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Mensagem por  em Ter 24 Jun 2008, 12:30

Eu tinha postado isso lá no fórum M@D, mas por aqui fiquei com preguiça de postar...peço desculpas.

Como o pessoal se acordou um pouco, resolvi movimentar o tópico.



Em primeiro lugar, gostaria de dizer que se alguém não possui
conhecimento básico de mecanica e também, as ferramentas certas e
necessárias, mande a moto num mecanico, que é melhor.

O tópico tem a finalidade mais de mostrar o que voce vai encontrar , se resolver abrir o carburador.

Esta desmontagem não visa a fazer nenhuma alteração em regulagem ou equalização...apenas desmontagem para limpeza.

Essa desmontagem não altera nenhuma pré-regulagem que exista, de
modo que, ao contrário do que muitos pensam, a desmontagem não irá
desregular o carburador.

Para que isso aconteça, é necessário mexer em outras partes que não são citadas aqui.



1- Não vou me ater explicando como retirar o carburador....vou
partir do princípio que vc conseguiu tirar ele da moto (acreditem...é a
parte mais complicada.)



Para fazer isso, tem que soltar os cabos do acelerador e as abraçadeiras que prendem ele na admissão e na caixa de ar.

Se voce conseguiu tirar ele, isto é o que voce vai ter nas mãos:

Desmontando Carburador Img1137bti5

A- São 2 , e são os suspiros do carburador.

B- É a mangueira que vc perguntou...Ela é conectada a um dos
venturis do carburador e vai para a válvula "PAIR" ou vulgarmente
conhecida como ar secundário do motor, que serve para equalizar a
pressão interna no motor, e também admite os restos de vapores de óleo
do cárter.

Essa mangueira corresponde ao número 17, na figura abaixo.

Desmontando Carburador Secondairoj6

C- É o sensor TPS, ou sensor de posição do acelerador. É apenas uma
conexão, que deve ser desconectada do chicote para poder retirar o
carburador da moto. Só tem um jeito de tirar e colocar, é a prova de
erro.

D- Comando da regulagem da marcha lenta.

Existe ainda, uma outra mangueira, que é conectada ao carburador ao
lado do carburador onde é ligado o PAIR, que serve justamente para
levar vácuo para a torneira de combustível.

Espero que tenha ficado mais claro.

Abaixo temos duas imagens do carburador....talvez elas estejam melhores que as minhas fotos...

Desmontando Carburador Carburetorfo0



Desmontando Carburador Carburetorfittingsmodelzv2



2-Nesta parte vamos retirar os diafragmas e a válvula de agulha
(não é a agulha propriamente dita...essa peça faz a função do
pistonete, que no caso deste carburador não existe.)

Com uma chave phillips BOA, retire os quatro parafusos que prendem
a tampa do compartimento onde se encontra o diafragma. Existe uma mola
em seu interior, mas ela é de muito fraca pressão...apenas esteja
segurando a tampa firme, para ela não saltar para longe...

Desmontando Carburador Img1138ge2



3- Abrindo com cuidado, após a retirada dos 4 parafusos phillips, para não perder a mola.

Desmontando Carburador Img1139ma9



4- Cpmpartimento do diafragma aberto: guarde os 4 parafusos para
não perder. Aqui voce pode ver as 3 peças que são possíveis de
desmontagem: a tampa, a mola e o diafragma, que preso a ele está a
válvula "guilhotina- agulha".

Desmontando Carburador Img1140dq1



5-Mola do diafragma...

Desmontando Carburador Img1141du0



6- Retire a válvula "guilhotina"

Desmontando Carburador Img1142un2



7- Válvula guilhotina retirada

Desmontando Carburador Img1143pk2



8-Válvula guilhotina e diafragma

Desmontando Carburador Img1144qf7



9- Diafragma: Verifique o estado ( se não está furado/rasgado) e limpe cuidadosamente com um pano macio.

Desmontando Carburador Img1145qo3



10- No detalhe marcado na foto, o lugar onde vai a válvula
guilhotina. Na ponta da seta, há um orifício onde se assenta a agulha
do diafragma.

Desmontando Carburador Img1146wt3



11- Aqui, o carburador visto de lado, mostrando no detalhe, o lugar
onde se assenta a agulha do diafragma. Nos outros dois orifícios, é bom
dar uma olhada quanto a entupimento e limpeza. Passar um ar comprimido
aqui é uma boa pedida...

Desmontando Carburador Img1147eq6



12- Agulha do diafragma: Verifique o estado e limpeza da mesma e o
seu assentamento no orifício . Aqui se encerra a desmontagem da parte
de cima do carburador.

Desmontando Carburador Img1149tx8



13- Parte de baixo do Carburador.

Com a mesma chave phillips, solte os quatro parafusos que prendem a tampa da cuba do carburador.

Desmontando Carburador Img1152di5



14- ATENÇÃO: Não toque nem mexa neste parafuso...ele é o responsável pela regulagem do "ar" do carburador!!!

Desmontando Carburador Img1153ce9



15- Após a retirada dos quatro parafusos, isto é o que voce vai ver .

"A" é a bóia do carburador

"B" é o giclê de alta

"C" é o giclê de baixa

"D" é a junta / O´ring de vedação da cuba (por sinal , a minha tava meio ruim...)

"E" é a parte responsável pelo travamento da haste que segura a bóia.

Desmontando Carburador Img1154le7



16- Com uma chave de boca apropriada, retire (desparafuse) o giclê de alta.

Desmontando Carburador Img1155im0



17-A- Eis o bicho. Verifique seu estado quanto a entupimento. Esta
é uma das peças que devem ser limpas, usando para isso a própria
gasolina e ar comprimido.Ele possui um orifício central um pouco maior
e minúsculos rifícios laterais. Verifique se todos estão livres.
Cuidado para não virar o carburador para baixo, pois a sede onde se
assenta a agulha do diafragma vai encaixada na frente do giclê de alta.

Se manter a posição da foto, ele irá permanecer no seu lugar. (se cair , ele é facilmente recolocado no lugar)

Desmontando Carburador Img1156qw7



17-B - Entre os dedos está a pecinha descrita em 17-A

Desmontando Carburador Img1159gk5



18- Aqui, um agradecimento especial ao nosso governo e a petrobrás, pela qualidade da gasolina...

Desmontando Carburador Img1157jg8



19 - Para retirar as agulhas, use um pedaço pequeno de arame para
retirar a haste que prende a bóia do carburador. Ela é solta (quando
está sem a cuba, que trava ela). Empurre com o arame para que ela
deslize para o lado e retira ela.

Desmontando Carburador Img1161bs7



20- Retire esse pino para liberar a retirada da bóia

Desmontando Carburador Img1163ic5



21- Retire a bóia com cuidado e voce poderá ver no detalhe, a
agulha do carburador em sua sede. Ela é presa na bóia por um arame fino
, mas pode ser separada da bóia. Cuide para ela não cair (se cair,
encaixe no lugar novamente. Pode ser feito depois de verificar o seu
estado e limpeza.

Desmontando Carburador Img1164jp8



22- Bóia e agulha

DICA DO BARRIGA: As agulhas são as mesmas da suzuki Katana 125. Não sei se tem diferença de preço para as da bandit...

Desmontando Carburador Img1165bl1



23- Agulha: Verifique o seu estado, quanto a marcas ou "calos"
provocados pelo encosto na sede. Limpe bem, antes de recolocar no
lugar.

Desmontando Carburador Img1166hh0



24 - Pronto. Agora o corpo do carburador está liberado para tomar
aquele banho de gasolina. Pode também ser submetido ao ar comprimido em
todos os orifícios por onde passa a gasolina (indicados nas setas) .
Feita a limpeza, proceder a remontagem do mesmo.

Desmontando Carburador Img1168ob3



25 - Cubas e respectivas peças que foram retiradas (agulha, pino de
fixação da bóia, giclê de alta e sede da agulha do diafragama )

Desmontando Carburador Img1172pi3



26 - 25- A sequencia para remontagem, partindo do corpo do
carburador sem nenhuma peça, começa pela recolocação da agulha e bóia ;
depois, pela fixação das mesmas com o pino metálico.

Após, a reinstalação dos giclês de alta e baixa.

Feito isso, pode ser feita a colocação e aperto da tampa da cuba.

Depois, se a parte de cima não foi montada, proceder a colocação do
diafragma, cuidando para que a agulha assente em sua sede. Coloque a
mola no diafragma, e coloque a tampa, cuidando para que a mola encaixe
no lugar apropriado.

Coloque e aperte os parafusos da tampa do diafragma.

Peças reunidas, pra não se perder...

Desmontando Carburador Img1173pz3



Pronto! O carburador está limpo e pronto para ser recolocado em seu lugar.


Topico copiado do http://suzukibandit.net/forum/viewtopic.php?t=99

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Mensagem por Convidad em Ter 24 Jun 2008, 13:42

Eu desanimei por não conseguir de jeito nenhum abrir a parte de baixo (cuba) do maldito carburador, aquilo tá muito apertado, fiquei com medo de estragar o parafuso e como era domingo, ficar sem a moto.

Jé, sempre ouvi falar de altura da agulha, mas nunca vi como isso funciona, nesse caso aí ñ tem isso ou essa regulagem é feita de outro jeito?

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Mensagem por NERO em Ter 24 Jun 2008, 15:34

Berlindo escreveu:Eu desanimei por não conseguir de jeito nenhum abrir a parte de baixo (cuba) do maldito carburador, aquilo tá muito apertado, fiquei com medo de estragar o parafuso e como era domingo, ficar sem a moto.

Jé, sempre ouvi falar de altura da agulha, mas nunca vi como isso funciona, nesse caso aí ñ tem isso ou essa regulagem é feita de outro jeito?

Berlindo...acho que pra mexer em qualquer parte, a primeira coisa é ter no mínimo ferramentas decentes... No caso desse tutorial, que fui eu quem fez, a cuba se abre fácil, se você tiver chaves phillips de ponteiras. Essas chaves genéricas você se arriscará a estragar a cabeça dos parafusos.
Com relação a altura da agulha, nas B6/650, não existe regulagem. Apenas na B12, que o sistema é parecido com o da CG, ou seja...ranhuras e uma arruela de pressão.
Se quiser mexer mesmo nesse ítem, o que tenho visto o pessoal fazer é colocar arruelas empilhadas e colocar o trava agulha (aquela peça de plástico verde, que se encaixa por pressão).
Mas acho que isso só se já estiver com um jet kit pra mexer, senão acho que não é necessário...

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Mensagem por Convidad em Ter 24 Jun 2008, 18:08

Cara, tentei com todas as chaves philips de casa...o problema é q as que tem a fenda do tamanho do parafuso, tem cabo curto e fica difícil fazer a força necessária pra abrir a cuba. Ia estragar o parafuso crtz e como ñ era prioridade qdo estava com os buras na mão, deixei isso pra outra hora. Qdo for abrir, com crtz já vou ter a mão parafusos de reserva pra ñ passar apuros.

Então, na GS rola esse lance de altura da agulha, mas ñ precisa de calço ñ, é ajustável no carbura mesmo. Alguém tem idéia o q muda efetivamente?

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Mensagem por edgar em Ter 24 Jun 2008, 18:51

tem o kit de juntas facil para vender?

ou colocou apenas junta liquida?

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Mensagem por NERO em Ter 24 Jun 2008, 19:48

Edgar escreveu:tem o kit de juntas facil para vender?

ou colocou apenas junta liquida?

Edgar...nunca usei a junta líquida, mas acredito que deve funcionar bem.
O que eu usei, a um custo de 20 centavos por cuba, foi um O´ring redondo mesmo. É possível moldar ele no formato das canaletas da cuba, a ponto de ficar perfeito.
Só que você tem que levar a cuba junto no lugar que vende esses ítens, para comprar o de tamanho certo.
Faz exatamente a mesma coisa que a junta original vendida a peso de ouro.
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Mensagem por Convidad em Seg 24 Nov 2008, 16:06

olá Jé, bom mto boa tua "matéria", tenho uma curiosidade a algum tempo!!
Vc já usou ou sabe algo mais a fundo sobre aqueles produtos p aumentar a octanagem do combustíveis? Tipo da Bardhal ou SPB ou SPD...
minha moto, uma DR 650 RE grila em determinadas horas já em 5 marcha a uns 100kmh e abro a mão em um morro ou uma ultrapassagem. Tendo de reduzir a marcha e abrir a mão..rs
Bom, agradeço a boas vinda, meio atrsada e a atenão.
forte abraço.

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Mensagem por  em Seg 24 Nov 2008, 17:21

A materia foi retirada do forum de bandit, ja usei melhoradores de octanagem na b6 essa tinha diferenca, voce pode tentar usar com certeza vai melhorar o grilo, ou acho melhor enriquecer um pouco mais o carburador de sua moto, aumente 1 ponto a agulha se permitir.

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Mensagem por WELL NEW GS500 em Seg 02 Mar 2009, 10:41

Qual a altura correta da agulha para uma situação de moto original, quando se troca o escape original por um esportivo vc mexe na altura da agulha?
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Mensagem por  em Seg 02 Mar 2009, 12:35

Se for na GS aumentava um ponto acima (sobe a agulha em relacao ao original) giclagem na gs nao adiantou ficou gordo no meu caso.

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Mensagem por Tomaz em Seg 20 Abr 2009, 20:31

Parabens parceiro, ficou muito boa tua apresentacao do carbura!!!
Eu tenho uma B12 e levei um vacao do lado direito, amassando meu coletor de descarga do cilindro 4. Mandei e-mail para a Suzuki perguntado qual eletrodo usar (minha ideia e recortar, desamassar e soldar de vota) mas os danados me recomendaram comprar outro. O problema e' que o conjunto custa mais de 4 mil!!! Se vc souber de alguma dica para esse reparo por favor me manda. Abracos.
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Mensagem por  em Seg 20 Abr 2009, 21:35

Tomaz escreveu:Parabens parceiro, ficou muito boa tua apresentacao do carbura!!!
Eu tenho uma B12 e levei um vacao do lado direito, amassando meu coletor de descarga do cilindro 4. Mandei e-mail para a Suzuki perguntado qual eletrodo usar (minha ideia e recortar, desamassar e soldar de vota) mas os danados me recomendaram comprar outro. O problema e' que o conjunto custa mais de 4 mil!!! Se vc souber de alguma dica para esse reparo por favor me manda. Abracos.

Bom o Giba escapamentos conserta isso e segundo ele fica perfeito, é inox ele corta e substitui o tubo e da polimento, que alias é duplo e nao simples como aparenta, nao lembro qto cobrou faz tempo ja o trampo era pro Cilas.

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Mensagem por Bulljr71 em Sex 04 Dez 2009, 17:05

Quer dizer então que a bandit 650 não possui regulagem na altura da agulha? então para eu empobrecer a mistura é somente nos parafusos de regulagem de ar? valeu
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Mensagem por lucasm748 em Seg 09 Jul 2012, 11:53

Alguém tem noção de quanto custa o jogo de juntas original do carburador da bandit 650?
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Mensagem por brunoflash em Sex 13 Fev 2015, 08:17

Po nao da pr aver as fotos

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Mensagem por mdfabio em Qua 22 Fev 2017, 15:14

fiquei muito interessado sobre o assunto só que não consigo visualizar as fotos

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Mensagem por Darlan.rds em Dom 02 Abr 2017, 00:17

Por que nao consigo abrir as imagens?

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Mensagem por Berlindo em Seg 03 Abr 2017, 10:27

São muito antigas, devem ter sido perdidas.
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