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Para quem curte física...

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Mensagem por Maker Dom 02 Out 2011, 13:58

Senhores, seguinte:

O quanto pode realmente influenciar na calibragem dos pneus a umidade relativa do ar?

Por aqui, estávamos com a umidade do ar entre 10 e 20%... calibrava com 36lbs todos os sábados pela manhã
e SEMPRE esvaziava umas 4lbs...

Agora chegamos no período das águas, a umidade subiu para 40%...

Hoje fui calibrar, e a máquina ESVAZIOU os pneus em 4 ou 5 libras...

E aí?

Como isso vai influenciar na tocada?

Entendo que, em teoria, a pressão dos pneus sofre a compensação em função do ambiente... dentro dessa premissa, temos que calibrar os pneus em todas as situações onde ocorrer a mudança de clima...

Mas e a opinião de vocês?

Qual é?
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Mensagem por vytor Dom 02 Out 2011, 20:54

Nao acho q a umidade relativa do ar influencie tanto..
(nao vejo logica cientifica... mas posso estar me esquecendo de alguma propriedade/principio)

Acho q a diferenca entre calibracao de maquinas influencia MTO mais...

Qnto as mudancas climaticas, acho que a diferenca de temperatura pode ser a que influencie em maior alteracao...

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Mensagem por marconi Dom 02 Out 2011, 20:57

Que brisa.
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Mensagem por ari Dom 02 Out 2011, 21:12

Maker, garanto que o calibrador vai fazer muito mais diferença que a umidade do ar. Esses calibradores que existem nos postos de combustiveis e borracheiros, são "indicativos" da pressão e não equipamento de medição devidamente aferidos.....

Se vc quer garantia da calibração, no que se refere ao gas, use nitrogenio........

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Mensagem por Maker Seg 03 Out 2011, 13:29

Esqueci de dizer que eu calibro sempre no mesmo posto...

Oq não quer dizer que a máquina esteja boa e tal...

Sobre o nitrogênio... não sei se ainda tem por aqui... qdo foi 'moda' tudo qto é lugar tinha... hoje... já nem sei...

Estou achando que vou é comprar um calibrador mecânico mesmo... vou colocar na agenda para sábado pela manhã...
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Mensagem por ari Seg 03 Out 2011, 14:00

Maker, se achar um bom, dá a dica......gostaria de ter um....

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Mensagem por Henricao Seg 03 Out 2011, 15:00

Não acho que a umidade do ar vá influenciar de forma significativa isso.

Mas tenho certeza absoluta de que a temperatura externa vai.

Se a temperatura estiver em 10ºC e você encher o pneu até atingir 40 psi, esta quantidade de ar inserida no pneu provocará uma pressão maior que 40 psi se a temperatura externa for aumentada para 30ºC, por exemplo.
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Mensagem por JoHnny Seg 03 Out 2011, 16:17

Cara é tanta variável que você não tem idéia.

Só para você ter uma idéia, a própria umidade do ar acaba por se concentrar nos compressores de ar em forma de água, portanto, se o dono do estabelecimento não faz a manutenção adequada você vai injetar mais "umidade" ainda dentro do pneu.

O importante é não calibrar o pneu depois de ter rodado mais de 1,5km aproximadamente (ou seja, somente com eles frios), além é claro de procurar sempre calibrar no mesmo posto.

Essa precisão toda não vai mudar muita coisa.

Se a máquina murchou seu pneu, sinal de que ou ela está descalibrada ou seu pneu estava quente.

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Mensagem por J. Seg 03 Out 2011, 16:26

Eu acho que não tem muita relação a umidade.

Calibro toda semana, normalmente baixa uns 2 psi, cada pneu....quando morei em Manaus, era a mesma coisa, e vou te falar que lá é BEM úmido e quente.

E o que o Henricão falou está correto, em locais mais quentes, vc pode usar uma calibragem mais baixa.


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Mensagem por Maker Seg 03 Out 2011, 19:04

Pois é...

O lance é que a temperatura externa estava na casa dos 35º e agora caiu para menos de 30º...

E a moto mudou totalmente o comportamento... tenho a impressão de que o pneu está murcho... sei lá... ficou mais pesada pra curvar...

Então vejamos:

36lbs a 35º...
36lbs a 30º...

O que muda?

Pelo que explicaram o Henricão e o Johnny... meu pneu está com menos lbs em função da temperatura ambiente???

É isso?

De qq forma, o posto fica a 530mts da minha casa... e vou de 2ª só na marcha lenta pra não esquentar os pneus...

E a máquina deles tem filtro... pra não passar água...
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Mensagem por vytor Seg 03 Out 2011, 19:48

isso mesmo.. qnto mais frio.. menos pressao...

assim como se vc calibrar no frio.. e esquentar... seu pneu vai ficar com mais pressao...

mas apesar de influenciar.. nao pode ser nada tao absurdo a ponto de mudar a dirigibilidade da moto ...
quem nao tem mta experiencia.. nem percebe...

nao mudaria mais q 1 ou 2 libras por conta disso
(claro q estou chutando.. nao fiz calculos... nem saberia fazer em funcao do numero de variaveis)

mas saiba q se vc colocar mta pressao num pneu no inverno rigoroso (canada por exemplo)... e transportar essa bike de aviao pra um lugar quente... ele corre risco de explodir... tanto q eh regra levar VAZIO...

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Mensagem por Maker Seg 03 Out 2011, 19:55

Então, em teoria, para rodar na cidade, onde o pneu não esquenta muito... eu posso passar dos 36 para 38/39 sem maiores problemas?

Mas eu senti a tocada mudar mesmo...
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Mensagem por ari Seg 03 Out 2011, 23:14

Maker, uso a calibragem em que vc se sinta confortavel na moto, porém levando em conta que a pressão muda com o aquecimento do pneu......

Veja no pneu a pressão máxima admitida para ele.

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Mensagem por Fabio Ferreira Seg 03 Out 2011, 23:42

galera vou usar o topico para não precisar abrir outro sobre um assunto parecido... Calibragem...

O recomendado é 36/36 para 1pax e 36/42 para 2 pax.... Eu rodo 70% do tempo sozinho, porem vou buscar minha esposa na trabalho e os outros 30% rodo com garupa.... Qual calibragem usar? pois não vou ficar parando toda hora para mudar a pressão...

Nos fds da pra conferir pressão antes do rolé e ae coloco o adequado, mas no uso na cidade não sei se deixando uma pressão direto para as duas situações pode afetar o desgaste do pneu...
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Mensagem por J. Ter 04 Out 2011, 10:02

Maker escreveu:Então, em teoria, para rodar na cidade, onde o pneu não esquenta muito... eu posso passar dos 36 para 38/39 sem maiores problemas?

Mas eu senti a tocada mudar mesmo...

Sim, se vc anda num modo mais tranquilo ou retas, use a calibragem do manual.

Essa diferença na tocada nos dias frios, acho que é a falta de "grip", como o pneu demora mais para esquentar, demora para ter grip.....deve ser isso.

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Mensagem por MarceloZ Ter 04 Out 2011, 13:36

Opa! Beleza!
Falando em calibragem...alguem sabe ou ja ouviu em falar de calibragem muito alta estourar o pneu???Principalmente com garupa...
Abraço a todos do forum.
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Mensagem por Ulba Ter 04 Out 2011, 13:51

Na verdade nao é física e sim química.

Para condiçoes ideiais, a pressao é função do volume e da temperatuda. Pra quem estudou engenharia ou demais matérias ligadas à exatas que abordam um pouco de química deve lembrar do P*V/T.

Na prática com os pneus, mostra que para o volume constante do pneu, se a temperatura baixar, a pressao cai proporcionalmente.

O inverso é verdade. Se aumentar a temperatura, a pressao aumenta proporcionalmente.
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Mensagem por Maker Ter 04 Out 2011, 15:11

Ulba escreveu:Na verdade nao é física e sim química.

Para condiçoes ideiais, a pressao é função do volume e da temperatuda. Pra quem estudou engenharia ou demais matérias ligadas à exatas que abordam um pouco de química deve lembrar do P*V/T.

Na prática com os pneus, mostra que para o volume constante do pneu, se a temperatura baixar, a pressao cai proporcionalmente.

O inverso é verdade. Se aumentar a temperatura, a pressao aumenta proporcionalmente.

Certo.

Mas e aí?

Qdo a temperatura ambiente abaixar bruscamente eu aumento as lbs no pneu?
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Mensagem por Ulba Ter 04 Out 2011, 15:18

O ideal é vc manter a pressao indicada pelo manual.

Qdo variar a temperatura, vai no posto e coloca a pressao indicada que vc vai ver que a bomba vai compensar o excesso ou perda de pressao.
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Mensagem por Maker Ter 04 Out 2011, 15:22

Certo...

É justamente ISSO que me entorta o cérebro...

A temperatura ambiente, então, altera a pressão dos pneus?

A cada variação de temperatura ela vai, também, alterar, necessitando a compensação?

Mto louco isso...
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Mensagem por Ulba Ter 04 Out 2011, 15:32

Sim senhor!

Louco não, é um princípio de todos os gases. Pelo que me lembro chama-se Entalpia (se alguem souber explicar melhor, por favor... Telecom nao tem nada a ver com isso Smile )

olha aí - http://pt.wikipedia.org/wiki/Entalpia

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Mensagem por Tiago Kobayashi Qua 12 Out 2011, 21:33

A umidade relativa do ar nao tem influencia significativa a temperatura do ar se a diferenca for grande sim, mas não chega a ser um quesito a ser considerado. Todo pneu atualmente é sem camera e é normal vazar pela borda pelo menos um pouco, e chega a ser muito quando nao vedado corretamente com gracha ou outra substancia apropriada para vedaçao entre o pneu e a roda. Um dado técnico que é relevante a se relatar no que tange a calibragem dos pneus é a pressão utilizada em motos em autódromo que é de 26 a 30 lbs, isso para aumentar a aderencia do pneu quando a moto esta inclinada e assim aumentar o atrito nas curvas.
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Mensagem por Maker Qua 12 Out 2011, 21:44

Só sei que qdo o tempo esfria e eu vou calibrar, a máquina ESVAZIA o pneu...

Isso significa que com o tempo quente, de volta a temp normal da região, meu pneu vai estar vazio...
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