DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
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tiago_pimenta
Hans Blackbullet
Sérgio Santiago
Wallysson
8 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Ola pessoal,
Já vi conselhos do pessoal sempre indicando o fluido de freio DOT 5.1, mas fiquei curioso de até que ponto isso influência?
As diferenças básicas são nos pontos de ebulição...
Porém me pergunto se para uso normal os flexíveis do freio não "cedem" (aumentam de Ø) antes desta temperatura?
Já vi conselhos do pessoal sempre indicando o fluido de freio DOT 5.1, mas fiquei curioso de até que ponto isso influência?
As diferenças básicas são nos pontos de ebulição...
Porém me pergunto se para uso normal os flexíveis do freio não "cedem" (aumentam de Ø) antes desta temperatura?
Wallysson- Participante
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Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Flexíveis normais: freio 'borrachudo' exigindo mais força na alavanca para compensar a deformação do tubo flexível.
Fluido em ebulição (dentro da pinça): produção de bolhas de gás causando perda momentânea parcial ou total do freio.
Fluido em ebulição (dentro da pinça): produção de bolhas de gás causando perda momentânea parcial ou total do freio.
Sérgio Santiago- Participante
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Idade : 70
Data de inscrição : 20/01/2012
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Muito bem colocada sua dúvida.
Realmente, apesar da diferença óbvia nos componentes das fórmulas, a diferença básica entre os fluidos de freio são os pontos de ebulição, onde uma parte do fluido passa do estado líquido para o estado gasoso - este último, compressível e passível de diminuição de volume - que, ao contrário do líquido, permite que a alavanca acionadora de freio "ceda" quando aplicada uma força.
Isto se deve ao aumento da temperatura de trabalho do sistema, e o ponto em que isto ocorre é classificado em pontos (DOT) - e por isso os diversos fluidos possuem especificações distintas (DOT 3 / DOT 4 / DOT 5 / DOT 5,1).
Existem outros tipos de fluídos muito mais eficientes e resistentes à temperatura e suas variações, como por exemplo o "Skydraw", usado nos sistemas de aeronaves e altamente corrosivo.
Acontece que o sistema todo sofre ação da temperatura quando aquece. É o caso dos flexíveis, que "cedem" ao sofrer pressão do sistema, e quanto mais quente, maior a dilatação - e portanto perdendo força de transmissão aos pistões das pinças de freio.
É portanto recomendável não só a substituição do fluido de freio para quem utiliza as motos em tocada forte e esportiva, como também a substituição dos flexíveis por outros mais rígidos à dilatação, como o caso dos flexíveis de nylon e/ou recobertos com tela de aço ou alumínio, telas estas que podem ter função de resistência ou simplesmente decorativa.
Os nipples (conectores) também devem ser específicos para isso.
Portanto, não adianta muito trocar simplesmente o fluido de freio sem substituir as mangueiras e vice-e-versa.
Lógico que substituindo um ou outro se pode verificar leve melhora quanto ao ponto de ebulição e adiar assim o efeito "fading" ou fadiga do sistema, mas o ideal é que se faça a substituição de ambos para que se tenha um efeito realmente seguro e satisfatório.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
Realmente, apesar da diferença óbvia nos componentes das fórmulas, a diferença básica entre os fluidos de freio são os pontos de ebulição, onde uma parte do fluido passa do estado líquido para o estado gasoso - este último, compressível e passível de diminuição de volume - que, ao contrário do líquido, permite que a alavanca acionadora de freio "ceda" quando aplicada uma força.
Isto se deve ao aumento da temperatura de trabalho do sistema, e o ponto em que isto ocorre é classificado em pontos (DOT) - e por isso os diversos fluidos possuem especificações distintas (DOT 3 / DOT 4 / DOT 5 / DOT 5,1).
Existem outros tipos de fluídos muito mais eficientes e resistentes à temperatura e suas variações, como por exemplo o "Skydraw", usado nos sistemas de aeronaves e altamente corrosivo.
Acontece que o sistema todo sofre ação da temperatura quando aquece. É o caso dos flexíveis, que "cedem" ao sofrer pressão do sistema, e quanto mais quente, maior a dilatação - e portanto perdendo força de transmissão aos pistões das pinças de freio.
É portanto recomendável não só a substituição do fluido de freio para quem utiliza as motos em tocada forte e esportiva, como também a substituição dos flexíveis por outros mais rígidos à dilatação, como o caso dos flexíveis de nylon e/ou recobertos com tela de aço ou alumínio, telas estas que podem ter função de resistência ou simplesmente decorativa.
Os nipples (conectores) também devem ser específicos para isso.
Portanto, não adianta muito trocar simplesmente o fluido de freio sem substituir as mangueiras e vice-e-versa.
Lógico que substituindo um ou outro se pode verificar leve melhora quanto ao ponto de ebulição e adiar assim o efeito "fading" ou fadiga do sistema, mas o ideal é que se faça a substituição de ambos para que se tenha um efeito realmente seguro e satisfatório.
Grande abraço a todos.
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet- Participante
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Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
RBF 600 ou 660 esquece, não acha no BR !!! (Pelo menos no último mês eu não encontrei).
tiago_pimenta- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Pois é, não sei se ainda tem disponível, mas encontrei em uma busca rápida (~=R$60):tiago_pimenta escreveu:RBF 600 ou 660 esquece, não acha no BR !!! (Pelo menos no último mês eu não encontrei).
http://www.visage-imports.com/fluido-freio-motul-rbf600
http://www.speedstore.com.br/index.php?main_page=product_info&products_id=2888
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502245764-fluido-de-freio-motul-rbf-660-sintetico-500-ml-_JM
Mas tem que ver até onde é viável, pois acho difícil chegar nestes pontos de ebulição...
5.1 = 260°C e o RBF 600 = 325ºC
Wallysson- Participante
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Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
O 5.1 é usado em pista no Brasil com excelentes resultados...Wallysson escreveu:Pois é, não sei se ainda tem disponível, mas encontrei em uma busca rápida (~=R$60):tiago_pimenta escreveu:RBF 600 ou 660 esquece, não acha no BR !!! (Pelo menos no último mês eu não encontrei).
http://www.visage-imports.com/fluido-freio-motul-rbf600
http://www.speedstore.com.br/index.php?main_page=product_info&products_id=2888
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502245764-fluido-de-freio-motul-rbf-660-sintetico-500-ml-_JM
Mas tem que ver até onde é viável, pois acho difícil chegar nestes pontos de ebulição...
5.1 = 260°C e o RBF 600 = 325ºC
Hans Blackbullet- Participante
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Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
A embreagem da b12 era um pau ai eu fiz a troca por fluido 5.1 ficou uma manteiga,e nao foi preciso fazer a troca das mangueiras.
Edemir- Participante
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Idade : 56
Data de inscrição : 25/03/2013
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Falem mais sobre o assunto, fiquei interessado em aprender.
Ernani- Participante
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Idade : 52
Data de inscrição : 14/03/2012
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Não sei o que é esse rbf600 aí...mas uma vez já usei fluido hidraulico de freio aeronáutico e detonou a borracha do cilindro mestre.
É incompatível.
T+
É incompatível.
T+
NERO- Participante
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Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
RBF600 ou RBF660 são fluidos superiores ao DOT 5.1
tiago_pimenta- Participante
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Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Imagina então como vai ficar macia se fizer a troca da mangueira!Edemir escreveu:A embreagem da b12 era um pau ai eu fiz a troca por fluido 5.1 ficou uma manteiga,e nao foi preciso fazer a troca das mangueiras.
Hans Blackbullet- Participante
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Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Ao meu ver nem vai precisar esta muito macia.
Edemir- Participante
-
Idade : 56
Data de inscrição : 25/03/2013
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Na verdade esse RBF é apenas um fluido superior e totalmente compatível onde é usado o DOT4.NERO escreveu:Não sei o que é esse rbf600 aí...mas uma vez já usei fluido hidraulico de freio aeronáutico e detonou a borracha do cilindro mestre.
É incompatível.
T+
Em um post acima o Hans comentou sobre fluido aeronáutico, esses aí detonam a borracha mesmo!
Eles são meio ácidos (sei lá) pra aguentar as temperaturas extremamente negativas...
Wallysson- Participante
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Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
E falando no assunto, achei um site da Motul que tem indicação dos fluidos:
http://ew5.earlweb.com/recommendations.php?sector=2&category=25&subset=1010&modelyear=&vehicle=72386&site=41®ion=59&language=20&brand=45
Por exemplo na minha a indicação mostra esse RBF 600 é o melhor.
E para fluido refrigerante (e possivelmente o óleo da suspensão também) o Factory Line é melhor que o Expert.
http://ew5.earlweb.com/recommendations.php?sector=2&category=25&subset=1010&modelyear=&vehicle=72386&site=41®ion=59&language=20&brand=45
Por exemplo na minha a indicação mostra esse RBF 600 é o melhor.
E para fluido refrigerante (e possivelmente o óleo da suspensão também) o Factory Line é melhor que o Expert.
Wallysson- Participante
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Idade : 38
Data de inscrição : 09/01/2012
Re: DOT 4 x DOT 5.1 x RBF 600
Wallysson escreveu:E falando no assunto, achei um site da Motul que tem indicação dos fluidos:
http://ew5.earlweb.com/recommendations.php?sector=2&category=25&subset=1010&modelyear=&vehicle=72386&site=41®ion=59&language=20&brand=45
Por exemplo na minha a indicação mostra esse RBF 600 é o melhor.
E para fluido refrigerante (e possivelmente o óleo da suspensão também) o Factory Line é melhor que o Expert.
boa a pagina ...mas acho que não recomendam o RBF660 por ele ser mais para competição, pois o RBF 600 é o mesmo fluido só que com ponto de ebulição um pouco mais baixo....
FOXR1- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 07/08/2013
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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