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Dicas gerais aos iniciantes

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Mensagem por Maker Dom 07 Nov 2010, 17:04

Depois de algumas agruras que tenho passado desde que comprei a moto, percebi que poderiam ter sido evitadas mediante dicas diretas.

Sendo assim, resolvi criar esse tópico para evitar que outras pessoas passem pelo que passei.

Aos que tiverem mais dicas diretas e queiram compartilhar, acho que ninguém irá achar ruim.

- Moto grande não é brinquedo, não acelere até se habituar com o equipamento;

- Pneus novos VEM COM CERA, C U I D A D O triplicado nos primeiros 150km;

- Nunca freie o dianteiro com os 4 dedos dentro da cidade pois o risco de "alicatar" é grande e o chão é duro;

- Instale o Slider ANTES de sair da CC ou logo depois;

- Não deixe a moto no descanso sem estar engatada;

- Caiu? Vá para casa, descanse 2 dias e só depois saia em busca de bons profissionais. No desespero, se for para a CC vai gastar o triplo;

Foi o que eu consegui lembrar até agora...
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Mensagem por YUJI Dom 07 Nov 2010, 17:22

Sair sempre equipado, mesmo que seja para dar uma volta no quarteirão.

Eu levei "aquele" tombo a menos de 1km de casa.
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Mensagem por RDO Dom 07 Nov 2010, 18:00

Este post do Alexandre deveria fazer parte do teste pra tirar carta de motociclista. Vale a pena estudar...

https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/50-dicas-que-podem-salvar-sua-vida-t8547.htm?highlight=50+dicas
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Mensagem por Traci Dom 07 Nov 2010, 20:12

- Se quiser usar cadeados ou qualquer outro tipo de trava no disco de freio, saiba que um dia você vai esquecer e aí já era...

- Reforçando a dica do Maker, quando tirei minha primeira moto zero deixei ela desengatada na calçada da concessionária que era levemente inclinada, adivinha, quase chorei...Nunca façam isso...

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Mensagem por Beto Bracao Dom 07 Nov 2010, 20:26

ta ficando bom. Otimas dicas.

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Mensagem por rtsantanna Dom 07 Nov 2010, 20:41

Traci escreveu: - Se quiser usar cadeados ou qualquer outro tipo de trava no disco de freio, saiba que um dia você vai esquecer e aí já era...

Ao colocar o cadeado no disco de freio, coloque a porra da CORDINHA LARANJA que o vendedor te avisou pra colocar, mesmo sendo feia, evita esquecer o cadeado no disco - lição aprendida.
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Mensagem por Hans Blackbullet Dom 07 Nov 2010, 21:45

Cursos. Leitura. Ouvir e experimentar.
Cautela. Responsabilidade.
E principalmente: respeito, mas ao que ou a quem?
- à seus limites, em primeiro lugar. Aos que ja tem experiência, porque já sabem o que e como fazer, e respeitam so próprios limites. Às leis da física, e se não as conhecer, corra para os cadernos da oitava série, tá tudo lá... (vetores, cinética...). à motocicleta, que também tem limites, de acordo com o medelo e equipamentos/regulagens... Ao chão, inimigo duro e inflexível...e à vida - este último, se faz escutando uma mulher, que pode ser sua avó, sua mãe, ou sua esposa/noiva/namorada, desde que tenha a certeza de que gostem de voce. Lembrem-se que a intuição é fundamental e de relevente importancia... e a intuição feminina é dez vezes mais forte...
Por último, se não chover... boas curvas...
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Mensagem por Bisteka Dom 07 Nov 2010, 23:51

YUJI escreveu:Sair sempre equipado, mesmo que seja para dar uma volta no quarteirão.

Eu levei "aquele" tombo a menos de 1km de casa.

RDO escreveu:Este post do Alexandre deveria fazer parte do teste pra tirar carta de motociclista. Vale a pena estudar...

https://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/50-dicas-que-podem-salvar-sua-vida-t8547.htm?highlight=50+dicas
Perfeitos!!!
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Mensagem por x_x SRAD Seg 08 Nov 2010, 09:00

1 - Lubrificação da corrente é como sangue na veia, indispensável, verifique tbm nivel de agua e oleo do motor toda vez q for sair, principalmente se troca oleo com mais de 2.000 km.
2 - Não estacione próximo de carros, pq é ferro na certa, principalmente se for atraz.
3 - Se ver um carro numa situação que possa te derrubar ja mais pense que ele esta vendo vc e vai desviar, 99% das vezes ele não ta vendo e 1% tava vendo mais acha que da tempo. Diminua o quanto antes e pare se for o caso.
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Da para escrever um livro aqui rsss

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Mensagem por ata.jb Seg 08 Nov 2010, 11:17

Ótimas dicas.

Parabéns pela iniciativa.
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Mensagem por rtsantanna Seg 08 Nov 2010, 12:30

x_xYZFR1 escreveu:1 - Lubrificação da corrente é como sangue na veia, indispensável, verifique tbm nivel de agua e oleo do motor toda vez q for sair, principalmente se troca oleo com mais de 2.000 km.
2 - Não estacione próximo de carros, pq é ferro na certa, principalmente se for atraz.
3 - Se ver um carro numa situação que possa te derrubar ja mais pense que ele esta vendo vc e vai desviar, 99% das vezes ele não ta vendo e 1% tava vendo mais acha que da tempo. Diminua o quanto antes e pare se for o caso.
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Bora criar uma biblia aqui. Essa sim pode salvar muitas vidas.
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Mensagem por Maker Seg 27 Dez 2010, 11:42

Ninguém lembrou de mais nada?
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Mensagem por ata.jb Seg 27 Dez 2010, 11:52

Lembrei de uma agora:

- se posicionar na pista de forma que vc veja o motorista do carro que vai adiante pelo retrovisor dele. Caso o veja, é sinal que ele tbm pode te ver.

Não é esperar ser visto, mas FAZER ser visto.

Isso tem me ajudado muito e nunca passei por situações de levar uma trancada repentina de um carro qdo este deseja mudar de faixa.

Não sei se fui claro. rsrsrs...
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Mensagem por Maker Seg 27 Dez 2010, 12:00

Transparente...

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Mensagem por Wellington Seg 27 Dez 2010, 13:16

Muitas dicas legais, que podem ser usadas no dia a dia!
Considero uma das mais importantes, essa de treinar frenagem e dominar a meia volta à exaustão.

"Conhecer os outros é sabedoria;
Conhecer a si mesmo é iluminãção."
Tao Te Ching


Mais um conjunto de dicas legais:


DICAS DE PILOTAGEM
Dicas para você andar melhor e aproveitar sua máquina!

Leia com atenção, você vai ver que temos sempre algo a aprender!
Assim como nós, coloque em prática essas dicas, e você vai ver o quanto sua segurança vai melhorar.


ANDANDO NA CIDADE


Andar na cidade em meio a outros veículos pode ser fácil, mas também perigoso então veja algumas coisas que você pode fazer para tornar seu passeio mais seguro:

SEMÁFORO: Ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado, deixe sempre a pista para os carros, alguem por distração pode não vê-lo e uma pancada na traseira é bem ruim!. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.

COM OUTRAS MOTOS: Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.

Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse, ele pode ter visto algo que você ainda não viu, então pare também!

ULTRAPASSAGEM: quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita especialmente os veículos, lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar a direita e não esperam que venha alguém pela direita;

ESTACIONAMENTO: Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto!

Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro;

COSTURAR NO TRÂNSITO: Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados.

FAROL ACESO: Além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia, os outros veículos lhe percebem mais facilmente.

ANDANDO NA CHUVA

Se você puder evite andar na chuva especialmente na estrada pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também, mas se caso for necessário tenha sempre uma roupa de chuva pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário.

Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:

NA CIDADE: evite o canto interno das curvas pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veiculos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados;

AS POSSAS D'AGUA: evite-as pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);

NA PISTA DE ROLAGEM: tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos) pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda, também terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane; OBS: ISTO TAMBÉM VALE PARA PISTA SECA!

CALIBRAGEM DE PNEUS: andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superficie de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.

FREIAR NA CHUVA: a pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, é chão na certa!, portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.


VIAJANDO EM GRUPO


Quando você pensar em viajar com seu grupo, é sempre bom que se faça um "briffing" antes da viagem e para facilitar este bate-papo aqui vão algumas dicas:

NA ESTRADA: Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade.

A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos.

Todos os participantes do grupo devem estar sempre visualizando a motocicleta da frente e de trás. Desse modo, evitar-se-á uma dispersão.

Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai freiar até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de freiar propriamente, isso poderá evitar um acidente!

Quando estiverem duas ou mais motos, a moto da frente deverá estar sempre na esquerda da pista, pois ela estará em breve preparando uma ultrapassagem e sua visão será melhor na esquerda, se você vem logo atrás, não ultrapasse a da frente próximo de uma ultrapassagem de veículo porque a atenção do piloto estará no trânsito de sentido oposto e é bem provável que ele não perceba você entrando pela esquerda dele.



LÍDER DE PERCURSO: Motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos.

Critérios de escolha do líder: conhecer melhor o trajeto a ser percorrido, ser experiente.

Atribuições do líder: manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; alertar sobre as paradas combinadas.



FERROLHO: Motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos.

Critérios de escolha do Ferrolho: possuir moto dentre as de melhor desempenho no grupo, ser experiente.

Atribuições do Ferrolho: zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo; avançar de sua posição até o líder de percurso, caso haja necessidade de avisá-lo acerca de eventuais emergências ou situações que venham a alterar qualquer procedimento anteriormente acordado; orientar o grupo quanto ao seu correto posicionamento na faixa de rolamento.



OBSERVAÇÕES: Líder de percurso não deverá ser ultrapassado. No entanto, havendo a intenção de um ou mais membros de "dar uma esticada", deverão sinalizar tal procedimento ao líder mediante uma buzinada ou aceno característico, devendo retornar a sua posição no grupo ou parar no próximo ponto previamente combinado.

Ao líder de percurso não é permitido "dar uma esticada", já que é ele o responsável pela manutenção da velocidade combinada.

Qualquer membro poderá se deslocar até o líder ou ao Ferrolho para comunicar eventual necessidade de interrupção do percurso.


PILOTAGEM

Vários são as tópicos que podemos discutir nesta página mas escolhemos alguns que consideramos mais importantes então vamos a eles:

FREIADA: freiar deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Freiar um moto não é igual a freiar uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a freiar a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto você deve freiar 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite freiar em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre freiar antes das curvas e não nelas! o freio que pára a moto é o dianteiro!

SINALISAR FREIADA: Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai freiar até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de freiar propriamente, isso poderá evitar um acidente!

FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA: esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA TRACIONE! a moto sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente escorregará demais, causando uma queda!

FAROL NO ESPELHO: Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.

MANCHAS NO ASFALTO: Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou tenha tombado na pista portanto cautela!

CABECEIRAS DE PONTES: Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!

BURACOS: Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! a roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado!

ESTERÇAR: Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a Mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!


BAGAGEM

Você pode carregar sua bagagem de duas maneiras: em uma bolsa sobre o banco traseiro ou com alforjes.

Quando você usa uma bolsa sobre o banco, tome cuidado de prendê-la corretamente para que durante a viajem ela não ameace cair e você ter que ficar parando. A melhor forma de prendê-la é utilizando as chamadas "aranhas" (rede de elásticos) que fixada nas pedaleiras traseiras ou embaixo do banco, dão firmeza a sua bolsa.

Se a necessidade apontar para os alforjes, tome a atenção de distribuir o peso de forma igual para que não pese mais de um lado alterando sua pilotagem.

É sempre bom lembrar, quando colocar sua capa de chuva, em um alforje, coloque bem em cima como último item, para facilitar na hora do uso. Se você estiver usando uma bolsa sobre o banco, deixe o pacote da capa por cima da bolsa e tenha sempre um saco de lixo para embrulhar sua bolsa pois geralmente elas não são a prova d'água.

O que levar no macacão? Três coisas facilitam sua vida: a carteira; uma cópia da chave da moto; e o celular. Em caso de parar para abastecer ou dar explicações a polícia! é melhor estar no bolso que no fundo da bolsa toda amarrada! A chave é sempre bom carregar uma no bolso do macacão, afinal você nunca espera perdê-la, mas se caso acontecer é melhor ir até o hotel onde está o macacão do que ter que ir em casa buscar! E o celular pode lhe ajudar se estiver junto ao corpo em um caso de emergência.


CAPACETES

A escolha de um capacete não deve se ater tão somente ao estilo de sua moto, mas principalmente ao uso que você for dar a sua moto. É de praxe que pilotos de motos tipo custom usem capacetes abertos e de motos esportivas usem capacetes fechados, mas essa não deve ser a regra apesar de que para todos o estilo conta muito!

CAPACETE ABERTO: O uso na cidade da moto é tão perigoso quanto o uso em estrada, apesar da velocidade na cidade ser menor, por isso é normal se flexibilizar o uso de capacetes abertos na cidade até mesmo porque esses são menos quentes, especialmente no verão tropical, porém o código de trânsito obriga o uso de óculos "apropriados" em caso de capacetes abertos. Essa expressão não define claramente que tipo de óculos, mas na mão de um policial essa regra pode complicar seu passeio, é claro que o mesmo vale na estrada, mas se você estiver com um óculos que faça o contorno do rosto, isto é, que seja arredondado isso facilitará a visão especialmente porque você não vai ficar lacrimando pela ação do vento e pode ser um bom argumento junto ao policial "exigente".

CAPACETE FECHADO: O uso na estrada da moto sugere que se tenha mais precauções em função da velocidade ser maior e do trânsito dos outros veículos. O uso do capacete fechado é sempre mais aconselhável por ser muito mais seguro que o capacete aberto, mas a escolha do capacete fechado precisa obedecer uma regra básica sob pena de poder ser até mais perigoso que um aberto: Ele precisa SER JUSTO NA CABEÇA. E como saber se está justo ou não?

Justo na circunferência da cabeça, a numeração do capacete é dada por essa medida (pegue uma fita métrica e meça sua cabeça envolvendo a cabeça da testa até a nuca isso facilitará saber seu tamanho. Muitos capacetes importados vem com essa medida em polegadas para você converter centímetros em polegadas multiplique a medida de centímetros por 0,393701 e se você tiver a medida em polegadas e quiser saber seu equivalente em centímetros multiplique por 2,54;

Justo nas laterais (bochechas apertadas contra a espuma) o normal é suas bochechas ficarem apertadas o capacete só não pode ficar apertado na circunferência da cabeça senão você não aguenta meia hora!;

Quexeira: (parte frontal do capacete) afastada no mínimo 2,5 cm de seu queixo; OBS: para verificar se o capacete está justo ou não peça para que alguém empurre-o pela quexeira, o capacete não pode tocar seu queixo se isso acontecer experimente outro modelo ou um tamanho menor pois em um impacto no chão seu capacete poderá fraturar seu maxilar e é justamente essa a finalidade do capacete fechado proteger o rosto e o maxilar do piloto contra choques;

Cinta: ela deve ficar justa abaixo do queixo sem sufocar, devendo fixar o queixo de baixo para cima e não de baixo para trás;

Altura do capacete é a medida que ele tem de cima até as laterais (próximo ao ombro), ser alto é mais seguro, pois em uma queda ele firma junto as proteções de ombro do macacão e diminui o movimento da cabeça para os lados, evitando possíveis fraturas de cervical.

Resumindo, o capacete ideal é sem dúvida o fechado por ser mais seguro o que não quer dizer que o aberto não o seja, mas se você for andar em pistas de maior velocidade prefira o fechado mesmo que sua moto seja uma custom, lembre sempre, a segurança deve estar acima das preocupações estéticas.


MANUTENÇÃO DA MOTO

LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE: Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que tem eixo cardan!

CALIBRAGEM DOS PNEUS: Manter a calibragem dos pneus correta pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir reto". As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente). OBS: O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar a calibragem em até 8 libras, isto significa que um pneu calibrado frio e usado em condições quentes como uma viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode chegar a 48 libras, deixando seu pneu muito duro, perdendo sua aderência quando você mais precisa, nas curvas. Já o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o traseiro pois seu volume cúbico é menor. Se você preferir utilize Nitrogênio para calibrar, pois ele tem um ponto de dilatação mais elevado e isto mantêm mais estável a calibragem. Resumindo, quando você for andar na cidade, calibre no máximo, mas quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para menos, mantendo a melhor performance dos seus pneus.

TROCA DOS PNEUS: Quando você for trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos: Procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembre que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e estará limpo, a areia funcionará como lixa. Quando trocar? Geralmente os pneus originais aguentam em torno de 10.000 km nas esportivas e 12.000 km nas custons, mas independente disso se você perceber que os pneus estão quase sem friso na faixa central, não excite, troque-os. Outra maneira é se caso você começar a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em curvas, examine primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus. Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa.

PARAFUSOS EM GERAL: Sempre que lembrar, dê uma geral nos parafusos de carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto pelo motor quanto pelo tipo de calçamento afrouxam sistematicamente os parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.

ÓLEO LUBRIFICANTE: Todas as fábricas não recomendam o uso de óleos sintéticos, pois você acaba só completando e raramente troca. Uma manutenção ideal é aquela em que você troca de óleo a cada 3.000 km e filtro a cada 6.000 km. As motos que andam em alto giro, quebram mais rapidamente as moléculas do óleo e por isso ele afina rápido, tornando necessário sua substituição. (entenda-se giro alto como 6.000 a 14.500 rpm). O mais recomendado para altos giros é o 20/40 e nas motos que andam com giro mais baixo pode-se usar até o 20/50 o mesmo usado nos carros em geral. Controle sempre o nível do óleo e acompanhe o "som do motor" ele revela muita coisa para você, as vezes você percebe o nível baixo do óleo pelo barulho excessivo das engrenagens, algo distinto do que você acostumou a ouvir.

GASOLINA NO TANQUE: Os mecânicos de competição no Brasil, recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um ou dois tanques de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. Manter o tanque sempre cheio evita que se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no tanque provocando oxidação das partes móveis de bomba, carburador, etc. Por isso, mantenha sempre o tanque o mais cheio possível o que evita também que a bomba receba sujeira ou água. Já que a água é mais pesada que a gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e quando você anda muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo!

BATERIA: Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria, mas se caso sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o farol enfraquece em marcha lenta, pisca junto com a sinaleira ou acende quando você acelera, pode procurar um posto e completar o nível da solução. Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois essas motos sem pedal de arranque, são pesadas para empurrar mais de uma vez! OBS: Se você for viajar e deixar a moto muitos dias sem ligar, desligue o pólo (-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível descarga da bateria.

MOTO NO DESCANSO CENTRAL: As motos com motor em linha, (cilindros um ao lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para manter a equalização dos carburadores, pois quando a moto está no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros. Caso a sua moto for ficar mais de três ou quatro dias sem funcionar, opte por usar o cavalete central, nos casos de esportivas que não possuem este, compre um cavalete de oficina que suspende a roda traseira.

CAPA DA MOTO: JAMAIS COLOQUE A CAPA QUANDO A MOTO ESTIVER COM O MOTOR AINDA QUENTE! Além do risco de incêndio por tocar partes super aquecidas, ainda há o fato da capa fazer a moto suar, e com o tempo oxidar partes metálicas.


Não lembro mais onde peguei as dicas.
Até olhei nos tutoriais para ver se não foi por aqui!hehehe
De qualquer maneira é sempre bom relembrar conselhos tão valiosos.


Valew



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Mensagem por ata.jb Seg 27 Dez 2010, 14:13

We,


ótimas dicas. Obrigado por compartilhar. Qdo penso que ja conheço alguma coisa de moto, descubro que ainda não sei nada... rsrsrs

É essencial aprender novas dicas, assim como revisar as ja sabidas.

Abraços.
ata.jb
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Mensagem por Wellington Qui 30 Dez 2010, 00:21

ata.jb escreveu:We,


ótimas dicas. Obrigado por compartilhar. Qdo penso que ja conheço alguma coisa de moto, descubro que ainda não sei nada... rsrsrs

É essencial aprender novas dicas, assim como revisar as ja sabidas.

Abraços.


Valeu meu camarada!!

Esse tipo de informação é sampre legal compartilhar!!

Abraço
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Mensagem por SECC - BA Qui 30 Dez 2010, 11:21

Pessoal,

Não sei se alguém já falou, mas vai mais uma dica.
Se estiver garoando, mesmo que de leve, evite ao máximo passar por cima da tinta no asfalto, escorrega e muito, e se vc precisar usar os freios, aí já era.


Abraço
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Mensagem por Hans Blackbullet Qui 30 Dez 2010, 11:43

Maker, a cera dos pneus o Bisteka resolveu, e tem um tópico só pra isso...
É só lavar com bastante gasolina e uma esponjinha de lava-louças (use a parte verde), esfregando com vontade e bastante gasolina...
Depois lave com bastante detergente e água, para retirar a gasolina e...
É só montá-lo, balancear e sair entortando...
Eu fiz e garanto que dá certo, já saí da loja borrachando e curvando direto pra serrinha do Art Café, sem problemas.
Funciona, é seguro e evita acidentes.
Abraço
Blackbullet
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Mensagem por Saddam Qui 30 Dez 2010, 12:01

Postura de Pilotagem by Hans Blackbullet: https://www.suzukionline.org/t7432-postura-de-pilotagem

Pé na Pedaleira por Geraldo Tite Simões: http://www.motonline.com.br/colunistas/tite/pernas25nov09.html

Freiou ou mudou de marcha, volta a porra do pé para a posição correta.

Vai:
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e VOLTA (Sempre!):
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Mensagem por Marcelo BK Qui 30 Dez 2010, 12:25

Nunca ultrapasse seu limite!!!!

Sempre vai haver alguém mais rápido que vc, que faz mais curva que vc, mesmo que vc tenha uma moto melhor.......
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Mensagem por AlvaroMoto Qui 30 Dez 2010, 19:01

em 2008 sofri um pequeno acidente, uma mulher entrou com o carro bem na minha frente, ela não parou no PARE e disse que não me viu!

com essa queda aprendi o seguinte:

- pra mim não existe via preferencial nem sinal verde quando estou de moto, depois do acidente presto atenção em todo cruzamento, semáforo ou trevo, não confio mais, vai que outra doida resolve entrar e...

- uso o farol ALTO ligado constantemente durante o dia (as vezes até de noite, dependendo do trânsito), assim o motorista enxerga melhor a moto, mesmo que possa causar algum desconforto a ele (melhor ele sofrer um desconforto do que eu uma queda...)

- acostumei a deixar DOIS dedos (indicador e médio) da mão direita apoiados no freio dianteiro, assim eu freio melhor, com bastante força, e mesmo assim ainda dificulta eu alicatar o freio... já fiz vários testes, no molhado, na cidade, na estrada, e foi o que melhor se adaptou a mim. Somente não uso isso quando estou na pista, dai é outra técnica que eu uso...

- toda vez que coloco a moto no descanso lateral eu tenho a mania de dar um pequeno empurrão com o bico do pé (é quase um chute) no descanso para certificar que ele está no final do curso, assim eu evito o que aconteceu uma vez comigo em 2007 quando achei que a moto estava no descanso mas ele não estava totalmente esticado, dai assim que desci da moto ela caiu...

- nunca empurre a moto com o descanso abaixado, recolha-o pois corre-se o risco da moto passar por alguma elevação que irá tocar no descanso e derrubar a moto. Isso aconteceu comigo em 2007, um lavador de motos fez essa proeza com minha moto bem na minha frente...

- evite usar capacete aberto, ou coquinho, ou escamoteável... digo isso porque em 2008, no acidente que tive, andando devagar na cidade, uns 60km/h, eu fui lançado contra o carro e bati o capacete na coluna dianteira do veículo, estava usando um shark S500 integral que rachou bem no queixo! imagina se eu estivesse com capacete aberto... hoje eu estaria sem queixo... rsrsrs

- em 2005 tentei sair com a moto com a trava de disco presa na roda... imagina o tombo... depois disso toda vez que uso a trava eu sempre coloco alguma borracha na chave da ignição da moto, de modo que impeça a moto de ser ligada, dai ao tentar ligar a moto percebo a borracha, ai me lembro que a moto está com a trava...

por ora me lembrei dessas "manias" (dicas)...

abraço e bela idéia do Maker de reunir as dicas aqui para os novatos. As minhas foram esculpidas pelos tombos e acidentes...


Última edição por AlvaroMoto em Qui 30 Dez 2010, 19:06, editado 1 vez(es)
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Mensagem por ata.jb Qui 30 Dez 2010, 19:06

AlvaroMoto escreveu:em 2008 sofri um pequeno acidente, uma mulher entrou com o carro bem na minha frente, ela não parou no PARE e disse que não me viu!

com essa queda aprendi o seguinte:

- pra mim não existe via preferencial nem sinal verde quando estou de moto, depois do acidente presto atenção em todo cruzamento, semáforo ou trevo, não confio mais, vai que outra doida resolve entrar e...

- uso o farol ALTO ligado constantemente durante o dia (as vezes até de noite, dependendo do trânsito), assim o motorista enxerga melhor a moto, mesmo que possa causar algum desconforto a ele (melhor ele sofrer um desconforto do que eu uma queda...)

- acostumei a deixar DOIS dedos (indicador e médio) da mão direita apoiados no freio dianteiro, assim eu freio melhor, com bastante força, e mesmo assim ainda dificulta eu alicatar o freio... já fiz vários testes, no molhado, na cidade, na estrada, e foi o que melhor se adaptou a mim. Somente não uso isso quando estou na pista, dai é outra técnica que eu uso...

- toda vez que coloco a moto no descanso lateral eu tenho a mania de dar um pequeno empurrão com o bico do pé (é quase um chute) no descanso para certificar que ele está no final do curso, assim eu evito o que aconteceu uma vez comigo em 2007 quando achei que a moto estava no descanso mas ele não estava totalmente esticado, dai assim que desci da moto ela caiu...

- nunca empurre a moto com o descanso abaixado, recolha-o pois corre-se o risco da moto passar por alguma elevação que irá tocar no descanso e derrubar a moto. Isso aconteceu comigo em 2007, um lavador de motos fez essa proeza com minha moto bem na minha frente...

- evite usar capacete aberto, ou coquinho, ou escamoteável... digo isso porque em 2008, no acidente que tive, andando devagar na cidade, uns 60km/h, eu fui lançado contra o carro e bati o capacete na coluna dianteira do veículo, estava usando um shark S500 integral que rachou bem no queixo! imagina se eu estivesse com capacete aberto... hoje eu estaria sem queixo... rsrsrs

por ora me lembrei dessas "manias" (dicas)...

abraço e bela idéia do Maker de reunir as dicas aqui para os novatos. As minhas foram esculpidas pelos tombos e acidentes...

Alvaro, ótimas dicas.

MP pra vc.
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Mensagem por YUJI Qui 30 Dez 2010, 19:19

Maker escreveu:Ninguém lembrou de mais nada?

Lembrei.
USE sempre a BUZINA para alertar, pois o motorista pode estar usando o celular ou walkman, MP3 ou algo do tipo.
Nem que encha o saco, melhor do que levar fechada ou coisa pior...
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Mensagem por Maker Qui 30 Dez 2010, 20:11

Valeu Álvaro!

Espero que muitos não passem pelo que vc passou agora que já temos as dicas.

Obrigado.
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