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Escapamento esportivo danifica motor?

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Escapamento esportivo danifica motor? Empty Escapamento esportivo danifica motor?

Mensagem por mineirinho Qua 09 Jun 2010, 22:26

olá pessoal!!
poderiam me tirar uma duvida?
li em um site e em foruns que escapes esportivos não dimensionados podem ocasionar danos ao motor, e que escapes produzidos artesanalmente sem esse dimensinamento geram altos riscos ao motor, será?
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Mensagem por Alexander Qua 09 Jun 2010, 23:13

Já lí em sites ingleses que os escapes diretos (os curtos mais que os longos) podem sofrer refluxos de ar frio que entram no motor e podem danificar o motor no longo prazo pela constante troca rápida de temperatura.

Faz sentido mas não sei se é verdade...
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Mensagem por RaFa AgOsT Qui 10 Jun 2010, 13:47

ALTO RISCO? POR CAUSA DE PONTEIRA?
NUM PAIS QUE COLOCAMOS SOLVENTE DE BORRACHA, ALCOOL E UM POQUINHU DE GASOLINA, O POVO ACHA Q UMA PONTEIRA Q ESRTAGA A MOTO...
FALA SERIO...
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Mensagem por Traci Qui 10 Jun 2010, 13:51

essa foi boa rafa, kkkkk!!!!!
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Mensagem por Convidad Qui 10 Jun 2010, 20:42

O risco existe sim. Se você coloca um escape aberto que aumenta o fluxo sem regular nada, a mistura fica pobre e pode furar o pistão. Mas acredito que isto ocorra apenas em motos carburadas.

Fica a dúvida : Será que a injetada compensa isso ?

Eu acho que sim, mas não estou certo.

Mexanicos de plantão se manifestem

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Mensagem por Elton Qui 10 Jun 2010, 21:30

Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
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Mensagem por Amauri Qui 10 Jun 2010, 22:06

Pessoal, aproveitando o gancho, alguem sabe me dizer se está confirmado que no ano que vem a inspeção veicular aqui em Sampa será também para nível de ruído, não podendo ultrapassar tantos decibéis ???
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Mensagem por RaFa AgOsT Qui 10 Jun 2010, 23:10

Elton escreveu:Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
E A SONDA LAMBDA ONDE FICA NISSU TUDO?
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Mensagem por Elton Sex 11 Jun 2010, 07:17

RaFa AgOsT escreveu:
Elton escreveu:Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
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Então Rafa, questionei justamente isso ao mecânico e ele me disse que mesmo sendo injetada e com sonda tem que mexer na mistura ???
Sei lá tb tenho essa dúvida amigo ... não sou especialista no assunto!!!! kkkkk
Vamos esperar a opinião dos especialistas de plantão ae!! Decapa, Edgar cd vcs????
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Mensagem por RaFa AgOsT Sex 11 Jun 2010, 09:02

Elton escreveu:
RaFa AgOsT escreveu:
Elton escreveu:Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
E A SONDA LAMBDA ONDE FICA NISSU TUDO?
ELA REGULARIA ISSU...

Então Rafa, questionei justamente isso ao mecânico e ele me disse que mesmo sendo injetada e com sonda tem que mexer na mistura ???
Sei lá tb tenho essa dúvida amigo ... não sou especialista no assunto!!!! kkkkk
Vamos esperar a opinião dos especialistas de plantão ae!! Decapa, Edgar cd vcs????
CARA VC PODE MEXER NA MISTURA SIM PRA MELHORAR A PERFORMANCE, MAS QUE ISSU PODE DANIFICAR O MOTOR, SE NAUM FIZER, AI EU ACHO Q É DEMAIS...
PRA DEXA-LA REDONDA SIM...
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Mensagem por Elton Sex 11 Jun 2010, 10:39

Penso assim tb.
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Mensagem por vytor Sex 11 Jun 2010, 11:02

nao tenho tempo pra escrever agora..

mas um escapamento esportivo pode SIM estragar o motor...
porem, nao eh comum q ocorram problemas graves...

alguns escapamentos, inclusive, eliminam sonda lambida...

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Mensagem por MCilas Sex 11 Jun 2010, 11:08

Amauri Laurentino da Silv escreveu:Pessoal, aproveitando o gancho, alguem sabe me dizer se está confirmado que no ano que vem a inspeção veicular aqui em Sampa será também para nível de ruído, não podendo ultrapassar tantos decibéis ???

Sim Amauri,

vai rolar sim. Esse ano inclusive já estão medindo, apenas a título de levantamento.

O limite parece que vai ser oitenta e poucos decibéis...

O Tio do Edgar fez a inspeção da Custom dele esses dias, com escapamento original e tudo. Os caras colocam um sensor no escape e outro no motor. E o cara falou qua a moto dele não passará no ano que vem, em função do barulho. Detalhe: barulho do motor !!! O cara chegou ao absurdo de comentar que a moto tinha a parte do motor muito aberta, sem nenhuma carenagem... (lembrando que era uma custom!)

tem noção ??

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Mensagem por J. Sex 11 Jun 2010, 11:12

MCilas escreveu:vai rolar sim. Esse ano inclusive já estão medindo, apenas a título de levantamento.

O limite parece que vai ser oitenta e poucos decibéis...

O Tio do Edgar fez a inspeção da Custom dele esses dias, com escapamento original e tudo. Os caras colocam um sensor no escape e outro no motor. E o cara falou qua a moto dele não passará no ano que vem, em função do barulho. Detalhe: barulho do motor !!! O cara chegou ao absurdo de comentar que a moto tinha a parte do motor muito aberta, sem nenhuma carenagem... (lembrando que era uma custom!)

tem noção ??

abs

Fudeu....eu já desencanei, de mudar pisca, instalar eliminador, xenon, etc...p/ não dar motivo.

Agora tem essa do ponteira....foda!

Referente ao tópico, eu acho que não danifica nada...a diferença é que uns são feitos com um estudo, de acordo com cada modelo de moto, visando performance e outros são feitos p/ fazer barulho.

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Mensagem por Amauri Sex 11 Jun 2010, 20:16

o bicho vai pegar mesmo, hein !!!!
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Mensagem por Convidad Sex 11 Jun 2010, 20:52

opa, to longe de ser especialista. nunca estudei pra ser mecanico de moto. sou nubao ainda, mais vo tenta ajudar.
pra duvida do elton ae. qualquer moto tem de ser ajustado a mistura, tanto carburada como injetada. afinal, tendo mais entrada de ar (filtro esportivo) e saída de gas(escape) é obrigatorio para um melhor desempenho e economia. é de lei. quem deixa isso quieto, nao tem noçao. acha que tirar a ponteira é simplesmente fazer barulho.
e tem mais, muitos ae chegam nas motos de 40, 50, 60konto, e nao se dao o luxo de pegar um escape que presta. se nao pode pegar por falta de grana, espere e pegue coisa descente. e se o kboclo tira ponteira, e coloca outra mal dimenssionada, corre o risco de liberar demais a saída, e se nao melhorar a queima, a moto perde torque, força, bebe mais, e numa acelerada mais brusca estoura o pistao caso flutue a valvula. ja aconteceu comigo, com uma gs500. soldei um cano direto no escape, e fui grita numa virada de ano. foi só um solavanko debaixo do tank, e subiu o kbeçote todo pra cima, só óleo e fumaça. coisa horriver.
po, as vezes uma ponteirinha se divide numa biblia em 24x, vai no sufoco, mais vai. afinal, as motokas merecem. o meu paguei em 12x, mais foi. humildemente falando, a melhor motoka, merece o melhor escape, nao?? melhror filtro, melhor vela, pra quem gosta, é muito gratificante. e vamu taká veneno ae.

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Mensagem por Convidad Sex 11 Jun 2010, 21:07

RaFa AgOsT escreveu:
Elton escreveu:Já ouvi isso tb Tubarão, mas isto pode ocorrer com o tempo, não é imediato, portanto o primeiro dono se ficar pouco ou rodar pouco com a motoca pode não ter problemas, sobrando para o próximo.
E um mecânico me disse que mesmo nas injetadas precisa mexer???
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Sim , teóricamente a função dela é verificar o oxigenio que sobra depois da combustão do motor. Se sobrar oxigenio é porque a mistura está pobre e daí a ECU tem que injetar + gasoroba pra compensar.

Se as injeções de moto estão utilizando a sonda para isso então não precisaria de regulagem, exceto em caso de abertura excessiva

Abs

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Mensagem por Convidad Sex 11 Jun 2010, 21:27

ae entao nada serve de trocar filtro comum por esportivo. do que adiantaria entao?? nao ganha nada de desempenho. Escapamento esportivo danifica motor? Icon_scratch
vo volta a regulagem original da minha motoka entao e esperar a sonda lambda corrigir. essa tal sonda lambda é abençoada mesmo nao!!! nao sabia dessa. Escapamento esportivo danifica motor? Icon_scratch
sera que a teoria afirma o que acontece na pratica?? Escapamento esportivo danifica motor? Icon_scratch

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Mensagem por Elton Sex 11 Jun 2010, 23:03

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Mensagem por Folco Sáb 12 Jun 2010, 17:25

J. escreveu:
MCilas escreveu:vai rolar sim. Esse ano inclusive já estão medindo, apenas a título de levantamento.

O limite parece que vai ser oitenta e poucos decibéis...

O Tio do Edgar fez a inspeção da Custom dele esses dias, com escapamento original e tudo. Os caras colocam um sensor no escape e outro no motor. E o cara falou qua a moto dele não passará no ano que vem, em função do barulho. Detalhe: barulho do motor !!! O cara chegou ao absurdo de comentar que a moto tinha a parte do motor muito aberta, sem nenhuma carenagem... (lembrando que era uma custom!)

tem noção ??

abs

Fudeu....eu já desencanei, de mudar pisca, instalar eliminador, xenon, etc...p/ não dar motivo.

Agora tem essa do ponteira....foda!

Referente ao tópico, eu acho que não danifica nada...a diferença é que uns são feitos com um estudo, de acordo com cada modelo de moto, visando performance e outros são feitos p/ fazer barulho.

Entendo, mas eu penso no limite da segurança, para o equipamento (moto) e para o motociclista (piloto), ou seja, para os acessórios confiaveis á moto é sinal para que os "motoristas" te veja, te perceba e te obedeça na sua preferencial da legislação. Para o piloto, sempre na defensiva, logo o piscar de um Xenon, acelerar para te ouvir com uma ponteira exportiva, na minha visao miope, evitam prejuizos (material, pessoal e moral).

J. te conheço e pense bem, a respeito.

A vida é uma só e ser feliz, andam juntos, logo equipar para ter uma satisfação e usar para ser percebido durante a pilotagem, é vital a nossa sobrevivencia no transito ao passear, trabalhar e viajar. O resto é questão de educação.

Abraço, Folco Escapamento esportivo danifica motor? Icon_wink
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Mensagem por FLIT Sáb 12 Jun 2010, 18:00

a grande maioria das pessoas troca por causa do som.
eu particularmente trocaria por um que garantisse um fluxo ligeiramente maior, a um custo bem inferior ao original. assim não é necessário mexer em ragulagem alguma, além de preservar o original para as inpeções anuais.

o ideal tbm seria pedir ao fabricante email informando sobre garantias do produto e especificações.

uma coisa é certa: maior fluxo de saída exige maior fluxo de entrada e mais combustível. para melhor desempenho deve ser proporcional.
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Mensagem por Convidad Sáb 12 Jun 2010, 18:51

to esperando nego vim aqui e prova pra nois a tal teoria!!! kde??

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Mensagem por Hans Blackbullet Sáb 12 Jun 2010, 19:20

Pelo que sei...
Motor 4 tempos. Válvulas comandadas por molas (fechamento). Isto significa que até que se chegue a uma rotação de motor que cause a "flutuação" das válvulas, onde o período é tão curto que a fadiga das molas permitem que as válvulas permanecam abertas, causando "refluxo de gases", o trem deve segurar. Quer dizer que teoricamente poderia ter escapamento direto, que seria melhor para o motor: não haveriam perdas de carga na saída de gases! É por isso que o escape esportivo melhora o torque!
É outro assunto a substituição do elemento filtrante da entrada de gases. Quanto mais ar, mais gasolina. Desta forma, a mistura (Gás de gasolina) entra na câmara de combustão em maiores quantidades (entenda-se que em um motor aspirado, existe um limite máximo de sucção dos gases pelo êmbolo, vulgo pistão, de acordo com seu tamanho e curso, além das restrições das válvulas, tempo de permanência aberta e dutos) e quando o motor encontrar-se em PMS (ponto morto superior), na ocasião da explosão, terá-se uma pressão de gases maior dentro dos cilindros, causando mais força. Portanto, em nada atrapalharia um escape ou ponteira abertos, desde que não se ultrapasse a capacidade de giros do motor, (red line). Entetanto, mesmo com o escape original, em se ultrapassando a red line, ter-se-ão consequências desastrosas, e a mais comum seria a falta de combustível e empobrecimento da mistura, causando... furo no pistão!
Então, pessoal... pode colocar filtro esportivo, escape esportivo, aberto...mas tomem-se cuidado quem possuir os "enganadores" de CI, (power commander, TRE, entre outros) porque permitem giros maiores do que as válvulas aguentam... e daeh, kaput a motorr do mota!!!!!!!
Abração a todos
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Mensagem por Hans Blackbullet Sáb 12 Jun 2010, 19:25

Ah, pro pessoal que acha que o eventual refluxo de gases frios podem danificar o motor, como explicar então o sistema PAIR? Sabotagem das fábricas?
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Escapamento esportivo danifica motor? Empty Re: Escapamento esportivo danifica motor?

Mensagem por Convidad Sáb 12 Jun 2010, 19:38

bao, num sou nada, mais hoje em dia o que ta valendo na parte de mecanica, seja o que for, é mais pratica que teoria. manuais, metodos, escrita em geral, nao se deve levar ao pe da letra. negocio é mete a mao na graxa e mexe o baguio.

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Escapamento esportivo danifica motor? Empty Re: Escapamento esportivo danifica motor?

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