Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

+4
Moisés Nascimento Gabriel
ari
Pikes Peak
Riva1
8 participantes

Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por Riva1 Dom 02 Fev 2014, 13:53

Impressionante o desgaste do pneu traseiro original de fábrica da Bandit.
Com exatamente 3.106km de estrada em CNTP e velocidade média de 110km/h o pneu já mostrava a lona.


E-mail enviado ao distribuidor Dunlop com cópia para Suzuki do Brasil e Indiana Motos:

À Dunlop Brasil.


Sendo os senhores distribuidores dos pneus Dunlop no Brasil e com experiência de mais de 30 anos, solicito a gentileza de esclarecer uma dúvida que tenho a respeito do pneu Dunlop Sportmax D218 N 75R-001429 W3155 180/55ZR17 M/V (73W) 95WM1908.


FATO
Adquiri uma Bandit 1250S ano 2009 0 Km na concessionária Suzuki, Indiana Motos Ltda - Iguatemi, em Salvador Bahia, em 24/11/2009, NF 000.001.492 Série 0, no valor de R$ 33.000,00, sendo retirada da Indiana Motos em 26/11/2009, com pneus Dunlop (dianteiro e traseiro).

Com essa Motocicleta rodei 3.625km, onde 2.487km foram rodados em estrada (asfalto) e 1.138km rodados na cidade.

Com o hodômetro marcando 2.042km, dos quais 1.042km rodados em estrada e 1.000km rodados na cidade, onde a primeira revisão - 1.000km - ocorreu em 21/12/2009, o mencionado pneu já apresentava acentuado sinais de desgaste.

Após a revisão dos 3.000km ocorrida em 02/02/2010, com exatamente 3.016km, estando em um Município distante 407km de Salvador, o dito pneu já não tinha mais sulco no centro. Como naquela cidade não havia revenda de pneus e por ser época de Carnaval, fui obrigado a retornar a Salvador com significativo risco iminente.

Já em Salvador, com hodômetro marcando 3.625km (foto anexa), a lona começou a aparecer.

Vale dizer que os quilometros em estradas foram rodados com o peso de duas pessoas (128kg) e em velocidade em torno de 120km/h, sob condições normais de temperatura e pressão.

Ver fotos anexas.


CONSIDERAÇÃO
Sabendo-se que o 73W indicada velocidade e peso (73 = 365kg; W = 270km/h);

Sabendo-se que o numeral 1908 indica o prazo de validade (19 = dezenove meses após 08 (2008), expira em julho de 2010.


QUESTÕES

1 - A durabilidade do pneu citado está realmente limitada a menos de 3.000km?


2 - Na hipótese de resposta afirmativa à primeira indagação, como pode um pneu que custa em média R$ 800,00 ter tempo de vida útil tão curto?


3 - Ainda na hipótese de resposta afirmativa à primeira questão, seria o caso de alertar via Internet aos promitentes adquirentes de Motocicletas esquipadas com tal pneu e aos promitentes adquirentes dos pneus Dunlop?


4 - O desgaste reclamado e demonstrado é prematuro?


No aguardo do quanto solicitado, aceitem as minhas cordiais saudações.


E-mail enviado a Dunlop Brasil com cópia para Indiana Motos e J. Toledo:


Senhores.

Dando continuidade às pesquisas acerca do prematuro e inconcebível desgaste do pneu Dunlop que equipava a nossa Bandit, conforme já relatei, encontrei na Internet um dado importantíssimo para as providências que possam vir a se tornar necessárias.
Coincidentemente o mencionado pneu apresenta duas faixa coloridas que, segundo a notícia que circula na Internet, pode indicar a deficiência. Ipsi literis, o texto da notícia é o seguinte:

Quem já viu aquelas grandes promoções do Carrefur, Extra, Wall Mart... de PNEUS?
Eles vem com umas listras coloridas, vermelha, verde, amarela....
Se você perguntar ao vendedor que listras são aquelas ele dirá: é a maior durabilidade.
MENTIRA

Aquelas listras significam defeitos nos pneus ou desgastam mais rápido, ou pode furar a qualquer momento, cada cor significa algo.
Eles vêem da França e Japão, pois lá todos tem o conhecimento e não compram, mas o brasileiro não tem.
Esses PNEUS foram autorizados a venderem no Brasil, com a seguinte ordem, indicar que tem defeitos e o indicador são as listras, mas ninguém sabe o que significam as listras, mas agora VOCE SABE.

Não quero acreditar que a Suzuki do Brasil se preste a esse inadjetivado expediente, da mesma forma ser pertiente a uma grande empresa não oferecer o honrado suporte pós-venda quando de uma reclamação de direito.
Riva1
Riva1
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 27/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por Pikes Peak Dom 02 Fev 2014, 14:45

pra mim é lenda urbana esta historia das listras. Mas que pneu que vem em moto de linha geralmente não tem muito grip e conseguem o milagre de acabarem rapido. Eu sou um que não compraria o pneu que veio em linha na minha moto tendo em vista o desgaste prematuro. Srad 750 13/14 Bridgestone bt016 (acho), com 3000 km chegando ao fim de vida, vou para o que tenho bom historico com Michelin...

Pikes Peak
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por ari Seg 03 Fev 2014, 07:45

Parece lenda urbana mesmo...

"Sabendo-se que o numeral 1908 indica o prazo de validade (19 = dezenove meses após 08 (2008), expira em julho de 2010"

A afirmação esta errada. O numeral "1908" indica a data de fabricação do pneu. "1908" = semana 19 do ano 2008.

_________________
Abs,


Ari


Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por Moisés Nascimento Gabriel Seg 03 Fev 2014, 16:19

Olá Riva1;

Eu usei o meu pneu traseiro até 10450, mais ou menos. Comprei a moto em São Paulo, vim rodando até Porto Seguro, fui até Cusco, e já estava bem gasto. Tive que trocar quando cheguei a Porto Velho na volta.

Sem querer definir a questão, porque eu não tenho a experiência que muitos no grupo tem. Será que não é a forma de pilotar? Porque é possível andar até 110-120, mas puxar muito na arrancada.

Outra coisa que eu percebi, é que quando eu estava naquelas retas intermináveis do Mato Grosso - Rondônia, rodando o dia todo, com temperatura muito alta, o pneu ia esfarelando muito mais do que no uso normal.

Essa foi a minha impressão. Quero ver agora o pilot road 2, já rodei uns 5 mil e parece que ele acabou de sair da loja.

Abração a todos
Moisés Nascimento Gabriel
Moisés Nascimento Gabriel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 10/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por Hoffmann Ter 04 Fev 2014, 09:43

Riva,
Faço minhas as suas considerações.
Adquiri em ago/13 um B12N 09/09 com 600km rodados apenas e em 2 meses, ao chegar aos 3.000 km o Pneu traseiro já era.
O pior, é que este dunlop é ruim, péssimo grip.
Optei pelos excelente Pirelli Angel GT, Grip excelente e já estão com 4.000km rodados e mais de meia vida.

quanto as listras, desconheço.

Dunlop nunca mais.

Hoffmann
Hoffmann
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 14/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por Berlindo Ter 04 Fev 2014, 10:04

Nego viaja né...as listas são só questão de lote, para que com os pneus empilhados possa se rastrear a medida e outras questões da fabricação que nada tem a ver com durabilidade.

O povo gosta de inventar coisa onde não tem e esquece de olhar pra onde tem.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por Riva1 Qua 05 Fev 2014, 00:49

pessoal só deixar claro o texto não é meu, é de um colega, mas tem a ver com a forma de acelerar também, porque a bandit tem muito torque, sobre durabilidade ouvi falar muito bem do Metzeler Z6 e Z8 acho que vou colocar ele...
Riva1
Riva1
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 27/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por Anderson Campinas Qua 05 Fev 2014, 08:59

Riva,

Se quer durabilidade coloque Pilot Road 2 ou 3, eles são imbatíveis, usei na minha B12 e vendi a moto e os pneus já tinha rodado 17000 km e estava muito bom ainda, mas tudo depende do acelerador. A B12 tem muito torque e se puxar a primeira e segunda marcha dela não tem pneu que aguenta.

O Padumi fala muito bem do Metzeler Roadtec Z6, pois ele gosta de fazer curva e eles tem um grip melhor que os PR e um bom custo.

Sobre o Angel GT tem melhor grip tb, mas pelo que leio dura em torno de 10K km não muito mais do que isso e não sei o preço.

Veja o que busca na moto, durabilidade e grip não combinam quando falamos de pneu, temos um tópico aqui que fala sobre isso:
https://www.suzukionline.org/t23985-qual-o-melhor-pneu-para-voce

Agora os originais são péssimos em todas as motos, tenho amigos coxinhas que mal chegaram as 5000 km com eles.

Abraços e boa sorte.
Anderson Campinas
Anderson Campinas
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 06/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por Riva1 Qua 05 Fev 2014, 15:59

Anderson Campinas escreveu:Riva,

Se quer durabilidade coloque Pilot Road 2 ou 3, eles são imbatíveis, usei na minha B12 e vendi a moto e os pneus já tinha rodado 17000 km e estava muito bom ainda, mas tudo depende do acelerador. A B12 tem muito torque e se puxar a primeira e segunda marcha dela não tem pneu que aguenta.

O Padumi fala muito bem do Metzeler Roadtec Z6, pois ele gosta de fazer curva e eles tem um grip melhor que os PR e um bom custo.

Sobre o Angel GT tem melhor grip tb, mas pelo que leio dura em torno de 10K km não muito mais do que isso e não sei o preço.

Veja o que busca na moto, durabilidade e grip não combinam quando falamos de pneu, temos um tópico aqui que fala sobre isso:
https://www.suzukionline.org/t23985-qual-o-melhor-pneu-para-voce

Agora os originais são péssimos em todas as motos, tenho amigos coxinhas que mal chegaram as 5000 km com eles.

Abraços e boa sorte.

valeu pelas informações amigo, achei o Z6 por R$ 460,00 e o Z8 R$ 680,00 acho que vou experimentar o Z6 ouvi falar que duram muito tbm...abs.
Riva1
Riva1
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 27/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por nil_bad Qua 05 Fev 2014, 20:03

Falando em listras eu não sei o que significa, certa vez comprei um pirelli sport dragon pra twister nas americanas, estava em promoção e quando chegou observei essas tais listras que vc relatou, tres listras, vermelha, branca e azul.

Na bandit 600 tô usando o Z6 e realmente são muito bom de grip, tanto no seco quanto no molhado, ainda não posso dizer da durabilidade.
nil_bad
nil_bad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit Empty Re: Reclamação de um colega sobre pneu original Bandit

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos