Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fim das motofaixas em SP!

Ir para baixo

Mensagem Fim das motofaixas em SP!

Mensagem por Padumi Qui 10 Nov 2011, 04:20

Fonte:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,capital-desiste-de-motofaixas-atuais-podem-acabar-,795883,0.htm


Capital desiste de motofaixas. Atuais podem acabar
Prefeitura diz que pistas exclusivas, como as da Rua Vergueiro e da Avenida Sumaré, provocaram aumento no número de acidentes
08 de novembro de 2011 | 3h 04

BRUNO RIBEIRO , DIEGO ZANCHETTA - O Estado de S.Paulo

A cidade de São Paulo não vai ter mais nenhuma motofaixa como as da Rua Vergueiro e da Avenida Sumaré e cogita retirar as duas faixas existentes. Isso porque, em vez de reduzir os acidentes, as vias exclusivas fizeram o número de colisões e atropelamentos com motos crescer. A informação foi dada ontem pelo secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, na Câmara Municipal.

"Os resultados não são os que nós esperávamos. Como não ocorreu redução de acidentes, houve um aumento, hoje não temos mais nenhum desenho de motofaixa sendo feito", afirmou o secretário. A Secretaria Municipal dos Transportes diz estar finalizando um balanço do total de acidentes nessas vias para decidir se vai manter as motofaixas ou retirá-las. Mas projetos em novas vias - como na Marginal do Tietê, local em que uma faixa chegou a ser estudada - já estão descartados.

As motofaixas eram, desde o início de 2008, a principal aposta para tentar reduzir o número de mortes com motociclistas. No Plano de Metas 2009-2012, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) chegou a assegurar a criação de oito delas. A meta foi reduzida para três no ano passado, com a criação da faixa na Vergueiro.

Mas, para 2012, último ano do atual governo, não existe nenhum investimento previsto.

Mesmo após a inauguração das duas faixas exclusivas, os acidentes com os motociclistas vêm aumentando na capital. Em 2010, houve uma elevação de 11,7% no número de motoqueiros mortos, o que interrompeu uma tendência de queda verificada em 2009. Apesar das motos serem apenas 12% da frota de veículos, os motoqueiros são 35% das pessoas que morrem no trânsito paulistano todos os anos.

"O que é preciso é que os motociclistas leiam o Código de Trânsito Brasileiro e saibam que não são super-homens. Eles agem como se fossem veículos de emergência, sempre com a preferência", diz o engenheiro de trânsito Horácio Figueira.
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Fim das motofaixas em SP!

Mensagem por Padumi Qui 10 Nov 2011, 04:21

cheers

Assim que lí no jornal, comemorei! rs... Nunca gostei dessas motofaixas e mesmo trafegando nas avenidas que as tinha, raramente as utilizava. Sempre achei mais perigoso andar nelas, pra falar a verdade.

Minha visão é:
- na motofaixa nada impede (nada físico!) que um carro invada a mesma e atinja uma moto;
- na motofaixa corremos o risco de sermos atingidos por carros que queiram fazer uma conversão proibida à esquerda, coisa comum;
- na motofaixa andamos perto demais do meio fio, perto demais de pedestres, ciclistas, cachorros (o maior perigo!), perto demais de postes, árvores e outras "construções", perto demais de todo tipo de objetos como lixos, latões, caixas, etc, etc, etc.

Eu me sinto realmente protegido andando entre os carros. A probabilidade de um carro avançar lateralmente pra cima de outro, e assim "esmagar uma moto no meio", é muito pequeno. A questão de troca de faixas é outra história e um motociclista experiente consegue antever facilmente.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos