Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Habilitação japonesa

+8
Folco
Admin
JoHnny
MCilas
Franco
BlackBandit
ari
Predator
12 participantes

Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Habilitação japonesa

Mensagem por Predator Qui 07 Fev 2008, 02:02

Atendendo o pedido do Folco e do Heinatz, segue um resumo do processo:
Os exames são divididos em 3 categorias:

Até 50cc (feito com scooters);
Até 400cc (CB400);
Acima de 401cc (CB750).
Como ja tinha habilitação no Brasil, não precisei fazer o teórico (100 questões, mínimo de 90% de acerto.), apenas exame de vista e prático.
Exame prático - Percurso em pista mesclado com o teste de habilidade simulando todas as condições de rua, sinalização, rampa, passagem de nível, mudança de pista, obstáculo na pista e tráfego (os exames de carro e caminhões sao feitos ao mesmo tempo; havendo muitas pessoas p/ moto no dia, 2 ou 3 motos ao mesmo tempo.). Para todas as conversões, é necessário olhar para os dois lados antes de avançar.

O exame é feito pelo departamento de polícia. Logo, os examinadores são policiais. (Lembrando que não existe suborno aqui.)
O sistema é por pontos, cada falta é penalizada com a perda dos mesmos. Início - Aguardar na fila; ao ser chamado, o candidato deve estar obrigatoriamente com luvas, botas, capacete e manga comprida. Se não estiver trajando estes acessórios, não faz a prova.
Antes de subir na moto (estará estacionada junto ao meio-fio, desengatada e desligada), o candidato deve olhar para os dois lados verificando o tráfego; subir na moto, recolher o pezinho, verificar os dois retrovisores, dar a partida, engatar a 1º, ligar a seta, olhar para trás verificando o tráfego, olhar no retrovisor e depois sair.

Habilidade
5 cones - Para 400cc, passar pelos cones em no máximo 7 segundos; para 401cc acima, 5 segundos.
Trilho - Aproximadamente 20cm de largura, 5 cm de altura, uns 10 metros de comprimento. Subir em 1º marcha, permanecer o maior tempo possível. Para 400cc, mínimo 7 segundos; 401cc acima, 10 segundos. Sinalizar e olhar p/ o lado antes de descer.
Curvas
L - Seqüência de curvas em L (esquerda,direita,esquerda ou vice-versa) em trecho limitado por cones, aprox. 1 metro de largura. Não pode-se tocar os cones.
S - Seqüência de curvas em S (mesmo esquema das curvas em L).
Frenagem - Em trecho de reta, atingir 45km/h ou mais; no fim da reta, frear dentro do espaço (uns 10 metros) delimitado por cones. Se travar a roda, candidato eliminado.
Piso irregular - Somente para 401cc acima. Trecho de uns 5 metros com "costela de vaca", passar pelo trecho em pé na moto e o mais lento possível, mínimo 10 segundos.

Você perde pontos se:
Não executar os procedimentos antes de sair com a moto;
Não estiver com a coluna reta durante o percurso;
Estiver com os pés e/ou pernas "abertos" durante o percurso;
Não virar a cabeça para os lados ao fazer a verificação em conversões;
Pilotar com a mão no freio ou embreagem durante o percurso;
Manter o pé esquerdo embaixo do câmbio durante o percurso;
Demonstrar insegurança durante o percurso.

Ao finalizar o percurso, estacionar a moto exatamente no local onde estava estacionada, desengatar, desligar, puxar o pezinho e verificar pelo retrovisor e olhando para trás antes de descer da moto.
O percurso todo é monitorado pelos policiais do alto de uma torre, com binóculos, câmeras e sensores espalhados na pista. As motos sao adaptadas com várias lâmpadas de sinalização, que indicam o momento em que o candidato aciona os freios, embreagem, ponto morto, troca de marchas, etc. Após conseguir a habilitação (NINGUÉM passa na primeira tentativa), você não pode carregar garupa durante um ano; em estradas expressas, não pode carregar garupa por 3 anos sob pena de perder a bendita.
Quem possui habilitação para carro, pode pilotar motos até 50cc.
Você pode sim tirar habilitação para motos acima de 401cc sem ter a de 400 (em outras províncias, aqui não), porém segundo as informações que peguei lá dentro do centro de trânsito (aqui em Hamamatsu), haviam pessoas na 18ª tentativa e ainda estava longe de conseguir (em cada tentativa paga-se uma taxa de aprox. R$63.00)... por isso a grande maioria prefere fazer em duas etapas, tira uma e depois outra, uma vez que o processo é rigoroso e perante os olhos da polícia aqui, tendo experiência em outra categoria fica mais fácil p/ motos acima de 401cc.
Existem pequenas diferenças entre um estado e outro, mas basicamente é isso...
Algumas auto-escolas japonesas com pista própria são credenciadas a fornecer habilitação para os alunos, neste caso existe uma carga horária a ser cumprida (17hrs.), é feito o mesmo exame porém na pista da auto-escola. Pelo que ouvi dizer é um pouco mais "relax", mas reprova do mesmo jeito e custa em torno de R$3.000...Habilitação japonesa Bag

Mapa da pista (só consegui esse, falta um pedaço onde estão os cones, trilhos, curvas em L e S, "costela de vaca", rampa, etc.)
O percurso traçado é para carros, não tenho o de motos. Parece simples, MAS... desde o ano passado existem para carros 4 percursos diferentes e para motos 2 , que devem ser memorizados antes da prova, pq só é avisado qual o percurso a ser executado na hora da prova.
Habilitação japonesa Testcoursea
Habilitação japonesa Bike_02

Só por curiosidade, já viram a frota de carros de uma auto-escola no Japão? Hehehe, nessa aqui são 50 carros, vejam AQUI...

Abraços!
Predator
Predator
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Convidad Qui 07 Fev 2008, 02:15

Muito bom o topico Predador, é exatamente isso, só esqueceu de dizer que perde ponto também se não regular os espelhos retrovisores antes de sair e colocar o pé direito no chão quando parar nas esquinas, queimar as faixas nos cruzamentos(os losangulos) e varias outras coisinhas. Se sair fora da rampa, cair, ou errar o percurso é reprovado na hora.
Reprovei 5 vezes. E a maioria lá não passava após várias e várias provas. São bem rigidos.

Abraços

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por ari Qui 07 Fev 2008, 06:16

Resumindo. Tem que saber andar BEM de moto!!!!!!!!!!

Muitos anos atras li uma reportagem sobre o teste para habilitação, mas tinham mais 2 teste:
- frenagem em pista molhada;
- levantar uma moto deitada no chão;

Predator, sabe de alguma coisa sobre isso????

_________________
Abs,


Ari


Habilitação japonesa Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por BlackBandit Qui 07 Fev 2008, 06:58

PQP!!! Eu talvez vá andar assim de moto daqui a uns 5 anos... é foda, mas é o certo!! Aqui no brasa é só um "rolé" ou uns 500 reaus Rolling Eyes

Abs
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Franco Qui 07 Fev 2008, 07:53

putz!! acho que 90% aqui no BR nao passaria neste teste!

_________________
Franco
GS/B6/GS/B1250
Franco
Franco
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Predator Qui 07 Fev 2008, 08:21

Evandro SP, isso mesmo! É que é muita coisa p/ lembrar,rs...
Ari, até algum tempo atrás o condutor deveria deitar e levantar a moto em certa parte do exame, porém hoje em dia já não é mais necessário; já essa parte sobre frenagem em pista molhada nunca ouvi falar...
Por isso sempre falo que no Brasil aprende-se somente a passar no exame, aprender a pilotar é outra coisa...
Predator
Predator
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por MCilas Qui 07 Fev 2008, 08:30

caracas ! aqui não ia ter moto andando na rua ! rs

obrigado pelas informações Predator !

_________________
Marcello Cilas

MCilas
Admin
Admin

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 08/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Convidado Qui 07 Fev 2008, 08:55

Por isso que no Japão eu andava sem carteira, hehehe.

Na prova de carro, por incrível que se pareça, passei na 2ª vez, tirando carteira "Manual", e sem fazer auto-escola.

Mas moto, quando procurei me informar, desisti. E por ser negão, japonês acha que é americano. E americano não precisa tirar carteira no Japão, usa a dos Eua mesmo. Os keisatsu (policiais) me viam e achavam que eu era americano, e eu sempre cumprimentava quando parava do lado, em inglês, é claro, hehehe.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Admin Qui 07 Fev 2008, 09:47

Show de bola o topico ta ai uma solução pros acidentes causados pelos novatos.

_________________
Habilitação japonesa Banner
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/12/2007

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por JoHnny Qui 07 Fev 2008, 10:00

Isso sim é teste de habilitação, como nós brincamos com as mulheres, nossos exames são para tirar porte de arma e não habilitação!

Acho que se existisse isso no Brasil não ia ter quase ninguem na rua!
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Admin Qui 07 Fev 2008, 10:19

Bom ia ter prq aqui tudo se corrompe...

Agora que motoboy deveria ter pelo menos uns 3 anos de habilitacao isso deveria..

_________________
Habilitação japonesa Banner
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/12/2007

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Convidad Qui 07 Fev 2008, 10:38

Acho que esta metodologia deveria ser implementada aqui , para que só tivéssemos pessoas que realmente sabel pilotar uma moto com direitos para tal. E quem não soubesse ficaria na vontade mesmo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Convidad Qui 07 Fev 2008, 11:45

caraca.. nem eu passava.. hehehe

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Folco Qui 07 Fev 2008, 12:10

Noooosssa que muito louco. Parabens pelo topico. Matou a minha curiosidade. Uma pena que isso nao vem para caiou melhore ao ponto de (Brasil). Velho, show essas informaçoes. As vezes, ta vontade de cataloga-la e entregar para aqueles que descriminam agente e fazer um comparativo com aqui, assim percebam as grandes deferenças de educacao e respeito. Valeu mesmo... Wink
Folco
Folco
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Wellington Qui 07 Fev 2008, 13:05

Incrível esse exame, aqui no DF o teste é bem rápido e fácil, e tem gente que reprova.
Desse jeito só quem gosta muito de motos vai tentar. Se fosse aplicado um rigor assim no Brasil, teriamos poucos motociclistas habilitados. Outra ponto interessante, é não poder levar garupa durante um certo tempo, tem que ter muita prática antes de colocar alguém na garupa. Ao meno isso poderia ser implementado no Brasil de imediato, achei uma boa idéia. Seria melhor que proibir a garupa como alguns querem.

Valeu!!!
Wellington
Wellington
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 12/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por edgar Qui 07 Fev 2008, 15:41

facinho !!!!!!!!!!!

aki no brasil seria bem facil.... era so negociar antes nos centros de formaçao d condutores e pronto !!!!! hehehehehhehe

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Habilitação japonesa Politicos Habilitação japonesa Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por eZ Qui 07 Fev 2008, 23:03

Parece com o exame daki kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

_________________
Born to be wild!!! eZly walking!!!!
http://www.ezly.com.br
eZ
eZ
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/12/2007

http://www.ezly.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Convidad Sex 08 Fev 2008, 09:17

Ari e predator,

Na provincia que eu estava era preciso levantar a moto do deitada do chão somente pra quem tirava carta de moto, pra quem fosse só transferir não.

E um detalhe, eu vi um instrutor levantar uma CB400 superfour super facil, parecia que ele estava levantando uma bicicleta. Segundo um japones que estava do meu lado, tem um jeito certo de levantar que eles ensinam na auto escola, que faz o peso ficar reduzido, tentei saber mais, mas ele nem sabia ao certo tambem.

Abraços

Abraços

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Folco Sex 08 Fev 2008, 09:39

Veios, eu acho que eu nao consigo levantar nem uma 250, imagina uma 600 ou 1000. Fudeu, reprovado no levantamento de peso. Sad
Folco
Folco
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por JoHnny Sex 08 Fev 2008, 09:54

Folco escreveu:Veios, eu acho que eu nao consigo levantar nem uma 250, imagina uma 600 ou 1000. Fudeu, reprovado no levantamento de peso. Sad

Levanta sim cara...
Eu que sou magrelo levantei minha GS, uma XLX e a Falcon que foi do meu pai!
É como o evandro disse, tem o jeito certo, o lugar certo pra segurar e fazer força... por exemplo uma vez eu deixei a minha Ex-XLX250R tombar na garagem... nossa foi um sacrifício levantar, até porque não sabia onde pegar...
Depois eu deixei ela tombar de novo! huahuahauhauhauh (coisa de muleke novo, fracote e sem experiência) e na segunda vez por incrivel que parece foi mais fácil levanta-lá, não lembro onde eu puxei e tals mas foi mais fácil!

P.S.: Com exceção de uma pequena "mordidinha" na Manopla mais nada aconteceu com ela... se fosse a GS, ai ai não quero nem pensar Exclamation
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Convidado Sex 08 Fev 2008, 10:01

Levantar 600 ou 1000 cc nova é mole...rs.

Uma vez, com minha ex 7 Galo, eu tava de sapato, e a sola escorregou, a moto não chegou a cair, mas foi deitando até encostar no chão, e eu tentando voltar. P/ levantar a criança, quase borrei as calças, de tanta força que fiz. É claro que deve ter um macete (assim como pôr no descanso central), mas eu não sabia, tinha acabado de comprar...foi fod....

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Alan Delon Sex 08 Fev 2008, 10:46

hehehehe, aqui com 500 contos vc nao precisa nem fazer aula.
Alan Delon
Alan Delon
Participante
Participante

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Folco Sáb 09 Fev 2008, 08:40

Alan Delon escreveu:hehehehe, aqui com 500 contos vc nao precisa nem fazer aula.

Caracas, nao deixa de ser uma oportunidade de negócio. Imagina voce de olha nos caras com moto no chao e voce oferecer esse serviço? Kkkkkk... Alan Delon, tome jeito e juizo mano. Rs....rs What a Face
Folco
Folco
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Habilitação japonesa Empty Re: Habilitação japonesa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos