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O fim do 299

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Mensagem por Renan Sex 21 maio 2010, 23:11

Relato: Preparadores fazem curso na Itália


Introdução

A
empresa FW Performance em uma iniciativa inédita no Brasil levou 8
preparadores do Brasil para um curso de imersão sobre mecânica de
preparação de motos na Itália. O objetivo do curso é desenvolver os
preparadores para o uso do módulo Rapid Bike.

Participam dessa empreitada:
Boi (Boi Motos – São Paulo/SP)
Celio (Célio Motos – Niterói/RJ)
Eduardo (Simohara Motorcycles – Campinas/SP)
Fábio (Motonil – Araras/SP)
Leleco (Dynomania – São José do Rio Preto/SP)
Spiga (Spiga Racing – Campinas/SP)
Zequinha e Jerry (Snake Motors – Cordeirópolis/SP)

Acompanhe agora a aventura desses oito apaixonados por motocicletas pela terra de Valentino Rossi.

DIA 1

Estamos
a caminho da sede da Dimsport, em Gabiano, fabricante do módulo Rapid
Bike. Uma região de vinícolas, castelos e estradas repletas de curvas.
Muitas curvas. Olhando a paisagem fica até fácil entender por que a
Itália é berço de obras de arte como Ducati´s, MV Agusta´s, Aprillias e
cia — trata-se de um cenário inspirador para os amantes do motociclismo.

Apesar
de a van que nos leva até o curso não ser nenhuma Ducati, é um ambiente
propicio para que o grupo deixe transparecer sua profunda animação com
o que lhes espera. Nem mesmo as poucas horas de sono da noite anterior,
somadas ao vôo conturbado de Madrid para Milão no dia de nossa chegada
à Itália são suficientes para desanimar esse grupo de brasileiros.

Os
Italianos compartilham da mesma paixão por motos que nós brasileiros.
Dessa forma, a recepção do grupo na sede da Dimsport é muito animada.
Acabadas as formalidades, vamos ao que interessa: aula sobre preparação
de motos. A escola? Bem, a melhor do mundo: Itália!

Já no
primeiro dia somos introduzidos aos dois principais produtos da
fabricante italiana, o módulo Rapid Bike e o módulo Rapid EVO. A Linha
Rapid Bike foi desenvolvida pensando no uso em pistas – seu desempenho
no uso em motos esportivas é algo que impressiona. Já o Rapid Evo é um
módulo auto-adaptativo, desenvolvido pensando no uso em estradas.
Destaque para o fato de que o Rapid EVO é um produto que se auto-adapta
às condições de pilotagem do momento, mudando o mapa de potência e
torque da moto de acordo com as condições de rodagem e estilo de tocada
do piloto. Tecnologia italiana de última geração.

Um ponto de
destaque é a praticidade dos produtos da linha Rapid – a linha suporta
em um único módulo as funcionalidades de gerenciamento de injeção,
ignição e alteração no limite de corte de giro. Ponto para a tecnologia
Italiana. Além disso, o módulo não tem cabeamento dedicado, em outras
palavras, o cliente quando troca de moto não perde o módulo, basta
trocar o cabo do módulo.

Ao final do dia o uso das duas linhas
são demonstrados em todo seu potencial. Apesar de o curso ainda estar
no início, todos se mostram muito animados em relação às possibilidade
proporcionados pelos produtos.

Fim do dia, todos exaustos.
Grandes aprendizados e trocas de experiências marcaram o dia – ainda há
tempo para um bate papo durante o jantar. O assunto? Motos, claro!
Estamos no país do motociclismo e a paixão por motos por aqui fala mais
alto que qualquer cansaço. Continue acompanhando...

Dia 2

É
possível deixar uma BMW S 1000 RR, eleita a esportiva do ano, ainda
mais veloz? É com essa pergunta em mente que iniciamos nosso segundo
módulo de treinamento na Itália. A preparação da novíssima BMW S 1000
RR está na agenda de hoje e todos se mostram bastante ansiosos pela
experiência que nos espera.

A moto que se tornou referência
imediata em termos de tecnologia e desempenho logo após seu lançamento
não foi vista ainda por boa parte do público motociclista brasileiro.
Privilégio dobrado então para os preparadores que tiveram não só prazer
de vê-la, mas também de prepará-la e depois testá-la no dinamômetro.


no treinamento e antes de irmos para o dinamômetro preparar “nossa” BMW
S 1000RR, somos apresentados ao Tunning Bike. O aparelho, uma obra
prima da tecnologia italiana, foi desenvolvido em conjunto com Lucio
Cecchinello's da LCR Honda MotoGP Team e tem por função gerar
automaticamente mapas de injeção de combustível ultra precisos, através
de sensores que fazem a leitura da mistura ar-combustível da
motocicleta. Tecnologia italiana de última geração que apresenta
resultados maravilhosos na preparação de motos com o uso do Rapid Bike.
Importante frisar que essa tecnologia estará disponível em breve nas
oficinas participantes do evento.

O italiano Daniel Vacca,
instrutor da Dimsport que nos guia em todo o processo, é extremamente
qualificado tecnicamente e tira de imediato todas as dúvidas que
surgem. É instalado então na moto o novíssimo módulo Rapid Evo na BMW.
A instalação é simples e rápida. O uso do Tunning Bike auxilia no
acerto fino da moto – apesar de tantos recursos, se mostra bastante
simples em seu uso. Aparelho instalado, moto ligada e dinamômetro em
funcionamento. A expectativa é grande.

O lindo som dos 1000cc
da BMW diminui na sala de dinamômetro e os resultados começam a
aparecer. Todos se entreolham com satisfação: os ganhos são
impressionantes. Sim, até BMW S 1000 RR pode ficar ainda mais rápida e
veloz com o uso destas tecnologias.

Possível sim, mas será
necessário? Alguns se perguntariam. Seria racional adicionar ainda mais
potência a uma moto de 193cv. Bem, não se trata de racionalidade, não
se trata de números, mas sim de motos, de paixão – e quando o assunto é
paixão por motos, quanto mais, melhor!

O fim do 299

Como
muitos sabem, a velocidade máxima das motos esportivas é
eletronicamente limitada a 299km/h no painel. Ou seja, apesar de muitas
esportivas potencialmente poderem atingir velocidades superiores a 299,
o máximo que o painel mostrará será esse número. Trata-se de uma
reclamação antiga de pilotos e preparadores que sempre sonharam em
determinado momento na pista olhar para o painel e ver o primeiro
digito do painel passar do número 2 para 3.

Quão maravilhoso
seria em dado momento, por exemplo, olhar para o painel e vislumbrar o
místico número de 320km/m (200 milhas/h)? Pilotos e preparadores podem
parar de sonhar. Agora o desbloqueio da velocidade máxima do painel é
possível com o uso do Rapid Bike Evo, pois o aparelho tem a função de
desbloquear eletronicamente a velocidade máxima antes limitada a
299km/h. Está decretado, o “299” está com seus dias contados.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Renan
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http://www.procompsracingteam.com.br

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Mensagem por xander Sáb 22 maio 2010, 15:29

td blz? já tinham postado...inclusive está +ou- no meso da primeira página do tópico de mecânica.

https://www.suzukionline.org/mecanica-f2/o-fim-do-299-t8753.htm


abs
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Mensagem por Renan Sáb 22 maio 2010, 17:45

foi mal cara..não tinha visto!!

abs
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