bmw, não falei para dizer que minha moto é melhor ou para me vangloriar, relatei porque achei estranho conseguir andar na frente de uma moto que a principio tem mais potencia que a minha, talvez eu poderia alegar que o cara é navalha, mas nós paramos depois, conversamos e ele relatou que enrolou o cabo, já é motociclista a tempo e tudo mais e sabe o quanto as bm são fortes.
abraço a todos e assim que colocar o rapid eu posto aqui.
VALEU'''''' afro afro


Última edição por VANDERLEI PRESTES em Sex 20 Jul 2012, 14:13, editado 1 vez(es)

VANDERLEI PRESTES
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por Kako_UV777 Qui 19 Jul 2012, 16:22

Olá Vanderlei, parabéns pelo relato, achei bem interessante.

Preciso passar a XJ no dino pra ver como tá, coloquei um escape full apenas, não mudei o filtro e velas, o pessoal aki comentou que a moto iria perder rendimento em baixa, mas estou percebendo a moto mais arisca nas arrancadas, mas mesmo assim vou passar a moto no dino antes de depois para ter uma idéia como vc fez.

Abraços,
Kako_UV777
Kako_UV777
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por NERO Sex 20 Jul 2012, 13:43

Essa R1 LE não poderia ser daquelas de importação não oficial? E , no caso, não ter sido devidamente tropicalizada...e por isso o fato da injeção estar com mistura pobre?
Li por aí que quase todas R1 o pessoal colocava power commander já na loja pra acertar a tropicalização, pois original não dava conta do recado...


Com relação ao teste, essa sim é uma ótima maneira de visualizar o resultado dos acessórios...trocando e testando...trocando e testando...

T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por VANDERLEI PRESTES Sex 20 Jul 2012, 14:09

Alguem tem alguma experiência com os seguites itens:

rolamentos de ceramica
rodas marchesini ou bst
troca de relação 530 por 520
abraço galera


Última edição por VANDERLEI PRESTES em Sex 20 Jul 2012, 14:51, editado 1 vez(es)

VANDERLEI PRESTES
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por BRUNOR1 Sex 20 Jul 2012, 14:20

Primeiramente, parabens pela maquina Vanderlei! essas alterações são show, porem se não tiver um power commander, providencie um urgente ou o rapid como vc disse. escape full, filtro, velas e um power ou rapid, são conhecidos como kit levanta roda kkkkk. eu tenho essas mesmas alterações na minha 2005. Recentemente coloquei a relação com coroa 2 dentes a mais como vc disse, eu gostei, as R1 assim como as Srads são bem longas originais,principalmente usando os pneus supercorsa que tem 55 de altura, quase que não usava a 6ª marcha. A diferença que notei foi que ficou muita mais rapida e perigosa tambem, chegando assim a velocidade final num piscar de olhos!

é isso ae amigão, qualquer coisa que puder ajudar estou a disposição, inclusive se kiser experimentar a minha ta na mão! abraço
BRUNOR1
BRUNOR1
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 09/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por VANDERLEI PRESTES Sex 20 Jul 2012, 14:54

opa valeuw maninho

Já vou providenciar um rapid bike e assim que instalar posto aqui os resultados finais; também vou trocar as iridium por velas brisk
Vou fazer um teste somente da vela no dyno e depois brisk e rapid.
abraço

VANDERLEI PRESTES
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por Convidad Sex 20 Jul 2012, 15:19

amigo, quando vc colocar um módulo auxiliar, tipo o rapid bike nela, ela vai bater mais forte ainda na BMW.
bom ter um relato desses pro pessoal que ainda acha conto de fada, que um escape full, filtro KN, nao da ganho na moto!
o rapi bike vai colocar a ação necessaria nesse conjunto seu!! sua moto ta manka ainda, por mais que vc ache que mudou bem com os equips. a R1 nao tem acesso a remapeamento direto na mistura através da injeção! nao tem como mexer na mistura, apenas com PC ou rapid. entao, se prepare que a motoka vai ficar no minimo uns 20% mais bruta que esta agora, porem, com aceleração uns 50% melhor. vai ganhar velocidade, retomada, torque, tudo vai mudar.

no caso da BMW, se for das 2012, original, qualquer moto com escape e filtro, vai bater nela. porem, se o cara for de final mesmo, ele passa qualquer R1 por ter uma velocidade maior (307km) a nao ser que o cara da R1 mexa no ponto de ignição da moto.
é tudo questao de mexer na moto.

agora, uma BMW mexida tambem, nos mesmos tratos que sua R1, bate fácil os 210cv na roda, ae meu caro watson, é caso só pra hayabusa pegar.
bom relato o seu!! vai na fé que vc chega la!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por VANDERLEI PRESTES Ter 31 Jul 2012, 01:16

pessoal essa semana estou colocando o rapid bike na motoca...... assim que instalar já insiro os resultados.
abraço

VANDERLEI PRESTES
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por Henricao Ter 31 Jul 2012, 12:04

Show de tópico!
Henricao
Henricao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por Mata Pedra Qua 01 Ago 2012, 09:17

Acompanhado, muito interessado. Very Happy
Mata Pedra
Mata Pedra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 28/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por Henricao Qua 01 Ago 2012, 11:47

VANDERLEI PRESTES escreveu:Alguem tem alguma experiência com os seguites itens:

rolamentos de ceramica
rodas marchesini ou bst
troca de relação 530 por 520
abraço galera

Com rodas mais leves certamente a moto ficará mais ágil nas mudanças de trajetória, isso pode ser explicado pelo efeito giroscópico:

https://www.youtube.com/watch?v=8H98BgRzpOM&feature=related

E trocando a relaçao por uma 520, você terá um conjunto mais leve, o que fará com que ocorra menos perdas nas transmissão de potência do virabrequim para a roda traseira. Entretanto, por ser mais leve, certamente será menos resistente.

Abraços!
Henricao
Henricao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por marlonamaral Qui 02 Ago 2012, 13:47

parabéns pelo topico.. interessante...

queria fazer isso com a minha SRAD... mas faltou verba..rss...

mas um dia quem sabe??

abraço e acompanhando a etapa pós rapidbike.
marlonamaral
marlonamaral
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por Leandro_SS Ter 07 Ago 2012, 20:46

Parabéns pelos relatos, tais informaçōes sao úteis para qq tipo de moto, pois o princípio físico/mecânico é o mesmo, mudando para mais ou para menos dependendo da tecnologia.
Leandro_SS
Leandro_SS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 03/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Relatorio item por item no dinamometro vela, escape, filtro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos