regulagem da suspenção da b12
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8 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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regulagem da suspenção da b12
pessoal, com a compra de novos pneus resolvi endurecer a suspenção da b12. lendo o manual nõ cheguei a uma conclusão qual seria a regulagem ideal, não quero que fique um a pedra de duro , so quero que pare de balançar nas curvas de alta. regulei a pre carga da mola prar nivel 5 e a força do amortecedor para nivel 3. na dianteira deixei entre os niveis 2 e 3. alguem ja tem a regulagem pre definida que tenha ficado boa de curva sem ficar muito dura? abraços.
IRON MAN- Participante
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Idade : 49
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: regulagem da suspenção da b12
mesma pergunta
se bem que rodo com ela na configuração de fábrica e acho boa.
se bem que rodo com ela na configuração de fábrica e acho boa.
Euro- Participante
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Idade : 45
Data de inscrição : 17/12/2007
Re: regulagem da suspenção da b12
varias coisas para isso.
qual a km da sua moto? nao esta na hora de trocar o oleo da bengala?
qual seu peso?
a minha abaixei a suspensao dianteira, coloquei oleo 20 W nas bengalas, esta no nivel tres a dianteira e 4 na traseira peso 75 kg.
qual a km da sua moto? nao esta na hora de trocar o oleo da bengala?
qual seu peso?
a minha abaixei a suspensao dianteira, coloquei oleo 20 W nas bengalas, esta no nivel tres a dianteira e 4 na traseira peso 75 kg.
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edgar- Admin
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Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: regulagem da suspenção da b12
15000km o oleo foi trocado mes passado, 78kilos( estamos magrinho hein)a tua ainda esta noa regulagem de fabrica.Edgar escreveu:varias coisas para isso.
qual a km da sua moto? nao esta na hora de trocar o oleo da bengala?
qual seu peso?
a minha abaixei a suspensao dianteira, coloquei oleo 20 W nas bengalas, esta no nivel tres a dianteira e 4 na traseira peso 75 kg.
IRON MAN- Participante
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Idade : 49
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: regulagem da suspenção da b12
sim esta...
o oleo foi colocado o 20 W ?
se ela ainda balança nas saidas de curvas, experimente abaixar a frente... a minha ficou bem melhor assim, mas se exagerar nas saidas de curvas de alta , ela ainda nao gosta muito....
como nao ando fazendo muito isso nao consegui testar outras configuraçoes, mas a proxima etapa seria deixar em 2 na frente e 6 na traseira....
o oleo foi colocado o 20 W ?
se ela ainda balança nas saidas de curvas, experimente abaixar a frente... a minha ficou bem melhor assim, mas se exagerar nas saidas de curvas de alta , ela ainda nao gosta muito....
como nao ando fazendo muito isso nao consegui testar outras configuraçoes, mas a proxima etapa seria deixar em 2 na frente e 6 na traseira....
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edgar- Admin
-
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007
Re: regulagem da suspenção da b12
vou experimentar como deixei 5 atras com 3 na forca do amortecedor e na frente entre 2e 3 vamos ver oq vai dar.
IRON MAN- Participante
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Idade : 49
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: regulagem da suspenção da b12
A minha estava com 3 na frente e 3 atras. Ando muito na cidade, a moto tava batendo muito, to testando nova regulagem.O complicado e que se, amolece complica nas curvas, porém melhora o conforto. Esta semana deixei 5 na frente e 3 atras, achei bem mais confortavel porém meia molenga ... rsrs complicado.
EduCorreia- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 03/06/2008
Re: regulagem da suspenção da b12
Marcio,
Testa com mais amortecedor... A minha tá com mais amortecedor que mola. Pra parar no lugar é amortecedor duro!!
Abs
Testa com mais amortecedor... A minha tá com mais amortecedor que mola. Pra parar no lugar é amortecedor duro!!
Abs
BlackBandit- Participante
-
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007
Re: regulagem da suspenção da b12
na configuracao que citei no site melhorou bastante, mas por incrivel que pareca nao consigo pegar a estrada sozinho. liguei a moto a patroa sai de tras da garagem vestida a carater me esperando. ai e so 120 e olha la
IRON MAN- Participante
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Idade : 49
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: regulagem da suspenção da b12
Pessoal, minha B1250 S balançava muito em curvas de média/alta. Bom, após várias perguntas aos colegas e preparadores, resolvi deixar na frente 2 e na traseira, 3 (de fábrica) e retorno do amortecedor faltando 1/2 volta para duro total. Parece que melhorou bastante, agora ela quer cair na curva sózinha... e tá deitando com mais segurança. Ainda faltam mais testes em curva para ter certeza... mas o Bruno do Art Café me disse para manter a traseira em 3, para sentir melhor as curvas, visto que a fase mais crítica antes era justamente na entrada da curva, onde ela balançava mais a traseira...
Hans Blackbullet- Participante
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Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: regulagem da suspenção da b12
ENTRETANTO, PROCURANDO NA NET, DEI DE CARA COM ISSO AQUI:
SAG é a abreviação de suspension adjustments gap, que poderíamos traduzir como a diferença de ajuste de suspensão. O SAG é responsável pela altura e “dureza” da suspensão, seus valores variam conforme o uso para qual a moto será destinada, quanto menor esse valor mais rígida será a suspensão.
SAG – TRASEIRA
1 – Com a moto sobre o cavalete#cavalete de moto, definir 2 pontos para medição que formem uma linha imaginaria, o mais perpendicular possível com o solo, (ex. : eixo da roda e paralama#paralama de moto). Após definidos os pontos, marque-os.
2 – Ainda com a motocicleta no cavalete, medir a distancia entre os 2 pontos e anotar (D1).
3 – Retirar o cavalete, e colocar o piloto (com equipamento completo) em pé sobre as pedaleiras, (para street-bikes piloto em posição de pilotagem) e com um movimento de compressão, exercer peso sobre a suspensão, e deixa-la retornar o mais lentamente possível, então medir e anotar (D2).
4 – Novamente na mesma situação, exercer peso sobre a suspensão, e deixa-la regressar normalmente, então medir e anotar (D3).
5 – Achar o ponto médio entre D2 e D3 e anotar (PM).
6 – Logo, da medição inicial D1 subtrair o PM para saber o SAG exato.
Exemplo:
PM = ((D3-D2) / 2) + D2
SAG = D1 – PM
VALORES DE EXEMPLO:
D1 = 67
D2 = 54
D3 = 60
Aplicando:
PM = ((D3 – D2) / 2) + D2
PM = ((60 – 54) / 2 ) + D2
PM = (6 / 2) + D2
PM = 3 + 54
PM = 57
Agora aplicando:
SAG = D1 – PM
SAG = 67 – 57
SAG = 10 (Perfeito)
A diferença entre D2 e D3 é devido ao atrito das partes moveis, como buchas, links, rolamentos etc. Se esta diferença é superior a 100mm, revisar a suspensão. Nas motos off-road (motocross-enduro), o SAG deve estar em torno de 95 – 100 mm, para supercross esta diferença deve se de menos 5 mm. Lembramos que para ajustar o SAG devemos atuar sobre a PRE-CARGA da mola ou seja, se o SAG apresentado, é Maior que 95 – 100mm devemos AUMENTAR a PRE-CARGA da mola Se o SAG apresentado é Menor que 95 – 100mm devemos DIMINUIR a PRE-CARGA da mola Em motocicletas com suspensões de pequeno curso, (ex.: DT200, XR200) o SAG deve ficar em torno de 25 a 30 % do curso total. Em street-bikes SAG 25 a 35 mm. Em pista SAG 20 a 30 mm
SAG – DIANTEIRA
Proceder como na traseira, somente as medidas são diferentes. Motocross, Supercross, Enduro 75 a 85 mm A media entre D2 e D3 deve estar em torno de 15 a 20mm, se apresenta maior que 30, revisar a suspensão. Em motos com suspensão de pequeno curso (ex.: DT200, XR200) o SAG dianteiro deve estar em torno de 25% do curso total Em street-bikes 25 a 35mm. Em pista 20 a 30mm
SAG – LIVRE TRASEIRA
Após ajustar o SAG, agora vamos checar o SAG-LIVRE, o que nos ajuda a comprovar se estamos usando uma mola ideal para o peso do piloto.
1 – O primeiro procedimento é abrir todo o retorno (rebound), logo então colocar a motocicleta sobre um cavalete e medir a diferença entre D1 e D2, anotar .
2 – Retirar a motocicleta do cavalete, e SEM piloto, exercer força sobre a suspensão e deixa-la voltar normalmente, medir novamente (D3) SAG-LIVRE = D1 – D2 O SAG-LIVRE deve estar em torno de 15 a 25mm para as motos de motocross, supercross e enduro. Nesse caso se o SAG-LIVRE apresentado é: MENOR que 15mm necessitamos montar uma mola MAIS DURA (RATE MAIOR). MAIOR que 15mm necessitamos montar uma mola MAIS MOLE (RATE MENOR). Para as street-bikes e pista deve estar entre 0 e 5mm. Em motocicletas de pequeno curso deve ficar em torno de 5% do curso total. Como na dianteira não temos exatidão na medição do SAG-LIVRE, e já que nas motocicletas modernas a variação do Angulo de Caster é insignificante (exceto algumas cruiser e chopper), temos já predeterminadas tabelas que indicam as molas#molas de moto dianteiras ideais para cada piloto.
NOSSOS PREPARADORES E ENGENHEIROS DE PLANTÃO PODERIAM OPINAR?
VALEU, GALERA...
ABRAÇÃO
BLACKBULLET
SAG é a abreviação de suspension adjustments gap, que poderíamos traduzir como a diferença de ajuste de suspensão. O SAG é responsável pela altura e “dureza” da suspensão, seus valores variam conforme o uso para qual a moto será destinada, quanto menor esse valor mais rígida será a suspensão.
SAG – TRASEIRA
1 – Com a moto sobre o cavalete#cavalete de moto, definir 2 pontos para medição que formem uma linha imaginaria, o mais perpendicular possível com o solo, (ex. : eixo da roda e paralama#paralama de moto). Após definidos os pontos, marque-os.
2 – Ainda com a motocicleta no cavalete, medir a distancia entre os 2 pontos e anotar (D1).
3 – Retirar o cavalete, e colocar o piloto (com equipamento completo) em pé sobre as pedaleiras, (para street-bikes piloto em posição de pilotagem) e com um movimento de compressão, exercer peso sobre a suspensão, e deixa-la retornar o mais lentamente possível, então medir e anotar (D2).
4 – Novamente na mesma situação, exercer peso sobre a suspensão, e deixa-la regressar normalmente, então medir e anotar (D3).
5 – Achar o ponto médio entre D2 e D3 e anotar (PM).
6 – Logo, da medição inicial D1 subtrair o PM para saber o SAG exato.
Exemplo:
PM = ((D3-D2) / 2) + D2
SAG = D1 – PM
VALORES DE EXEMPLO:
D1 = 67
D2 = 54
D3 = 60
Aplicando:
PM = ((D3 – D2) / 2) + D2
PM = ((60 – 54) / 2 ) + D2
PM = (6 / 2) + D2
PM = 3 + 54
PM = 57
Agora aplicando:
SAG = D1 – PM
SAG = 67 – 57
SAG = 10 (Perfeito)
A diferença entre D2 e D3 é devido ao atrito das partes moveis, como buchas, links, rolamentos etc. Se esta diferença é superior a 100mm, revisar a suspensão. Nas motos off-road (motocross-enduro), o SAG deve estar em torno de 95 – 100 mm, para supercross esta diferença deve se de menos 5 mm. Lembramos que para ajustar o SAG devemos atuar sobre a PRE-CARGA da mola ou seja, se o SAG apresentado, é Maior que 95 – 100mm devemos AUMENTAR a PRE-CARGA da mola Se o SAG apresentado é Menor que 95 – 100mm devemos DIMINUIR a PRE-CARGA da mola Em motocicletas com suspensões de pequeno curso, (ex.: DT200, XR200) o SAG deve ficar em torno de 25 a 30 % do curso total. Em street-bikes SAG 25 a 35 mm. Em pista SAG 20 a 30 mm
SAG – DIANTEIRA
Proceder como na traseira, somente as medidas são diferentes. Motocross, Supercross, Enduro 75 a 85 mm A media entre D2 e D3 deve estar em torno de 15 a 20mm, se apresenta maior que 30, revisar a suspensão. Em motos com suspensão de pequeno curso (ex.: DT200, XR200) o SAG dianteiro deve estar em torno de 25% do curso total Em street-bikes 25 a 35mm. Em pista 20 a 30mm
SAG – LIVRE TRASEIRA
Após ajustar o SAG, agora vamos checar o SAG-LIVRE, o que nos ajuda a comprovar se estamos usando uma mola ideal para o peso do piloto.
1 – O primeiro procedimento é abrir todo o retorno (rebound), logo então colocar a motocicleta sobre um cavalete e medir a diferença entre D1 e D2, anotar .
2 – Retirar a motocicleta do cavalete, e SEM piloto, exercer força sobre a suspensão e deixa-la voltar normalmente, medir novamente (D3) SAG-LIVRE = D1 – D2 O SAG-LIVRE deve estar em torno de 15 a 25mm para as motos de motocross, supercross e enduro. Nesse caso se o SAG-LIVRE apresentado é: MENOR que 15mm necessitamos montar uma mola MAIS DURA (RATE MAIOR). MAIOR que 15mm necessitamos montar uma mola MAIS MOLE (RATE MENOR). Para as street-bikes e pista deve estar entre 0 e 5mm. Em motocicletas de pequeno curso deve ficar em torno de 5% do curso total. Como na dianteira não temos exatidão na medição do SAG-LIVRE, e já que nas motocicletas modernas a variação do Angulo de Caster é insignificante (exceto algumas cruiser e chopper), temos já predeterminadas tabelas que indicam as molas#molas de moto dianteiras ideais para cada piloto.
NOSSOS PREPARADORES E ENGENHEIROS DE PLANTÃO PODERIAM OPINAR?
VALEU, GALERA...
ABRAÇÃO
BLACKBULLET
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: regulagem da suspenção da b12
aiaiai...RATE? o que aconteceu com o velho "K" da mola?
Hummmm...e em alguns casos, o ideal é dado em %, em outros em mm????
SOCOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOO!!!!!!!
Hummmm...e em alguns casos, o ideal é dado em %, em outros em mm????
SOCOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOO!!!!!!!
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: regulagem da suspenção da b12
Complicado para quem nao entende rsrsrsrsr
Leibel- Participante
-
Idade : 61
Data de inscrição : 02/06/2010
Re: regulagem da suspenção da b12
Beleza. Minha Bandit é a 1250S. Peso 104KG.
Conversando com um preparador, fiz sua recomendação:
Endureci até faltar sómente uma marca na frente;
Endureci até faltar 1/4 de volta o retorno da suspensão traseira;
Deixei a compressão superiorda mola traseira em 3.
A moto tá um canhão. acertadinha.
Conversando com um preparador, fiz sua recomendação:
Endureci até faltar sómente uma marca na frente;
Endureci até faltar 1/4 de volta o retorno da suspensão traseira;
Deixei a compressão superiorda mola traseira em 3.
A moto tá um canhão. acertadinha.
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: regulagem da suspenção da b12
Hans Blackbullet escreveu:Beleza. Minha Bandit é a 1250S. Peso 104KG.
Conversando com um preparador, fiz sua recomendação:
Endureci até faltar sómente uma marca na frente;
Endureci até faltar 1/4 de volta o retorno da suspensão traseira;
Deixei a compressão superiorda mola traseira em 3.
A moto tá um canhão. acertadinha.
PUTS, EU SOU LOKO PRA ACERTAR ASSIM A MINHA SUSPA, SÓ QUE NUM TENHO ESSE DOM... ESSES DIAS DEI UMA FIÇADA NA SUSPA TRASEIRA, MAS NEM VI ONDE FICA A MARCA QUE MOSTRA EM QUE NUMERO ESTA... SÓ VEJO OS NUMEROS NAQUELA COROA, MAS O PONTO BASE NUM VEJO, DEVO SER MUITO BURRO VIU...KKK
RaFa AgOsT- Admin
-
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008
Re: regulagem da suspenção da b12
Agora voce acerta.
Hans Blackbullet- Participante
-
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010
Re: regulagem da suspenção da b12
AGORA VAI... HEHEHE
VALEW PELA AULA HANS....
VALEW PELA AULA HANS....
RaFa AgOsT- Admin
-
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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