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Embreagem da Gsx 750 r

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Mensagem por Prates Sex 19 Jul 2013, 21:02

Amigos, sei que o assunto é repetitivo, mas necessito de ajuda. Minha srad é 2007/08, a moto tava muito boa até fevereiro 2013, depois de fazer uma troca de óleo em uma viagem, percebi que a embreagem estava patinando, era só enrolar o cabo e ela subia o giro, mas não desenvolvia velocidade. Achei que era por conta do óleo (sintético), levei na autorizada os caras trocaram e nada. Notei que a posição da regulagem tinha sido alterada, antes estava quase toda para fora, depois da revisão estava do lado oposto, mas não melhorou. Levei num mecânico de confiança, o cara mexeu e mandou que rodasse para ver se tinha ficado bom. Melhorou muito, mas em aceleradas bruscas, percebo uma leve patinada. Será que perdi os discos, por conta do óleo sintético??? Pois a embreagem tava ótima, não tinha do que reclamar. Será que a troca dos discos de embreagem sanará esse problema??? Me ajudem amigos, pois aqui em Salvador, a mão de obra é ridícula e se depender deles terei que trocar toda embreagem.
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Mensagem por Kallébe Dom 21 Jul 2013, 14:28

Prates escreveu:Amigos, sei que o assunto é repetitivo, mas necessito de ajuda. Minha srad é 2007/08, a moto tava muito boa até fevereiro 2013, depois de fazer uma troca de óleo em uma viagem, percebi que a embreagem estava patinando, era só enrolar o cabo e ela subia o giro, mas não desenvolvia velocidade. Achei que era por conta do óleo (sintético), levei na autorizada os caras trocaram e nada. Notei que a posição da regulagem tinha sido alterada, antes estava quase toda para fora, depois da revisão estava do lado oposto, mas não melhorou. Levei num mecânico de confiança, o cara mexeu e mandou que rodasse para ver se tinha ficado bom. Melhorou muito, mas em aceleradas bruscas, percebo uma leve patinada. Será que perdi os discos, por conta do óleo sintético??? Pois a embreagem tava ótima, não tinha do que reclamar. Será que a troca dos discos de embreagem sanará esse problema??? Me ajudem amigos, pois aqui em Salvador, a mão de obra é ridícula e se depender deles terei que trocar toda embreagem.

Tenho uma CBR 1000 RR, pode não ajudar muito por não ser a mesma moto. Mas na minha aconteceu exatamente a mesma coisa, quando instalei os manetes esportivos e ajustei a embreagem (deixei muito alta), imediatamente quando percebi que estava patinando muito, parei a moto e fiz um ajuste rápido voltando o que melhorou muito, mas ficou do jeito que você citou, patinando um pouco, muito pouco, mas ainda assim patinava. Então parei ela na garagem durante um sábado e recrutei minha caixa de ferramentas, fiz um ajuste fino na haste da embreagem que vai direto no motor. Passei a tarde toda ajustando e andando até chegar a um ajuste em que percebi que não patinava mais. Os vizinhos já deviam estar me chamando de louco, pois saia na moto e voltava a tarde toda.

Enquanto ao óleo, desde que seja um óleo específico para motocicletas, com JASO MA, que tenham aditivos específicos para evitar a patinagem da embreagem, não haverá problema algum... Essa história de Mineral, Semi sintético e sintético, é uma invenção da indústria de fabricantes de óleos lubrificantes, para facilitar a venda de um óleo mais caro, que dê um lucro diversas vezes maior. (Na verdade em sentido estrito, existem apenas três bases de óleo; Mineral, Sintético ou o misto dos dois, Semi Sintéticos). E independente da base do óleo, se sintética ou mineral ou o misto dos dois, semi sintética, o importante é ter as qualidades aditivas e detergentes apropriadas para o seu motor e o período de troca especificados pelo fabricante do motor. Exemplo disso é o óleo Full sintético, que nada mais é, que uma apelação de Marketing dessas empresas, para vender um óleo que nada mais é que um óleo de base sintética, com um nome mais impactante para enganar consumidores leigos, e vendê-los com um lucro diversas vezes maior, do que se o mesmo óleo levasse apenas o nome sintético.

O Manual de serviço da sua motocicleta, produzido pela Suzuki Matriz Japão, não faz qualquer menção a base do óleo, ele apenas específica que :

La calidad del aceite es un componente importante en el
rendimiento y duración de su motor. Seleccione siempre un
aceite de motor de buena calidad. Utilice SF/SG o SH/SJ en API
con MA en JASO.

"Trecho retirado direto do manual de serviço." Não importa a base, o importante é que tenha SF/SG ou SH/SJ de classificação API. E seja JASO MA.


Abraço.

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Mensagem por Prates Dom 21 Jul 2013, 20:25

Humm, mas não tenho conhecimento mecânico algum. Levei num especialista e o cara não arrumou, aqui em Salvador tá cada dia mais difícil arrumar gente séria e que não queira levar apenas vantagem. Moro aqui a pouco tempo, mas todos os mecânicos indicados são muito ruins, pois não trabalham com vontade de resolver, apenas trocam peças. Se continuar dessa forma, terei que tomar um curso para solucionar essas besteiras. Meu medo é comprar os discos de embreagem, trocar e não resolver, pois tenho certeza que isso depende de ajuste, que os caras não estão conseguindo fazer. Mas a intenção é essa mesmo, que os amigos que passaram por isso deixem seus relatos, assim fica mais fácil chegar no mecânico e mandar ele fazer o que deve ser feito.
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Mensagem por Kallébe Dom 21 Jul 2013, 20:55

Eu te entendo perfeitamente. Aqui em Teresina também não tem oficinas especializadas em motos de alta cilindrada, e serias o bastante para serem honestas com o consumidor e cuidadosas o bastante para com as nossas máquinas. Tenho conhecimento em mecânica de carros, mas era zero total, em mecânica de motos. E tinha que ficar perambulando em oficinas, e praticamente me humilhar para ter bons concertos, e o pior, sempre vinham os riscões na carenagem, da ultima vez ela veio com parte da carenagem quebrada. Até nas CCs da Honda que todos elogiam, nunca funcionaram comigo, sempre me trataram mal, me cobravam uma fortuna, apenas trocavam peças e sempre devolviam ela com algum novo risco na carenagem.

Daí fiquei furioso com a situação e resolvi, eu mesmo levar a diante tudo que eu poderia fazer em termos de mecânica para a minha moto. Comprei uma super caixa de ferramentas e passei a estudar profundamente o manual de serviço dela e até de varias outras motocicletas. (Os manuais são muito sugestivos e exemplificativos). E até agora não tem nada que eu não tenha conseguido fazer eu mesmo. Tenho até me surpreendido. É incrível, como quase tudo do que pagamos uma imensa fortuna, para ser feito em uma oficina mecânica, é extremamente simples de ser feito por conta própria. Em pouco tempo, a cara caixa de ferramentas que eu comprei, se pagou. E o melhor, agora faço toda a manutenção dela e tenho certeza de que ela não fica com nenhum arranhão.

Por isso te garanto que o ajuste da embreagem, não é nada de outro mundo. É simples, com conhecimentos mínimos se consegue fazer.

http://www.servicemanualsgsxr.com/category/suzuki-gsx-r-750/

Esse link é do site onde vc baixa o manual de serviço da sua motocicleta, vc pode tentar fazer o ajuste vc mesmo. (Já que é simples.) Se o ajuste não der jeito, vc procura alguma oficina mecânica. Assim vai ficar com a consciência tranquila enquanto ao ajuste. Sem falar que é até bom que faça vc mesmo. Pois como está patinando pouco, é provável que, se vc mandar ela para uma oficina mecânica, o mecânico não possa "sentir", a patinagem, e por isso, pode lhe devolver a moto do mesmo jeito.

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