Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando um pneu tem que ser trocado?

+7
Berlindo
ari
Carlos Mello
festeves
danilo.marcelo
Carlos - Bandit
Jonathan
11 participantes

Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jonathan Dom 08 Nov 2009, 16:06

Já sei, vão dizer que já tem tópicos para esse assunto, mas procurando nos outros não vi nada sobre isso.
É o seguinte, todo mundo diz que a hora de trocar o pneu sem perder segurança é quando a banda de rodagem chegar ao TWI, mas a lateral do pneu da minha B650N I.E está 0km, mas o meio tá quase liso. Ou seja, o TWI não mostra o como pode ficar o meio do pneu quando ele tá quadrado. Meu pneu é o original dela ainda, alguém pode me ajudar a saber quando está na hora de trocar? A moto está com 9.000km rodados.
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Carlos - Bandit Dom 08 Nov 2009, 16:42

Eu não sei em relação à motos, mas com carros o limite é 1mm de profundidade que o sulco deve possuir.
Visto que o seu pneu já está desgastado demasiamente na banda de rodagem, acredito que seria interessante troca-lo, pois em caso de chuva ele pode não transmitir segurança.
Carlos - Bandit
Carlos - Bandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 03/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jonathan Dom 08 Nov 2009, 16:45

o manual da moto indica que o sulco do pneu traseiro não deve ficar menor do que 2mm e 1,6 para o dianteiro.
O dianteiro da minha está em condições razoáveis, mas o traseiro... é esse que tenho dúvidas se realmente está na hora de trocar.
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por danilo.marcelo Dom 08 Nov 2009, 16:46

Ué, a marca do TWI no meu pneu fica no meio dele, e não na lateral.
danilo.marcelo
danilo.marcelo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jonathan Dom 08 Nov 2009, 16:55

então não estou sabendo achar, só vejo a marca na lateral do pneu.
Qual é o seu pneu?
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jonathan Dom 08 Nov 2009, 17:01

Ok. Olhando para o Battlax 020, original da bandit, o que seria o TWI no meio do pneu, pq só vejo as setinhas na lateral do pneu, no meio n vi nada indicando. A não se uns sulcos que não vão de um lado ao outro do pneu, pois têm um lugar no meio do pneu em que o sulco é interrompido. Seria isso o TWI?
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por danilo.marcelo Dom 08 Nov 2009, 17:16

O TWI é um pequeno pedaço de borracha q fica dentro do sulco. É como se fosse um degrau, entendeu?
As setas na lateral do pneu é só pra vc saber a direção de onde está o TWI, que vai estar no meio do pneu. A seta não é o TWI propriamente dito.
danilo.marcelo
danilo.marcelo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jonathan Dom 08 Nov 2009, 17:20

ok, valeu.
Mas é um pedaço de borracha mesmo dentro do sulco, não são akelas falhas de acabamento q deixam umas tiras bem fininhas de borracha não, né?
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por danilo.marcelo Dom 08 Nov 2009, 17:24

Não, é o pedaço de borracha q tá dentro do sulco.
A idéia daquilo é simples: quando a banda de rodagem do pneu chegar naquele nível do TWI, é que o pneu acabou.
danilo.marcelo
danilo.marcelo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jonathan Dom 08 Nov 2009, 17:25

Então o meu pneu já era!

Valeu, vou providenciar a troca, já tou de olho no PR2, encontro o mesmo instalado por 660 R$ aqui em João Pessoa.

Obrigado.
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por danilo.marcelo Dom 08 Nov 2009, 17:27

Valeu cara, e boa sorte!
danilo.marcelo
danilo.marcelo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por festeves Dom 08 Nov 2009, 17:39

Lembro quando perguntaram isto em outro forum, um infame respondeu:


" quando estiver careca..."

:p


O TWI é a indicação para esta situação.
Também deve-se trocar no caso de remendos, borracha ressecada e bolhas...

festeves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 02/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Carlos Mello Dom 08 Nov 2009, 18:12

Ok JONATHAN acho que vc entendeu as explicações caso tenha dúvida vá a uma loja e conversando com o vededor ele vai te mostrar, e toda vez que tiver dúvidas estamos aqui para tirarmos, aqui temos Doutores Categraticos não por diplomas mais sim por esperiências em varios seguimentos do motociclismo, A GALERA AQUI É DEZ.........................
Carlos Mello
Carlos Mello
Participante
Participante

Masculino
Idade : 68
Data de inscrição : 09/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jonathan Dom 08 Nov 2009, 18:25

Valeu, Calos.
É bom estar sempre apreendendo com quem tem experiência.
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por ari Dom 08 Nov 2009, 21:48

Algumas imagens para exemplificar a marcação TWI.

Aqui a marca TWI da lateral do pneu. Indica apenas a área na banda de rodagem que se encontra o indicador de limite de uso:
Quando um pneu tem que ser trocado? 04-pneu-moto_grande

A marcação TWI da lateral e o indicador na banda de rodagem (circulo vermelho):
Quando um pneu tem que ser trocado? 03-pneu-moto_grande

O exemplo em um pneu de carro:
Quando um pneu tem que ser trocado? Pneus7-MarcaoTWI

_________________
Abs,


Ari


Quando um pneu tem que ser trocado? Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Berlindo Dom 08 Nov 2009, 22:29

TWI de moto é igual esse do carro, tem em toda a faixa do pneu, em diferentes posições dentro dos sulcos da banda toda.

Olhando na lateral do pneu verá a indição do local.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Helio Muto Seg 09 Nov 2009, 19:08

Eu acabei postando uma pergunta e ví q vc tá fazendo quase a mesma pergunta que eu fiz. O meu pneu é original e tá quadrado tbém. É inseguro ou dá pra rodar um pouco +, visto que trocar os dois dá R$ 1.400,00, e não to podendo tão já.

O km do meu tá 5.800 km. Qto guenta um pneu desses?

Abraços.

Helio
Helio Muto
Helio Muto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por gandarez Seg 09 Nov 2009, 19:16

Helio Muto escreveu:.. visto que trocar os dois dá R$ 1.400,00, e não to podendo tão já.

O km do meu tá 5.800 km. Qto guenta um pneu desses?

Abraços.

Helio

Um pneu normalmente vai até uns 12.000km, procura a casa fernandes de pneus aqui em São Paulo que você paga R$ 1.200,00 no par.
gandarez
gandarez
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/11/2008

http://www.gandarez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jefferson Seg 09 Nov 2009, 19:19

É inseguro e dá multa, a durabilidade depende muito da sua tocada, mas o da frente costuma durar uns 3 traseiros comigo.
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Helio Muto Seg 09 Nov 2009, 19:30

gandarez escreveu:
Helio Muto escreveu:.. visto que trocar os dois dá R$ 1.400,00, e não to podendo tão já.

O km do meu tá 5.800 km. Qto guenta um pneu desses?

Abraços.

Helio

Um pneu normalmente vai até uns 12.000km, procura a casa fernandes de pneus aqui em São Paulo que você paga R$ 1.200,00 no par.

Então. O pneu tá bom, só tá quadrado.
Helio Muto
Helio Muto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jonathan Seg 09 Nov 2009, 19:47

O meu traseiro durou 9.000km. Vou trocá-lo, pois no meio já está gastando o TWI, já nas laterais o pneu está 0km. Só que quando a gente freia numa emergência geralmente é linha reta e é a parte careca que estarei usando.

Sou leve, 70kg, tb não ando esguelando a moto. Acho que meu pneu tá acabando rápido pq o clima daqui é quente e fiz uma viagem por sertão debaixo do solzão. O pneu foi gasto quase que completamente na estrada e sempre no horário de sol forte.
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jefferson Seg 09 Nov 2009, 20:21

Viagem realmente deixa o pneu quadrado.
Mas o dianteiro era pra durar bem mais que o traseiro
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Lucchesi Seg 09 Nov 2009, 20:29

Jefferson, não existe regra para isso !!! depende da tocada, do pneu e das condições da pista.
A B65 08/08 (a minha) sairam com os BT020 atraz e BT014 na frente, e como o 014 é mais mole que o 020, a tendência é acabar primeiro. Eu ando todo dia na cidade e nos FDS eu vou fazer umas curvas... meus pneus não ficam quadrados !!! eu como as beiras na estrada, o dianteiro já foi, e o trazeiro ainda dura um pouco mais.
Portanto, eu acho que 3 dianteiros pra 1 trazeiro, ninca vai ser o meu caso...
Abraxx
Lucchesi
Lucchesi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 28/01/2009

http://www.batbr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jefferson Seg 09 Nov 2009, 20:34

O dianteiro acabou antes do traseiro?? isso eu nunca ví.
Mas se ele fez uma viagem longa, sem muitas curvas a tendência é o pneu ficar quadrado, o seu não fica pq vc vai atrás das curvas e com certeza na curva "come" mais do que na reta por estar forçando mais.
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Jonathan Ter 10 Nov 2009, 13:14

O meu traseiro durou 9.000km. Vou trocá-lo, pois no meio já está gastando o TWI, já nas laterais o pneu está 0km. Só que quando a gente freia numa emergência geralmente é linha reta e é a parte careca que estarei usando.
Acho que me expressei mal.
Eu quis dizer que o meu pneu traseiro acabou agora com 9.000km, o dianteiro tá meia vida ainda.
Jonathan
Jonathan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um pneu tem que ser trocado? Empty Re: Quando um pneu tem que ser trocado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos