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Proposta retoma proibição do tráfego de motos entre os carro

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Mensagem por edgar Sáb 15 Nov 2008, 19:36

14/11/2008 - 10h10
Proposta retoma proibição do tráfego de motos entre os carros
Claudia Andrade
Do UOL Notícias http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/11/14/ult5772u1539.jhtm
Em Brasília
Um projeto de lei que está em discussão na Câmara dos Deputados faz uma revisão do Código de Trânsito Brasileiro e retoma a idéia de proibir o trânsito de motocicletas entre os carros. A proibição, no entanto, teria uma exceção: as motos poderiam circular entre os carros, em uma velocidade de até 30 km/h, quando o fluxo estivesse parado.

Motoqueiros circulam entre os carros na Marginal Pinheiros, em São Paulo (SP)

Você é a favor do trânsito de motocicletas entre os carros?

A proposta foi debatida por parlamentares e especialistas nesta quinta-feira (13) e o apoio ao item referente ao trânsito de motocicletas foi quase unânime. Um dos maiores defensores da proibição foi o diretor de operações da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) de São Paulo, Adauto Martinez Filho.

"A proibição da circulação de motocicletas entre veículos é fundamental, porque 52% dos acidentes com motociclistas estão ligados a isso; é comum um motociclista bater em um veículo, cair, e ser atropelado pelo carro que vem na outra faixa", ressaltou.

O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Transporte Urbano e Trânsito, Oswaldo Lima Neto, mostrou-se a favor de uma proibição ainda mais severa do que a prevista no projeto, com a exceção para o trânsito parado.

"É preciso uma melhor definição para o fluxo parado, porque o maior fluxo de motos já ocorre quando os carros estão parados em semáforos. E tem um problema ainda maior quando as pessoas não respeitam a faixa de pedestres e circulam entre os carros, porque o nível de atropelamento é grande", destacou.

O diretor da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas), Moacyr Paes, acompanhou a reunião da Comissão de Viação e Transportes. Para ele, é preciso estudar melhor a questão. "A proposta dos 30 km/h é interessante, mas temos que ver que vias que permitam isso.

Também temos que pensar em vias exclusivas para motocicletas, que já existem. Cada cidade é uma cidade. Se nós formos criar todo o Código de Trânsito pela cidade de São Paulo, então teria que acabar e começar um código novo, porque São Paulo é um caso atípico. Outras localidades não têm esse tipo de problema, que está localizado em grandes cidades", afirmou.

Autor do projeto, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), acredita que a fiscalização do respeito ao limite de velocidade estabelecido seria viável. "Existem radares capazes de identificar se a moto está sendo conduzida a mais de 30 km/h".

Para a relatora da matéria na comissão, Rita Camata (PMDB-ES), a atuação de guardas municipais também seria importante para a fiscalização. A deputada lembrou, contudo, que a questão ainda está aberta à discussão. "É preciso ver se isso pode representar alguma insegurança. O número de acidentes com motocicletas é grande e o custo social e econômico para a sociedade é muito alto".
Leia mais sobre motos
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O texto original do Código de Trânsito Brasileiro proibia a passagem de motocicletas entre veículos, mas o artigo foi vetado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, por restringir demais a utilização desse tipo de veículo. "Além disso, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios", acrescenta a mensagem de veto, de setembro de 1997.

Fiscalização
As motos tiveram destaque na reunião e mereceram outras propostas de regulamentação. O representante da CET defendeu a introdução de uma placa dianteira e aumento do tamanho da placa traseira, para facilitar a fiscalização. "As motocicletas correspondem a 11% da frota de São Paulo, e correspondem a 3% das autuações. É evidente que existe uma sensação de impunidade", argumentou.

Outra dificuldade de fiscalização, segundo Martinez, é a descaracterização das motos. "Logo que ela sai de fábrica, já fica com aspecto de velha, para evitar roubo. Isso dificulta identificar a marca da moto. Nossa proposta é dispensar a obrigatoriedade de se colocar a marca no auto de infração".

Os fabricantes são contrários à mudança nas placas. "Você altera toda uma geometria, toda uma estrutura na parte dianteira da motocicleta (para colocar a placa). Com as dimensões das placas que existem hoje, é muito difícil um radar pegar", disse Moacyr Paes, acrescentando que o aumento do tamanho da placa traseira poderia resolver a questão.

Outro ponto referente às motocicletas foi levantado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que defendeu uma restrição maior para o transporte de crianças em motocicletas. Para Alfredo Peres da Silva, diretor-geral do órgão, a idade mínima de sete anos deveria passar para dez anos, como vale para os carros, cuja regra é transportar menores de dez anos no banco traseiro.

Os participantes do debate também ressaltaram a preocupação com o número de acidentes envolvendo motociclistas. Em São Paulo, as motos estão envolvidas em 30% dos acidentes com mortes. A cada três dias, um motociclista morre em acidentes de trânsito na cidade.
Você é a favor ou contra o trânsito de motocicletas entre os carros?
Um projeto de lei que está em discussão na Câmara dos Deputados faz uma revisão do Código de Trânsito Brasileiro e retoma a idéia da proibição deste tipo de comportamento.

Dê a sua opinião.

No país, a porcentagem fica em torno de 20%, muito próximo à de carros envolvidos em acidentes fatais, como destacou Rudel Espíndola, presidente da Comissão de Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos. "É uma equiparação que nos preocupa", disse.

Análise do projeto
O projeto do deputado Zarattini teve origem em uma consulta pública sobre o Código de Trânsito realizada pelo Ministério da Justiça no início deste ano. O caminho da proposta na Câmara está apenas no início, já que a Comissão de Viação e Transportes é apenas a primeira de três que devem analisar o projeto antes de enviá-lo para votação no Plenário (caso seja aprovado pelas comissões). E ainda faltaria a avaliação do Senado.

Contudo, o Executivo trabalha paralelamente ao Legislativo e deverá apresentar sugestões ao projeto, já que também originou a discussão a respeito da necessidade de atualização do código. O texto elaborado pelos ministérios da Justiça e das Cidades está na Casa Civil e pode ser encaminhado para o Congresso ainda este ano, segundo o diretor do Denatran. A proposta deve vir acompanhada de um pedido para que a matéria tramite em caráter de urgência no Congresso, o que agilizaria sua análise.

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Mensagem por Medonho Sáb 15 Nov 2008, 22:21

Sou contra o trânsito desordenado das motos nos corredores. Uma velocidade mais baixa (30 é piada) seria interessante quando o trafego estivesse parado, só que não vai dar para fiscalizar isso nunca. Acho que não vai pra frente.
Na minha opinião, deveriam ser criadas mais faixas exclusivas (como na Av. Sumaré). Isso sim pode melhorar a segurança dos motociclistas, pedestre e também dos veículos.
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Mensagem por Convidad Dom 16 Nov 2008, 00:37

Concordo com o Medonho, existem muitos motoboys que andam que nem loucos entre os carros, mas proibir não rola, é nossa vantagem em andar no trânsito... se algum motociclista bate em um carro no trânsito, na maioria da vezes é porque o veículo mudou de faixa sem dar sinalização, não olhou no espelho retrovisor, etc...
Seria muito melhor mesmo criarem faixas exclusivas...

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Mensagem por Padumi Dom 16 Nov 2008, 03:34

Eu NUNCA vou deixar de andar no corredor. Com lei ou sem lei.
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Mensagem por Convidad Dom 16 Nov 2008, 09:52

Vão lá ver. Tem mais de 500 comentários. Eu deixei 2 , e o pessoal do M@D uns 200..hehehe.

Mas a opção ideal seria a da faixa exclusiva mesmo.

Abraços

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Mensagem por edgar Dom 16 Nov 2008, 18:18

tu-barao escreveu:Vão lá ver. Tem mais de 500 comentários. Eu deixei 2 , e o pessoal do M@D uns 200..hehehe.

Mas a opção ideal seria a da faixa exclusiva mesmo.

Abraços


isso ai... o meu esta lá tb....

http://forum.noticias.blog.uol.com.br/arch2008-11-09_2008-11-15.html#2008_11-14_10_15_19-8953204-0

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Mensagem por rlriccardi Dom 16 Nov 2008, 22:05

Pior que não muda muito pra mim não...apesar de achar que já vem atrasada mudança nessa situação...tem gente que anda flertando com a morte no meio dos carros...Como só ando em finais de semana...só passo os carros parados mesmo...felizmente, pra mim, moto é hobby...
E sobre o que o ICE disse...tá certo...maioria dos casos quem está de carro descuida na mudança de faixa...maaas quem aqui nunca fez essa caga!$@ sem querer?! Eu é que não queria estar no meio quando houve aquele descuido de milésimos de segundo...
Velha história...acidentes são CONJUGAÇÃO de diversos fatores...nunca decorre de um fato isolado...e o fato de o motorista vacilar e trocar de faixa sem olhar no espelho não exclui o outro fator determinante de que 98% dos motociclistas andam em excesso de velocidade nos "corredores"...Agora.....Proibir o trânsito de motos nos "corredores" vai contra o propósito da moto!!!

Outra velha história: MAIS UMA VEZ OS BONS PAGARÃO PELOS MAUS MOTORISTAS!Ps. Já que o Suzuki Online também é cultura: pra quem não sabe...essa proibição foi incluída no Projeto de Lei que originou o Código de Trânsito Brasileiro...porém esse artigo (artigo 56 da Lei 9503/97, CTB) foi vetado pelo Presidente...

  "Art. 56. É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela."

Razões do veto:

  "Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações.'
Abraços!!!
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Mensagem por Alexandre (PENHA) Dom 16 Nov 2008, 22:17

30Km/h numa moto é piada! Não dá nem p/ se equilibrar de forma satisfatória. As faixas exlusivas realmente parecem ser a única alternativa. Vamos ver como as "cabeças pensantes" de nosso "fantástico governo" irão resolver essa questão polêmica!
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Mensagem por Padumi Seg 17 Nov 2008, 13:00

Faixa exclusiva não iria adiantar nada também. Em MUITAS vias já não há espaço pro fluxo de hoje...em outras a tal faixa funcionaria como um funil, ocasionando um congestionamento de motos...

A meu ver, andar no corredor é uma arte! Só que 90% dos motoqueiros, fazem disso uma loteria da morte mesmo....

Vamos ver qual será a surpresinha pra nós.

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Mensagem por Apolo Seg 17 Nov 2008, 13:13

Porque ao inves de se preocuparem com esse lance de corredor, não se preocupam em fiscalizar mais veículos em péssimas condições e principalmente roubo de carros e motos?????

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Mensagem por Pin Seg 17 Nov 2008, 14:58

São Paulo está completamente intransitavel, voltei de Ubatuba até o começo da Marginal Tiete em 2hs da Margunal Tiete até a Barra Funda levei mais 1h 30min. Vi na minha frente um cara de Twist atropelar um outro motoboy que ia mais lento no corredor, resultado os dois se arrebentaram.

Embora esse projeto seja a nvel nacional eu acho um absurdo esses politicos quererem vetar um direito do cidadão sem oferecer melhores condições de locomoção.

Os motoboys só existem devido a uma necessidade das cidades entupidas e travadas de se locomover mais rapidamente.

Esse numero absurdo de acidentes pra mim é uma consequencia desse travamento urbano, se houvessem mais condições de se transitar na cidade eu duvido que num dia de chuva as pessoas não iriam deisxar suas motos em casa e pegar o metro.

Querem resolver um problema critico como esse fazendo mais uma vez o pobre coitado pagar pela incompetencia dos administradores das cidades.
Não concordo com os imbecis que andam que nem imbecis nos corredores, isso inclui alguns amigos meus, mas não acho que proibir vai adiantar alguma coisa, vai ser apenas mais um caça niquel que vai funcionar por um tempo apenas para encher a caixinha das prefeituras...

É a velha historia querem se livram do carrapato que está na vaca, como não tem competencia pra combater o carrapato eles acabam matando a vaca e assim se livram do carrapato.!
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Mensagem por Flávio Ter 18 Nov 2008, 10:17

Eu
particularmente não tenho nada contra sobre andar no meio de corredores. Só que
na prática há muito abuso principalmente por parte dos motociclistas. A grande
maioria não respeita os limites de velocidade, além de não respeitar os
motoristas de carro e de moto. A condução da maioria é agressiva. Uma pena,
pois a moto é um ótimo meio de transporte. E as pessoas associam a imagem da
moto em morte ou acidente.


Impedir,
infelizmente não vai funcionar, pois as pessoas desrespeitarão. O que é necessário
é educação no trânsito. Eu como cidadão já sugeri a alguns políticos para que
se tramitasse uma lei que obrigasse a quem vende motos a dar treinamento de
pilotagem defensiva.


Algumas
concessionárias já o fazem e eu acho uma atitude positiva. Eu já fiz três
cursos de direção defensiva para carro e fiz curso de pilotagem defensiva para
motos na Honda. E todos os cursos eu achei muito válido. As concessionárias só
vendem e aí acabou sua responsabilidade... Não acho que é por aí. Se a pessoa
recebe treinamento e o governo cumpre seu papel educando na mídia (como
campanha de AIDS), creio que os números acabam vindo. Se a concessionária não
fornecer o curso, deve ter sua lisença para vender motos cassada. O curso tem
que ser opcional. Se a pessoa quiser assistir, assista. Se quiser ser mané, que
seja. Elas também devem oferecer pelo menos uma hora de treinamento prático
(como ocorre em algumas concessionárias).


Fechando a
palavra é respeito. É assim nos países europeus, é assim no Japão, é assim nos
Estados Unidos. Só nós e outras grandes potências como Venezuela, Colômbia, Bolívia,
Índia, etc que pilotamos motos de maneira selvagem.
Sds,
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Mensagem por Franco Ter 18 Nov 2008, 12:52

boa fmn (que alias sao minhas iniciais! hehe)

acho q se quem usa os corredores fizessem isso de forma mais racional o caso nao seria tao criticado, no meu caso eu tb so uso como hobby, mas as poucas vezes que tive que pegar marginal eu me senti muito mal, pq eu ja tava a 90 no corredor e tinha um bando de felas a mais que isso, e com motos menores, tirando a moto de giro e querendo jogar qq um que ta na frente direto pro chao!!

a partir do ano que vem haverao horas de curso a mais pra quem for tirar habilitacao de moto, justamente pra tentar fazer com que o sujeito que ta tirando carta pense um pouco mais na hora de usar a moto no dia-a-dia!

infelismente moto ta muito facil de se comprar, seja ela qq cilindrada...nisso muita gente que nao tem noção nehuma ta ai nas ruas ajudando...a atrapalhar o transito, isso é fato! E tem b o lado dos motoristas que sentem prazer em ferrar a vida de qq um que esteja de moto perto dele!!

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Mensagem por Lincoln Sex 21 Nov 2008, 21:44

Segue meu comentário a respeito.

As motos precisam andar no corredor, imaginem as motos ocupando o lugar de um carro? Como ficaria o transito que já é um caos?! O que deve ser controlado é a velocidade que se deve andar no corredor,30 km/h é piada, tente se equilibrar nessa velocidade com uma GSX750F que pesa 210 kg!! Quem propos isso não tem ideia disso !! Querem resolver o problema ? Então aqui vai a solução:

1.Transporte coletivo publico de qualidade.(não sabe como fazer, use como exemplo grandes cidades do primeiro mundo)

2.Parem de entregar habilitação de moto e carro em troca de dinheiro, tirar habilitação deve ser encarado como um curso universitário e com prova como da OAB.

3.Concentrem os esforços e dinheiro em grandes obras como RodoAnel e vias que cortem as grandes cidades com 5 ou 6 pistas.(Caro?Corte as absurdas ajudas de custo e inumeros cargos de confiança dos nosso cabeças pensantes, já ajudaria).

Resumindo: (Como alguem já disse nesse forum)
Não matem o cachorro para eliminar o carrapato, só porque não tem competência p/acabar com eles.
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Mensagem por Fabio Bandit72 Qua 24 Dez 2008, 14:40

Lincoln escreveu:Segue meu comentário a respeito.

As motos precisam andar no corredor, imaginem as motos ocupando o lugar de um carro? Como ficaria o transito que já é um caos?! O que deve ser controlado é a velocidade que se deve andar no corredor,30 km/h é piada, tente se equilibrar nessa velocidade com uma GSX750F que pesa 210 kg!! Quem propos isso não tem ideia disso !! Querem resolver o problema ? Então aqui vai a solução:

1.Transporte coletivo publico de qualidade.(não sabe como fazer, use como exemplo grandes cidades do primeiro mundo)

2.Parem de entregar habilitação de moto e carro em troca de dinheiro, tirar habilitação deve ser encarado como um curso universitário e com prova como da OAB.

3.Concentrem os esforços e dinheiro em grandes obras como RodoAnel e vias que cortem as grandes cidades com 5 ou 6 pistas.(Caro?Corte as absurdas ajudas de custo e inumeros cargos de confiança dos nosso cabeças pensantes, já ajudaria).

Resumindo: (Como alguem já disse nesse forum)
Não matem o cachorro para eliminar o carrapato, só porque não tem competência p/acabar com eles.

Seus comentários foram muito bons.

Tudo deve começar pela educação de qualidade nas escolas. Haveria menos assaltos, mortes e menos pessoas sem opção de trabalho que "viram" motoboys do nada... Com menos pessoas trabalhando nesta profissão, os salários seriam maiores e poderia se exigir mais deles. Importante dizer que na Holanda uma carta de carro ou moto custa mais de 2000 euros, mas lá eles te dão infraestrutura para andar de bicicleta e transporte público de qualidade.

Devemos lembrar também que os correios tem exclusividade e que se isto mudar, os custos com encomendas deverá cair.

Aqui na corretora quando tem alguma coia urgente, eu só uso a Bike Courier http://www.bikecourier.com.br/ e eles respeitam as leis de trânsito, não poluem, além do mais eu ODEIO motoboys.

Desculpem-me os bons Motoboys (eu só conheço 2 Turu e Joilton) mas esta classe é uma praga da modernidade.
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