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Mensagem por Wallysson Sex 23 Ago 2013, 09:13

Ola pessoal,

Já vi conselhos do pessoal sempre indicando o fluido de freio DOT 5.1, mas fiquei curioso de até que ponto isso influência?
As diferenças básicas são nos pontos de ebulição...

Porém me pergunto se para uso normal os flexíveis do freio não "cedem" (aumentam de Ø) antes desta temperatura?
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Mensagem por Sérgio Santiago Sex 23 Ago 2013, 09:37

Flexíveis normais: freio 'borrachudo' exigindo mais força na alavanca para compensar a deformação do tubo flexível.

Fluido em ebulição (dentro da pinça): produção de bolhas de gás causando perda momentânea parcial ou total do freio.
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Mensagem por Hans Blackbullet Sex 23 Ago 2013, 09:41

Muito bem colocada sua dúvida.
Realmente, apesar da diferença óbvia nos componentes das fórmulas, a diferença básica entre os fluidos de freio são os pontos de ebulição, onde uma parte do fluido passa do estado líquido para o estado gasoso - este último, compressível e passível de diminuição de volume - que, ao contrário do líquido, permite que a alavanca acionadora de freio "ceda" quando aplicada uma força.
Isto se deve ao aumento da temperatura de trabalho do sistema, e o ponto em que isto ocorre é classificado em pontos (DOT) - e por isso os diversos fluidos possuem especificações distintas (DOT 3 / DOT 4 / DOT 5 / DOT 5,1).
Existem outros tipos de fluídos muito mais eficientes e resistentes à temperatura e suas variações, como por exemplo o "Skydraw", usado nos sistemas de aeronaves e altamente corrosivo.
Acontece que o sistema todo sofre ação da temperatura quando aquece. É o caso dos flexíveis, que "cedem" ao sofrer pressão do sistema, e quanto mais quente, maior a dilatação - e portanto perdendo força de transmissão aos pistões das pinças de freio.
É portanto recomendável não só a substituição do fluido de freio para quem utiliza as motos em tocada forte e esportiva, como também a substituição dos flexíveis por outros mais rígidos à dilatação, como o caso dos flexíveis de nylon e/ou recobertos com tela de aço ou alumínio, telas estas que podem ter função de resistência ou simplesmente decorativa.
Os nipples (conectores) também devem ser específicos para isso.
Portanto, não adianta muito trocar simplesmente o fluido de freio sem substituir as mangueiras e vice-e-versa.
Lógico que substituindo um ou outro se pode verificar leve melhora quanto ao ponto de ebulição e adiar assim o efeito "fading" ou fadiga do sistema, mas o ideal é que se faça a substituição de ambos para que se tenha um efeito realmente seguro e satisfatório.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
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Mensagem por tiago_pimenta Sex 23 Ago 2013, 14:20

RBF 600 ou 660 esquece, não acha no BR !!! (Pelo menos no último mês eu não encontrei).
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Mensagem por Wallysson Sex 23 Ago 2013, 15:01

tiago_pimenta escreveu:RBF 600 ou 660 esquece, não acha no BR !!! (Pelo menos no último mês eu não encontrei).
Pois é, não sei se ainda tem disponível, mas encontrei em uma busca rápida (~=R$60):
http://www.visage-imports.com/fluido-freio-motul-rbf600
http://www.speedstore.com.br/index.php?main_page=product_info&products_id=2888
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502245764-fluido-de-freio-motul-rbf-660-sintetico-500-ml-_JM

Mas tem que ver até onde é viável, pois acho difícil chegar nestes pontos de ebulição...
5.1 = 260°C e o RBF 600 = 325ºC
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Mensagem por Hans Blackbullet Sex 23 Ago 2013, 19:34

Wallysson escreveu:
tiago_pimenta escreveu:RBF 600 ou 660 esquece, não acha no BR !!! (Pelo menos no último mês eu não encontrei).
Pois é, não sei se ainda tem disponível, mas encontrei em uma busca rápida (~=R$60):
http://www.visage-imports.com/fluido-freio-motul-rbf600
http://www.speedstore.com.br/index.php?main_page=product_info&products_id=2888
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502245764-fluido-de-freio-motul-rbf-660-sintetico-500-ml-_JM

Mas tem que ver até onde é viável, pois acho difícil chegar nestes pontos de ebulição...
5.1 = 260°C e o RBF 600 = 325ºC
O 5.1 é usado em pista no Brasil com excelentes resultados...
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Mensagem por Edemir Sex 23 Ago 2013, 20:45

A embreagem da b12 era um pau ai eu fiz a troca por fluido 5.1 ficou uma manteiga,e nao foi preciso fazer a troca das mangueiras.
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Mensagem por Ernani Sex 23 Ago 2013, 22:15

Falem mais sobre o assunto, fiquei interessado em aprender.
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Mensagem por NERO Sex 23 Ago 2013, 23:10

Não sei o que é esse rbf600 aí...mas uma vez já usei fluido hidraulico de freio aeronáutico e detonou a borracha do cilindro mestre.
É incompatível.
T+
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Mensagem por tiago_pimenta Sab 24 Ago 2013, 06:19

RBF600 ou RBF660 são fluidos superiores ao DOT 5.1
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Mensagem por Hans Blackbullet Sab 24 Ago 2013, 10:56

Edemir escreveu:A embreagem da b12 era um pau ai eu fiz a troca por fluido 5.1 ficou uma manteiga,e nao foi preciso fazer a troca das mangueiras.
Imagina então como vai ficar macia se fizer a troca da mangueira!
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Mensagem por Edemir Sab 24 Ago 2013, 19:57

Ao meu ver nem vai precisar esta muito macia.
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Mensagem por Wallysson Seg 26 Ago 2013, 08:25

NERO escreveu:Não sei o que é esse rbf600 aí...mas uma vez já usei fluido hidraulico de freio aeronáutico e detonou a borracha do cilindro mestre.
É incompatível.
T+
Na verdade esse RBF é apenas um fluido superior e totalmente compatível onde é usado o DOT4.

Em um post acima o Hans comentou sobre fluido aeronáutico, esses aí detonam a borracha mesmo!
Eles são meio ácidos (sei lá) pra aguentar as temperaturas extremamente negativas...
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Mensagem por Wallysson Seg 26 Ago 2013, 08:35

E falando no assunto, achei um site da Motul que tem indicação dos fluidos:

http://ew5.earlweb.com/recommendations.php?sector=2&category=25&subset=1010&modelyear=&vehicle=72386&site=41®ion=59&language=20&brand=45

Por exemplo na minha a indicação mostra esse RBF 600 é o melhor.
E para fluido refrigerante (e possivelmente o óleo da suspensão também) o Factory Line é melhor que o Expert.
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Mensagem por FOXR1 Qua 04 Set 2013, 20:17

Wallysson escreveu:E falando no assunto, achei um site da Motul que tem indicação dos fluidos:

http://ew5.earlweb.com/recommendations.php?sector=2&category=25&subset=1010&modelyear=&vehicle=72386&site=41®ion=59&language=20&brand=45

Por exemplo na minha a indicação mostra esse RBF 600 é o melhor.
E para fluido refrigerante (e possivelmente o óleo da suspensão também) o Factory Line é melhor que o Expert.


boa a pagina ...mas acho que não recomendam o RBF660 por ele ser mais para competição, pois o RBF 600 é o mesmo fluido só que com ponto de ebulição um pouco mais baixo....
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