Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DITOS POPULARES - FALE-OS CORRETAMENTE

2 participantes

Ir para baixo

Mensagem DITOS POPULARES - FALE-OS CORRETAMENTE

Mensagem por casal 50 Qua 07 Abr 2010, 08:28

E a gente pensa que repete corretamente os “ditos populares ” - Dicas do Prof. Pasquale:

No popular se diz:

1)
Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro. Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro? Correto: Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro. Tá aí a resposta para meu dilema de infância!

2) Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão. Enquanto o correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?

3) Cor de burro quando foge. O correto é: Corro de burro quando foge! Esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor?

4) Quem tem boca vai a Roma. Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar! O correto é: Quem tem boca vaia Roma. (isso mesmo, do verbo vaiar).

5) Cuspido e escarrado - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: Esculpido em Carrara. (Carrara é um tipo de mármore).

Mais um famoso!

6) Quem não tem cão, caça com gato. Entendia também errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor! O correto é: Quem não tem cão, caça como gato, ou seja, sozinho!

Texto enviado por Eliana (Zuzo)
DITOS POPULARES - FALE-OS CORRETAMENTE Icon_lol
casal 50
casal 50
Participante
Participante

Feminino
Idade : 64
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: DITOS POPULARES - FALE-OS CORRETAMENTE

Mensagem por Alexandre Qua 07 Abr 2010, 09:13

Muito interessante... rsrsrs
Eu só sabia a forma correta da 4 e da 5.

Tem muita gente que fala as coisas sem saber o que significa...
Alexandre
Alexandre
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 04/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: DITOS POPULARES - FALE-OS CORRETAMENTE

Mensagem por casal 50 Qua 07 Abr 2010, 09:48

Eu sempre falei TODOS errados DITOS POPULARES - FALE-OS CORRETAMENTE Icon_redface
(Carmen)
casal 50
casal 50
Participante
Participante

Feminino
Idade : 64
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: DITOS POPULARES - FALE-OS CORRETAMENTE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos