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Mensagem por [lê] SRAD em Ter 26 Maio 2015, 08:18

Bom dia amigos, aqui vou eu de novo com a saga do retificador de voltagem. Tenho uma SRAD 750 2009, ja foram trocados dois retificadores na garantia na época.
A moto chegou a zerar a bateria duas vezes ANDANDO. Quando levei na CC nada foi constatado (foram 3 CC´s diferentes e nunca ninguem achou nada de "errado").

Ontem fui fazer o seguinte teste depois de dar uma carga na bateria pois zerou de novo:

Liguei o multímetro, marcha lenta, ponto morto, a bateria recebe entre 14 e 14.5 V . Acelerando ate uns 4K tbm fica nessa faixa. Até aí achei que tudo estava OK.
Depois de alguns minutos, com a moto atingindo cerca de 90ºC, a carga caiu para 12.3, sem a ventoinha funcionar. Se ligava o farol alto caia para 11.9.

Seria normal essa queda ?

Não estou a fim de levar na CC mas comprar eu mesmo um retificador da Magnetron ou Regulatron e trocar em casa mesmo. Seria o caso ou algum outro teste
na CC seria mais indicado.

Lá se vão 5 anos e nunca me livrei desse problema com essa moto desde que tirei ela zero. Vira e mexe ela me deixa na mão.

Abraço a todos!
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Mensagem por Bellizzi em Ter 26 Maio 2015, 09:19

irmão,por sua leitura o retificador esta NORMAL! sua moto tem algum tipo de alarme ou rastreador? geralmente eles são os maiores vilões para roubo de corrente! como já postado aqui,coloquei um voltimetro digital em minha moto e as suas medidas são semelhantes a minha que esta normal! veja também o estado de sua bateria,verifique o tempo de vida que ela tem e a integridade de suas placas internas caso ela seja de manutenção!
boa sorte ai.
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Mensagem por [lê] SRAD em Ter 26 Maio 2015, 09:23

Vlw brother!

Estou com uma bateria Yuasa com menos de 1 ano, perfeito estado.
Tenho sim um rastreador da Positron , também pensei nele, mas será que ele rouba tanta corrente assim com a moto andando a ponto de parar ??

O que me deixou mais preocupado foi a queda na tensão de alimentação depois de um tempo.
Enfim vou tentar verificar isso. Vlw, grande abraço!
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Mensagem por Berlindo em Ter 26 Maio 2015, 09:42

11,9V com a moto ligada não tá certo não. No mínimo 12,3V, por aí.

Alguma dessas trocas foi conferido o estator?
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Mensagem por [lê] SRAD em Ter 26 Maio 2015, 10:31

Também to achando estranho. O estator foi conferido nas duas vezes que troquei o retificador, no 1º dia que peguei a moto e depois de 4 meses quando troquei o segundo.

Das outras vezes que a bateria arriou, sinceramente não sei se verificaram, mas deveriam né. Já viu como é CC.
O foda é que o Mecânico que eu confiava não está mais aqui em Limeira e estou com receio de levar nas duas
CC´s aqui de perto sem um diagnóstico mais preciso porque já viu né....

Vlw pela atenção brother! Abrass!!
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Mensagem por Berlindo em Ter 26 Maio 2015, 12:40

Cara mede vc com um multímetro.

Atrás do motor tem o conector dos 3 fios amarelos que vem da tampa do gerador. Desconecta alí e mede VAC voltagem alternada, entre pares. Em 5000 rpm deve dar por volta de 90 VAC. Depois com a moto desligada, mede resistência/condutância entre os polos em pares e entre cada um dos polos e a carcaça (motor). Entre eles não lembro, mas acho que é 0,2 ohms, tem em algum post de retificador aqui. Entre a carcaça deve ser zero, não ter condutância (ou 1 = infinito em resistência).

Com isso você já elimina a chance de ser o estator.

Fique esperto também com mal aterramento, veja o aterramento do motor e também se há zinabre no polo negativo da bateria. Outra coisa q vc pode ver é se depois de algum tempo de funcionamento, o retificador fica muito quente, a ponto de queimar a mão. É um mal sinal.
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Mensagem por david_primo em Ter 26 Maio 2015, 14:33

Boa tarde amigo, já tive um problema parecido em uma moto e era a ventoinha dura então quando chegava a uma certa temperatura e a ventoinha acionava puchava energia a mais pois estava meia travada.

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Mensagem por Bellizzi em Ter 26 Maio 2015, 15:44

Berlindo escreveu:11,9V com a moto ligada não tá certo não. No mínimo 12,3V, por aí.

Alguma dessas trocas foi conferido o estator?

Irmão,como falei anteriormente tenho um voltimetro instalado em minha moto,e ela em marcha lenta com o farol ALTO 60w ligado o meu voltimetro marca 11,9v.....e minha moto esta normal! sendo assim,acredito que a dele também esteja. anida sou da opnião de dar uma averiguada em seu alarme,ele na maioria dos casos é o causador desses problemas.....se puder,desligue-o e faça o teste!

boa sorte ai....
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Mensagem por Bellizzi em Ter 26 Maio 2015, 15:45

Berlindo escreveu:Cara mede vc com um multímetro.

Atrás do motor tem o conector dos 3 fios amarelos que vem da tampa do gerador. Desconecta alí e mede VAC voltagem alternada, entre pares. Em 5000 rpm deve dar por volta de 90 VAC. Depois com a moto desligada, mede resistência/condutância entre os polos em pares e entre cada um dos polos e a carcaça (motor). Entre eles não lembro, mas acho que é 0,2 ohms, tem em algum post de retificador aqui. Entre a carcaça deve ser zero, não ter condutância (ou 1 = infinito em resistência).

Com isso você já elimina a chance de ser o estator.

Fique esperto também com mal aterramento, veja o aterramento do motor e também se há zinabre no polo negativo da bateria. Outra coisa q vc pode ver é se depois de algum tempo de funcionamento, o retificador fica muito quente, a ponto de queimar a mão. É um mal sinal.

PERFEITO!!
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Mensagem por [lê] SRAD em Ter 26 Maio 2015, 17:35

Peguei o Manual de Serviço da K7, vou fazer os testes conforme os parametros do Berlindo esse fds.
To achando que meu retificador ta fritando quando a moto esquenta.

Ainda persiste uma dúvida minha: não era pra moto manter os 14/14.5V o tempo todo ?

Valeu brothers pela luz e paciência!

Abraço a todos!
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Mensagem por [lê] SRAD em Ter 26 Maio 2015, 18:49

Por desencargo de consciência fiz a medição do retificador agora de novo. Resultados:

Motor Frio - 14.41v m.lenta, 14.38 3000rpm
Motor a 85graus - 14.63v m.lenta, 14.6 3000rpm
Motor a 90graus - 12.50v m.lenta, 12.4 3000rpm

Liguei o farol alto nesse momento e caiu para 12.2v e esse foi o mínimo medido.

Realmente Berlindo o retificador esquenta pra cacete a ponto de nao dar pra colocar a mao. Olhei os fios que vem
do estator e vai para bateria e ficam bem proximos do bloco do motor mas nao há sinal de derretimento.

Cotei um retificador com a Chiaratto de Rib.Preto e sai 300,00 + frete . Alguem tem referencia desse cara ?

Abraço a todos!
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Mensagem por Bellizzi em Ter 26 Maio 2015, 19:31

Como falei antes, parece que esta tudo em ordem......verifique a bateria e a possibilidade de fuga de corrente através desse rastreador.
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Mensagem por Berlindo em Qua 27 Maio 2015, 10:40

Agora já mudou, tá parecendo bom sim cara.

Veja, o retificador que vem nessas motos não é o MOSFET então ele varia a voltagem de saída (retificada) conforme a voltagem de entrada (alternada do gerador/estator). Então acima de 12,2~12,3V com tudo ligado, tá beleza, é isso...carrega a bateria e ainda fornece para o restante dos sistemas.

Abaixo de 12V começa ser ruim pois não carrega corretamente a bateria, "gasta" toda a corrente quase que tudo no circuito da moto.

Eu já usei o retificador do Chiaratto na minha 675. Durou 1 ano e 1 mês, exato. Era 200 conto na época. A melhor coisa que eu fiz foi trocar por um Mosfet, gastei mais, mas resolvi completamente o problema e ainda de quebra posso ter aumentado a longevidade da bateria, uma vez que o mosfet mantém a tensão de saída normalizada, ficando em 14,5V sempre.

No seu caso, pode estar ocorrendo duas coisas: fuga de corrente como o colega acima ressaltou (algum consumidor de bateria com a moto desligada) ou o retificador dando tchau. As vezes, não sei te explicar bem o motivo, retificadores começam a apresentar intermitência no funcionamento. Mas logo eles torram de vez e te deixam na mão.

Meça a voltagem da bateria no início da noite e depois meça de manhã, após a moto ter ficada parada. Veja se tem uma queda de tensão significativa. Alguma coisa ela perde, mas é mínimo. Poste aqui pra vermos...eventualmente sua bateria também pode estar te pregando uma peça. Tá ficando mais frio, se a moto fica muito tempo sem rodar, é a hora desses problemas aparecerem.

Qto tempo o retificador ficou ligado até esquentar desse jeito?
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Mensagem por [lê] SRAD em Qua 27 Maio 2015, 11:27

Bem pouco tempo Berlindo, mas nao sei precisar. Hoje vou fazer isso e coloco aqui.

To apostando tudo no rastreador agora. Vou monitar a carga durante a noit/manhã.

Value de novo brother, abrass!
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Mensagem por mirculio em Qui 28 Maio 2015, 19:23

Amigo, já comprei um retificador do Chiaratto para a minha Srad 2007. Deu pau logo que comprei a moto em 2011. Depois de muito pesquisar acabei comprando com o Chiaratto e até hoje (vendi a moto pra um amigo) está funcionando perfeitamente!!!

Acontece que o local do retificador, somado ao problema já conhecido da propria peça (deu recall lá fora), os componentes do mesmo não aguentam e acabam não aguentando!!!!

Por consequencia, precisei fazer o estator tambem, pois mesmo com o retificador zerado não ia carga suficiente para a bateria!!!!

Pra mim funcionou!
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Mensagem por alexanderzanini em Qua 17 Jun 2015, 20:03

Amigos, tenho uma SRAD 750cc ano 2000 GSXR injetada e estou com o mesmo problema, a moto esquenta d+ e acaba descarregando a bateria aos poucos, quando a ventoinha é acionada e se ligar o farol alto descarrega mais rápido e tenho que ficar esperando um bom tempo até a moto esfriar novamente e rezar para que pegue sem ter descarregado totalmente a bateria, lembro que o retificador e o estator já foi queimado antes e tive que refazer o retificador com o Lefteres de SP que fez um bom trabalho e é muito conhecido aqui no forum, mas VACILEI no caso do estator acabei rebobinando com um amigo meu que é mecânico mas parece que não deu muito resultado no caso do estator, pois depois em um novo teste mesmo ter sido refeito estas 2 peças, continua descarregando (não gerando carga), pelo voltímetro esta variando de 12v a 12,5 com a ventoinha ligada e não passa disto, se ligar o farol ai que cai mais ainda e fica menos de 12v , então pegamos um retificador de uma kasinki comet 250 GTR e tiramos o meu retificador que foi feito pelo Lefteres e continuou nas mesmas voltagens ou seja, não chegando ao mínimo 14v que é o esparado, então colocamos de volta o meu retificador da Srad e constatamos que não se trata do retificador e sim o PROBLEMA ESTA NO ESTATOR que possivelmente foi mal feito, ou seja, não foi usado o fio correto para rebobinar ou as voltas necessárias, resumindo terei que enviar o estator para o Lefteres refazer para depois de rebobinador pela segunda vez se o problema resolverá de vez, pena que na época só fiz com o Lefteres o retificador e agora terei que mandar para ele fazer também o estator, ele cobra em torno de R$ 200,00 para rebobinar.
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