Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escolhendo um bom Slider

+13
Berlindo
aborgescoutinho
adautojunior
Marquim1303
wbuenojr
RafaB12!!
SOTAM
edgar
rlriccardi
YUJI
Wellington
barra
Willian Santos
17 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Mensagem Escolhendo um bom Slider

Mensagem por Willian Santos Qui 13 Jan 2011, 16:08

Relembrando a primeira mensagem :

Certamente vocês já ouviram falar do popular “mata-cachorro”, aquela estrutura de metal que se usa (ou se usava) em algumas motos para proteger suas partes mais caras de danos graves em caso de quedas. O mata-cachorro se tornou popular lá pelos anos 70, quando muitos usavam bolinhas de naftalina no tanque para aumentar a octan agem do combustível e fazer a moto andar mais... Depois de muito motor destruído e carburadores solidificados com tanto resíduo de nafta, e talvez um pouco de amadurecimento do motociclista, a naftalina foi finalmente esquecida, bem como outros mitos absurdos no mundo motociclístico, mas o mata-cachorro não, esse continua firme e forte e é uma das primeiras peças que os incautos procuram colocar em suas motos, especialmente nas Customs.

A questão não é o mata cachorro em si, e sim os “projetos” dos mata-cachorros vendidos no Brasil. As motos Harley Davidson, especialmente nos modelos maiores, usam mata-cachorro sem problema algum. São cuidadosamente estudados para não causar danos ao quadro em casos de queda, e se deformar adequadamente reduzindo os danos à moto e ao piloto. Infelizmente, não é qualquer barra de metal que faz esse papel corretamente. Nosso colunista Luis Sucupira há coisa de quatro meses atrás sofreu uma queda boba com sua Shadow 600, queda essa que não teria causado nenhum dano na moto e nem a ele se não fossem justamente dois acessórios muito populares e mal projetados vendidos largamente no país. Um deles é a popular “bolha” de acrílico (que devia ser proibida...) que se quebrou em lâminas afiadas como faca. Se ao invés de uma queda lateral (uma derrapagem comum) como a que ocorreu Sucupira tivesse tido uma batida frontal, daquelas onde o motociclista é jogado para frente da moto atravessando a bolha, àquelas laminas assassinas teriam realizado uma bela lipoaspiração no seu abdômen. E o suporte de metal da tal bolha, aquela maldição planejada por um aprendiz de engenheiro, entortou e destruiu o painel da Shadow que sequer havia encostado no chão. Um a zero para o acessório popular mal projetado...

Escolhendo um bom Slider - Página 2 01

Nessa queda boba o outro acessório causador de danos foi justamente o mata cachorro, um belo bigode de metal bastante popular, cheio de cromados e o-rings de borracha fazendo “estilo Custom” que ao entortar prensou o pé esquerdo do Sucupira que, mesmo usando uma bota reforçada, precisou de uns 10 dias para curar a luxação. Dois a zero para o acessório popular mal projetado.

Agora imagine você, dono de uma moto esportiva com carenagem completa, ou uma moderna Naked cheia de estilo, instalando uma barra de metal cromada em formato de bigode na frente do quadro, achando que está protegendo algo... É para isso que foram inventados os Sliders, especialmente para as esportivas, ou os protetores de motores envolventes para as Big-Trails, que são mais eficientes no fora de estrada. Hoje vamos falar dos Sliders, e em especial de um ótimo produto fabricado e vendido no Brasil pela Procton Racing.

Escolhendo um bom Slider - Página 2 02

Slider é uma variância do “Slide” que em inglês que significa deslizar, o Slider seria, portanto, o “deslizador”, ou seja, um ponto de contato da moto com o chão feito especialmente para deslizar no asfalto, daí porque nas Big-Trails não se usam Sliders... Como é que eles deslizariam na terra?

No exterior “Slider” é um termo genérico, é possível encontrar “Frame Slider” (para o quadro), Knee Slider (para o joelho do motociclista) e vários outros deslizadores para asfalto. No Brasil, chamamos comumente de Slider especificamente aquele que protege a moto. Ele pode ser fixado na carenagem (não é muito eficiente, porque a carenagem é frágil, mas em certos casos é o único lugar disponível para a instalação), mas é mais comum ser encontrado para fixar no quadro ou diretamente no motor, e podem ser do tipo “direto” ou “indireto” conforme o tipo de suporte usado na instalação. Infelizmente, nem toda moto permite uma adequada instalação de Sliders, por isso é importante avaliar o modelo de suporte mais adequado para a sua moto. O Slider direto é preso diretamente no quadro (daí a denominação “direto”), a maioria das motos esportivas tem pontos de instalação de Sliders em seus quadros com os devidos rasgos na carenagem para deixá-los aparentes. Já o indireto faz uso de algum tipo de suporte para ser instalado, e aqui vão os primeiros cuidados na escolha: A cabeça de impacto (a parte que recebe o choque e desliza no asfalto) é sempre a mesma nos dois tipos, mas o tal do suporte pode se deformar antes da hora ou ele mesmo deformar o quadro, causando um dano na moto muito maior do que a queda poderia causar. Tem muito suporte imbecil nesse mercado, feito pelo mesmo tipo de engenheiro que desenvolveu para os automóveis o “pino bola” que não suporta carreta de engate, e usado pelo mesmo tipo de público consumidor...

Escolhendo um bom Slider - Página 2 03

Aqui começa a polêmica: Um bom Slider tem que custar menos do que a parte que ele teoricamente visa proteger, e ele precisa ter uma instalação simplificada, que não requeira alterações na moto como cortes na carenagem, furos no quadro ou outras gambiarras similares que evidentemente aumentam o custo da instalação a ponto de não justificar seu uso. Além disso, o Slider precisa ser substituível, pois seu objetivo é servir de contato com o chão, e em caso de queda, trocam-se apenas as pontas dos Sliders (ou as cabeças de impacto, como são conhecidas). E ele tem que ser bonito, combinar esteticamente com a moto linda que você acabou de comprar. Claro!

Fiz algumas pesquisas sobre Sliders no Brasil e no exterior e vi muita barbaridade por aí. Alguns vendidos no Brasil não passam de tarugos de nylon revestidos com um adesivo imitando fibra de carbono com uma tampa cromada na ponta, e por dentro um parafuso comum prendendo-o no quadro (ou no motor, ou em um fino suporte de metal comum que se entorta facilmente). Vi motos acidentadas em algumas oficinas onde esse tipo de Slider, bastante popular, se quebrava não fazendo seu papel de ponto de contato, e com isso amassando tanque, rabeta, e tudo mais que ele deveria proteger. Em pelo menos dois casos (motos diferentes, com fixação diferente) o Slider causou um empeno no quadro por causa da fixação inadequada, em um deles causou um dano horrível no motor por causa do suporte mal projetado. Muito cuidado com isso!

Nas minhas pesquisas encontrei o Slider da Procton Racing - http://www.proctonracing.com – com características muito interessantes. Além da beleza estética, o Slider da Procton tem um anel de poliuretano entre a base e a cabeça de impacto (em formato cônico) que amortece boa parte do impacto, mantendo a cabeça em contato com o chão mais tempo compensando o peso da moto. A cabeça em si é feita em liga de bronze, mais maleável que o aço, e por isso mesmo se deforma sem quebrar. O parafuso de fixação, esse sim é de aço inox e é bastante resistente, e não tem sua cabeça exposta. Ele fica embutido por dentro da cabeça de impacto, permitindo que mesmo depois da queda possa ser removido para a substituição de todas as peças necessárias.

Sliders não fazem milagres. Não vão ajudar muito em uma batida frontal ou em um capotamento. Eles ajudam naquelas famosas escorregadas onde a moto desliza pelo asfalto ou naqueles tombos simples, até mesmo parado, evitando que partes caras da moto sejam avariadas.

Escolhendo um bom Slider - Página 2 04

O modelo da Procton é composto da cabeça de impacto propriamente dita, comum a todos os modelos, e do suporte especifico para cada moto. No caso da Bandit 1250S o Slider é preso no local onde fica o parafuso de fixação do motor no quadro, que é removido para dar lugar ao eixo do Slider. Preso à base (preta nas fotos) está uma barra de aço inox dividida em duas partes com uma cava no formato de uma meia lua na parte do lado esquerdo, e um longo parafuso também em inox que vai atravessar o suporte do motor. A tal “cava” em meia lua serve para dar espaço para a mangueira de água do radiador que passa encostada nele, e nos dois lados do Slider há anéis externos de poliuretano (preto, nas fotos) que se apóiam no motor e no quadro evitando torções dessa barra em caso de quedas. A instalação é muito simples, não levou mais de 10 minutos para ser feita sem a necessidade de nenhuma ferramenta especial. Complementando o kit existem os Sliders de balança, que em certas motos são bastante úteis, mas que no caso da Bandit tem função apenas estética. É fácil notar por que: Se no lado esquerdo efetivamente o Slider da balança serve como um ponto de apoio no chão, do lado direito o imenso escapamento é a primeira parte a “ver o chão” em caso de queda. E mesmo o uso de escapamentos esportivos menores não vai permitir que o Slider de balança desse lado faça o seu papel. Serve para montar cavaletes, pelo menos.

Escolhendo um bom Slider - Página 2 05
Na foto acima, vemos o Slider destruído como deve ser, mas seu parafuso interno está intacto. Na foto abaixo, vemos uma leve torção no suporte da CBR 1000RR, mas mesmo assim o Slider cumpriu seu papel.

Escolhendo um bom Slider - Página 2 06

Contactei Marcelo Gregório, da Procton Racing, para mais informações sobre o produto e ele me mandou algumas fotos dos Sliders destruídos após as quedas, entre elas as fotos acima tiradas pelo próprio cliente, de um Slider instalado em uma CBR 1000 RR 2008 (note que essa moto requer um suporte diferente do utilizado na Bandit), e segundo o depoimento desse cliente a moto só teve danos em uma pequena parte da rabeta e no retrovisor.

A seguir, mais fotos dos Sliders instalados em uma Bandit.

Escolhendo um bom Slider - Página 2 07
Na foto acima vemos o lado esquerdo da moto, reparem que a mangueira de água passa exatamente pela cava na barra de suporte do Slider, e que o anel de poliuretano se apóia no motor evitando torções.

Escolhendo um bom Slider - Página 2 08

O produto da Procton Racing é de primeiro mundo, excepcionalmente bem acabado e construído a partir de conceitos muito interessantes, e por isso fiz minha aposta neles. Infelizmente nem toda queda é igual e nem sempre o Slider (de qualquer marca) é capaz de salvar a moto, o que dificulta a análise da sua funcionalidade e torna muito subjetiva a validade dos depoimentos dos usuários que sofreram quedas. O que eu posso dizer é que há muito Slider no mercado brasileiro com visíveis erros de projeto, ou com suportes completamente imbecis, como vários outros acessórios vendidos livremente por aqui. Antes de comprar um Slider, investiguem bem a sua construção e principalmente a sua fixação na sua moto. Se possível peçam ao fabricante ou em oficinas de reparos fotos de motos avariadas ou de Sliders avariados em motos iguais a sua. Procurem depoimentos de usuários, mas atentem ao fato que quedas são imprevisíveis e nem sempre o que funcionou com um vai funcionar com vocês. Quanto ao valor, o Slider da Procton Racing é encontrado no mercado brasileiro por cerca de 400 reais, 100 reais a menos do que o mal projetado mata-cachorro que matou o pé do Luis Sucupira, citado no início desse texto.

Texto: Paulo Couto
Fonte: Motonline
Willian Santos
Willian Santos
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 18/06/2008

http://www.gridmotors.com.br

Ir para o topo Ir para baixo


Mensagem Re: Escolhendo um bom Slider

Mensagem por SergioRJ Sáb 07 Nov 2015, 19:44

http://www.hondacbrbrasil.com/t5068p108-slider-cbr600rr-2010

SergioRJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 09/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Escolhendo um bom Slider

Mensagem por aborgescoutinho Dom 08 Nov 2015, 00:49

ah legal, pra mim tirar o slider ou devolver pro vendedor q é meu parça é 2 palitos... mas gostaria d escutar opiniões reais de proprietários de bandit 1250... RR sei q o slider vai de um lado só no frágil chassis de aluminio(bandit é aço).... enfim... não querendo tirar o brother do outro post.. quem ai numa bandit ocorreu acidente e teve um lado negativo e positivo com o slider... e SergioRJ valeu pelo post.. me fez pensar legal..
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Escolhendo um bom Slider

Mensagem por white house Dom 08 Nov 2015, 16:39

aborgescoutinho,
Tenho um destes da Procton Racing ,igual ao postado pelo William Santos e em duas ocasiões ele cumpriu seu papel e suportou o peso da moto sem encostar motor e radiador ,em tombos parado! O contra peso do guidon também auxilia nestas horas tristes.A sua escolha foi boa! Fique tranquilo.
Espero também nunca precisar em deslocamentos. Escolhendo um bom Slider - Página 2 430935 Escolhendo um bom Slider - Página 2 430935

white house
Participante
Participante

Masculino
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Escolhendo um bom Slider

Mensagem por Leonardo Pimentel Dom 08 Nov 2015, 20:08

pra minha moto o slider protegeu bem, conforme pode ser visto no video

Leonardo Pimentel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Escolhendo um bom Slider

Mensagem por aborgescoutinho Seg 09 Nov 2015, 08:24

white house escreveu:aborgescoutinho,
Tenho um destes da Procton Racing ,igual ao postado pelo William Santos e em duas ocasiões ele cumpriu seu papel e suportou o peso da moto sem encostar motor e radiador ,em tombos parado! O contra peso do guidon também auxilia nestas horas tristes.A sua escolha foi boa! Fique tranquilo.
Espero também nunca precisar em deslocamentos. Escolhendo um bom Slider - Página 2 430935 Escolhendo um bom Slider - Página 2 430935

Aoooo valeu pela resposta White House... é aparentemente o slider é muito bom sim e pesquisei bastante antes d comprar... comprei justamente pq vi uma moto q ele "salvou".... E claro, muito obrigado pela sua resposta, ajudou legal... Como to andando bem mais d boa agora(acho q a bandit pede isso né) do que qdo tinha a hornet, a possibilidade de dar merda diminuiu consideralvelmente... Digo q a bandit pede pq é mais prazer andar numa boa e curtindo um visual numa moto q te dá confiança, com retomadas extremamente rápidas e ágeis num torque fora do comum do que sair acelerando como louco a 200 por hora... Pra mim a bandit é como uma touring mesmo.. rs...
Ah sim e os meus pesoss de guidão são enormes... devem ter uns 8 cm... kkkkk... tudo pra não ter q trocar um radiador de 4 paus né... q alias preciso comprar um protetor pra ele...
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Escolhendo um bom Slider

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos