Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R

3 participantes

Ir para baixo

Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R Empty Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R

Mensagem por julianoduarte Qui 11 Fev 2021, 00:24

Boa noite pessoal!
Recentemente peguei uma RF 600R ano 95 e estou tendo bastante dificuldade em achar a regulagem ideal dos carburadores. Fiz a troca de todos os gicleur por gicleur da marca fuelcarb nas medidas originais, troquei os orings dos parafusos da mistura por novos, fiz a limpeza geral do carburador usando car80 e depois soprando com ar do compressor. Deixei de preset 2 e 1/2 voltas no parafuso da mistura, alturas das agulhas do pistonete na ranhura do meio (preset), conferi altura das boias e vedação das agulhas de boias. Dito isso, monto os carburadores na moto, coloco a caixa de ar, puxo afogador e dou a partida. A moto funciona conforme manda o figurino puxando o afogador e dosando o afogador até ela ficar em torno de 2 mil rpm, então vou rosqueando sentido horário o parafuso da lenta até que ele deveria sobrepor a rotação do motor utilizando o afogador, para então eu pode voltar o afogador e realiza a regulagem da lenta pelo parafuso da lenta, ou seja, parafuso que movimenta a roldana do acelerador. Ocorre que quando eu giro o parafuso da lenta, a moto demora reagir e quando reage, simplesmente sobrepõe o giro do motor com afogador muito bruscamente, indo na casa dos 6 mil rpm, então começo a girar o parafuso da mistura sentido anti-horário para desacelerar a lenta e então o motor vem desacelerando devagar até os 3 mil rpm e mesmo parando de rodar o parafuso no sentido anti-horário, o motor continua caindo o giro e morre. Cheguei colocar até 6 voltas completas nos parafusos da mistura, claro que sempre subindo de meia em meia volta para teste, a moto nunca oscila, mas sempre tem o bendito sintoma descrito acima, mas com as 6 voltas ela segurou a lenta na casa dos 1000 rpm perfeita, sem ter que usar afogador, porém, quando eu dou uma acelerada, ela para acelerada, não caindo o giro, ficando na faixa dos 6 mil giros e algumas vezes quando vou um acelerada rápida ela cai aceleração, porém costuma morrer. O motor foi recém feito, usando peças originais e sincronismo está correto, velas novas, cachimbos novos, apenas os coletores não são novos. Alguém já viu sintomas parecido com isso? A lenta correta da 600 conforme o manual é de 1300 a 1400 rpm, porém se eu rosquear o parafuso da penta para ela ficar acima de 1000 rpm, a moto simplesmente acelera de uma vez e vai lá para os ditos 6000 rpm. Se alguém puder dar informação que possa ajudar, ficarei muito grato.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Vandão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R Empty Re: Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R

Mensagem por Sergio_Rocha Sex 12 Fev 2021, 09:34

Bom dia,

Não sou jedi de carburação, mas pelos sintomas, está aparecendo entra de ar falsa, confere esses coletores talvez tem rachadura que só aparece com o calor do motor, e checa os cabos de acelerador e afogador se estão livres, dê uma verificada no diafragma e pistonete, as vezes ele está agarrando dentro do carburador.

Regra simples da mistura de ar, pelo menos que já aconteceu comigo + Ar (Mistura Pobre) mais acelerado fica - Ar (Mistura Rica) menos acelerado, se acertar o ponto da mistura e ficar acelerado ou é pistonete preso ou entrada de ar falsa.

Esse é meu palpite, não sou mecânico, só curioso e observador.

Sergio_Rocha
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 02/02/2021

julianoduarte e Vandão gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R Empty Re: Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R

Mensagem por julianoduarte Dom 14 Fev 2021, 02:19

Sergio_Rocha escreveu:Bom dia,

Não sou jedi de carburação, mas pelos sintomas, está aparecendo entra de ar falsa, confere esses coletores talvez tem rachadura que só aparece com o calor do motor, e checa os cabos de acelerador e afogador se estão livres, dê uma verificada no diafragma e pistonete, as vezes ele está agarrando dentro do carburador.

Regra simples da mistura de ar, pelo menos que já aconteceu comigo + Ar (Mistura Pobre) mais acelerado fica - Ar (Mistura Rica) menos acelerado, se acertar o ponto da mistura e ficar acelerado ou é pistonete preso ou entrada de ar falsa.

Esse é meu palpite, não sou mecânico, só curioso e observador.


Obrigado pela resposta.

Então, troquei os coletores, estavam mesmo dando entrada falsa de ar, fiz o teste usando gás e era só jogar nos coletores que o motor respondia. Troquei parafusos da mistura por novos com orings novos, no manual de serviço diz para colocar uma volta e meia de preset, porém a moto simplesmente não segura lenta, então fui subindo até chegar em quatro voltas e meia, entretanto, se eu girar o parafuso da lenta para que a lenta fique acima de 1000 giros, simplesmente quando acelero ela torna a ficar acelerada e conforme giro o parafuso da lenta para reduzir ela vem reduzindo a rotação. Outro ponto estranho, é que só consegui deixar uma lenta boa, com a regulagem do cabo do afogador um pouco puxado. Eu particularmente sempre regulei carburadores da Bandit 1200 sem precisar usar absolutamente nada do afogador, podia retirar o cabo dele que a moto funcionava perfeitamente, sem problema algum. Agora a moto não entrada falsa de ar nos coletores, mas continua tendo um sintoma similar a uma entrada falsa de ar. Outra coisa que percebi, é que quando deixo as agulhas na regulagem mínima de altura, ou seja, mais baixas possível, o sintoma dela embolar quando vou arrancar com ela, é quase que nulo. Com ela no neutro, ela sobe giro normalmente, posso dar mão até o talo que ela sobe de uma vez, mas quando engato a primeira e tento arrancar acelerando tudo, ela da uma engasgada, leva uns 3 segundos e depois arranca com a força comum do motor.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Vandão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R Empty Re: Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R

Mensagem por anjoliveira10 Seg 22 Fev 2021, 15:19

Tb não sou Jedi, sequer Padauã em carburação. Mas continuo no palpite de entrada falsa de ar, talvez pelos eixos das borboletas...pq se como vc disse, tudo foi limpo, trocado, regulado, só mesmo tendo alguma entrada falsa de ar para deixar a marcha lenta assim "inconstante"....

anjoliveira10
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 23/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R Empty Re: Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R

Mensagem por Sergio_Rocha Ter 23 Fev 2021, 09:54

Continuo também com o palpite de entrada de ar falsa.

Confere os cabos de acelerador, talvez estão estrangulados, e com o afogador puxado eles ficam maquiados. Filtro de Ar, dá uma olhada porque as vezes o filtro altera o acerto da moto, Ex K&N dizem que tem que fazer acerto pra ele. O problema de engasgo pode ser diafragma, mesmo novos, talvez na montagem eles dobram ou se desencaixam sem a gente perceber.

Eu começaria pelo preset original, volta e mais volta de mistura de ar não vai resolver a coisa, porque se existe um padrão de fabrica e a moto não foi mexida para exigir essa alteração, porque compensar algum defeito na regulagem? Meu ponto de vista.

Nas motos que eu tive eu checava a carburação pelo nariz, o cheiro que saí do escape, dali eu tinha noção o que está passando, cheiro de gasolina ou gasolina que não foi totalmente queimada, está faltando ar, moto sem cheiro de nada falta combustível. Sei que muito vão dizer que é noia minha, mas já tive moto com escape original e coyote, nenhum mecânico sequer olhava pra instrução da Roncar sobre a regulagem do carburador após a instalação, pra eles a moto ligou, acelerou e andou, tá otimo. Mas aí eu comecei a notar o cheiro de gasolina em minhas roupas e no cabelo da minha esposa, peguei a instrução da Roncar, fiz, batata, acabou o cheiro de combustível, a moto ficou mais forte e mais econômica que o original (Falcon 400 carburada, cidade 21 km/l e estrada 25 km/h a 90/100 por hora).

Sergio_Rocha
Participante
Participante

Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 02/02/2021

Vandão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R Empty Re: Dificuldade em acertar regulagem dos carburadores da RF 600R

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos