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Óleo 10 x 50 / 10 x 40 ou 15 x 50 Semi-sintéticoSJ ou SL ...

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Mensagem por Vamberto Qui 11 Jul 2013, 15:19

Um mecânico me recomendou para usar na GSX 650 F 2011 um óleo já usado e recomendado pela HONDA 10 x 40 ou 10 x 50 w, com API acima de SJ. Alguém já usa e pode dar alguma dica se esse óleo é melhor do que o 20 x 50 recomendado pela Suzuki ? Minha moto está com 3.700 km... HELP ME...
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Mensagem por JCesar GS500 Qui 11 Jul 2013, 16:36

sem problema nenhum usar essas especificações, 20W50 ou 10W50 não irá fazer mal nenhum, sendo um bom óleo, sem problema...

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Mensagem por Kallébe Qui 11 Jul 2013, 18:42

No processo de fabricação dos motores existe algo que denominamos de processo de usinagem do motor. Se vc achar o manual de serviços da sua moto, lá vai estar especificado o coeficiente de folga dos pistões, segmentos, válvulas e por aí vai. Motores modernos tem um processo de usinagem muito preciso, e essa folga entre os componentes internos do motor se tornaram cada vez mais precisos também. O engenheiro ao especificar um óleo atentou também para que o grau de viscosidade do óleo fosse o adequado para lubrificar todo o motor passando por todas essas folgas. Por isso o grau de viscosidade não pode ser diferente da especificada pelo fabricante do modelo.

Quer um exemplo prático ?

Já ouviu falar dos óleos anti fumace, para motores batidos pararem de fumaçar? Nesse caso não existe nenhum componente milagroso ou benzido. Apenas o óleo é muito mais viscoso e não consegue passar pela (Imensa folga, já que o motor está batido), folga entre os anéis do segmento e a camisa dos cilindros. Assim, já que o óleo não passa mais para região interna da câmara de combustão, ele não é queimado e o motor para de fumaçar. É questão apenas de viscosidade.

Outro exemplo foram as CBR 1000 Fumace, (ou carinhosamente denominadas de maconheiras). O recall feito pela honda foi a troca dos anéis de segmentos, para uns mais justos que diminuíssem essa folga, e não mais permitissem a passagem do óleo para a região interna da câmara de combustão.

Sem falar do grau de atrito que deve ser mantido nos motores roletados. para que nesses motores os as esferas dos rolamentos não deslizem nas estrias e danifiquem os rolamentos. Enfim, muitos fatores.

Então, o óleo recomendado pelo fabricante do modelo é exatamente o adequado para o motor.

Um óleo mais viscoso do que o recomendado, não passa pela folga entre os anéis do segmentos e as camisas do cilindro e para de lubrificar a região de cima do pistão. E um óleo menos viscoso, passa demais por essa folga, e banha a região interna da câmara de combustão, (caso da CBR fumace), válvulas, velas, sonda lambda, juntas do cabeçote são alguns dos componentes danificados por esse banho e queima de óleo. Pode-se ocasionar carbonização excessiva na câmara de combustão e com isso também se ocasionar a pré ignição e a pós detonação da queima. Baixa acentuada do nível de óleo também pode ser um ponto observado.

Enfim, acho que se a diferença for pequena no grau de viscosidade, pode até não trazer algum malefício a curto prazo. (A longo prazo com certeza haverá algum malefício.) Mas por todos os fatores acima citados, não é recomendado.

Você pode mudar a marca do óleo, (a marca recomendada é mais questão de parceria lucrativa entre marcas do que qualquer outra coisa), pode usar uma classificação API superior a especificada, mas a viscosidade não é recomendado que se altere.

Abraços.

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Mensagem por Mr.Camilotti Qui 11 Jul 2013, 18:48

Kallébe escreveu:No processo de fabricação dos motores existe algo que denominamos de processo de usinagem do motor. Se vc achar o manual de serviços da sua moto, lá vai estar especificado o coeficiente de folga dos pistões, segmentos, válvulas e por aí vai. Motores modernos tem um processo de usinagem muito preciso, e essa folga entre os componentes internos do motor se tornaram cada vez mais precisos também. O engenheiro ao especificar um óleo atentou também para que o grau de viscosidade do óleo fosse o adequado para lubrificar todo o motor passando por todas essas folgas. Por isso o grau de viscosidade não pode ser diferente da especificada pelo fabricante do modelo.

Quer um exemplo prático ?

Já ouviu falar dos óleos anti fumace, para motores batidos pararem de fumaçar? Nesse caso não existe nenhum componente milagroso ou benzido. Apenas o óleo é muito mais viscoso e não consegue passar pela (Imensa folga, já que o motor está batido), folga entre os anéis do segmento e a camisa dos cilindros. Assim, já que o óleo não passa mais para região interna da câmara de combustão, ele não é queimado e o motor para de fumaçar. É questão apenas de viscosidade.

Outro exemplo foram as CBR 1000 Fumace, (ou carinhosamente denominadas de maconheiras). O recall feito pela honda foi a troca dos anéis de segmentos, para uns mais justos que diminuíssem essa folga, e não mais permitissem a passagem do óleo para a região interna da câmara de combustão.

Sem falar do grau de atrito que deve ser mantido nos motores roletados. para que nesses motores os as esferas dos rolamentos não deslizem nas estrias e danifiquem os rolamentos. Enfim, muitos fatores.

Então, o óleo recomendado pelo fabricante do modelo é exatamente o adequado para o motor.

Um óleo mais viscoso do que o recomendado, não passa pela folga entre os anéis do segmentos e as camisas do cilindro e para de lubrificar a região de cima do pistão. E um óleo menos viscoso, passa demais por essa folga, e banha a região interna da câmara de combustão, (caso da CBR fumace), válvulas, velas, sonda lambda, juntas do cabeçote são alguns dos componentes danificados por esse banho e queima de óleo. Pode-se ocasionar carbonização excessiva na câmara de combustão e com isso também se ocasionar a pré ignição e a pós detonação da queima. Baixa acentuada do nível de óleo também pode ser um ponto observado.

Enfim, acho que se a diferença for pequena no grau de viscosidade, pode até não trazer algum malefício a curto prazo. (A longo prazo com certeza haverá algum malefício.) Mas por todos os fatores acima citados, não é recomendado.

Você pode mudar a marca do óleo, (a marca recomendada é mais questão de parceria lucrativa entre marcas do que qualquer outra coisa), pode usar uma classificação API superior a especificada, mas a viscosidade não é recomendado que se altere.

Abraços.

Parabéns Kallébe pela ótima explicação!!!
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Mensagem por Wallysson Sex 12 Jul 2013, 10:18

Pois é...
No caso da 650F, o recomendado para a moto é o óleo mineral 20w50.
Quer dizer que não posso trocar por um óleo semi-sintético ou sintético (que teriam uma qualidade superior e normalmente com viscosidades menores...)?
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Mensagem por alexcafe Sex 12 Jul 2013, 14:19

Wallysson escreveu:Pois é...
No caso da 650F, o recomendado para a moto é o óleo mineral 20w50.
Quer dizer que não posso trocar por um óleo semi-sintético ou sintético (que teriam uma qualidade superior e normalmente com viscosidades menores...)?

Ate onde sei pode usar sem um óleo sintético problema, o que trará beneficio aumenteando um pouco a Km de troca já que o sintético suporta melhor a saturação de impurezas e mantem suas características por mais tempo. Só que segundo o fabricante , nesse caso, nao seria necessário, se voce mantiver também a frequencia de troca. Lembrando ainda que a questão da viscosidade se "perde" nos óleos multiviscosos. Ou seja, o 20w50 se comporta como um óleo de viscosidade 20 no inverno (motor frio) e um de 50 no verão (ou motor aquecido). Entao, se sua moto nao opera nos sul congelante ou no verao desértico nao há grande diferencça. Mais importante é utilizar um óleo pra motos pois facilita/nao prejudica a embreagem...
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Mensagem por Wallysson Sex 12 Jul 2013, 15:53

Mas então só complementando...

Não há problema de utilizar sintético ou mineral, desde que a viscosidade seja a mesma indicada no manual!
( neste caso o 20w50)
Wink 
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Mensagem por alexcafe Sex 12 Jul 2013, 16:39

Entendo que sim!!! Se vc mantiver a faixa de viscosidade do manual você vai cumprir a risca o que o fabricante testou e determina portanto mais seguro voce estará. O óleo sintético é tem maior vida útil e nao vi nunca nenhum lugar informarndo que é pior que o mineral. Voce poderá rodar mais com ele se quiser, mas sem exagerar.
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Mensagem por gbordallo Sex 12 Jul 2013, 21:32

Se está especificado que é 20W50 e você usar um 10W50, nao tem problema, o que não pode é você usar um 5W30 por exemplo.
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Mensagem por alexcafe Sex 12 Jul 2013, 21:48

gbordallo escreveu:Se está especificado que é 20W50 e você usar um 10W50, nao tem problema, o que não pode é você usar um 5W30 por exemplo.

Voce está certo. A teoria manda nao diminuir a viscosidade `de verao` do óleo pois nesse caso se reduz a faixa de viscosidade em teperaturas ambientes mais quentes. Mas é admitido diminuir a de `ìnverno`pois nesse caso amplia-se a faixa já que o 5w por exemplo opera em temperaturas bem abaixo de zero. veja exemplos:

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Mensagem por Edemir Sex 12 Jul 2013, 22:46

Boa noite

Falai um oleo bom para b12 08/09 injetada,ok
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Mensagem por white house Sáb 13 Jul 2013, 08:10

Engenheiros de fabrica que sabem o que projetam e os que sabem escrever manuais  são poucos e mecanicos curiosos são muitos.Os primeiros são garantidos pela garantia de fabrica e os mecanicos?????????????????
Vá pelo que o manual recomenda e deixem os mecanicos com suas opiniões fazerem experimentos nas suas proprias motos.Aliás quais os mecanicos que tem as ferramentas corretas ao bom desempenho de seus serviços na sua moto?Geralmente trabalham na base da improvisação tipo daquela "eu garanto" e espanam as cabeças dos allen e etc....Fica uma vez perto para ver se teem as ferramentas adequadas.É um tal de chave em polegada no lugar das corretas em milimetros e por aí vai.Shocked Shocked

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Mensagem por budha74 Sáb 13 Jul 2013, 09:12

Eu uso na minha Bandit 1200S 06 o Lubrax Tecno 10w40, que inclusive é o que o manual original mandava, aqui no Brasil os fabricantes abriram mais o leque anos atrás porque era dificílimo encontrar óleo diferente da especificação 20w40 ou 20w50 que não fossem os caríssimos sintéticos. É um óleo com bom preço, entre 17 e 19 reais e que o comportamento, pelo menos na minha moto, ficou idêntico ao Motul 5100 e bem melhor que o Motul 3000, principalmente quanto ao funcionamento do câmbio Idea
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Mensagem por Edemir Sáb 13 Jul 2013, 09:21

O ASSUNTO E OLEO OU DE MEXXXXANICOS
VEJA SO PESSOAS QUERENDO FALAR DO QUE NAO VIVE?

White house nao ofenda os profisionais
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Mensagem por Vamberto Sáb 13 Jul 2013, 21:32

Obrigado aos amigos que participaram e deram valiosas dicas. Abs...
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Mensagem por Edemir Sáb 13 Jul 2013, 21:34

Eai
Wamberto, esta na espera do rast fica frio ta chegando
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Mensagem por Kallébe Dom 14 Jul 2013, 23:38

Mr.Camilotti escreveu:
Kallébe escreveu:No processo de fabricação dos motores existe algo que denominamos de processo de usinagem do motor. Se vc achar o manual de serviços da sua moto, lá vai estar especificado o coeficiente de folga dos pistões, segmentos, válvulas e por aí vai. Motores modernos tem um processo de usinagem muito preciso, e essa folga entre os componentes internos do motor se tornaram cada vez mais precisos também. O engenheiro ao especificar um óleo atentou também para que o grau de viscosidade do óleo fosse o adequado para lubrificar todo o motor passando por todas essas folgas. Por isso o grau de viscosidade não pode ser diferente da especificada pelo fabricante do modelo.

Quer um exemplo prático ?

Já ouviu falar dos óleos anti fumace, para motores batidos pararem de fumaçar? Nesse caso não existe nenhum componente milagroso ou benzido. Apenas o óleo é muito mais viscoso e não consegue passar pela (Imensa folga, já que o motor está batido), folga entre os anéis do segmento e a camisa dos cilindros. Assim, já que o óleo não passa mais para região interna da câmara de combustão, ele não é queimado e o motor para de fumaçar. É questão apenas de viscosidade.

Outro exemplo foram as CBR 1000 Fumace, (ou carinhosamente denominadas de maconheiras). O recall feito pela honda foi a troca dos anéis de segmentos, para uns mais justos que diminuíssem essa folga, e não mais permitissem a passagem do óleo para a região interna da câmara de combustão.

Sem falar do grau de atrito que deve ser mantido nos motores roletados. para que nesses motores os as esferas dos rolamentos não deslizem nas estrias e danifiquem os rolamentos. Enfim, muitos fatores.

Então, o óleo recomendado pelo fabricante do modelo é exatamente o adequado para o motor.

Um óleo mais viscoso do que o recomendado, não passa pela folga entre os anéis do segmentos e as camisas do cilindro e para de lubrificar a região de cima do pistão. E um óleo menos viscoso, passa demais por essa folga, e banha a região interna da câmara de combustão, (caso da CBR fumace), válvulas, velas, sonda lambda, juntas do cabeçote são alguns dos componentes danificados por esse banho e queima de óleo. Pode-se ocasionar carbonização excessiva na câmara de combustão e com isso também se ocasionar a pré ignição e a pós detonação da queima. Baixa acentuada do nível de óleo também pode ser um ponto observado.

Enfim, acho que se a diferença for pequena no grau de viscosidade, pode até não trazer algum malefício a curto prazo. (A longo prazo com certeza haverá algum malefício.) Mas por todos os fatores acima citados, não é recomendado.

Você pode mudar a marca do óleo, (a marca recomendada é mais questão de parceria lucrativa entre marcas do que qualquer outra coisa), pode usar uma classificação API superior a especificada, mas a viscosidade não é recomendado que se altere.

Abraços.

Parabéns Kallébe pela ótima explicação!!!

Obrigado digo eu Mr. Camilotti. Meu prazer sempre foi de ajudar os amigos do fórum.
Pode não ser um grande auxilio. Mas acredito que se cada um colaborar com o que puder, poderemos construir um fórum muito mais interessante.


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Mensagem por Kallébe Dom 14 Jul 2013, 23:56

white house escreveu:Engenheiros de fabrica que sabem o que projetam e os que sabem escrever manuais  são poucos e mecanicos curiosos são muitos.Os primeiros são garantidos pela garantia de fabrica e os mecanicos?????????????????
Vá pelo que o manual recomenda e deixem os mecanicos com suas opiniões fazerem experimentos nas suas proprias motos.Aliás quais os mecanicos que tem as ferramentas corretas ao bom desempenho de seus serviços na sua moto?Geralmente trabalham na base da improvisação tipo daquela "eu garanto" e espanam as cabeças dos allen e etc....Fica uma vez perto para ver se teem as ferramentas adequadas.É um tal de chave em polegada no lugar das corretas em milimetros e por aí vai.Shocked Shocked

Não sendo tão crítico. Mas penso em algo semelhante. O engenheiro estuda por 4 anos uma faculdade de engenharia mecânica. Passa mais um bom tempo fazendo uma especialização em motores de combustão interna. Passa vários anos de prática em engenharia mecânica dentro do centro de engenharia e projeção da fábrica para poder chegar a subdivisão de motores da mesma. Após todo esse processo de aprendizado e conhecimento, se une a uma equipe de mais de 100 engenheiros e passam juntos em média de 3 a 4 anos para projetar um motor do zero. Fazem diversos testes para definir, a configuração completa do motor e qual viscosidade e classificação API deve ser utilizado para aquele motor em específico.

Depois disso tudo acho que ninguém (não estou falando de mecânicos em específico), tem Know How suficiente, para poder questionar a decisão técnica do engenheiro, para qual óleo deve ser utilizado no motor. Bem como outros fatores também, como grau de temperatura das velas, período de troca dos filtro de ar e por aí vai...

Mas essa é apenas, e tão somente só, a minha opinião. Que se assemelha em muitos pontos com a sua.

Abraço.

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Mensagem por alexcafe Seg 15 Jul 2013, 09:47

Edemir escreveu:Boa noite

Falai um oleo bom para b12 08/09 injetada,ok

Eu uso Lubrax Tecno moto ou Essencial. Mesmo esse mineral eu acho suficiente. Quanto a viscosidade eu uso o 10W40 ou 20W50.
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Mensagem por white house Seg 15 Jul 2013, 15:50

Kallébe,
Voce entendeu perfeitamente o que eu quis dizer.Não falei mal de mecanicos .Somente  compartilhei da minha experiencia de vida .Surprised

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Mensagem por Luiz eliziario p. Neto Sex 26 Jul 2013, 11:15

Levei minha gsx 650f agora na Norep Suzuki em Maceió, aqui eles só tem o óleo  Mobil Semi Sintético Super Moto 4t Api-sl 15w-50 de tonel a 19,00 o litro, mais 96,00 do filtro, mais 240,00 de mão de obra e mais 46,00 de um lubrificante... Acho que o rapaz me achou com cara de idiota ou de muito rico...Óleo 10 x 50 / 10 x 40 ou 15 x 50 Semi-sintéticoSJ ou SL ... 739510 
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Mensagem por JCesar GS500 Sex 26 Jul 2013, 11:29

kkkkkkkkkkkkkkkkk, 240,00 reais de mão de obra, 96,00 de um filtro tecfil q paguei 16,80, sem comentários

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Mensagem por v3nt0 Sex 26 Jul 2013, 15:13

240,00 de mão de obra... é o ENGENHEIRO da Suzuki que vai fazer a troca ?
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Mensagem por jhonnyz750 Sex 26 Jul 2013, 16:15

v3nt0 escreveu:240,00 de mão de obra... é o ENGENHEIRO da Suzuki que vai fazer a troca ?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por alexcafe Sex 26 Jul 2013, 19:21

Cara, a imensa maioria das CCs metem a mão no que podem... ou deixam.
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