Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

+5
edgar
NERO
sdamiao
HermesTri
Gustavo Pessoa
9 participantes

Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por Gustavo Pessoa Ter 13 Set 2011, 23:07

Então pessoal,
Comprei minha Bandit 650 com 24.600Km, trocaram óleo e filtro na cc, colocaram Mobil 20/50, rodei 2.000KM,
Troquei ontem e coloquei Yamalube 20/50 e filtro Fram PH 6018, no manual manda 3.500l com o filtro, mas coloquei 3.400l e já ficou bom, depois que andei com a moto uns 40km, ficou acima do nível máximo cobrindo tudo e também já ficou bem preto, isto é normal?
Desde já obrigado,


Última edição por Gustavo Pessoa em Qui 15 Set 2011, 14:37, editado 1 vez(es)
Gustavo Pessoa
Gustavo Pessoa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por HermesTri Ter 13 Set 2011, 23:29

Amigão, isto acontece 3 dias antes de fundir os canecos.kkkk

brincadeiras a parte, não é normal não, fique experto !!!
abcs
HermesTri
HermesTri
Participante
Participante

Masculino
Idade : 66
Data de inscrição : 23/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por Gustavo Pessoa Qua 14 Set 2011, 00:17

HermesTri escreveu:Amigão, isto acontece 3 dias antes de fundir os canecos.kkkk

brincadeiras a parte, não é normal não, fique experto !!!
abcs

Fala Hermes,
Não me assuste,
Será que foi porque o filtro não é original?
Gustavo Pessoa
Gustavo Pessoa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por HermesTri Qua 14 Set 2011, 00:26

Uso o PH 6018 a 3 trocas já, sempre tudo normal, acredito que não tem nada de errado
com este modelo similar.
HermesTri
HermesTri
Participante
Participante

Masculino
Idade : 66
Data de inscrição : 23/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por sdamiao Qua 14 Set 2011, 01:53

Gustavo para checar o nível do óleo a moto tem que estar fria (pelo menos 2 horas depois de rodar com ela ou melhor ainda antes de ligar ela no dia).

Coloque ela no cavalete central, funcione o motor de 3 a 5 minutos apenas, desligue e aguarde o óleo descer, ele demora um pouco para descer completamente, mas deixe lá uns 10 a 15 minutos para ver se já desceu tudo, e então cheque o visor para ver o nível, caso esteja acima do recomendado é problema sim, se estiver um pouco abaixo tipo entre o mínimo e o máximo deixe a moto do mesmo jeito (no cavalete central)por tipo mais 20 minutos e olhe novamente o nível provavelmente estará correto, caso ainda esteja baixo complete o até o nível indicado. Muito cuidado neste ponto, vá colocando de pouquinho o óleo, aguarde uns minutinhos, e veja novamente o nível (não precisa repetir todos os passos novamente, só veja o nível mesmo).

Outra opção é deixar a moto no cavalete central de um dia para o outro, daí é só olhar o nível direto, não precisa nem funcionar o motor, do jeito que estiver o nível já vai ser o real, se estiver abaixo complete, se estiver acima tem que sangrar urgente, além de verificar filtro de ar e algumas outras coisas mais que não sei o que são, talvez algum outro amigo possa nos ajudar.

Importante: Confira minhas instruções com as do manual, caso tenha alguma diferença, siga exatamente o que está no manual caso ainda tenha problemas ou dúvidas fala com a gente de novo!

Quanto à cor do óleo, é normal sim, depois que ele gira no motor uma vez ele já fica preto pois pega resíduo de outros óleos que já passaram por lá imagino eu, porém é normal não significa que está sujo, o que manda é a densidade dele, a capacidade de lubrificar dele não a cor.

Boa sorte, abraço!


Última edição por sdamiao em Qua 14 Set 2011, 01:56, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adição de informações, referente as questões do usuário.)
sdamiao
sdamiao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 21/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por NERO Qua 14 Set 2011, 11:35

Sempre troco o óleo em casa eumesmo e essa observação eu já notei.
3,5 litros, segundo o manual está correto, mas se observar no motor, está escrito 3,3 litros...e ainda assim ele "incha" um pouco depois da troca.
3,5 litros é demais...mas não creio que vá dar problemas...se fosse MUITO a mais, tipo 4 litros, aí sim. Desencana. Se tiver algum excesso, sai pelo suspiro do cárter.
Ultimamente eu tenho colocado 3 litros, aí saio pra rodar um pouco e na volta, deixo descansar uma ou duas horas. Aí verifico o nível e completo o resto até omáximo. Dá em torno de 200-300 ml sempre.
Quanto à cor, nada demais...nada a ver com o filtro. òleo tem que ficar preto mesmo, pois significa que está cumprindo o seu papel.
Sempre usei FRAM e continuarei usando.
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por edgar Qua 14 Set 2011, 12:26

NERO escreveu:Sempre troco o óleo em casa eumesmo e essa observação eu já notei.
3,5 litros, segundo o manual está correto, mas se observar no motor, está escrito 3,3 litros...e ainda assim ele "incha" um pouco depois da troca.
3,5 litros é demais...mas não creio que vá dar problemas...se fosse MUITO a mais, tipo 4 litros, aí sim. Desencana. Se tiver algum excesso, sai pelo suspiro do cárter.
Ultimamente eu tenho colocado 3 litros, aí saio pra rodar um pouco e na volta, deixo descansar uma ou duas horas. Aí verifico o nível e completo o resto até omáximo. Dá em torno de 200-300 ml sempre.
Quanto à cor, nada demais...nada a ver com o filtro. òleo tem que ficar preto mesmo, pois significa que está cumprindo o seu papel.
Sempre usei FRAM e continuarei usando.
T+

isso ai.

só não uso o filtro fram. ja teve casos de pilotagem mode devil on, que o motor foi pro saco devida a menor capacidade de filtragem.

quando digo mode devil on, não é dar umas esticadas e sim um trajeto de 100 km andando a 11.000 rpm.

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Politicos Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por Bulljr71 Qua 14 Set 2011, 15:17

Caraio........nem que estivesse afim de estourar a danada ia andar 100 km a 11 paus....hahahahaha.

Mas uma coisa que não usei tambem foi o filtro fram, omo trouxe de fora a um preço super ridículo, uso o original.
Bulljr71
Bulljr71
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 02/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por Gustavo Pessoa Qua 14 Set 2011, 22:32

edgar escreveu:
NERO escreveu:Sempre troco o óleo em casa eumesmo e essa observação eu já notei.
3,5 litros, segundo o manual está correto, mas se observar no motor, está escrito 3,3 litros...e ainda assim ele "incha" um pouco depois da troca.
3,5 litros é demais...mas não creio que vá dar problemas...se fosse MUITO a mais, tipo 4 litros, aí sim. Desencana. Se tiver algum excesso, sai pelo suspiro do cárter.
Ultimamente eu tenho colocado 3 litros, aí saio pra rodar um pouco e na volta, deixo descansar uma ou duas horas. Aí verifico o nível e completo o resto até omáximo. Dá em torno de 200-300 ml sempre.
Quanto à cor, nada demais...nada a ver com o filtro. òleo tem que ficar preto mesmo, pois significa que está cumprindo o seu papel.
Sempre usei FRAM e continuarei usando.
T+

isso ai.

só não uso o filtro fram. ja teve casos de pilotagem mode devil on, que o motor foi pro saco devida a menor capacidade de filtragem.

quando digo mode devil on, não é dar umas esticadas e sim um trajeto de 100 km andando a 11.000 rpm.

Então, quando coloquei o filtro Fram, lembrei que o Edgar já havia falado sobre ele aqui no fórum, mas mesmo assim coloquei,

Edgar e o filtro de óleo KN é melhor que o Fram? E este Emgo? Pois tem no ML por R$49,00 contra R$85,00 Original, o que acha?

Desde já obrigado a todos,que estão me ajudando,
Grande abraço.
Gustavo Pessoa
Gustavo Pessoa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por Gustavo Pessoa Qui 15 Set 2011, 14:36

Então pessoal,

Hoje demanhã, coloquei a moto no cavalete central, liguei e deixei por uns 15minutos, depois desliguei e deixei parada por uns 20minutos,
Olhei no mostrador do óleo e tudo beleza, na marca certinho, portanto está tudo bem,
Quero agradecer aos colegas que me ajudaram:
Hermes Tri
sdamiao
Nero
Edgar e Bulljr 71
Muito obrigado, e um grande abraço a todos.
Gustavo Pessoa
Gustavo Pessoa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por jeova Seg 19 Nov 2012, 15:44

Boa tarde pessoal sou novo no fórum, eu tinha uma twister e graças a Deus consegui o tão esperado up para a bandit 650 2009, vamos ao problema acabei de trocar o óleo da bandit mas coloquei uns 400 ml pra mais, será que vai dar algum problema?

jeova
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 18/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por Petrel Seg 19 Nov 2012, 16:06

óleo em excesso é muito pior que abaixo do nível máximo... pois como dizem os manuais, o nivel deve ficar entre o minimo e o máximo... e NUNCA fora desses limites..... SUGIRO DRENAR O EXCESSO O QUANTO ANTES. o primeiro dano que pode causar é vazamento pelos retentores por excesso de pressão interna... pricipalmente depois de quente.

Petrel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 10/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por jeova Seg 19 Nov 2012, 16:13

Obrigado Petrel, vou drenar o excesso abraço.

jeova
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 18/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por nelslima Seg 19 Nov 2012, 17:57

Caros Amigos,

Em primeiro lugar, filtro FRAM é tão eficiente quanto o original. FRAM, BOSCH, MANN são de primeira qualidade e para quem não sabe, responsáveis pelo fornecimento de 80% dos filtros originais (que só tem marca não fornecendo os verdadeiros fabricantes).

Quanto ao nível do óleo, realmente em excesso é ruim porque a pressão no cárter aumenta e pode sair pelo cabeçote (fumar um pouco), pelo respiro e para motores cansados até estourar retentores, etc.
Mas, nas motos que não tem varetas e o óleo estiver em excesso é bom verificar se não existe água no mesmo (o que é muito dificultado verificar por esta bolinha marcadora).
Sempre vejam e observem o nível do óleo por 2 ou 3x pois os modelos suzuki costumam dar diferenças na marcação. Se você medir 2 ou 3x observará diferenças nas medições.
A medição correta deve ser feita funcionando a moto até a ventoinha armar. Deslligar e deixar a moto por 3m desligada. Colocar na posição vertical e ver onde está o nível.
Na prática, cuidado !!!
Liguem a moto e deixem a ventoinha armar ANDANDO com a moto, porque se vocês fizerem isto com a moto parada, o nível se mostrará bem abaixo do que realmente está por não ter usado o câmbio. Observo isto em todas suzuki que tive...

Abs,


nelslima
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO ) Empty Re: Nível do óleo ( RESOLVIDO OBRIGADO )

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos