Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

água no óleo

+7
rodrigo amaral
halormenesi
gmhage
Ernani
Erpa
mirculio
ghaddad
11 participantes

Ir para baixo

água no óleo Empty água no óleo

Mensagem por ghaddad Sex 27 Set 2013, 15:55

galera, pelo amor de Deus, em ajudem. Hoje fui lavar a moto e , de repente, quando olhei pela janelinha de inspeção do óleo, com o que me deparo? Um aspecto esbranquiçado do óleo.

água no óleo 20130927_151107-Coacutepia

água no óleo 20130927_151059

água no óleo 20130927_151059-Coacutepia

água no óleo 20130927_151041-Coacutepia

Será que a água se misturou ao óleo? Como pôde isso? Não dou cacete na moto, não corto giro, troco o óleo regularmente. Coloquei o Mobil da última vez, filtro Fram. Uso filtro de ar K&N, velas iridium e ponteira Daut Race. Será que alguma mudança que fiz na moto provocou isso?

E agora? Como proceder? só trocar ´[oleo e filtro para ver se acontece de novo ou tem que desmontar o cabeçote e trocar a junta?

Me ajudem aí!!!!!
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por mirculio Sex 27 Set 2013, 15:57

Cara, nao entendo muito disso ai nao.... nem sei se seria possivel identificar dessa maneira!!!

Voce por acaso trocou o tipo de oleo usado na moto recentemente??? Ou por acaso nao troca o filtro regularmente?
mirculio
mirculio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 25/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por ghaddad Sex 27 Set 2013, 16:44

Da última vez mudei a marca do óleo, antes havia colocado Yamalube e agora Mobil. O filtro foi trocado da última vez, mas antes, deixei passar uma troca de óleo sem trocar o filtro....
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por mirculio Sex 27 Set 2013, 16:48

pode ser a mistura dos oleos que esteja causando esse efeito....
geralmente quando se troca o tipo ou marca de oleo eu costumo rodar bem pouco e trocar.. tipo 500km.... pra descontaminar o motor!!!!
mirculio
mirculio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 25/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por ghaddad Sex 27 Set 2013, 17:16

Valeu Mirculio. Acho que pode ser isso mesmo. Vou ter que levar em uma oficina e pedir para esgotar o óleo, botar o Mobil novamente e trocar depois de uns 500 km pra "lavar" o motor. Se for entrada de água, logo vai aparecer o efeito de novo. Acho que fazendo isso, é menos arriscado do que deixar a moto na mão de algum mané que venha a fuçar e acabar de detonar tudo...
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por ghaddad Sex 27 Set 2013, 17:30

Voltei lá pra ver a moto. Após umas 2 horas de descanso. Parece que óleo ficou escuro de novo. Vou esperar até amanhã pra ver no que deu...
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por Erpa Dom 29 Set 2013, 10:21

Veja se a bomba d'agua não estragou, ela pode estar jogando água para dentro do motor!

Erpa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 21/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por Ernani Dom 29 Set 2013, 13:51

O nível do óleo subiu? Se subiu provavelmente é água, se não subiu, veja a qualidade do óleo que está usando ou se a loja não te enrolou.
Ernani
Ernani
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 14/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por gmhage Dom 29 Set 2013, 15:00

Ernani escreveu:O nível do óleo subiu? Se subiu provavelmente é água, se não subiu, veja a qualidade do óleo que está usando ou se a loja não te enrolou.
Em complemento a dica do Ernani, veja também se o nível de coolant (aditivo do sistema de arrefecimento) não abaixou, ou seja, está "migrando" do sistema de arrefecimento para o sistema de lubrificação.

Outra coisa: Você citou que reparou quando foi lavar a moto. Por algum incidente a tampa de abastecimento de óleo não estava bem fechada? De repente na hora de jogar água, mesmo que com uma pressão baixinha (mangueira de jardim), se escorreu algumas gotas pra dentro do sistema de lubrificação, já pode ocasionar o efeito que você viu.

Se por um acaso isso aconteceu, re-aperte a tampa e deixe o moto ligado um tempo (variando sempre a rotação, sem exageros)... assim a água evapora e "vai embora" via o tudo do blow-by (respiro do cárter).

Fica tranquilo, me parece ser algo leve. Salvo se a junta do cabeçote falhou prematuramente, pela sua descrição e uso, não tem nenhum outro motivo que possa ser o culpado (seu uso é moderado, sempre faz manutenções em dia e os motores Suzuki são uns "tratores").

Abraços e no que puder ajudar, fico a disposição.
Gustavo/Sorocaba
gmhage
gmhage
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por halormenesi Seg 30 Set 2013, 00:22

é amigo o da haya ficou igual ao da sua moto a cor do óleo ,as recomendações que gmhage fez a vc são muito boas, para saber se furou selo ou bomba dagua pelo que vi e comum na suzuki esses selos darem problemas se foi feito troca de aditivo do radiador ,e tb concordo dessa troca de oleo entre marcas e graduações darem essa coloração de agua no óleo já vi acontecer com carro muitas vezes
halormenesi
halormenesi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 28/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por rodrigo amaral Sex 04 Out 2013, 08:58

Bom dia, isso ocorreu com uma srad de um amigo. Pode ser 2 coisas.. Tanto os selos do motor, quanto a peça que resfria o óleo que fica próxima ao filtro de óleo. Ela é redonda e de alumínio na cor prata.

Minha sugestão que você verifique primeiro os selos, muitos mecânicos dizem que dá muito trabalho e tem que desmontar o motor, conversa fiada, esses selinhos da para ser removido com uma chave de fenda fininha no próprio local e ser substituído perfeitamente, precisa ser colado com cola de junta. Esse selo original deve ser caro, porem se não me engano é o mesmo do gol 1.0 e pode ser comprado em retifica por +/- R1,00.

Já a peça que resfria o óleo e mais cara, porem mais difícil de dar problema.

Esse problema ocorre quando não se utiliza aditivo no radiador ou quando é colocado aditivo pra carro e com dosagem alta. Recomendo utilizar o aditivo MOTOCOOL da MOTUL. Ele não precisa ser misturado, é excelente!!!!!!!!!!!!!!!!!

OBS: Quando queima junta ocorre a mesma coisa, porém a mistura geralmente é maior, vejo pelas fotos que não é esse seu caso.

Procure sempre um mecânico de confiança, pois ele pode trocar os selos dizendo que trocou outras coisas mais caras. clown 
rodrigo amaral
rodrigo amaral
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 01/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por ghaddad Sex 04 Out 2013, 11:14

Valeu Rodrigo,

Troquei o óleo e agora estou acompanhando para ver o que vai dar. Até agora tá tudo normal. Inclusive, quando o óleo foi retirado, não apareceu nada de anormal, somente o óleo estava bem escuro, isso porque já havia rodado os 3 mil km. Segundo o mecânico que trocou o óleo, isso é muito comum de ocorrer, pois a própria umidade do ar deve ter condensado dentro do motor e misturado ao óleo. Não sei se é verdade, acho pouco provável que a água de condensação chegue a dar aquele resultado. Quanto ao aditivo do radiador, a moto ainda está com a solução original. Não baixou nada desde que comprei a moto (há 2 anos e meio). Por isso também, que não deve ser a água do radiador que está passando para o motor, senão iria reduzir seu volume.
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por rodrigo amaral Sex 04 Out 2013, 11:21

Que bom, fico feliz...

Depois verifica no radiador apenas tirando a tampa e apertando uma mangueira, pois se tiver vestígio de óleo vai ver subindo umas gotinhas para borda.

Mas pelo que falou acho que não deve ter ocorrido nada grave. Mas a verificação e valida para desencargo de consciência.

Grande Abraço!
rodrigo amaral
rodrigo amaral
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 01/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por Berlindo Sex 04 Out 2013, 11:59

Isso tá mesmo dentro do vidrinho??? rs

Será q a vedação da tampa alí onde vc coloca o óleo tá boa?
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por Berlindo Sex 04 Out 2013, 12:01

Ah...e troca logo esse aditivo do radiador rapaz. 2 anos com o mesmo líquido não pode não!
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por ghaddad Sex 04 Out 2013, 14:06

Berlindo escreveu:Ah...e troca logo esse aditivo do radiador rapaz. 2 anos com o mesmo líquido não pode não!
Vixe, vou lá trocar então... rsrsrsrssr
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por Berlindo Sex 04 Out 2013, 21:48

Ano em ano para manter a qualidade do arrefecimento e manter o sistema limpo! água no óleo 76404 
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por britojca Qua 01 Out 2014, 22:30

Amigo,
Também estou com este problema numa Srad, a moto estava na oficina Suzuki para troca de kit embreagem e óleo motor, foi utilizado o mesmo  óleo de costume Motul 5100. Após  uns 30 dias, lavando a moto observei a tampa do óleo folgada, e deduzi ter entrado agua, mas não vi vestígio pelo visor, levei na Suzuki pedi para esgotar o óleo, colocar óleo mobil e funcionar o motor e drenar de novo, trocar filtro e colocar outro Motul, (porém o mecânico não encontrou nenhum vestígio de agua.) mas a mancha branca aparece até hoje, principalmente se o tempo estiver frio, ou chovendo.
Se um dia descobrir o fato postarei.
Abraço a todos,
britojca
britojca
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 27/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por Guto Qua 01 Out 2014, 23:41

Na minha bandit refrigerada a ar quando lavava com a wap ,acontecia a mesma coisa que a tua.O visor ficava branco como se tivesse água no óleo.Passado um tempo percebi que o visor tava minando um pouco de óleo.Provavelmente entrava umidade por ali quando jogava água com pressão.
Guto
Guto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 07/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por Luciano Cardoso Qui 02 Out 2014, 08:25

Se não houve baixa do nivel da agua do sistema de arrefecimento acredito que não tenha sido junta do cabeçote ou bomba d'gua com defeito e se não houve aumento do nivel do óleo tambem não indica que houve contaminação com água, como voce falou que houve troca do tipo de óleo usado recentemente pode ser que a mistura entre os óleos tenha causado isso, eu faria uma troca do óleo novamente, incluindo o filtro tambem, deixando a moto esquentar bastante antes para que o óleo fique bem fino e escorra o máximo possivel.

Sds
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

água no óleo Empty Re: água no óleo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos