Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda Chimmy na B1250....

+8
Ulba
Berlindo
Marcelo BK
bruno queiroz
Carlão_
MarK
Marco
Rider.b1250
12 participantes

Ir para baixo

Mensagem Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Rider.b1250 Qua 10 Fev 2010, 10:58

Bom dia pessoa...
... ja procurei bastante, li todos os tópicos que foram postados sobre as suspensões da Bandida, porém não consegui identificar o meu problema, será que alguem consegue me ajudar?

Estou com uma Bandit 1250 N com todas as regulagens originais, porem nos 180Km/h ela comeca a chimmar bastante. Conversei com alguns amigos e eles pediram para fazer um teste: Acelerar a essa velocidade porém com o corpo mais projetado sobre o tanque - Resultado - Melhorou porém não sumiu o problema.

Ainda conversando com esse meu amigo, ele comentou que provavelmente estou com problemas na suspensão traseira da moto ??????? Eh isso mesmo ?? Como faço para regular o Retorno da suspensa traseira, pode ser isso???? No manual não está muito claro, pra falar a verdade muito confuso.

Alguém já passou por esse problema com a B1250i ? Vcs podem me ajudar ??

Ahhh, tenho 1,85M e peso 83Kg.

Antecipadamente agradeço....

Rider.b1250
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 03/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Marco Qua 10 Fev 2010, 11:13

FALA RIDER! BLZ?
PROVAVELMENTE ESSE PROBLEMA SEMPRE EXISTIRÁ POIS A MOTO É NAKED, E VC É GRANDE. ISSO PORQUE O VENTO BATE NO SEU CORPO E NÃO TEM COMO FICAR REDONDO ACIMA DE 180 KM/H.
EU SOFRO COM ISSO TAMBÉM NA MINHA. EU TENHO 1.85 E PESO 103KG. PRA MELHORAR EU REBAIXEI AS BENGALAS EM 0.5 CM, APERTEI MAIS A CAIXA DE DIREÇÃO E TROQUEI O ÓLEO DAS BENGALAS POR 20W. ELA FICOU MELHOR EM ALTAS VELOCIDADES, E NA CIDADE ELA FICA MAIS DURA EM TODOS OS SENTIDOS. A MINHA COMEÇA A BALANÇAR ACIMA DOS 200KM/H.
VC FALOU DA SUSPENSÃO TRASEIRA. EU NUNCA MEXI NA TRASEIRA, ENTÃO NÃO SEI EXPLICAR SE É BENÉFICO OU NÃO.
ALGUÉM QUE ENTENDE MAIS SE PRONUNCIARÁ PARA TIRARMOS ESSA DÚVIDA.

ABCS,
Marco
Marco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 03/09/2008

http://marcotarallo.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Convidad Qua 10 Fev 2010, 11:27

Falando por experiencia própria. Eu tive 2 B12 , sendo 1 2005 e 1 2007. A 2005 shimava muito mais porque era mais curta. A b1250 tem o mesmo quadro da B12 2007. A sua moto deve estar com a mesa frouxa e/ou a roda dianteira desbalanceada, pois mesmo com o vento balançando , como citou o colega acima, não deve shimar nem a 250Km/h. Shimmy é diferente do balanço causado pelo vento e por ela ser naked. O shimmy é uma oscilação bem rápida da roda dianteira que pode causar perda de controle da moto. Nas Bandits você só consegue regular a pré-carga da mola nas 2 suspensões. Colocando na regulagem mais dura ela vai ficar menos confortável na cidade , mas melhora bastante na estrada , principalmente em altas velocidades.
Mas a B12 shimma normalmente em curvas (é caracteristica dela) e isso só resolve com amortecedor de guidão , ou um bom braço pra tocar a ogra.

Abraço

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por MarK Qua 10 Fev 2010, 11:40

Acredito que o que esteja acontecendo não seja Shimy..mas um efeito do vento no conjunto. Comigo acontecia uma vibração grande a cerca de 160 km por causa da jaqueta que estava maior ela "flamulava" e causava uma vibração na cabeça a ponto de não conseguir visualizar com precisão os objetos.
Com o macacão posso exceder a velocidade que o efeito não acontece..
De qualquer maneira um balanceamento nas rodas deve ajudar..
Abraço

MarK
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 03/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Carlão_ Qua 10 Fev 2010, 12:19

Rider, independente da moto ser Naked ou SS ela não deve shimmar à 160/180 ou à 250 km/h, a sua moto poder estar com a mesa frouxa ou a roda dianteira amassada ou desbalanceada... Acima de 180 é aconselhável abaixar sobre o tanque para melhorar a resistência do vento, ou coloque uma bolha para melhorar. Outra coisa acima dessa velô é aconselhável andar de macacão pois vai melhorar em muito a sua performance de pilotagem...
Abs !!
Carlão_
Carlão_
Louco pra sair do armário...

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por bruno queiroz Qua 10 Fev 2010, 13:36

A minha tinha o mesmo problema!!Dava até medo de tanto que balançava.
Recorri a tudo!!!Suspensão, bolha...
Sabe o que realmente resolveu???
Acredite...
Coloque duas libras pneus a mais do que o recomendado no manual!!!Resolvido o problema!!
Comigo foi assim!!
bruno queiroz
bruno queiroz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 25/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Marcelo BK Qua 10 Fev 2010, 14:37

Eu tinha o mesmo problema, tinha uma b1250 e tenho 1.91m

Mande endurecer a suspensão dianteira.....vai melhorar mas 100% não vai ficar mesmo.

Pra ajudar ainda mais, instale um amortecedor de direção
Marcelo BK
Marcelo BK
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 15/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Berlindo Qua 10 Fev 2010, 15:28

Se fosse vc, dava uma nova pesquisada pq aqui mesmo no fórum tem várias dicas, talvez em um único tópico. Tem também da regulagem do retorno, basta procurar e ler.

Não é normal, tem várias coisas pra verificar e recomendo checar todos os itens.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Ulba Qua 10 Fev 2010, 16:17

Cara, deve ser pelo fato de ser Naked. A minha é S e não shimma nem a 250Km/h...

Eu sentia o shimmy nas curvas e aumentei a precarga nas Bengalas e na susp traseira.

Meu ajuste está assim - nivel 2 na frente e nivel 6 na susp traseira. Acho que pro meu peso e altura (1,82/90Kg) estão ótimos. Sinto elam muito mais no chão e esperta nas curvas... em compensação a buraqueira está me castigando Sad

Abs

Ulba
Ulba
Ulba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 31/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Biondi Qua 10 Fev 2010, 17:29

E ai Rider, blz?
Cara no último passeio para Morungaba voltando pela Anhaguera a minha B12/ 97, começou com a mesma frescura, e fui obrigado a voltar a uns 140. Após chegar toda suspensão, vi que o cavalete central estava totalmente solto e os parafusos estavam case caindo. Após o aperto fiz um pequeno teste no inicio da Fernão Dias e aparentemente zerou o problema.
Biondi
Biondi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 02/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Rider.b1250 Qui 11 Fev 2010, 15:34

Fala pessoal, muito obrigado pelo retorno de vcs...

... pelo q percebi, essa eh uma característica da Bandit, ela eh uma moto meio turing meio speed, ela nao se decidiu, motor para andar como speed mas suspensao para andar como touring, mas enfim, quem quiser velocidade maior que 200km/h eh melhor ir atraz de uma speed ou preparar a moto.

Eu tive uma B6 que o antigo proprietário fez algumas modificacoes na suspensão dela, alterou o oleo das bengalas, colocou um amortecedor da GSX1100 com reservatorio a gas na balanca, enfim, pre parou ela pra essa instabilidade, e pelo visto preciso fazer isso na minha.

Como a minha moto eh praticamente zero, esta com 1300KM, vou tentar ajustar as suspensoes e testar, assim q eu tiver no processo eu vou postando para compartinhar com vcs.

Bom, acho q se tudo isso nao der certo, SALVE AMORTECEDOR DE DIRECAO heheheheh

Obrigadao pela ajuda de todos, vamos nos falando....

Abs

Rider.b1250
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 03/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Helio Muto Qui 11 Fev 2010, 16:18

Caro amigo,

Eu tenho uma B12N 07 com 6mil km e fui até 210 km/h (até onde deu coragem!!! e acompanhando uma Santa Fé!!!!) e não tive nenhum problema. Ela tinha acabado de sair da revisão e fui dar uma esticada na Bandeirantes. E posso dizer que estava apenas com jaqueta apropriada, sem macacão. O meu peso é semelhante ao seu, apesar da menor estatura, mas deve ser algum problema de regulagem mesmo, como os outros já comentaram.

Abraços e boa sorte
Helio Muto
Helio Muto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Berlindo Qui 11 Fev 2010, 22:24

Vou de jaqueta de cordura até 220~230 sem balançar. Mas não conta pra ninguém não...rs
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Fox RS Sex 12 Fev 2010, 03:06

tu-barao escreveu:Nas Bandits você só consegue regular a pré-carga da mola nas 2 suspensões.
Fala tu-barao, beleza?

Não sei quanto às antigas mas as novas Bandits, além do ajuste de pré-carga na dianteira e traseira, ainda existe a regulagem da força de retorno da suspensão traseira.


Rider.b1250 escreveu:Fala pessoal, muito obrigado pelo retorno de vcs...

... pelo q percebi, essa eh uma característica da Bandit, ela eh uma moto meio turing meio speed, ela nao se decidiu, motor para andar como speed mas suspensao para andar como touring, mas enfim, quem quiser velocidade maior que 200km/h eh melhor ir atraz de uma speed ou preparar a moto.

Eu tive uma B6 que o antigo proprietário fez algumas modificacoes na suspensão dela, alterou o oleo das bengalas, colocou um amortecedor da GSX1100 com reservatorio a gas na balanca, enfim, pre parou ela pra essa instabilidade, e pelo visto preciso fazer isso na minha.

Como a minha moto eh praticamente zero, esta com 1300KM, vou tentar ajustar as suspensoes e testar, assim q eu tiver no processo eu vou postando para compartinhar com vcs.

Bom, acho q se tudo isso nao der certo, SALVE AMORTECEDOR DE DIRECAO heheheheh

Obrigadao pela ajuda de todos, vamos nos falando....

Abs
Fala Rider!

Cara, sinceramente acho que não é normal a sua moto chimmar a 180Km/h mesmo ela sendo naked. Oscilações devido ao vento é uma coisa, mas chimmy é outra bem diferente.
Minha sugestão, ainda mais a sua moto sendo nova, é que você leve até uma concessionária, explique o problema e peça para eles fazerem uma revisão completa na suspensão, balanceamento de rodas e mais uma vez um reaperto completo da moto, certamente você já deva ter realizado a revisão dos 1000Km e esse procedimento é realizado nessa revisão mas mesmo assim peça para verificarem.

Grande abraço e boa sorte com a solução desse inconveniente!
Fox RS
Fox RS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 07/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Mendão Sáb 13 Fev 2010, 19:16

Rider... Pode ser balanceamento, folga na mesa, pressão do pneu, pneu com problema , etc etc etc . Uma coisa é certa ... nao é para ela estar agindo assim com essa velocidade principalmente sendo uma moto zerada !
Leve na autorizada e converse com o mecânico. Sua moto ainda está na garantia !
Shimmy é uma trepidação ... é isso que vc sente quando está em alta velocidade? Nao é instabilidade , frente leve ?

Eu tenho uma B12 e morria de medo quando chegava nessa velocidade ... mas nao era shimmy. A frente ficava leve demais e eu sentia a moto instavel demais.
Mendão
Mendão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 05/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Convidad Dom 14 Fev 2010, 11:26

Fox RS escreveu:
tu-barao escreveu:Nas Bandits você só consegue regular a pré-carga da mola nas 2 suspensões.
Fala tu-barao, beleza?

Não sei quanto às antigas mas as novas Bandits, além do ajuste de pré-carga na dianteira e traseira, ainda existe a regulagem da força de retorno da suspensão traseira.


Rider.b1250 escreveu:Fala pessoal, muito obrigado pelo retorno de vcs...

... pelo q percebi, essa eh uma característica da Bandit, ela eh uma moto meio turing meio speed, ela nao se decidiu, motor para andar como speed mas suspensao para andar como touring, mas enfim, quem quiser velocidade maior que 200km/h eh melhor ir atraz de uma speed ou preparar a moto.

Eu tive uma B6 que o antigo proprietário fez algumas modificacoes na suspensão dela, alterou o oleo das bengalas, colocou um amortecedor da GSX1100 com reservatorio a gas na balanca, enfim, pre parou ela pra essa instabilidade, e pelo visto preciso fazer isso na minha.

Como a minha moto eh praticamente zero, esta com 1300KM, vou tentar ajustar as suspensoes e testar, assim q eu tiver no processo eu vou postando para compartinhar com vcs.

Bom, acho q se tudo isso nao der certo, SALVE AMORTECEDOR DE DIRECAO heheheheh

Obrigadao pela ajuda de todos, vamos nos falando....

Abs
Fala Rider!

Cara, sinceramente acho que não é normal a sua moto chimmar a 180Km/h mesmo ela sendo naked. Oscilações devido ao vento é uma coisa, mas chimmy é outra bem diferente.
Minha sugestão, ainda mais a sua moto sendo nova, é que você leve até uma concessionária, explique o problema e peça para eles fazerem uma revisão completa na suspensão, balanceamento de rodas e mais uma vez um reaperto completo da moto, certamente você já deva ter realizado a revisão dos 1000Km e esse procedimento é realizado nessa revisão mas mesmo assim peça para verificarem.

Grande abraço e boa sorte com a solução desse inconveniente!

Pois é , eu não sabia disso...eu não observei a nova em detalhes..

Mas shimmy em reta nem a 250km/h é normal ....hehe

As minhas B12 voavam, dava VDO na 2005 e isso nunca aconteceu. Só em curvas com asfalto irregular....daí dava até medo...hehehehe

Boa sorte com a menina ...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Biondi Dom 14 Fev 2010, 11:56

E ai Rider
como já havia lhe dito estava com problema semelhante, e o aperto do cavalete central como postei anteriormente so resolveu parcialmente, já que a vibração ainda continuou, com menor intensidade, sendo que segui o conselho do nosso amigo tubarão e verifiquei a caixa de direção que estava com folga. Após o ajuste cheguei a 230 km/h com ela que só apresentou a aquela vibração normal da moto em alta.
Vale a pena dar uma olhada.
Biondi
Biondi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 02/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Ajuda Chimmy na B1250....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos