STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
5 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Bom dia meus Amigos do Suzuki Online.
Estou com Problema em minha Moto.
Ao dar Partida a moto Gira nos 4000 rpms. Desligando o pluig do STVA - os seja, desligando o Sensor das Borboletas Secundárias - a moto liga com a Rotação normal + ou - 1200 rpm.
O problema está no STVA - secondary throttle valve actuator - assim que gira a chave da moto, as borboletas secundárias abrem + ou - 30% - e conforme a moto esquenta as borboletas fecham e ficam na rotação correta.
Pesquise na Internet, inclusive nesse site o famoso código C28 - ou seja, o código de erro da STVA.
Mas ao realizar teste na minha moto - não dá o erro C28 - ela fica no C00.
Minhas perguntas - Alguém do Fórum sabe resolver esse problema.
Será que o STVA está com problemas e a moto não está identificando.
Tem problema em ligar a moto com esse giro de motor 4000 rpm.
Aguardo Ajuda - grande abraço - Samuel
Estou com Problema em minha Moto.
Ao dar Partida a moto Gira nos 4000 rpms. Desligando o pluig do STVA - os seja, desligando o Sensor das Borboletas Secundárias - a moto liga com a Rotação normal + ou - 1200 rpm.
O problema está no STVA - secondary throttle valve actuator - assim que gira a chave da moto, as borboletas secundárias abrem + ou - 30% - e conforme a moto esquenta as borboletas fecham e ficam na rotação correta.
Pesquise na Internet, inclusive nesse site o famoso código C28 - ou seja, o código de erro da STVA.
Mas ao realizar teste na minha moto - não dá o erro C28 - ela fica no C00.
Minhas perguntas - Alguém do Fórum sabe resolver esse problema.
Será que o STVA está com problemas e a moto não está identificando.
Tem problema em ligar a moto com esse giro de motor 4000 rpm.
Aguardo Ajuda - grande abraço - Samuel
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Recomendo a leitura:
https://www.suzukionline.org/t27901-me-ajudem-a-encontrar-esta-peca-por-favor
https://www.suzukionline.org/t14805-srad-07-08-problemas-na-borboleta-secundaria?highlight=stva
https://www.suzukionline.org/t8036-possivel-problema-com-o-secondary-throttle-valve-actuator?highlight=secondary+throttle+valve+actuator
https://www.suzukionline.org/t27901-me-ajudem-a-encontrar-esta-peca-por-favor
https://www.suzukionline.org/t14805-srad-07-08-problemas-na-borboleta-secundaria?highlight=stva
https://www.suzukionline.org/t8036-possivel-problema-com-o-secondary-throttle-valve-actuator?highlight=secondary+throttle+valve+actuator
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Berlindo - sempre nos ajudando
Tinha feito a Pesquisa antes da Pergunta - o Erro C28 da STVA é problema de muitas Suzuki pelo mundo - nas GSXR K1 - k2 - k3 geralmente as soldar do sistema se quebram por vibrações - a solução é abrir a peça da "MIKUNI" e refazer a soldas quebradas.
Porém a Minha Moto não acusa o F1 - ou Erro C28 - ela está normal - o motorzinho da borboleta secundária abre e fecha.
Segue o relato do amigo do Fórum - A minha moto está acontecendo a mesma coisa.
"por Raul Sá em Dom 17 Jul 2011, 19:06
Caro Vinny, como ficou o funcionamento do STVA após o reparo? Estou com um problema no sensor da borboleta secundário da Srad mas, o atuador funciona normalmente(fecha e abre a borboleta), a questão é que ele está com o retorno lento e fica segurando o giro entre 4 e 3mil demorando a voltar o normal. Alguém tem alguma ideia como solucionar esse problema?
abraços!'
Tinha feito a Pesquisa antes da Pergunta - o Erro C28 da STVA é problema de muitas Suzuki pelo mundo - nas GSXR K1 - k2 - k3 geralmente as soldar do sistema se quebram por vibrações - a solução é abrir a peça da "MIKUNI" e refazer a soldas quebradas.
Porém a Minha Moto não acusa o F1 - ou Erro C28 - ela está normal - o motorzinho da borboleta secundária abre e fecha.
Segue o relato do amigo do Fórum - A minha moto está acontecendo a mesma coisa.
"por Raul Sá em Dom 17 Jul 2011, 19:06
Caro Vinny, como ficou o funcionamento do STVA após o reparo? Estou com um problema no sensor da borboleta secundário da Srad mas, o atuador funciona normalmente(fecha e abre a borboleta), a questão é que ele está com o retorno lento e fica segurando o giro entre 4 e 3mil demorando a voltar o normal. Alguém tem alguma ideia como solucionar esse problema?
abraços!'
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Taí, não entendi...kkkkk
É como se a borboleta estivesse desregulada né? Pq ela atua pra acelerar/afogar a moto quando fria e deve ter alguma atuação em baixa. Agora se não está dando erro, não está ocorrendo leitura falha pela ECU, resta saber se ela tá dentro do range de medição adequado.
Acho q vale o teste de medição sim viu!
É como se a borboleta estivesse desregulada né? Pq ela atua pra acelerar/afogar a moto quando fria e deve ter alguma atuação em baixa. Agora se não está dando erro, não está ocorrendo leitura falha pela ECU, resta saber se ela tá dentro do range de medição adequado.
Acho q vale o teste de medição sim viu!
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Amigo, acabei de ter esse problema na minha.....e vou lhe dar o mesmo conselho que me deram, leva no primo direto que é melhor, eu perdi tempo e dinheiro levando em outros lugares que não resolveram nada, a maioria nem sequer sabia do que se tratava o defeito, com ele bastou uma semana e estava tudo resolvido.
Ele já tem todos as ferramentas pra detectar o defeito e já tem o contato em sp pra caso precise soldar a peça...caso resolva levar pra ele por favor diga que foi o Eduardo da Srad azul que te indicou, pra eu ganhar um desconto na proxima vez que precisar
abraço
Ele já tem todos as ferramentas pra detectar o defeito e já tem o contato em sp pra caso precise soldar a peça...caso resolva levar pra ele por favor diga que foi o Eduardo da Srad azul que te indicou, pra eu ganhar um desconto na proxima vez que precisar
abraço
eduardosjc- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
eduardosjc escreveu:Amigo, acabei de ter esse problema na minha.....e vou lhe dar o mesmo conselho que me deram, leva no primo direto que é melhor, eu perdi tempo e dinheiro levando em outros lugares que não resolveram nada, a maioria nem sequer sabia do que se tratava o defeito, com ele bastou uma semana e estava tudo resolvido.
Ele já tem todos as ferramentas pra detectar o defeito e já tem o contato em sp pra caso precise soldar a peça...caso resolva levar pra ele por favor diga que foi o Eduardo da Srad azul que te indicou, pra eu ganhar um desconto na proxima vez que precisar
abraço
Fala Eduardo - você tem o telefone ou endereço desse mecânico? - preciso resolver esse problema da moto.
Pessoal do Fórum já constataram algum problema semelhante?
eduardosjc- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 17/04/2011
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Consegui Resolver
Depois de muita pesquisa - Compra de um Multímetro - vários vídeos no Youtube sobre STVA.
A solução foi simples - vou relatar como Resolvi.
1. Tentei acertar a posição do Sensor da STVA - solta parafuso torque T25 - deixei em vários pontos porém o problema persistia.
2. Soltei totalmente o parafuso e puxei o sensor, limpei a peça com Orbi - fechei as borboletas manualmente e encaixei o sensor novamente na posição que as borboletas ficaram fechadas.
3. Liguei a moto e pronto - ela não subiu mais o giro na hora de ligar.
Estou muito feliz, agora a moto está filé.
Depois de muita pesquisa - Compra de um Multímetro - vários vídeos no Youtube sobre STVA.
A solução foi simples - vou relatar como Resolvi.
1. Tentei acertar a posição do Sensor da STVA - solta parafuso torque T25 - deixei em vários pontos porém o problema persistia.
2. Soltei totalmente o parafuso e puxei o sensor, limpei a peça com Orbi - fechei as borboletas manualmente e encaixei o sensor novamente na posição que as borboletas ficaram fechadas.
3. Liguei a moto e pronto - ela não subiu mais o giro na hora de ligar.
Estou muito feliz, agora a moto está filé.
brturrbo gosta desta mensagem
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Boa! É mais ou menos isso que imaginava, ou desgaste acentuado nas trilhas (coisa que uma solda de estanho resolve), ou sensor desregulado/sujo.
Parabéns! Sensação boa essa de resolvermos sozinhos e sem gastar muito né? rs
Parabéns! Sensação boa essa de resolvermos sozinhos e sem gastar muito né? rs
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Berlindo escreveu:Boa! É mais ou menos isso que imaginava, ou desgaste acentuado nas trilhas (coisa que uma solda de estanho resolve), ou sensor desregulado/sujo.
Parabéns! Sensação boa essa de resolvermos sozinhos e sem gastar muito né? rs
Falou Tudo Berlindo - uma sensação muito boa quando resolvemos - agradeço sua ajuda no tópico. Abraços
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
boa noite galera..sou novato aqui no fórum, mas tenho uma grande experiencia com as srad..
meu nome e cleber, sou de Brasilia/DF atualmente tenho uma srad 1000 ano 2005... comprei ela ja com um problema que nao estou conseguindo resolver.. então venho aqui pedir ajuda de vcs..
o problema dele esta na primeira partida do dia...
posso dar diversas partidas ela não pega, mas se eu deligar o conector da STVA a moto liga de primeira....
ja fiz todos os testes na STVA com multimetro, calibração,conferi as soldas..medi a resistência de acordo manual..esta tudo certo..apos deligar a STVA que a moto funciona, posso religar ele, que a moto pega na partida normal com a STVA ligada...nao acende nem uma luz de erro no painel...e como a moto não tivesse mandando o combustivel necessario para funcionamento na primeira partida....
des de já muito obrigado amigos.
meu nome e cleber, sou de Brasilia/DF atualmente tenho uma srad 1000 ano 2005... comprei ela ja com um problema que nao estou conseguindo resolver.. então venho aqui pedir ajuda de vcs..
o problema dele esta na primeira partida do dia...
posso dar diversas partidas ela não pega, mas se eu deligar o conector da STVA a moto liga de primeira....
ja fiz todos os testes na STVA com multimetro, calibração,conferi as soldas..medi a resistência de acordo manual..esta tudo certo..apos deligar a STVA que a moto funciona, posso religar ele, que a moto pega na partida normal com a STVA ligada...nao acende nem uma luz de erro no painel...e como a moto não tivesse mandando o combustivel necessario para funcionamento na primeira partida....
des de já muito obrigado amigos.
clebinsilva- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 01/04/2018
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Será que o STVA não está trabalhando fechado na primeira partida e obstruindo a entrada de ar para a partida?
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Amigo ele abre normalmente quando aciono a ignição......dou partida e moto não pega..após desconecta a stva a moto liga....após funcionar primeira vez, posso ligar a stva que ela faz toda função.....após isso posso desligar a moto e ligar novamente que ela pega..o problema só aparece após motor totalmente frio....tipo de um dia para outro...era como ela não estivesse injetando combustível na partida fria
clebinsilva- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 01/04/2018
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Vc passou o raster nela? Pois mesmo não acusando FI, seria bom verificar o que há na memória e o que ela tá passando de leitura no TPS qdo ligada.
Só posso imaginar que ela possa estar trabalhando desincronizada, mas seria estranho não acusar FI. E vc disse que calibrou abertura e fechamento total né.
Só posso imaginar que ela possa estar trabalhando desincronizada, mas seria estranho não acusar FI. E vc disse que calibrou abertura e fechamento total né.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Isso.....fiz diferente agora ...com a ing ligada ..calibrei deixando fechado 0.50 volts e aberta com 3.9 volts....troquei o filtro de ar também que estava bem obstruído...agora vou esperar ele ficar bem fria para fazer o teste
clebinsilva- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 01/04/2018
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Em último caso, meça a compressão nos cilindros.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Vc acha amigo....as velas estão bem secas...Eva moto não fuma nada...mais vale a pena conferir também né
clebinsilva- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 01/04/2018
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Bom dia amigos....
Hj vim para trabalho na moto..e na hora da partida tive que repetir o processo 10 vezes para moto funcionar.... Não sei mais o que fazer kkk..
Estou desconfiado tá bobina de pulso...mais depois que a moto funcionar a primeira vez..ela pega de primeira as demais vezes...
Agora se eu desligar a stva logo cedo na primeira partida do dia ..ela pega de primeira....
Hj vim para trabalho na moto..e na hora da partida tive que repetir o processo 10 vezes para moto funcionar.... Não sei mais o que fazer kkk..
Estou desconfiado tá bobina de pulso...mais depois que a moto funcionar a primeira vez..ela pega de primeira as demais vezes...
Agora se eu desligar a stva logo cedo na primeira partida do dia ..ela pega de primeira....
clebinsilva- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 01/04/2018
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
É eletrônico o BO, tem algum sensor mandando sinal errado.
Pelo que me lembro, normalmente as borboletas secundárias ficam entre-abertas durante a partida. Mas se ela fechar 100% não vai conseguir admitir o ar da partida.
Sem passar ela no raster vai ser difícil ver o que está se passando nessa gama de sensores. Tem que medir e validar contra o manual de serviço.
Pelo que me lembro, normalmente as borboletas secundárias ficam entre-abertas durante a partida. Mas se ela fechar 100% não vai conseguir admitir o ar da partida.
Sem passar ela no raster vai ser difícil ver o que está se passando nessa gama de sensores. Tem que medir e validar contra o manual de serviço.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
clebinsilva escreveu:Vc acha amigo....as velas estão bem secas...Eva moto não fuma nada...mais vale a pena conferir também né
Digo pq moto com compressão baixa é ruim de pegar fria. Nesse caso nem precisa fumar visivelmente, o simples fato de uma válvula não vedar totalmente já causa queda de compressão e dificulta a partida.
Mas se vc fala q desligando o sensor ela pega, então não faz sentido.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Tô desconfiado do tps da válvula stva
.pois desligo a stva e fecho ela até a metade manualmente, medindo a voltagem enviada para central que é de 1.6v a moto funciona de primeira...agora estando enviando 3.9v como pede manual ela não funciona
.pois desligo a stva e fecho ela até a metade manualmente, medindo a voltagem enviada para central que é de 1.6v a moto funciona de primeira...agora estando enviando 3.9v como pede manual ela não funciona
clebinsilva- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 01/04/2018
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Pode ser leitura ou pode ser de fato a atuação do servo-motor, que fecha totalmente qdo deveria ficar entre-aberta.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: STVA - secondary throttle valve actuator - Suzuki GSX-R 750
Ele abre totalmente na partida..após funcionamento ele fecha, e abre de acordo vc acelera a moto
clebinsilva- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 01/04/2018
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Possível problema com o Secondary Throttle Valve Actuator
» Srad 07/08 - Problemas na Borboleta Secundária
» SUZUKI DR 650 RE 98/98
» Suzuki no BR ?
» Suzuki 750f
» Srad 07/08 - Problemas na Borboleta Secundária
» SUZUKI DR 650 RE 98/98
» Suzuki no BR ?
» Suzuki 750f
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos