Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

+10
srad2012
x_x SRAD
Ernani
Luciano Cardoso
adautojunior
tiago_pimenta
ProSoft
Henricao
eViRuZ
kelven leite
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por kelven leite Sáb 22 Mar 2014, 13:28

tava curiando aki na internet e vi esse video !
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=u4I6rDIbRKs
parecer ser boom !

kelven leite
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 03/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por eViRuZ Sáb 22 Mar 2014, 15:26

Eu uso na branquela gorda e recomendo.
eViRuZ
eViRuZ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 06/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por Henricao Sáb 22 Mar 2014, 15:41

Recomendo também!
Henricao
Henricao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por ProSoft Sáb 22 Mar 2014, 16:09

Eu usava na ninjinha. Se foi bom ou ruim? Não sei.
Alguém aqui já usou na GSX650? Quanto colocar?
ProSoft
ProSoft
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 04/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por tiago_pimenta Sáb 22 Mar 2014, 20:41

https://www.suzukionline.org/search?search_keywords=militec

Já usei na Hornet e nunca tive problemas, só não coloquei na Re porque quando fiz a revisão, a Motonil não tinha, assim que voltar lá para trocar o óleo, vou colocar novamente.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por adautojunior Seg 24 Mar 2014, 20:01

Sempre usei na minha b65 a cada 15k, custo benefí
cio vale muito a pena!
adautojunior
adautojunior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por Luciano Cardoso Ter 25 Mar 2014, 08:45

Uso na minha B12 junto com o Motul 5100 e recomendo, a quantidade é um frasco a cada 20.000Km, mas voce pode trocar o oleo nesse intervalo normalmente, sem precisar repor o Militec.

Abraços.
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por tiago_pimenta Ter 25 Mar 2014, 12:04

Luciano de Almeida Cardos escreveu:Uso na minha B12 junto com o Motul 5100 e recomendo, a quantidade é um frasco a cada 20.000Km, mas voce pode trocar o oleo nesse intervalo normalmente, sem precisar repor o Militec.

Abraços.

Luciano, só uma correção, para o uso nas nossas motos, o fabricante recomenda 120 ml de Militec para cada litro de óleo, usando em média 3 lts de óleo, dariam 360 ml de Militec, ou seja, 2 frascos.

Motores (gasolina, álcool, diesel): aplique 60ml por litro de óleo, a cada 20.000 km ou 500 horas. Em condições severas dobre a quantidade (trabalhos superiores a 5.000 rpms).

Fonte: http://www.militecbrasil.com.br/aplicar.htm

Mas eu também faço igual você, uso só 1 frasco.
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por Ernani Ter 25 Mar 2014, 22:16

Sempre uso. Recomendo.
Ernani
Ernani
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 14/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por eViRuZ Ter 25 Mar 2014, 23:16

tiago_pimenta escreveu:
Luciano de Almeida Cardos escreveu:Uso na minha B12 junto com o Motul 5100 e recomendo, a quantidade é um frasco a cada 20.000Km, mas voce pode trocar o oleo nesse intervalo normalmente, sem precisar repor o Militec.

Abraços.

Luciano, só uma correção, para o uso nas nossas motos, o fabricante recomenda 120 ml de Militec para cada litro de óleo, usando em média 3 lts de óleo, dariam 360 ml de Militec, ou seja, 2 frascos.

Motores (gasolina, álcool, diesel): aplique 60ml por litro de óleo, a cada 20.000 km ou 500 horas. Em condições severas dobre a quantidade (trabalhos superiores a 5.000 rpms).

Fonte: http://www.militecbrasil.com.br/aplicar.htm

Mas eu também faço igual você, uso só 1 frasco.

Eu participei de uma palestra sobre o militec com o Sr. Paulo, responsável pela distribuição do militec 1 no lisarB.

Ele próprio me informou que deve ser aplicado 5/6% do volume total de óleo pra motos de alta performace. O produto é absorvido pelo metal e não precisa ser subtraído nenhum ml de óleo pra adicionar militec 1. se sua moto é 3,5L, vc deve colocar 3,5L e depois adicionar 5% disso de militec 1. 3500 * 0,05 = 175 ml. mais que isso é desnecessário e não vai alterar em nada. militec 1 não altera medidas de folga no motor, ele não cria película alguma.
outra peculiaridade que foi explanado na palestra, foi sobre a ativação e reaplicação do produto.

O produto é ativado em contato com o metal em altas temperaturas. ele se funde ao contato com o metal, no caso as partes quentes do motor. o óleo é apenas um veículo pra levar o militec 1 até essas partes.
Na aplicação, eu troquei o óleo e filtro, 3,7L na haya. uso motul 3000. depois adicionei 180 ml de militec 1, deixei ligado até ligar as ventoinhas do radiador, depois desliguei, aguardei 10 min, e refiz o procedimento de ligar e aquecer até as ventoinhas ligarem... esperei mais 10 min e pronto. assim pude garantir que o militec 1 já estava fazendo efeito, aderindo no motor. o nível de óleo não ficou alterado pois o militec 1 já foi absorvido.
A reaplicação depende do uso e do estresse desses metais, como eu troco óleo e filtro a cada 3 mil, eu reaplico o produto a cada 12 mil km, equivalente a 4 trocas de óleo.
se vc usa num moto 125 por exemplo, deve ser reaplicado a cada 4 mil, levando em conta as trocas a cada 1000km.

É um produto de tratamento químico de metais, desenvolvido e usado pela marinha norte americana, daí o nome MiliTec (militar technology).

Espero ter contribuído. qq dúvida, pode perguntar que eu tenho o telefone de contato e posso esclarecer diretamente com o Sr. Paulo.

eViRuZ
eViRuZ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 06/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por tiago_pimenta Qua 26 Mar 2014, 00:29

eViRuZ, se for isso realmente, melhor ainda (Quanto menos, melhor). Outra coisa que me disseram a primeira vez que usei, é que tinha que colocar o Militec com o óleo já quente, isso confere ?
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por eViRuZ Qua 26 Mar 2014, 01:08

tiago_pimenta escreveu:eViRuZ, se for isso realmente, melhor ainda (Quanto menos, melhor). Outra coisa que me disseram a primeira vez que usei, é que tinha que colocar o Militec com o óleo já quente, isso confere ?

o óleo é só um tranposte do militec pras partes críticas do motor, o metal esquenta pelo atriro e pela combustão, o militec é mais absorvido nos metais mais quentes, vc pode colocar o militec no óleo frio sem problema, mas ele só será absorvido qdo as partes metálicas estiverem devidamente aquecidas. no site militec, diz que ele é absorvido nos 66°C, porém, se a temperatura for maior, a absorção é otimizada... isso não sou eu quem digo, foram feitos testes pelo palestrante e ele provou que a temperatura é determinante na absorção do produto.

Portanto, adicione militec1, ligue o motor, deixe esquentar, descanse uns 10 min, religue e deixe esquentar dnovo... pronto...

a quantidade maior que 5% do volume é desnecessária, tanto que nas próximas 3 trocas não é necessário reaplicar o militec.

Abraço.
eViRuZ
eViRuZ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 06/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por tiago_pimenta Qua 26 Mar 2014, 08:46

Sim sim, o óleo é só o meio no qual o Militec usa para chegar as partes, mas como eu tinha ouvido falar de um "mecânico" que era melhor colocar o Militec já com o óleo quente, achei que poderia ter algo relacionado, pois o procedimento que ele me falou, é parecido com o que você descreveu.

1. Troca o óleo normalmente e deixe a moto esquentar por alguns minutos.
2. Desligue a moto, coloque o Militec e ligue-a novamente por mais alguns minutos, para fazer com que o óleo circule levando o Militec.

Se for esse valor mesmo de 5% da quantidade de litros de óleo, 1 frasco para mim dá para quase 2 trocas (130 ml de Militec para cada troca).
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por x_x SRAD Qua 26 Mar 2014, 10:07

Em sp onde encontrar esse produto para compra? Sites etc.. vi no ML mas com tanto pilantra no ML não da para comprar.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por tiago_pimenta Qua 26 Mar 2014, 10:34

eViRuZ, realmente é aquilo mesmo que você falou, procurando o endereço que o Cesar me passou onde encontrar o Militec para o x_x SRAD, achei um "novo" site e nele fala isso.

Motociclismo:
Aplicar 50 ml por litro de óleo e deixar em funcionamento sem acionar a embreagem por cerca de 15 minutos após aplicação.( Reaplicar a cada 4 trocas de óleo).
http://www.militecsp.com.br/index.php/como-aplicar-militec-1/

50 ml por litro aqui nas minhas contas deu exatamente a porcentagem que você disse.

x_x SRAD escreveu:Em sp onde encontrar esse produto para compra? Sites etc..  vi no ML mas com tanto pilantra no ML não da para comprar.

http://www.militecsp.com.br/index.php/onde-encontrar/
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por srad2012 Qua 26 Mar 2014, 12:29

O militec e aquele outro Molycote que é a mesma coisa só que muito mais barato são excelentes mas já vi artigos em inglês onde os caras não recomendam o uso em caixas de embreagem de motocicletas pelo risco de patinação de discos de embreagem, a maioria das motos o óleo do cilindro é o mesmo da caixa logo esse problema pode ocorrer, algumas motos o óleo é separado aí acredito que usá-lo no óleo de combustão é uma boa. Outra coisa que questiono é essa história de que a moto ficou melhor ou sei lá o que, nunca vi relato de que colocar militec aumenta CV no dinamômetro, outra coisa alguém já rodou 100.000 ou 200.000 km na moto para me garantir que usar esse produto aumenta realmente a durabilidade do motor????
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por tiago_pimenta Qua 26 Mar 2014, 13:18

srad2012 escreveu:O militec e aquele outro Molycote que é a mesma coisa só que muito mais barato são excelentes mas já vi artigos em inglês onde os caras não recomendam o uso em caixas de embreagem de motocicletas pelo risco de patinação de discos de embreagem, a maioria das motos o óleo do cilindro é o mesmo da caixa logo esse problema pode ocorrer, algumas motos o óleo é separado aí acredito que usá-lo no óleo de combustão é uma boa. Outra coisa que questiono é essa história de que a moto ficou melhor ou sei lá o que, nunca vi relato de que colocar militec aumenta CV no dinamômetro, outra coisa alguém já rodou 100.000 ou 200.000 km na moto para me garantir que usar esse produto aumenta realmente a durabilidade do motor????

Militec-1, Molykote A-2 e Carbono Puro são redutores de atritos realmente, só que cada um tem suas características, então não é a "mesma coisa". Quanto a embreagem, ela não é feita de material que o Militec adere (Esqueci o nome do material que é feito a embreagem), só vai ocasionar a aderência do Militec na embreagem, quando ela chegar no final. Levando em consideração que ele realmente reduz o atrito em as partes metálicas do motor, logicamente terá uma melhora no desempenho, na durabilidade, no consumo e outras coisas. Imagina você empurrando uma caixa de madeira pesada sobre uma superfície lisa, você terá que exercer uma força X e o desgaste da superfície da caixa que está em contato com o solo vai ser Y, agora se você jogar óleo no chão, a força que você terá que fazer será menor e o desgaste também.

Eu já pensei em fazer esse teste que você falou, pois minha moto ainda está sem o Militec, pois a oficina não tinha quando fiz a revisão nela, mas já se passou 5 meses e outros fatores podem influencia o resultado, como gasolina, temperatura, etc.

A grande questão era se o Militec, Molykote e outros por ai, realmente reduzem o atrito e isso é mostrado em vários vídeos ai na net onde eles fazem teste na maquina tiken, reduzindo o atrito então haverá melhoras no conjunto !
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por tiago_pimenta Qua 26 Mar 2014, 13:18

"Duprico"


Última edição por tiago_pimenta em Qua 26 Mar 2014, 13:19, editado 2 vez(es)
tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por x_x SRAD Qua 26 Mar 2014, 13:19

tiago_pimenta escreveu:eViRuZ, realmente é aquilo mesmo que você falou, procurando o endereço que o Cesar me passou onde encontrar o Militec para o x_x SRAD, achei um "novo" site e nele fala isso.

Motociclismo:
Aplicar 50 ml por litro de óleo e deixar em funcionamento sem acionar a embreagem por cerca de 15 minutos após aplicação.( Reaplicar a cada 4 trocas de óleo).
http://www.militecsp.com.br/index.php/como-aplicar-militec-1/

50 ml por litro aqui nas minhas contas deu exatamente a porcentagem que você disse.

x_x SRAD escreveu:Em sp onde encontrar esse produto para compra? Sites etc..  vi no ML mas com tanto pilantra no ML não da para comprar.

http://www.militecsp.com.br/index.php/onde-encontrar/

Valeu What a Face 

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por dany.capone Qua 26 Mar 2014, 13:56

massa esse tópico. vou atrás disso.

obrigado.
dany.capone
dany.capone
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 28/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por Sérgio Santiago Qua 26 Mar 2014, 14:58

Sérgio Santiago
Sérgio Santiago
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 20/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por srad2012 Qua 26 Mar 2014, 20:20

Tiago, realmente acredito que um redutor de atrito real pode causar algum benefício na durabilidade de um motor, mas quanto ao fato dele não aderir no sistema de embreagem isso é verdade parcial, de fato o produto não deve aderir nos discos que não são feitos de metal, mas nos separadores de embreagem que são metálicos ele pode aderir sim. O que questiono no uso desses produtos é que só vejo propaganda mas resultado estatístico real sobre consumo, potência, durabilidade etc eu nunca vi; um bom óleo trocado nos intervalos indicados é o que as fábricas indicam, é o mais barato e com certeza o mais seguro para nossas motos. Se esse negócio fosse tão bom assim usariam isso na motogp ou formula1, nunca ouvi falar deles usarem isso.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por tiago_pimenta Qua 26 Mar 2014, 21:58

Não adere, pode fica tranquilo, só quando a embreagem já está no final realmente que ela começa a patina (Isso é o que dizem, mas como nunca fiquei com uma moto até ter que trocar os discos, estou dizendo o que falam).

Quanto a resultados, tem sim, vou por um aqui que achei agora e foi o primeiro que peguei, que é sobre a diminuição da vibração do motor, não é nada técnico e cientifico, mas serve para mostrar que se a vibração diminuiu, os outros resultados também iram surgir



Quanto a indicações de fábricas, elas devem servir como parâmetros, mas não quer dizer que devemos segui-las cegamente, visto que atualmente, alguns fabricantes indicam o intervalo de troca de óleo a cada 10.000 km, a cada 12.000 km, eu não sigo isso mas nem FU*****, imagina aquele óleo sujo, contaminado, dentro do motor da sua moto por longos 12.000 km ? Então na minha opinião, não é o mais seguro não.

E quanto a ser usado em MotoGP e F1, foi exatamente um piloto de moto goiano que me disse que usava Militec na moto dele e que a embreagem não patinava (Sim, antes de usar também tinha receio da embreagem patinar, mas depois que ouvi de um piloto, descidi arriscar e sem problemas), foi também um outro piloto que me disse que o Militec tinha que ser colocado com a moto quente (O que "em partes" confirma o que o eViRuZ disse) !!!

Uma coisa eu posso lhe afirmar, se ele faz tudo o que promete, não sei, mas que não faz mal, isso não faz. Igual canja de galinha quando estamos resfriados, se bem não faz, mal não vai fazer *rs*

- Edit -

Mais um vídeo

tiago_pimenta
tiago_pimenta
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por eViRuZ Sex 28 Mar 2014, 02:11

Sobre os discos de embreagem, que normalmente são revestidos de material cerâmico, se ele estiver com desgaste nas superfícies, expondo o metal ao militec 1, o militec adere nessa parte do disco com metal exposto e deixa essa superfície mais lisa sim, isso é fato.

por isso, deixei a moto em ponto Neutro durante a aplicação, aqueci o motos até ligar o sistema de arrefecimento, resfriei e religuei até ligar a ventoinha novamente, usando a embreagem somente no momento da partida.

sobre a quilometragem. faz pouco mais de 2 anos que utilizo a "baleia branca" e rodei cerca de 62 mil km até o momento. após o uso de militec, percebi sim, a diminuição do freio motor, a diminuição do ruído e falando em performance, sim... melhora sim.... já acelerei com muitas motos e sempre tem aquelas que ficam como referencia. Resultado, hoje consigo andar na frente de motos que mesmo torcendo o cabo, eu andava atrás.

Se alguém tem dúvidas, use pra ver as diferenças, no máximo em 4 trocas de óleo o militec já não faz efeito e deve ser reaplicado, se vc não gostou ou não sentiu melhora alguma, só vc não reaplicar.

vou tentar achar ou até sugerir pra alguma oficina com dinamômetro fazer o antes e depois do militec 1 em motos de alta performance. seria legal né...
eViRuZ
eViRuZ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 06/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por murilloalanis Sex 28 Mar 2014, 08:33

realmente seria interessante..

na snake tem dinamometro nao tem?

eViRuz, chegou a sentir diferença no consumo?
murilloalanis
murilloalanis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 07/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec  ??  Empty Re: Ae galera Ja Ouviram falar Sobre o Militec ??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos