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Haybusa -Retificador/Arrefecimento lado drieito

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Mensagem por Convidad Qui 27 maio 2010, 10:27

Pois é pessoal, a minha moto esquenta mais no lado direito que esquerdo, principalmente no verão, nas avenidas das praias.... e etc Ainda bem que eu moro em Curitiba. Eu nunca dei bola pra isso, mas depois de alguns debates no fórum resolvir fazer um tópico sobre os assuntos:

Retificador/Arrefecimento/Vazamentos

Bom, depois rolou um papo sobre problemas de vazamentos e quanto ao retificador fiz uma pesquisa no google e realmente teve um lote com problemas no retificador, dizem que é por causa de sua posição, onde aquece muito e da pau........ não sei........... Depois acchei tbm algo relevante sobre o aquecimento em demasia no lado direito etc

Será que todos esses problemas é devido ao aquecimento dela ?

Vejam esse tópico http://hayabusaportugal.com/forum/viewtopic.php?t=1767&sid=2db784aa4eef9502f76dfff41bf25b6d

Um tal de falcão comentou o seguinte assunto:

senhores admiradores e possuidores da haya 09.
Possuo uma haya 09 que vem apresentando aquecimento na lateral direita e de acordo com o tempo de pilotagem se extende ate o acento do piloto e que chega a causar desconforto, trajando bermuda. Acredito que com esse aquecimento chegou a afetar o retificador, ou algo do genero, que cortou a alimentaçao gradativamente ate a moto apagar de vez. Isso aconteceu quando estava no corredor no sabado de carnaval. A moto nao pegou mais neste dia. No domingo pela manha, dei a partida e ela pegou normalmente e aproveitei p rodar alguns km p ver se aparecia a pane. Nada aconteceu, somente o aquecimento desconfortavel. MAs na segunda, com o transito livre na via lagos e na br 101, ao chegar no pedagio ela surtou acendendo o FI ( alarme da injeção eletronica) e desliguei a moto na hora, apartir dai a moto apresenta caracterisitica de bateria descarregada e ira de reboque para o concessionaria p avaliação.
Gostaria de saber dos senhores se alguem ja passou por isso ou outras panes q pudessem me ajudar a rebater os mecanicos da suzuki, pois o aquecimento me disseram q era normal, devido ao "ajuste do motor em amaciamento".
um grande abraço a todos.


Depois de alguns comentários o falcão chegou a seguinte conclusão:

senhores.
Entendo que cada um tem seu jeito de suportar certos desconfortos, dores e outros, mas no meu entendimento mecanico, de simples mortal, pretendo sugerir no site da Suzuki, o remanejamento do reservatorio de agua para outro local. Onde possa ser refrigerado sem jogar o ar quente na perna do lado direito. Acho que pode ser um erro de projeto, pois dois mecanicos de concessionarias diferentes, me informaram que a temperatura de trabalho da moto gira em torno de 103º C, deixando sim este lado mais quente. Porem, aqui no Brasil, é um investimento que se faz muito grande para se ter uma moto que esquenta demais.
Ainda estou esperando a soluçao do problema encontrado na minha motoca e quando sair o parecer postarei aqui p informar a todos, Agradeço a atenção de todos e a colaboração.
Um grande abraço.


Agum comentário sobre o assunto ? Decapa, o que acha ? O pessoal respondeu lá, é da mesma opinião ?

Obs: A minha ta show de bola ainda Só esclarecimentos, principalmente com o calor pelo lado direito.


Última edição por Caiquec em Qui 27 maio 2010, 10:41, editado 3 vez(es)

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Mensagem por Carlão_ Qui 27 maio 2010, 10:35

Fica tranquilo que logo logo o caboclo do Decapa vai te responder tudo isso aí pq ele é especialista em Haya com problemas....rs
Abs,
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Mensagem por Convidad Qui 27 maio 2010, 21:06

fiii, vo te afirmar uma agora de dar medo. nao tive esse problema na 2008/2009 que eu tinha, e nao tenho agora na 10/10. a minha nao liga a ventoinha de jeito manera, só quando fecha transito pesado mesmo, e de bermuda, é um ventinho morno, nada que incomoda.
agora o esquema:
ouvi boatos que a moto aquece mesmo, é mais pelos escapes que prendem muito o motor. tem nexo, pois quando andava com a neguinha de escape original, andei uns 2000km assim, ela ferve mesmo, mais nada insuportavel. mais depois que mudei o escape e filtro, nunca mais. nao sei se tem alguma verdade nessa, mais na srad que eu tinha era assim tambem. deve ter nexo, pois se a fumaça que sai é mais livre, nao prende o aquecimento no motor, confere??

se num for isso, ae saiu outro lote podre da suzuki denovo, ae é de laska.

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Mensagem por Berlindo Qui 27 maio 2010, 21:29

Sábado fizemos um rolê com um amigo de Haya zero pra SN. A Haya parou na estrada por causa desse retificador e agora tá na CC para troca disso em garantia.
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Mensagem por Bisteka Sex 28 maio 2010, 02:57

Berlindo escreveu:Sábado fizemos um rolê com um amigo de Haya zero pra SN. A Haya parou na estrada por causa desse retificador e agora tá na CC para troca disso em garantia.

mais um kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk daqui a pouco tem neguinho andando com retificado embaixo do banco... Quem quer comprar uma suzuki ja tem que comprar uns 3 retificador...

Parece piada; mais eh serio
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Mensagem por casal 50 Sex 28 maio 2010, 07:55

Amigos problemas com retificador, já se tornou crônico, pois tive este problema com a Busa Zero, ates da Zero tive outra Busa que também teve problemas com retificador, conheço amigos que não tem Busa, e também tiveram
problemas com retificador e por ai vai..

É muito difícil ouvirem falar deste problema repetitivos, na Honda, Kawasaki, Yamaha etc.

Este problema infelizmente pelo que percebo é exclusivo da Suzuki, com referencia ao aquecimento, reforçando palavras do Decapa nunca tive problemas, apenas uma vez quando peguei um transito infernal, alias a Busa não
foi projetada para andar no transito ela é uma moto que foi projetada para estradas.

Hoje infelizmente já começo a pensar em migrar para outras marcas, gostei muito da Kawa ZX10, o problema é a garupatroa...

Mas até lá ainda vai um tempo..

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Mensagem por Elton Sex 28 maio 2010, 08:05

Na Busa antiga não tive problemas com o retificador, mas com aquecimento ..... como já falaram a Busa não foi projetada para trânsito esquenta mesmo. Se tiver de bermuda no transito ferro... mesmo com escape esportivo a minha esquentava no trânsito e muito, mas era só colocar numa estradinha e boa voltava ao normal.
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Mensagem por Maurício Sex 28 maio 2010, 08:11

O que o Decapa falou sobre o motor esquentar mais com a ponteira original faz sentido. Faz uma semana que eu tirei minha ponteira Jeskap para pintar o coletor de preto (estava enferrujando), e percebí que, a partir daí, com a ponteira original,a ventoinha estava acionando com maior frequência, só não sabia porquê.
Com relação ao retificador, minha 650F é 09/09, está com 7.200 km., e até agora não apresentou problemas, tomara que permaneça assim!
Um abraço,
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Mensagem por MORAES(TL) Sex 28 maio 2010, 10:10

amigão vem andar de TL1000s que vc vai conhecer o inferno..no transito,kkkkkkkkkkk
parece um caldeirão.kkk
de quente.
mas foram motos projetadas pra uso em estradas nao urbano..tem que se levar isso em conta..de verdade.
ventoinha dispara nos seus 105 graus e bicilindrica ..e o 2 cilindro e embaixo do banco
kkkkkkkkkk

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Mensagem por Convidad Sex 28 maio 2010, 10:26

CASAL 50 escreveu:Amigos problemas com retificador, já se tornou crônico, pois tive este problema com a Busa Zero, ates da Zero tive outra Busa que também teve problemas com retificador, conheço amigos que não tem Busa, e também tiveram
problemas com retificador e por ai vai..

É muito difícil ouvirem falar deste problema repetitivos, na Honda, Kawasaki, Yamaha etc.

Este problema infelizmente pelo que percebo é exclusivo da Suzuki, com referencia ao aquecimento, reforçando palavras do Decapa nunca tive problemas, apenas uma vez quando peguei um transito infernal, alias a Busa não
foi projetada para andar no transito ela é uma moto que foi projetada para estradas.

Hoje infelizmente já começo a pensar em migrar para outras marcas, gostei muito da Kawa ZX10, o problema é a garupatroa...

Mas até lá ainda vai um tempo..

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ae pessoal, ano que vem chega a nova kawa zx15. vamos aguardar. eu quero pegar uma mais infernal que a busa entao. porque quanto mais calor, mais motor. uma de 300kg no minimo de motor. kkkkk Haybusa -Retificador/Arrefecimento lado drieito Icon_biggrin

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Mensagem por Carlão_ Sex 28 maio 2010, 10:32

Galera eu não tenho suzi mas acho que o problema não é no retificador e sim onde ele está posicionado, teve alguém ai que disse que o calor é tanto que chegou derreter o chicote até o mesmo, não sei se fica perto do escape. RECALL URGENTE !!!!!!!!!!
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Mensagem por Convidad Sex 28 maio 2010, 11:13

decapa escreveu:fiii, vo te afirmar uma agora de dar medo. nao tive esse problema na 2008/2009 que eu tinha, e nao tenho agora na 10/10. a minha nao liga a ventoinha de jeito manera, só quando fecha transito pesado mesmo, e de bermuda, é um ventinho morno, nada que incomoda.
agora o esquema:
ouvi boatos que a moto aquece mesmo, é mais pelos escapes que prendem muito o motor. tem nexo, pois quando andava com a neguinha de escape original, andei uns 2000km assim, ela ferve mesmo, mais nada insuportavel. mais depois que mudei o escape e filtro, nunca mais. nao sei se tem alguma verdade nessa, mais na srad que eu tinha era assim tambem. deve ter nexo, pois se a fumaça que sai é mais livre, nao prende o aquecimento no motor, confere??

se num for isso, ae saiu outro lote podre da suzuki denovo, ae é de laska.

Que escape você colocou Decapa ? Eu ando muito na cidade com a patroa, principalmente no verão e esquenta no lado direito, tando de calça susse, o problema é bermuda ! Adianta ir numa concessionária ?

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Mensagem por Convidad Sex 28 maio 2010, 11:39

se vc pegar um full akrap ou um full yoshimura, ja resolve essa parada.
ainda tambem só rankar aquelas ponteiras e por umas abertas, ja passa os efeitos. o que breca violentamente a saida dos gases da moto é as ponteiras com silenciador. trocou, ja era. pode confiar.

eu acho que nao tive problema de retificador nem de aquecimento, pelo simples fato de ter colocado o escape. o calor diminue muito na moto toda. com original, chega a esquentar debaixo do banco.
cada caso é um caso ne.

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Mensagem por EDU HAYA Sáb 29 maio 2010, 19:55

NOSSA!!! tenho a haya 08/09 desde zero hj ta com 17.500 km e eu nem sabia desses problemas, a minha nunca passou do meio a temperatura, e so negou partida uma vez que esqueci ligada com farol alto e baixo ligado, ai...... mas que bom que tive sorte, no hayabusa portugal tem um 08/09 com 70mil e nunca teve problema, creio que deve ter sido um lote que pegou as 750 e as haya, mas isoladamente.

até medi meu retificador hj hehehe ta perfeito carregando 14,2 na lenta e 14,8 no 9mil rpm.
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Mensagem por Convidad Dom 30 maio 2010, 09:51

Edu Haya , não é a temperatura que sobe. Na minha a temperatura se mantém mas o calor que solta quando você tá de bermuda. .

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Mensagem por EDU HAYA Dom 30 maio 2010, 15:05

isso é normal, afinal ela é uma exportiva, vc ja andou de R1? tem jente que enfaixa a perna pq o quadro pega fogo hehehe, isso de calça, mas a temperatura tende a diminuir, a minha esquentava mais qdo amaciando, depois dos 8~10mil ficou mais cabeça fria, e tbm ela baixa um pouco de agua a cada 6mil km, sempre verifico qdo troco o filtro (a cada 6MIl) e completo so com fluido da bardhal, pq qto mais fluido, mais dificil de ferfer, tem até no manual c esta esquentando mto vai aumentando a mistura fluido x agua.

e aquece mais do lado do reservatorio pq o reservcatorio esta ali e tem menos espaço para circular ar, entao ele vem com mais preção no rumo da perna hehe, mas o motor esta todo quente nao se preocupe, a carenagem tende a ficar mais quente pq a agua a 100 graus esta ali do lado dela e do outro lado nao tem, tbm não acho erro de projeto pois aquilo teria que estar em algum lugar e ond ele estiver prox dele vai estar mais quente.
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Mensagem por Convidad Seg 31 maio 2010, 16:32

Coloquei ela no curso de pilotagem e ta show de bola !!!

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Mensagem por Convidad Seg 31 maio 2010, 16:42

Olá Pessoal

Também tenho uma Haya 09/09 e já me deixou na mão ( na estrada duas vezes ) por causa desse maldito retificador, já estou no terceiro, espero que a coisas melhorem, pois a moto ta com 1300 Km, não tem um ano.

E a Suzuki não tá nem ai pro problema , respeito pelo cleinte, nada mesmo.

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Mensagem por Convidad Sex 04 Jun 2010, 20:15

Realmente já estou arrependido em ter comprado a minha nova. Tive uma 2007/2007 que nunca apresentou qualquer defeito. Comprei uma 2010 a uma semana, e como esperado, com 110km rodados apresentou o maldito defeito no retificador. Depois que a ventoinha funcionou, apareceu a indicação F1 no pain el e não pegou mais. Entrei em contato com a concessionária que ficou de buscar amanhã para ver o que é.
Um absurdo, pelo preço que paguei na moto. Se fosse na europa, já tinham feito um recall.
Poderíamos entrar com uma ação judicial ou algo parecido.
A J.Toledo não poderia trabalhar assim.
Imagina vc sair para viajar e ficar pensando que a moto vai parar a qualquer momento!!!!

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Mensagem por Convidad Sex 04 Jun 2010, 20:56

Retirado sodite do Procon-SP referente a um recall feito pela Suzuki tempos atrás.
Devemos ter vergonha na cara e correr atrás do prejuízo. Nossas motocicletas são muito caras para que estejamos muito "pacientes".
Vou levar minha moto amanhã na concessionária. Se ocorrer fato semelhante com o tal retificador, entro com uma queixa no Procon/BA e outro na Justiça por danos morais e tal.
Recall Suzuki


7 de JUNHO de 2006

J Toledo Suzuki comunica recall de modelos Intruder LC1500 e Boulevard C1500


A J Toledo Suzuki convocou, na última
segunda-feira (05/6), os proprietários das motocicletas abaixo
discriminadas a procurar uma concessionária Suzuki para realizarem a
substituição dos coxins de fixação do tanque de combustível:


• INTRUDER LC1500;


• BOULEVARD C1500 anos 2005 e 2006 chassis de 9CDVY52AJ5M00001 até 9CDVY52AJ6M000242.


A empresa informa que a substituição visa evitar o
aparecimento de micro-fissuras e conseqüente vazamento de combustível
pela parede do tanque com risco de combustão.


A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria
da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, orienta os
consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações
desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A
empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem
necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor,
inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o
consumidor.


O Procon-SP entende que enquanto existirem
veículos com o problema apontado, o fornecedor é responsável e obrigado
a efetuar os reparos de forma gratuita. E mesmo que o consumidor não
tenha acesso à convocação, ele terá seu direito à segurança garantido.


O que diz a lei


O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que:

"O fornecedor não poderá colocar no mercado de
consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto
grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança".


"§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que,
posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver
conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato
imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante
anúncios publicitários".


Outra questão importante, que deve ser observada
pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o
serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser
conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido
comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo
direito ao reparo gratuito.


Os consumidores que já passaram por algum acidente
causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do
Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente
sofridos.


Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar
os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços,
etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação
Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça.
do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao
lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 -
SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente
orientações) Para obter informações sobre reclamações contra
fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.



07/06/06
Assessoria de Imprensa
Procon-SP / Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

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Mensagem por egazra Ter 28 Dez 2010, 16:53

Meu retificador queimou com 28.000 Km. Estava até com cheiro de queimado e com os plugs colados, parcialmente derretidos. As luzes acendiam, normalmente, dava a partida com dificuldade, andava um pouco e parava, novamente. Quando comprei minha B65, um mecânico me disse que as Suzuki tem esse problema, das pequenas, até as grandes. Tem gente que sai da loja com a moto zero e tem o retificador queimado com menos de 2.500 Km.

Passei um sufoco por conta do retificador, em São José do Rio Preto, SP, a mais de 700 Km de casa - Brasília -, na véspera de Natal. No dia 23, a noite, a moto foi parando, em frente a Swifit, como se estivesse com as velas queimadas. Chamei o reboque e fui para a caso do meu sogro. Na manhã do dia 24 fui comprar uma bateria na concessionária. Ela não tinha bateria para pronta entrega, tinha para encomenda, mas demoraria, cerca de, 25 dias. Encontrei um bateria paralela, Route, em uma loja próxima a rodoviária, por R$ 157,00. Instalei a bateria e a moto voltou a funcionar, fiquei contente, mas fui dar uma volta para testar. Cerca de, 20 minutos, depois, por volta das, 12h30m, a moto voltou a dar o mesmo problema e parar. Uma coisa foi legal, várias pessoas pararam para oferecer ajuda. Por sorte um motoboy tinha vários telefones de mecânicos, em especial, um de um André, que avisou que era muito bom e trabalhava até em feriado. Liguei para este André, estava trabalhando. Chamei, de novo, o reboque e levei a moto até sua oficina. Ele, de cara, desconfiou do retificador, mas foi eliminando as possíveis causas mais simples, como bateria ou alguma lâmpada roubando energia. Até que confirmou que era o retificador mesmo. A esta altura eu já estava resignado, considerando voltar pra Brasília de ônibus e deixar a moto na casa do sogro, mas o André trabalhava com um cara que concerta retificador, o Tiago. Ligou para o cara. Ele tinha um de Hayabusa, que tem o desenho um pouco diferente, mas funciona do mesmo jeito. Eles instalaram o retificador com os fios soldados, diretamente, sem os plugs. Voltei pra Brasília, na boa, sem problemas. Quanto a bateria, a original já estava com 2 anos mesmo. Outra coisa, o mecânico me explicou que o Xenon não queima o retificador, pois ele tem um alimentador ou alternador próprio - não entendi direito. Paguei R$ 250,00 no retificador.

Ele me explicou que o que costuma queimar retificador de Suzuki é aquecimento ou aquecer e, de repente, molhar. Ele disse também, que os da Suzuki parece que são feitos, exatamente, para dar problema mesmo, pois são mal protegidos.

Quando estava chegando em Rio Preto senti muito desconforto por conta do calor no banco. Cheguei a torcer para chover um pouco. Ela nunca havia esquentado deste jeito, ainda mais, na estrada. Na oficina, olhei o tanque de arrefecimento e o líquido estava perto do mínimo. Nunca havia abaixado assim, com menos de 3000 Km após uma revisão. A menos que, na última revisão não tenham verificado o nível do líquido.

Se alguém precisar, André, atual oficina WMC, mas ele vai mudar o nome dela para Ativa, (17) 8805-4681, Rua Pedro Amaral, 1763, Bairro Boa Vista, São J. do Rio Preto, SP.
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Mensagem por egazra Dom 02 Jan 2011, 19:05

egazra escreveu:Meu retificador queimou com 28.000 Km. Estava até com cheiro de queimado e com os plugs colados, parcialmente derretidos. As luzes acendiam, normalmente, dava a partida com dificuldade, andava um pouco e parava, novamente. Quando comprei minha B65, um mecânico me disse que as Suzuki tem esse problema, das pequenas, até as grandes. Tem gente que sai da loja com a moto zero e tem o retificador queimado com menos de 2.500 Km.

Passei um sufoco por conta do retificador, em São José do Rio Preto, SP, a mais de 700 Km de casa - Brasília -, na véspera de Natal. No dia 23, a noite, a moto foi parando, em frente a Swifit, como se estivesse com as velas queimadas. Chamei o reboque e fui para a caso do meu sogro. Na manhã do dia 24 fui comprar uma bateria na concessionária. Ela não tinha bateria para pronta entrega, tinha para encomenda, mas demoraria, cerca de, 25 dias. Encontrei um bateria paralela, Route, em uma loja próxima a rodoviária, por R$ 157,00. Instalei a bateria e a moto voltou a funcionar, fiquei contente, mas fui dar uma volta para testar. Cerca de, 20 minutos, depois, por volta das, 12h30m, a moto voltou a dar o mesmo problema e parar. Uma coisa foi legal, várias pessoas pararam para oferecer ajuda. Por sorte um motoboy tinha vários telefones de mecânicos, em especial, um de um André, que avisou que era muito bom e trabalhava até em feriado. Liguei para este André, estava trabalhando. Chamei, de novo, o reboque e levei a moto até sua oficina. Ele, de cara, desconfiou do retificador, mas foi eliminando as possíveis causas mais simples, como bateria ou alguma lâmpada roubando energia. Até que confirmou que era o retificador mesmo. A esta altura eu já estava resignado, considerando voltar pra Brasília de ônibus e deixar a moto na casa do sogro, mas o André trabalhava com um cara que concerta retificador, o Tiago. Ligou para o cara. Ele tinha um de Hayabusa, que tem o desenho um pouco diferente, mas funciona do mesmo jeito. Eles instalaram o retificador com os fios soldados, diretamente, sem os plugs. Voltei pra Brasília, na boa, sem problemas. Quanto a bateria, a original já estava com 2 anos mesmo. Outra coisa, o mecânico me explicou que o Xenon não queima o retificador, pois ele tem um alimentador ou alternador próprio - não entendi direito. Paguei R$ 250,00 no retificador.

Ele me explicou que o que costuma queimar retificador de Suzuki é aquecimento ou aquecer e, de repente, molhar. Ele disse também, que os da Suzuki parece que são feitos, exatamente, para dar problema mesmo, pois são mal protegidos.

Quando estava chegando em Rio Preto senti muito desconforto por conta do calor no banco. Cheguei a torcer para chover um pouco. Ela nunca havia esquentado deste jeito, ainda mais, na estrada. Na oficina, olhei o tanque de arrefecimento e o líquido estava perto do mínimo. Nunca havia abaixado assim, com menos de 3000 Km após uma revisão. A menos que, na última revisão não tenham verificado o nível do líquido.

Se alguém precisar, André, atual oficina WMC, mas ele vai mudar o nome dela para Ativa, (17) 8805-4681, Rua Pedro Amaral, 1763, Bairro Boa Vista, São J. do Rio Preto, SP.

Veja o vídeo, do exato momento, no qual, deu o problema, https://www.youtube.com/watch?v=RxLTHo_uoV0
egazra
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