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Carga da bateria baixa [Recall, retificador, estator]

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Mensagem por rodrigocsilva Ter 19 maio 2020, 15:19

Pessoal, boa tarde!

Sou novo no fórum, mas procurei bastante por algo semelhante ao meu problema e não encontrei nenhuma solução. Por isso vou postar o meu relato e ver se alguém consegue me dar uma luz.

Tenho uma bandit 2010 a mais ou menos 1 ano com 17.000km, a uns 4 meses atrás ela apresentou problema no retificador onde o mesmo parou de carregar completamente, como já tinha pesquisado no grupo procurei saber do recall e este foi feito. A moto voltou a carregar a bateria e estava mandando uma corrente de 14,2v a 5000 rpm.

Duas semanas atrás a moto voltou a descarregar a bateria, testei a tensão de carga e não passava de 13,6 a 5000 rpm. Fiz os testes abaixo utilizando um multímetro.

1 - Voltagem de carga a 5.000rmp 13,6v (OBS: Quando acelero a voltagem cai) - Manual pede >= 14,0v
2 - Testei de aterramento do estator com a carcaça 0.
3 - Testei a resistência entre as fazes do estator e deu 0,6 - Manual pede entre 0,2 a 0,8.
3 - Corrente alternada das 3 fases do estator a 5.000rmp 70 a 75v - Manual pede >= 60v

Como estava tudo dentro do padrão e já tinha ouvido relatos do mesmo problema se repetindo várias vezes com o retificador trocado pela suzuki decidi comprar um chiaratto que foi bem recomendado pelo fórum. Coloquei o mesmo e a voltagem de carga passou a ser 14,2v a 5.000rmp, porém, quando a ventoinha armou o mesmo não chegava a 14v de forma alguma chagando ao máximo de 13,7v. Esperei a moto esfriar e quando fui testar novamente a voltagem de carga não passava de 13,6 a 13,7v a 5.000rpm.

Um outro ponto a se destacar é que com ambos os retificadores (chiaratto e o trocado pelo recall) quando eu ligava o farol alto a corrente de carga caia para 12,6.

Não sei mais o que fazer, se recorro a garantia da chiaratto, se levo novamente na concessionária já que o retificador que eles trocaram também está apresentando o mesmo defeito ou se levo em outro mecânico. Se alguém puder dar uma luz serei muito grato. Abraços

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Mensagem por tipo570 Dom 07 Jun 2020, 18:15

ola meu amigo, boa noite eu estava lendo seu tópico e como técnico em eletrônica alerto você para o seguinte fato mencionado por você mesmo, a tensão alternada do seu estator esta muito acima do que pede o manual ( praticamente 1/4 ) o que eu considero você deva prestar mais atenção, pois um extrator defeituoso estraga um retificador principalmente em giros mais altos, quanto a queda de tensão ao ligar a ventoinha isso é normal acredite pois não da pra manter farol sistema de ignição e tudo mais sem uma ligeira queda de tensão como você mencionou, eu tive problema semelhante com uma comet cujo regulador de voltagem deu pau e quando troquei o regulador logo depois deu problema novamente e só ai foi detectado que o retificador defeituoso havia comprometido o extrator também resultado tive que trocar os dois ai nunca mais tive problemas, como minha bandit é das antigas (600n) eu não tenho regulador meu sistema é alternador ou seja nunca da pau eu pediria garantia do regulador, mas não o usaria sem a certeza que o extrator não foi comprometido, pois como você mesmo disse chegou a 75 volts 1/4 a mais do que pede o manual (60v) quando acho que a variação não deveria ultrapassar 10% pra menos ou pra mais do que pede o manual, espero ter ajudado.
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