Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nível correto de óleo do motor

Ir em baixo

Mensagem Nível correto de óleo do motor

Mensagem por delphiman Ter 03 Nov 2009, 18:00

Boa tarde galera, tudo bem?
Sei que a dúvida que postarei é comum e com certeza boa parte já sabe corretamente. Mas, devido a algumas coisas que me falaram e outras que li, a dúvida foi criada.

Sábado agora, dia 31/10/2009, fiz a troca de óleo da minha 750F. Fiquei acompanhando mas não medi o nível de óleo, pois sempre trabalharam até então bem na minha moto.

Chegando em casa, fiz uma checagem rápida posicionando a moto verticalmente e fazendo um contorcionismo chequei a janela de inspeção do óleo. O nível de óleo estava no "Full" ou até mais. Deixei a moto parada por alguns minutos e voltei a checar novamente. O nível estava lá, cheio cheio....

Como sabia que o nível sempre deve ficar entre o mínimo e o máximo, no meio, chequei novamente o manual pra certificar, e lá tinha duas informações divergentes novamente.

A primeira dizia que o nível de óleo devia ficar entre o mínimo e o máximo e a segunda, que ao trocar o óleo, era necessário checar e se o nível não estivesse cheio (Full), era necessário adicionar óleo até checar ao "Full".

Poxa vida, mas será o inferno, que essa porra de manual não serve pra nada.

Liguei pro mecânico e ele disse que está correto no "Full".

Bom nobres amigos, tá aí a dúvida.... Qual é o nível correto de óleo? Full ou no meio? Sempre tive a informação que era entre o mínimo e máximo.

Grato desde já.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem Re: Nível correto de óleo do motor

Mensagem por Kokimoto Ter 03 Nov 2009, 18:54

O motor funciona normal quando o óleo está entre os níveis mínimo e máximo.

Quando você troca o óleo, porém, é interessante deixar o máximo porque tem margem pra "gastar" um pouco de óleo. Wink
Kokimoto
Kokimoto
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Soares Ter 03 Nov 2009, 18:58

delphinman, tenho impressão que mais para o fim do manual está dizendo para colocar a bike no cavalete central, deixar funcionar alguns minutos e depois medir... a marcação deve estar entre o mínimo e máximo
Soares
Soares
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Ter 03 Nov 2009, 19:43

Olá amigos, td bem?
Valeu pelo comentário Akama, realmente, analisando pela lógica, no máximo dá uma margem para a queima normal do óleo.
Soares, referente ao processo de medição está tranquilo. No manual explica como medir. Só fiquei em dúvida se o recomendado era que o óleo ficasse entre as marcas ou no máximo. No meu caso, está no máximo, talvez um pouco até um pouco mais. Por isso a preocupação, se estava correto ou não, pois o manual da F é cheio de erros. Os elaboradores do manual não tiveram a mínima atenção em ler junto com os responsáveis técnicos para ver se as informações estavam corretas. Podiam até contribuir com um pouco mais de informações.

Mas é isso aí, ainda que tem o fórum pra sanarmos nossas dúvidas.

Vlw pelos comentários.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por gandarez Ter 03 Nov 2009, 19:57

Soares escreveu:delphinman, tenho impressão que mais para o fim do manual está dizendo para colocar a bike no cavalete central, deixar funcionar alguns minutos e depois medir... a marcação deve estar entre o mínimo e máximo

Nesse caso a moto suga todo óleo para cima e o nível não deve ser adequado, você deve medir ela com o motor desligado até o ponto que eu sei.
gandarez
gandarez
Participante
Participante

Masculino

http://www.gandarez.com.br

Mensagem por Mendão Ter 03 Nov 2009, 20:48

Não sei como é o medidor da 750, se é um visor como o da Bandit. Mas o procedimento serve pra qualquer moto. O correto é ligar a moto, deixar o oleo encher as galerias do motor, desligar e aguardar uns 3 minutos. Faça a medição ou leitura. Ideal que esteja entre o minimo e máximo.
O manual da minha Bandit nao recomenda verificar o nivel de oleo estando a moto no cavalete central.
Mendão
Mendão
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Ter 03 Nov 2009, 20:56

Olá Mendão, o medidor da 750F é igual da Bandit. Através de um visor ao lado do motor. No manual recomenda colocar a moto no cavalete central, ligar e deixar aprox. 3 minutos desligada até o óleo descer. Daí, recomenda, equilibrar a moto e olhar o nível... creio que o manual da Bandit tenha sido melhorado e boa parte dos error corrigidos... o da 750F tem erro de tradução aos montes. Realmente, o manual da F não foi levado a sério pelos seus idealizadores.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Mendão Qua 04 Nov 2009, 05:54

delphiman ... acredito que o mesmo acontece com o manual da Bandit. Comecei a ler mas algumas coisas eram estranhas ( tradução e procedimento ) entao achei por bem fazer como vc fez ... vir aqui e "bater um papo" com o pessoal .
Eu disse acima que o ideal é que o oleo esteja entre o minimo e máximo. Eu nao fui bem claro ... Nao é que o oleo deva estar no meio certinho ! Esse ideal é : nao ultrapassar esses limites. Lógico , se vc ver que está no mínimo e ainda falta muitos quilometros para troca ou vai fazer um passeio longo , vc deve completar o nível e investigar o que está acontecendo pois nao é normal abaixar tanto.
A ultima revisao que fizeram na minha, se é que fizeram, pois nao vi nada, o nivel de oleo estava acima do full e, segundo o manual do motor, isso pode ocasionar uma elevação de temperatura. O que estava acontecendo depois que fizeram a tal revisao dos 6 mil. Quando retirei o excesso de oleo, veio a minha surpresa ... como menos de 80Km o oleo ja estava da cor da coco-cola, ou seja, apenas completaram o nivel. Fiquei P da vida pois foi um gasto de 350 reais pra nada. Decidi eu mesmo trocar o oleo e , hoje, apos uns 1000 Km , a coloração nao mudou praticamente nada. Escureceu mas falta muuuiiiiito pra aparentar com a coca. Com certeza nem o filtro foi trocado.

Parceiro.. tem duvidas? Vem aqui no forum que o pessoal tem o maior prazer em ajudar.
Abraço !
Mendão
Mendão
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Qua 04 Nov 2009, 08:08

Bom dia Mendão, 100% meu amigo.... obrigado pelos comentários, são de grande ajuda.... referente ao óleo, a minha também está parecendo que está acima do máximo. O visor fica cheio de óleo quando a moto é equilibrada.
Com relação ao óleo estar entre o mínimo e máximo, realmente talvez tenha sido um erro de interpretação de minha parte. Digo porque quando eu tinha a Comet, parece, agora não tenho certeza, que mostrava no manual até um desenho do visor preenchido com óleo e onde era o ideal que o óleo estivesse. Neste caso, estava bem no meio do visor. Por isso talvez minha interpretação errada a respeito de estar entre o mínimo e o máximo. Pois nesse caso pode ser próximo do máximo ou na metade.
De qualquer forma, vou ter que fazer a drenagem excedente do óleo e deixar ele regularizado. E concordo com o amigo que o negócio é a gente mesmo fazer... pelo menos é tomado cuidado quando é feito. A gente paga pra fazerem e ainda fazem mal feito... é pra acabá mesmo.
Por enquanto todas as dúvidas estão sendo sanadas, obrigado mesmo pela sua contribuição e a de todos do fórum.

Um abraço nobre amigo.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por NERO Qua 04 Nov 2009, 09:05

Entre o nível mín imo e o máximo, acho que dá uns 600 ml de diferença nas medições.
Outra coisa....se o "mechânico" , quando for completar o óleo se baseando no visor, vai dar merda com certeza, pois o óleo demora a descer pra baixo...quando descer todo, com certeza vai estar acima do máximo.
As recomendações do manual, pelo menos na bandit, batem , quanto a quantidade de óleo na troca normal ou com o filtro.
Outro detalhe é que o óleo tem que estar quente pra escorrer bem. Senão, quando for completar, pode sobrar alguma quantidade, além de contaminar o novo.
Eu troco em casa e deixo, mesmo assim, quase uma hora escorrendo.
Mas na "F" é isso aí mesmo. igual a bandit, pois o motor é derivadop dela....estando entre a marca do mínimo e do máximo, medido com a moto nivelada fora do pézinho, tá bom.

T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por buzz Qua 04 Nov 2009, 09:41

Delphiman, tudo bem? Eu tive logo que comprei a bandit um problema desse tipo que as vezes não é culpa nem do mecanico e sim de alguns proprietarios que querem o nivel exatamente na marca superior. Na revisão de 3000 km eu levei os 3,5lts mais o filtro para a troca já que na de 1000km havia sobrado os 500ml pois no carter da banit cabem com a troca do filtro 3,5 e sem a troca do filtro 3,3 lts. Quando cheguei em casa e fui conferir o serviço e ver o nivel , que deve ser visto com as duas rodas no chão e não no cavalete central, ele estava abaixo da marca superior. Liguei para o mecanico chefe da oficina e ele me contou a historia que eu relatei acima. Foi quando eu lhe disse que se a fabrica diz que cabe 3,5 lts com a troca do filtro ele tem que colocar essa medida.E é o que eu faço, compro a moto para usa-la não para esquentar a cabeça como foi dito ai em cima com uns mechanicos pois se fossem bons mesmos estariam no Japão dando opinioes na fabrica.
buzz
buzz
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Qua 04 Nov 2009, 09:55

Obrigado pelas contribuições Nero, realmente, essa vez não fiz a troca em casa. Tinha umas coisas pra fazer na moto e aproveitei e troquei na concessionária. Passei em casa antes e chequei quanto tinha sobrado do óleo que levei, o GP Lubrax. Ele colocou 3,6 litros. Sobrou apenas 400 ml de óleo. Como não conferi na hora nem o nível e nem o óleo que sobrou, ficou acima do recomendado. Eu sempre troco o óleo e o filtro. Neste caso, deveria ser 3,5 litros de óleo + filtro ou 3,3 litros sem filtro.

Buzz, obrigado pela sua contribuição também. Os mecânicos aqui da concessionária da região são bons, porém, creio que estão a muitos anos sem uma reciclagem. Daí ainda estão mantendo algumas práticas talvez não muito adequadas. Na primeira revisão que fiz na concessionária após comprar a moto (é seminova). Fizeram tudo certinho. O óleo estava no nível correto, tudo caprichado. Por isso fui mesmo na confiança. Só que um erro pequeno desses pode comprometer a moto e com certezar gerar um prejuízo federal pra mim. Por isso o negócio é fazer por conta, pelo menos as manutenções preventivas de óleo e filtro.

Grato amigos.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por exec Sab 10 Jul 2010, 10:44

buzz escreveu:Delphiman, tudo bem? Eu tive logo que comprei a bandit um problema desse tipo que as vezes não é culpa nem do mecanico e sim de alguns proprietarios que querem o nivel exatamente na marca superior. Na revisão de 3000 km eu levei os 3,5lts mais o filtro para a troca já que na de 1000km havia sobrado os 500ml pois no carter da banit cabem com a troca do filtro 3,5 e sem a troca do filtro 3,3 lts. Quando cheguei em casa e fui conferir o serviço e ver o nivel , que deve ser visto com as duas rodas no chão e não no cavalete central, ele estava abaixo da marca superior. Liguei para o mecanico chefe da oficina e ele me contou a historia que eu relatei acima. Foi quando eu lhe disse que se a fabrica diz que cabe 3,5 lts com a troca do filtro ele tem que colocar essa medida.E é o que eu faço, compro a moto para usa-la não para esquentar a cabeça como foi dito ai em cima com uns mechanicos pois se fossem bons mesmos estariam no Japão dando opinioes na fabrica.

troquei o oleo essa semana da minha moto... foi certinho os 3,5 litros junto do filtro....(eu estava junto)... mas a moto parada.. no cavalete ou reta com as duas rodas no chão esta com o nivrl acima do max no visor... isso depios do procedimento de ligar a moto e esperar os 3 mim!!!

tenho uma b65ie... como sera q eu tiro esse pouco de oleo a mais que esta no carter??

[]sssssss
exec
exec
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por barra Sex 23 Jul 2010, 20:50

Uma dúvida, tenho uma Bandit 650 injetada, trocando óleo e filtro a quantidade de óleo a ser colocada é de 3,5 litros ?
barra
barra
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por otakumike Ter 18 Dez 2012, 15:55

dando uma desenterrada no topico...

esses dias troquei o oleo e filtro da B65IE...

dei uma aquecida no motor, tirei o parafuso do bujao e o filtro e deixei uns 15min escorrendo oleo...

coloquei o filtro novo e os 3,5 litros de oleo...conforme diz o manual...

só que o nivel no visor esta completamente cheio...

já olhei o nivel com o motor frio e quente, e está sempre cheio...

creio que isso pode aumentar muito a pressao dentro do motor...

gostaria de saber como tirar esse excesso de oleo...

e o que pode ter acontecido...
otakumike
otakumike
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Ter 18 Dez 2012, 16:23

Olá otakumike.
Fica tranquilo que está correto. O importante é que você sabe que colocou a quantidade correta de óleo quando fez a troca.

Podes ficar sossegado que está ok. É assim mesmo.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hawk Ter 18 Dez 2012, 20:16

otakumike escreveu:dando uma desenterrada no topico...

esses dias troquei o oleo e filtro da B65IE...

dei uma aquecida no motor, tirei o parafuso do bujao e o filtro e deixei uns 15min escorrendo oleo...

coloquei o filtro novo e os 3,5 litros de oleo...conforme diz o manual...

só que o nivel no visor esta completamente cheio...

já olhei o nivel com o motor frio e quente, e está sempre cheio...

creio que isso pode aumentar muito a pressao dentro do motor...

gostaria de saber como tirar esse excesso de oleo...

e o que pode ter acontecido...

A moto ficou no pezinho ou no cavalete central? Você tombou a moto pra tirar o máximo de óleo possível?

Não sei como são esses motores a água, mas os SACS seguram uma boa quantia de óleo se não levantar a moto pra sair o resto de óleo do cárter.

Hawk
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Gildomar Qua 02 Jan 2013, 22:26

Pessoal comprei semana passada uma bandit 650S 2009 com 10 mil km ! Fiz a troca de oleo e filtro no mecânico mais conhecido da cidade ( todo mundo que tem moto grande vai lá ) ele colocou 3,3 litros de óleo com a troca do filtro e o nivel ficou bem cheio tbm, essa quantidade então seria mais "correta" que os 3,5 l, já que alguns comentários tem falado sobre um excesso de óleo no carter ? E foi usado o motul 3000, isso tbm tá correto ? Vou andar em baixo giro, praticamente nunca acima de 8 mil, quero conforto e confiabilidade, não esportividade. Esse espaço é perfeito pra troca de informações valiosíssimas !! A ajuda que se tem aqui não tem preço !!

Gildomar
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares