Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

+4
Berlindo
NeyFCAndrade
v3nt0
Wsoousa
8 participantes

Ir para baixo

Mensagem URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Wsoousa Qui 26 maio 2016, 13:49

SOCORRO...
me ajudem pelo amor de Deus
Sad
Comprei uma RF tem nem um mes fiquei feliz demais conquista e afins... moto tem 57mil e sou terceiro dono...
o cara que me vendeu disse q ta boa e que podia confiar... ele nao ia mentir ate porque peguei parcelado ela entao ele depende disso...
vendeu por força maior teve que mudar de estado...
a moto aparentemente boa...  so que achei estranho o barulho do motor mas pensei q pelo ano era normal...
conheci um cara q tbm tem uma rf aqui e ele disse que a moto dele nao fazia os barulhos da minha
entao pesquisei e desconfiei da corrente de comando e fui mecher com o tensionador ...
(tem que por em ponto morto superior ? ) enfim nao coloquei, apenas joguei a ultima marcha e deixei a corrente de comando sem ser esticada mechendo a moto pra frente e pra tras (meio termo)
retirei o tensionador e verifiquei aparentemente normal nao estava travado nem nada (catracado)
coloquei fez ate o barulho dele se adaptando mas sem resistencia montei e liguei
pensei que o braulho tinha melhorado mas acho q foi impressao...
dai entao um dia andei mais com ela... ela esquentou disparou ventoinha e tudo ... e cheguei no meu trabalho e percebi um barulho estranho quando acelerava...
trabalhei e sai nela ...
dai entao comecei a perceber o barulho aumentando na medida que ia esquentando.
me preocupou muito e agora mais ainda pois ela fria antes demorava a aparecer, agora ela esquenta um pouquinho ja aparece um barulho
se ficar muito quente ai que aparece mesmo um barulho seco vindo da parte de cima ... tec tec tec
se eu parar num semaforo e percepitivel o som.
estou desesperado meu mecanico disse que era biela e me aterrorizou muito dizendo que ia ter que gastar muito nela.
tem nem um mes que to com a moto ( detalhe : a moto estava parada a um bom tempo abandonada por conta que o dono viajou pra morar em outro estado, ficou na casa de um amigo dele )
creio q a moto esteja com carburadores desregulados e afins mas eu iria arrumar tava dando pra rodar normal...
mas esse barulho começou recentemente e ta alto demais. minha mulher ouviu e ate ela q nao entende nada estranhou muito disse estar horrivel... coloco o ouvido perto e ouço em cima abaixo do tanque... mas ai ouço ruidos em baixo tbm... acelero ai escuto tbm. enfim ta terrivel e ultimamente intensificou o barulho;

troco a cada mil km ou ate antes.
tem nem um mes, troquei o oleo pra ver ser poderia ser ele e não era...
lubrax 20w50 api sl
meti o dedo no oleo na sangria pra ver se tinha limalhas de ferro mas nao senti nada nem vi.
a moto nao fuma, nem baixa oleo...

me ajudem por favor ;
se souber o que pode ser ou ja aconteceu com voces me falem como resolver...
eu tenho noçao de mecanina e facilidade com tutoriais daquilo que nunca fiz ainda... mas me ajudem pf

sera que são as valvulas que desregularam, corrente ja ta folgada demais ou tensionador se foi ?...

Sad

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por v3nt0 Qui 26 maio 2016, 21:53

Wsoousa escreveu:SOCORRO...
me ajudem pelo amor de Deus
Sad
Comprei uma RF tem nem um mes fiquei feliz demais conquista e afins... moto tem 57mil e sou terceiro dono...
o cara que me vendeu disse q ta boa e que podia confiar... ele nao ia mentir ate porque peguei parcelado ela entao ele depende disso...
vendeu por força maior teve que mudar de estado...
a moto aparentemente boa...  so que achei estranho o barulho do motor mas pensei q pelo ano era normal...
conheci um cara q tbm tem uma rf aqui e ele disse que a moto dele nao fazia os barulhos da minha
entao pesquisei e desconfiei da corrente de comando e fui mecher com o tensionador ...
(tem que por em ponto morto superior ? ) enfim nao coloquei, apenas joguei a ultima marcha e deixei a corrente de comando sem ser esticada mechendo a moto pra frente e pra tras (meio termo)
retirei o tensionador e verifiquei aparentemente normal nao estava travado nem nada (catracado)
coloquei fez ate o barulho dele se adaptando mas sem resistencia montei e liguei
pensei que o braulho tinha melhorado mas acho q foi impressao...
dai entao um dia andei mais com ela... ela esquentou disparou ventoinha e tudo ... e cheguei no meu trabalho e percebi um barulho estranho quando acelerava...
trabalhei e sai nela ...
dai entao comecei a perceber o barulho aumentando na medida que ia esquentando.
me preocupou muito e agora mais ainda pois ela fria antes demorava a aparecer, agora ela esquenta um pouquinho ja aparece um barulho
se ficar muito quente ai que aparece mesmo um barulho seco vindo da parte de cima ... tec tec tec
se eu parar num semaforo e percepitivel o som.
estou desesperado meu mecanico disse que era biela e me aterrorizou muito dizendo que ia ter que gastar muito nela.
tem nem um mes que to com a moto ( detalhe : a moto estava parada a um bom tempo abandonada por conta que o dono viajou pra morar em outro estado, ficou na casa de um amigo dele )
creio q a moto esteja com carburadores desregulados e afins mas eu iria arrumar tava dando pra rodar normal...
mas esse barulho começou recentemente e ta alto demais. minha mulher ouviu e ate ela q nao entende nada estranhou muito disse estar horrivel... coloco o ouvido perto e ouço em cima abaixo do tanque... mas ai ouço ruidos em baixo tbm... acelero ai escuto tbm. enfim ta terrivel e ultimamente intensificou o barulho;

troco a cada mil km ou ate antes.
tem nem um mes, troquei o oleo pra ver ser poderia ser ele e não era...
lubrax 20w50 api sl
meti o dedo no oleo na sangria pra ver se tinha limalhas de ferro mas nao senti nada nem vi.
a moto nao fuma, nem baixa oleo...

me ajudem por favor ;
se souber o que pode ser ou ja aconteceu com voces me falem como resolver...
eu tenho noçao de mecanina e facilidade com tutoriais daquilo que nunca fiz ainda... mas me ajudem pf

sera que são as valvulas que desregularam, corrente ja ta folgada demais ou tensionador se foi ?...

Sad


Cara é difícil diagnosticar assim.

Barulho de motor rajando (biela/bronzina) em geral além do barulho vindo da parte de baixo dá pra vc sentir uma vibração diferente na moto, pois o barulho vem de alguma bronzina que afinou ou fundiu, fazendo a biela trabalhar com folga no virabrequim.
Até na manopla dá pra sentir. É uma vibração como se o motor tivesse com algum calço/suporte estourado.

Já o barulho de valvula ou corrente de comando vc só escuta o tec tec, vindo da parte de cima....

O que eu posso te recomendar é levar essa moto urgente num mecânico que realmente entenda de motor de alta cilindrada.
Como vc não tem certeza se tá batendo a parte de baixo, sugiro levar ela no reboque e só ligar na hora pro mecanico avaliar, pois se tiver realmente batendo biela, vc corre o risco de danificar o bloco, aí é PT.

Se confirmar mesmo que deu problema em alguma bronzina, 99% de chances de ter sido falha de lubrificação, aí o certo é trocar também a bomba de óleo por uma nova, mesmo que o mecânico diga que está boa.

Depois conta pra nós o que era.
Abcs.




v3nt0
v3nt0
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por NeyFCAndrade Qui 26 maio 2016, 22:11

Boa noite amigão!

Tive esse problema com minha Bandit e as únicas coisas que fiz foi ajustar a corrente de comando e mudar o óleo. Hoje só uso MOTUL 5100 15W50, esse óleo é API SM e rodo 6000km com ele tranquilamente. Já verificou a corrente de comando então troque o óleo agora pra ver se muda algo. Nossas motos não merecem qualquer tipo de óleo. Tem também o MOTUL 7100, esse é 100% Sintetico. O que menos devemos pensar quando temos uma moto dessas é em economizar na manutenção periódica (troca de óleo e filtro). Melhor pagar um pouco mais caro por um produto de qualidade que depois gastar uma fortuna recuperando um motor, que não é nada barato diga-se de passagem. Espero que dê certo pra você como deu pra mim.

Boa sorte e abraços amigão!
NeyFCAndrade
NeyFCAndrade
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 20/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Wsoousa Qui 26 maio 2016, 23:21

Entao enquanto estava na minha mao nao faltou lubrificaçao.. Coloquei o ouvido junto a uma chave de fenda no cabeçote e dai ainda que o barulho alto ouvi nitidamente um barulho seco tec tec tec.
Na parte de baixo ouvi mas acho que seria o eco da batida em cima... Agora mais cedo liguei ela e o barulho ja realça ou seja nem precisa mais o motor estar quente...
Pelo barulho to descartando corrente de comando porque creio o barulho ta feio e vai alem disso ...
Ah em relacao a vibraçao a moto sempre vibrou entao ela funciona normal se acelerar ela vai... Mas nao tem nenhuma vibraçao que apareceu depois do advento desse barulho . . .

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por v3nt0 Sex 27 maio 2016, 00:17

Wsoousa escreveu:Entao enquanto estava na minha mao nao faltou lubrificaçao.. Coloquei o ouvido junto a uma chave de fenda no cabeçote e dai ainda que o barulho alto ouvi nitidamente um barulho seco tec tec tec.
Na parte de baixo ouvi mas acho que seria o eco da batida em cima... Agora mais cedo liguei ela e o barulho ja realça ou seja nem precisa mais o motor estar quente...
Pelo barulho to descartando corrente de comando porque creio  o barulho ta feio e vai alem disso ...
Ah em relacao a vibraçao a moto sempre vibrou entao ela funciona normal se acelerar ela vai... Mas nao tem nenhuma vibraçao que apareceu depois do advento desse barulho . . .

A falta de lubrificação nao é necessariamente falta de óleo no motor. Pode ser falta de pressão no óleo ou vários outros motivos.
E as vezes nem a luz do óleo acende pra avisar.

Eu no seu lugar nem ligava a moto mais, colocava na carretinha e levava em algum mecânico com experiencia em moto grande pra ele avaliar.
Barulho em motor pode ser desde uma coisa simples (corrente de comando por exemplo) a algo mais grave, se for simples, já resolve e pronto. Se for algo mais sério o simples fato de vc ficar tentando resolver em casa só vai piorar o problema e no final pode acabar tendo que gastar muito mais pra consertar.


v3nt0
v3nt0
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Berlindo Sex 27 maio 2016, 09:26

O acionador do tensor está avançando por mola? Empurra ele com uma chave de fenda até o máximo que conseguir e veja se melhora.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Bellizzi Sex 27 maio 2016, 10:18

esta parecendo esticador.......leve em um outro mecânico e veja o que ele fala!
boa sorte ai....
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Wsoousa Sex 27 maio 2016, 13:40

Galera entao o rapaz mecheu antes desse feriado no tensionador e encaixou novamente,
saindo de la chegando em casa a moto começou a apresentar esse barulho... Tem q por a moto no ponto pra mecher no acionador ? Pois ele n fez nada disso ;/ to cacando uma carretinha

ah ele e de mola sim eu ate peguei na peça (catraca)
o barulho ele vem na medida q acelero parece q a corrente de comando esta folgadissima e solta la dentro

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Berlindo Sex 27 maio 2016, 14:03

Cara ele deve ter deixado o acionador sem pressão no tensor da corrente. Tem q empurrar o acionador até vc ver que tensionou bem e depois deixa a mola para que ele se ajuste sozinho no futuro.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Wsoousa Sex 27 maio 2016, 23:08

Galera novidades.
Entao abri a tampa das valvulas e dai me deparei com tudo no seu devido lugar mas a corrente de comando estava folgada... Regulei o tensionador e foi tirada toda folga percebi uns pequenos arranhoes (muito pequenos) na corrente ou seja estava batendo um pouco mas ai entao tirei a folga e ficou bom... Tensionador fazendo seu papel.
Entao descarto a parte de corrente pois ta tudo ok... Verifiquei as demais coisas no olho mesmo nao vi nada anormal. Entao tampei tudo certo e liguei a moto...
ela ainda continuou fazendo o tal barulho, entao minuciosamente fui caçando o barulho e percebi q é somente no primeiro cilindro da (esquerda p direita) na parte de cima mesmo bem nas valvulas se colocar uma chave de fenda e encostar no ouvido fica mais nitido ainda.
o oleo estava ok creio q esteja subindo normalmente pois as peças estavam lubrificadas...
To achando q a valvula desregulou e esta batendo... (tec tec) uma pergunta elas desregulam gradativamente ou e de um dia p outro msm ?

Alguem sabe quanto é a numeraçao p ajuste das valvulas da rf900 ? Milimetros de cada p mim fazer ?

Se n parar ai pode ser algo mais temido Sad mas creio q vai dar certo... Ah, alguem ja viu uma moto batendo valvula e sabe me dizer como a moto fica em questao de barulhos e etc, rendimento enfim ? P mim comparar...
Pois é a primeira vez q passo por isso...
Agradeço desde ja voces estao me ajudando mt

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por leandro.teixeira Qui 18 Ago 2016, 15:42

Boa tarde, Wsoousa.

Como ficou a moto? Resolveu?

Abraços,...

leandro.teixeira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 28/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Wsoousa Qui 18 Ago 2016, 17:07

Rapaziada resolvido bomba de óleo deu PT quase ferra com motor tive que fazer uma retífica de uma biela colocar uma bomba nova já aproveitamos e trocamos todas as bronzinas tô esperando a chegada da peça e montagem p finalizar. Tudo isso porque a moto ficou parada muito tempo. Fica a dica ai rapaziada abraços logo mais posto como ela ficou é se valeu a pena a fortuna ...

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por myckplayerrock Sex 10 Fev 2017, 12:50

Wsoousa escreveu:Rapaziada resolvido bomba de óleo deu PT quase ferra com motor tive que fazer uma retífica de uma biela colocar uma bomba nova já aproveitamos e trocamos todas as bronzinas tô esperando a chegada da peça e montagem p finalizar. Tudo isso porque a moto ficou parada muito tempo. Fica a dica ai rapaziada abraços logo mais posto como ela ficou é se valeu a pena a fortuna ...

Manolooo cara li o seu post e me vi kkkkkk to com a RF a 2 meses e nem andei com ela, desmontei as carenagens toda pra  pinta-la. Quando montei, a bateria que ja tinha quase 5 anos foi pro saco, troquei a bateria sem problemas, e dei uma volta nela nem 500m e ela apresentou esse TEC TEC TEC, fiz tudo oq vc fez, mas nao achei em lugar algum a bomba de oleo, tomara q isso me resolva  o problem. o barulho está seco alto e na parte superior esquerdo, no cilindro da esquerda pra direita como na sua. Onde encontrou a bomba de oleo dela ou similar que sirva? vlw manoolo
MyckplayerRock

RF900 94/95
myckplayerrock
myckplayerrock
Participante
Participante

Masculino
Idade : 28
Data de inscrição : 10/02/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem resposta

Mensagem por Wsoousa Sex 10 Fev 2017, 12:59

amigo no japao... o mecanico q pediu, foi uma dor de cabeca pois saiu caro isso ai... mas os sintomas eram esses, isso é biela mesmo... dor de cabeça viu... ve se consegue um mecanico bom que ele faz pedido... e outro detalhe ve se o cara que ta mechendo faz a usinagem apenas e nao troque a bomba de oleo ou bronzinas e etc...pois se ja vai abrir o motor faz logo certo ! e troca a bomba de oleo, porque se gastar e depois ela der pau na bomba, foi serviço em vaõ e dinheiro jogado fora....

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por myckplayerrock Sex 10 Fev 2017, 13:29

Wsoousa escreveu:amigo no japao... o mecanico q pediu, foi uma dor de cabeca pois saiu caro isso ai... mas os sintomas eram esses, isso é biela mesmo... dor de cabeça viu... ve se consegue um mecanico bom que ele faz pedido... e outro detalhe ve se o cara que ta mechendo faz a usinagem apenas e nao troque a bomba de oleo ou bronzinas e etc...pois se ja vai abrir o motor faz logo certo ! e troca a bomba de oleo, porque se gastar e depois ela der pau na bomba, foi serviço em vaõ e dinheiro jogado fora....

O mecanico disse que não vai precisar de fazer a usinagem. desculpe a leiguisse mas não entendi essa parte: "e outro detalhe ve se o cara que ta mechendo faz a usinagem apenas e nao troque a bomba de oleo ou bronzinas e etc." é pra trocar ou não a bomba de oleo? outra duvida, o Mec disse que as bielas nao precisam trocar. Porque assim, eu andei aq na minha rua, ouvi o barulho ja desliguei a moto e levei p casa empurrando, pois fiquei com medo de fundir o motor, ou ja ter fundido. Tem imagem da bomba de oleo? Mano brigadão, ta me ajudando muito! É noix! Abraço. Vlw.
myckplayerrock
myckplayerrock
Participante
Participante

Masculino
Idade : 28
Data de inscrição : 10/02/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Wsoousa Sex 10 Fev 2017, 13:40

disse assim, ja que o cara vai mecher no motor... troca a bomba de oleo e o que tiver pra trocar la dentro. nao economiza pois o barato sai caro depois ... serviço em vão ... poise nao tenho essa foto mas no aliexpress voce consegue fotos " oil pump" o nome... ai se faz pedido pelo japao com concessionaria suzuki, se o mecanico for bom ele tem acesso a empresa do japao e faz pedidos tranquilamente pois ate fabricam se nao tiver ...

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por myckplayerrock Sex 10 Fev 2017, 14:10

Wsoousa escreveu:disse assim, ja que o cara vai mecher no motor... troca a bomba de oleo e o que tiver pra trocar la dentro. nao economiza pois o barato sai caro depois ... serviço em vão ... poise nao tenho essa foto mas no aliexpress voce consegue fotos " oil pump" o nome... ai se faz pedido pelo japao com concessionaria suzuki, se o mecanico for bom ele tem acesso a empresa do japao e faz pedidos tranquilamente pois ate fabricam se nao tiver ...

Brigadão mano! Sou de BSB tbm, participo de motoclube se quiser marcar rolé depois que eu conseguir resolver isso só chamar! vlwww abração!
myckplayerrock
myckplayerrock
Participante
Participante

Masculino
Idade : 28
Data de inscrição : 10/02/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Berlindo Sex 10 Fev 2017, 14:29

Não sei se ficou claro, mas o barulho provavelmente não é problema na bomba de óleo e sim alguma folga interna do motor, ou seja, pressupõem um trabalho de usinagem/retífica.

O mandatório é, já que vai fazer o motor, troque a bomba de óleo. Se o motor "funde", limalhas circularam junto com o óleo, podem danificar a bomba. E o motor será aberto, logo trocar a bomba de óleo é um talento necessário e "fácil" nessa condição.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Wsoousa Ter 14 Mar 2017, 13:11

Berlindo escreveu:Não sei se ficou claro, mas o barulho provavelmente não é problema na bomba de óleo e sim alguma folga interna do motor, ou seja, pressupõem um trabalho de usinagem/retífica.

O mandatório é, já que vai fazer o motor, troque a bomba de óleo. Se o motor "funde", limalhas circularam junto com o óleo, podem danificar a bomba. E o motor será aberto, logo trocar a bomba de óleo é um talento necessário e "fácil" nessa condição.

era isso que eu tinha dito, nao falei que seria a bomba... falei que pode ser biela e afins. mas ja que vai abrir o motor mesmo a bomba de oleo nao tiver apresentando problemas pela idade da moto é melhor ja troca-la de antemão... pois depois de tanto trabalho e dinheiro se ela decide travar vão ser dois prejuizos... alias isso tinha que ser obrigatorio em manutençoes motor ...

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem boa tarde Wsousa.

Mensagem por Wagner Bento Seg 15 Out 2018, 16:23

Wsoousa escreveu:Rapaziada resolvido bomba de óleo deu PT quase ferra com motor tive que fazer uma retífica de uma biela colocar uma bomba nova já aproveitamos e trocamos todas as bronzinas tô esperando a chegada da peça e montagem p finalizar. Tudo isso porque a moto ficou parada muito tempo. Fica a dica ai rapaziada abraços logo mais posto como ela ficou é se valeu a pena a fortuna ...

eu tbm tenho uma 900Rf  1996
e ontem percebi esse barulho tec tec, mas bem baixinho
ai entrei no google   e vi  seu caso, amigo quanto gastou vc gastou na bomba de ole  , nas bronzinas , e na não de obra.

Wagner Bento
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 15/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: URGENTE! RF900r MOTOR BATENDO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos