Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ECU EDITOR

Ir em baixo

ECU EDITOR Empty ECU EDITOR

Mensagem por Charger Sex 28 Ago 2015, 12:27

Fala galera, hoje eu descobri o tal do ECU EDITOR, eh uma ferramenta de mapeamento de injeção para suzukis de fácil acesso pois o software eh gratuito e o cabo custa cinco reais no ebay, ou pode ser feito em casa.

Mas é o seguinte, baixei o aplicativo, futuquei ele todo, mas tenho medo de rodar ele na moto. Alguem que tenha experiencia com isso pode ajudar??

http://ecueditor.com/
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino

ECU EDITOR Empty Re: ECU EDITOR

Mensagem por Berlindo Sex 28 Ago 2015, 14:52

Fala Renan,

CAra, eu tive uma 675 que naquela época tinha ECU aberta, usávamos o TuneECU com acesso aos principais mapas e sensores.

O grande lance é você poder baixar o mapa de combustível e/ou ponto de ignição e alterá-lo, regravando novamente na ECU. Esse é o momento mais delicado e pode se tornar problemático.

Como vc esta gravando numa ROM, memória não volátil, se ocorrer algum erro nessa gravação vc perde a ECU. Exemplo: o note ou computador desliga no meio da gravação. Pronto, fodeu. Outra coisa é que, ao regravar um mapa, vc muda o checksum da ECU, ou seja, é rastreável pela concessionária que isso foi feito, no caso de ainda estar vigorando garantia.

Agora, eu não faria nenhuma alteração sem absoluta certeza sobre o que está fazendo. Antecipar acionamento da vetoinha, funcionamento da valvula de escape, habilitar ou desabilitar o PAIR (se for possível), tudo isso é tranquilo e não trará grandes problemas se feito com o mínimo de atenção. A dificuldade é mexer nos percentuais de gasolina e principalmente, no avanço de ponto.

São justamente nesses mapas que se obtem performance e se for feita uma alteração sem conhecimento/validação, pode-se ferrar o motor. Mas acho que isso vc sabe né?

Esse programa, se funcionar corretamente, é uma ótima para se remapear a moto, em cima de um dino preferencialmente, para se obter alguma performance. ECU aberta é tudo de bom.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Charger Sex 28 Ago 2015, 17:02

Grande amigo Berlindo, sabia q esse teme ia te fazer aparecer rsrsrs.

Então eu futuquei ele bastante já, mas como estou sem cabo, so brincando mesmo, vendo as funcionalidades do programa.

No caso o que eu achei mais legal pra eu fazer sem risco é alterar o enrijecimento do amortecedor de direção, desativar o pair e remover o limitador de 299.

Quanto aos mapas, analisei bem, como funciona, tem dois mapas disponiveis, um rpmxtps e outro pelo avanço.

Agora eu estou de k8, ai removi o catalisador e abafadores, as concessionarias daqui, nenhuma tem o programa da suzuki pra aumentar o combustivel pra compensar o maior fluxo de ar devido ao escape e ao k&n.
Nesse programa, tem a opção de aumentar todo o mapa de uma vez só, tipo, aumentar a injção de combustivel em 5% em todos os regimes e toda abertura do acelerador.

Será que aumentando por igual tem chance de dar muito errado?? Não consigo imaginar o porque sendo q to aumentando por igual todos. O maximo que pode acontecer é ela beber mais ou entao ficar tao exagerado ao ponto de lavar os cilindros, mas esse sinal eh facil de perceber sem equipamentos. Lógico que não eh o ideal,que nao da pra ter um ajuste fino, mas pra quem nao tem nada a menos de 800 kms de distancia.

Só pra constar tbm, pra quem tem duvidas, eu to com a k5 e a k8 na garagem e realmente nao tem boca, a k5 eh mais forte rsrsrsrs

Abraços meu amigo.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Sex 28 Ago 2015, 18:06

Orra manda a K5 pra mim então!

Cara, assim, se vc quer engordar a mistura a chance de problema é pequena. No pior dos casos vai ter muita carbonização por causa do excesso de combustível. É ruim, mas não terrível.

Agora, os mapas originais são gordos em baixa, então eu não faria o aumento para todo o mapa. A chance de vc deixar o que já é gordo em obeso mórbido é gigante (e provavelmente certeira). O ideal seria um dino mesmo, pois aí você vê a curva de A/F e os eventuais buracos.

Eu aumentaria pouco, 2 a 3 % as médias e até 5% nos regimes de alto giro, 100% do acelerador aberto. Não mexeria em baixa. Testaria insistentemente, sempre guardando o backup do mapa atual para ter como base.

Acompanhar vela nesse caso não vale muito, pois o que vai ficar de cor nela muito provavelmente vai ser os sinais da mistura em baixa, chegando na sua casa ou onde você parar a moto. Mas se for atento, na subida de giro x velocidade, você consegue sacar se ela melhorou alguma coisa. É um trabalho de ouvido, empírico.

Não mexeria no avanço de ponto, em nenhuma hipótese. Embora haja espaço para ganhar e com certeza é aí que você levaria a moto para outro patamar, sem dinamômetro é risco demais. Uma engordadinha numa faixa de giros bem conhecida, testes, volta, mexe e assim vai.

Boa sorte e se quiser, te passo o CEP para entregar a K5...hahahaha Abraço!
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Charger Sex 28 Ago 2015, 18:21

te mandei mp mas nao foi berlindo, ta lotada a caixa ai nao?? qualquer coisa me manda uma com o seu email, vou negociar essa k5 com vc rsrsrs.

Eu to lendo em tudo qnto eh site como faz esse cabo, os gringos tudo falam q eh facil mas eu ainda nao saquei, mas vou pesquisar mais e vou fazer uns testes, aumentar um cado a gasosa.

Eu nao to com ideia de mexer no avanço nao, isso da pra mim não, se bem q uma alteradinha no ponto pra esse alcool q estamos usando na gasolina nao seria ruim nao kkkkk

mas meus conhecimentos nao me deixam mexer nisso.

meu email é renangandini@hotmail.com
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Seg 31 Ago 2015, 09:32

Não tá cheia não...sei lá...te mandei um e-mail.

O cabo não rola comprar pronto? Deve ser ODB2, basta saber qual protocolo...tem VAG-COM, tem ELM37, precisa saber qual é o padrão lá.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: