Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ponteira de inox - Multa ou não?

5 participantes

Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por raavi Sex 14 Out 2016, 10:32

Pessoal,

Estou pensando em tirar o escape original da moto e colocar uma ponteira tipo essa:

Ponteira de inox  -  Multa ou não? 1

Gostaria de saber se isso é ilegal ou não já que o silenciador e o catalisador irão ficar.. trocarei somente a ponteira..

Pesquisei no fórum e não achei nenhum tópico que falasse exatamente sobre isso.
raavi
raavi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 01/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Re: Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por Berlindo Sex 14 Out 2016, 10:50

Cara, é ilegal pois retira o abafador, é caracterizado como descarga livre, mesmo tendo o catalisador lá. O abafador você tirou junto com a ponteira.

Eu ando assim de CBR, ela tem uma caixa grande debaixo da moto onde fica catalisador e o coletor faz uma volta debaixo da balança. O som é bem baixo (igual Hornet qdo tira a ponteira), mas fica sem nada de acabamento, o que pode ser o suficiente para dar multa. Não fui parado ainda, mas se me pararem e quiserem embaçar, até remoção do veículo é possível.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Re: Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por Daniel H13 Sex 14 Out 2016, 12:42

SC não sei mas no PR multam
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Re: Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por raavi Sex 14 Out 2016, 12:43

Daniel H13 escreveu:SC não sei mas no PR  multam

Multa e apreensão?
raavi
raavi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 01/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Re: Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por Bellizzi Sex 14 Out 2016, 15:39

Extraido de uma matéria da revista Duas Rodas.

Entender o que diz a Lei não é tarefa fácil, há sempre uma margem para interpretações diferentes. Exatamente por isso, é cada vez mais comum a cena do policial que multa o motociclista por barulho excessivo do escapamento. Detalhe: nenhum agente de trânsito brasileiro dispõe de um decibelímetro para medição de ruído e raramente eles conhecem toda a regulamentação. As fabricantes de escapes reclamam que as vendas caíram até 80% nos Estados do Sul, onde o problema é mais grave e chegam a ocorrer apreensões de motos. "Os lojistas da região não querem trabalhar com escapes esportivos, porque lá os clientes sofrem uma fiscalização abusiva e sem qualquer embasamento técnico", conta Fernando Rios, engenheiro de projetos da Sarachú. Já Fábio Lemos, diretor do departamento técnico da Roncar, diz que "estamos assistindo a uma comprovação de ignorância, que só atende aos interesses da indústria de multas". DUAS RODAS procurou Daniel Schmidt, responsável pelos programas de regulamentação que redigiu a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) sobre emissões e ruídos de motos. Schmidt resumiu a "regra" que vale hoje no Brasil: motos fabricadas até 1993 devem respeitar o limite de ruído de 99 decibéis (dB). A partir de 1993, passaram a ser feitas medições em todas as motos antes do lançamento. Este limite de ruído de cada modelo está no manual do proprietário e pode ser ultrapassado em até 3 dB quando se troca o escapamento. "O guarda multa porque no trânsito percebe que determinada moto se destaca, fazendo mais ruído que as outras", justifica Schmidt. Na prática, pode até funcionar assim, mas essas multas não têm qualquer embasamento legal. A medição de ruídos em motos deve ser feita de acordo com outra norma, a NBR 9714 (veja em "Como é medido"). E para isso, os agentes de trânsito teriam de ter no mínimo um decibelímetro e conhecer melhor as resoluções do Conama
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Re: Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por raavi Seg 17 Out 2016, 06:16

Bellizzi escreveu:Extraido de uma matéria da revista Duas Rodas.

Entender o que diz a Lei não é tarefa fácil, há sempre uma margem para interpretações diferentes. Exatamente por isso, é cada vez mais comum a cena do policial que multa o motociclista por barulho excessivo do escapamento. Detalhe: nenhum agente de trânsito brasileiro dispõe de um decibelímetro para medição de ruído e raramente eles conhecem toda a regulamentação.   As fabricantes de escapes reclamam que as vendas caíram até 80% nos Estados do Sul, onde o problema é mais grave e chegam a ocorrer apreensões de motos. "Os lojistas da região não querem trabalhar com escapes esportivos, porque lá os clientes sofrem uma fiscalização abusiva e sem qualquer embasamento técnico", conta Fernando Rios, engenheiro de projetos da Sarachú. Já Fábio Lemos, diretor do departamento técnico da Roncar, diz que "estamos assistindo a uma comprovação de ignorância, que só atende aos interesses da indústria de multas".   DUAS RODAS procurou Daniel Schmidt, responsável pelos programas de regulamentação que redigiu a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) sobre emissões e ruídos de motos. Schmidt resumiu a "regra" que vale hoje no Brasil: motos fabricadas até 1993 devem respeitar o limite de ruído de 99 decibéis (dB). A partir de 1993, passaram a ser feitas medições em todas as motos antes do lançamento. Este limite de ruído de cada modelo está no manual do proprietário e pode ser ultrapassado em até 3 dB quando se troca o escapamento. "O guarda multa porque no trânsito percebe que determinada moto se destaca, fazendo mais ruído que as outras", justifica Schmidt.   Na prática, pode até funcionar assim, mas essas multas não têm qualquer embasamento legal. A medição de ruídos em motos deve ser feita de acordo com outra norma, a NBR 9714 (veja em "Como é medido"). E para isso, os agentes de trânsito teriam de ter no mínimo um decibelímetro e conhecer melhor as resoluções do Conama

Tá certo.. o problema aqui é que eu queria andar sem a ponteira, mas acho que não vai ter jeito...

Tenho que colocar um escape esportivo e torcer para não levar multa (mesmo que o policial não esteja correto).
raavi
raavi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 01/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Re: Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por Daniel H13 Seg 17 Out 2016, 08:50

Pesquise na OLX tem alguns escapes tipo megafone ou WR a 250,00. Sempre compro por ali.
Tem alguns curtos que vem com db killer que abafa um pouco o som.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799112943-ponteira-inox-gsx-650f1250fa-e-bandit-1250650-com-dbkiller-_JM
Daniel H13
Daniel H13
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Re: Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por raavi Seg 17 Out 2016, 08:55

Daniel H13 escreveu:Pesquise na OLX tem alguns escapes tipo megafone ou WR a 250,00. Sempre compro por ali.
Tem alguns curtos que vem com db killer que abafa um pouco o som.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799112943-ponteira-inox-gsx-650f1250fa-e-bandit-1250650-com-dbkiller-_JM

Mas seu eu colocar esse, será mais um motivo pra me multarem pois está sem descarga.. ou descarga livre.
raavi
raavi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 01/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Re: Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por wagner2029 Sex 28 Out 2016, 18:50

http://www.jeskap.com.br/Cartilha.pdf
http://www.disarsz.com/pagina/duvidas-sobre-legislacao.html

wagner2029
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 11/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ponteira de inox  -  Multa ou não? Empty Re: Ponteira de inox - Multa ou não?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos